Hard bounce e soft bounce de email: o que são e como reduzi-los?

Na prática nenhuma campanha está 100% livre de sofrer alguns bounces, mas há algumas boas práticas para evitar ao máximo que isso aconteça; confira


Hard bounce é o erro que ocorre quando o destinatário não puder receber permanentemente a sua mensagem (email). Já o Soft Bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade do ESP (Email Service Provider) de entregar o seu email.


Os conceitos de hard bounce e soft bounce estão entre os mais importantes em todo o glossário de Email Marketing.

O bounce impacta diretamente nas taxas de sucesso de uma campanha de email. Basicamente, um bounce acontece quando um email é rejeitado devido a um erro, seja permanente ou temporário. Ou seja, o email disparado não chega com sucesso à caixa de entrada do Lead.

Mas por que isso acontece?

Há 2 motivos principais:

  • Erro permanente, como email inexistente ou inválido (hard bounce);
  • Erro temporário, como servidor fora do ar ou caixa de entrada cheia (soft bounce).

Mais do que uma métrica de qualidade de campanha, é uma métrica de qualidade da própria base de Leads. Se suas campanhas tiveram altos índices de bounce significa que a lista não está boa e precisa ser higienizada.

Confira detalhadamente a seguir o que é hard bounce, o que é soft bounce e o que fazer quando esses erros aparecem.

Hard bounce

Quando você tenta enviar um email e, por algum motivo, o destinatário não puder receber permanentemente a sua mensagem, você recebe de volta um erro, que chamamos de hard bounce.

Um hard bounce pode ocorrer, por exemplo, porque o endereço de email foi digitado de forma incorreta ou porque o endereço não existe mais.

A recomendação é que a sua campanha nunca tenha mais do que 3% de hard bounce. Isso porque altos índices desse tipo de erro são um forte indicador de que a sua lista de emails é comprada ou muito antiga, e enviar emails para esses destinatários é uma prática muito ruim.

Por esse e outros motivos é muito importante que, uma vez que um email retorne como hard bounce, você inative esse endereço da sua lista imediatamente, para evitar danos à sua reputação como um bom enviador de emails.


Nota: no RD Station Marketing você não precisa se preocupar em excluir endereços de email que retornaram como hard bounce. Isso porque a própria ferramenta automaticamente inativa os Leads com essa característica, evitando qualquer dano à sua reputação.

hard bounce


Soft bounce

Assim como um hard bounce, um soft bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade do ESP (Email Service Provider) de entregar o seu email.

No entanto, o soft bounce é um erro temporário, ou seja, o email não pode ser entregue neste momento, mas nada impede que ele seja entregue corretamente no futuro. Isso pode acontecer, por exemplo, porque a caixa de emails do seu destinatário está cheia ou porque o servidor de emails dele está fora do ar por algum motivo temporário

Como o soft bounce é um problema com menor gravidade do que um hard bounce, os limites para esse tipo de erro são mais flexíveis, mas ainda assim a recomendação é que a sua campanha não tenha mais do que 6% deste tipo de erro. Além disso, em alguns casos, um email que retornou como soft bounce pode, na verdade, estar passando por uma indisponibilidade permanente.

Por exemplo, se o erro for recebido porque a caixa do destinatário está cheia e o usuário nunca limpar essa caixa, sempre que você enviar um email para esse endereço você receberá um erro de soft bounce. Por esse motivo, é importante remover endereços de email que retornem recorrentemente como soft bounce, para que você não tenha problemas de entregabilidade no futuro.


Nota: assim como acontece com os hard bounces, no RD Station Marketing você não precisa se preocupar em remover da sua base os Leads que retornam recorrentemente como soft bounce. A própria ferramenta inativa todos os Leads que apresentarem erros temporários em 5 campanhas consecutivas.

soft bounce


Qual a diferença entre hard bounce e soft bounce?

E então, entendeu o que significa soft e hard bounce? Para resumir melhor os conceitos e suas diferenças, confira a ilustração abaixo:

hard e soft bounce

Se você ainda não conhece o RD Station Marketing, pode fazer aqui um teste gratuito e experimentar a ferramenta. E, se o que você precisa neste momento é de mais conhecimento sobre o assunto, recomendamos a leitura do Guia da Entregabilidade de Email. Alguns assuntos que são abordados no material:

  • Ferramentas de autenticação e segurança;
  • Como criar uma lista de emails saudável;
  • Como manter uma lista higienizada;
  • Como fugir da caixa de spam.

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Dúvidas frequentes:

O que é Bounce?

Um bounce acontece quando um email é rejeitado devido a um erro, seja permanente ou temporário. Ou seja, o email disparado não chega com sucesso à caixa de entrada do Lead.

O que ocasiona um bounce?

Existem dois motivos que ocasionam o bounce:
– Erro permanente, como email inexistente ou inválido (hard bounce);
– Erro temporário, como servidor fora do ar ou caixa de entrada cheia (soft bounce).

O que é Hard bounce?

Hard bounce é o erro que ocorre quando o destinatário não pode receber permanentemente a sua mensagem (email).

O que é Soft Bounce?

Soft Bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade do ESP (Email Service Provider) de entregar o seu email.

Qual o percentual máximo de hard bounce que um envio pode ter?

O ideal é que os envios nunca tenham de 3% de hard bounce. Pois, altos índices podem indicar que a lista é comprada ou desatualizada.

Qual o percentual máximo de Soft bounce que um envio pode ter?

A campanha não deve ter mais do que 6% deste tipo de erro.

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Comentários

2 comentários

  1. ANDERSON

    Olá.
    Acho estranho que tenho muitos leads com alto lead score, entre os top 50, que ocasionalmente são apontados como soft bounce. Tenho casos de leads que receberam mais de 200 emails corretamente e convertem rotineiramente em várias campanhas, mas ainda sim sofrem soft bounce. Alguma dica para este meu exemplo?
    Obrigado.

  2. Alex G

    Esse é um post informativo. O hard bounces prejudica os remetentes, assim como a reputação do IP. Muitos saltos duros de uma campanha de email precisam de atenção. O processamento de um banco de dados de e-mail pode, por meio de ferramentas de validação por e-mail, remover todos os e-mails inválidos que causam saltos difíceis.