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Hard bounce e soft bounce de email: o que são e como reduzi-los?

Na prática nenhuma campanha está 100% livre de sofrer alguns bounces, mas há algumas boas práticas para evitar ao máximo que isso aconteça; confira

Os conceitos de hard bounce e soft bounce estão entre os mais importantes em todo o glossário de Email Marketing.

O bounce impacta diretamente nas taxas de sucesso de uma campanha de email. Basicamente, um bounce acontece quando um email é rejeitado devido a um erro, seja permanente ou temporário. Ou seja, o email disparado não chega com sucesso à caixa de entrada do Lead.

Mas por que isso acontece?

Há 2 motivos principais:

  • Erro permanente, como email inexistente ou inválido (hard bounce);
  • Erro temporário, como servidor fora do ar ou caixa de entrada cheia (soft bounce).

Mais do que uma métrica de qualidade de campanha, é uma métrica de qualidade da própria base de Leads. Se suas campanhas tiveram altos índices de bounce significa que a lista não está boa e precisa ser higienizada.

Confira detalhadamente a seguir o que é hard bounce, o que é soft bounce e o que fazer quando esses erros aparecem.



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Hard bounce

Quando você tenta enviar um email e, por algum motivo, o destinatário não puder receber permanentemente a sua mensagem, você recebe de volta um erro, que chamamos de hard bounce.

Um hard bounce pode ocorrer, por exemplo, porque o endereço de email foi digitado de forma incorreta ou porque o endereço não existe mais.

A recomendação é que a sua campanha nunca tenha mais do que 3% de hard bounce. Isso porque altos índices desse tipo de erro são um forte indicador de que a sua lista de emails é comprada ou muito antiga, e enviar emails para esses destinatários é uma prática muito ruim.

Por esse e outros motivos é muito importante que, uma vez que um email retorne como hard bounce, você inative esse endereço da sua lista imediatamente, para evitar danos à sua reputação como um bom enviador de emails.


Nota: no RD Station Marketing você não precisa se preocupar em excluir endereços de email que retornaram como hard bounce. Isso porque a própria ferramenta automaticamente inativa os Leads com essa característica, evitando qualquer dano à sua reputação.

hard bounce


Soft bounce

Assim como um hard bounce, um soft bounce é um erro ocasionado por alguma dificuldade do ESP (Email Service Provider) de entregar o seu email.

No entanto, o soft bounce é um erro temporário, ou seja, o email não pode ser entregue neste momento, mas nada impede que ele seja entregue corretamente no futuro. Isso pode acontecer, por exemplo, porque a caixa de emails do seu destinatário está cheia ou porque o servidor de emails dele está fora do ar por algum motivo temporário

Como o soft bounce é um problema com menor gravidade do que um hard bounce, os limites para esse tipo de erro são mais flexíveis, mas ainda assim a recomendação é que a sua campanha não tenha mais do que 6% deste tipo de erro. Além disso, em alguns casos, um email que retornou como soft bounce pode, na verdade, estar passando por uma indisponibilidade permanente.

Por exemplo, se o erro for recebido porque a caixa do destinatário está cheia e o usuário nunca limpar essa caixa, sempre que você enviar um email para esse endereço você receberá um erro de soft bounce. Por esse motivo, é importante remover endereços de email que retornem recorrentemente como soft bounce, para que você não tenha problemas de entregabilidade no futuro.


Nota: assim como acontece com os hard bounces, no RD Station Marketing você não precisa se preocupar em remover da sua base os Leads que retornam recorrentemente como soft bounce. A própria ferramenta inativa todos os Leads que apresentarem erros temporários em 5 campanhas consecutivas.

soft bounce


Qual a diferença entre hard bounce e soft bounce?

E então, entendeu o que significa soft e hard bounce? Para resumir melhor os conceitos e suas diferenças, confira a ilustração abaixo:

hard e soft bounce

Se você ainda não conhece o RD Station Marketing, pode fazer aqui um teste gratuito e experimentar a ferramenta.

E, se o que você precisa neste momento é de mais conhecimento sobre o assunto, recomendamos a leitura do Guia da Entregabilidade de Email. Alguns assuntos que são abordados no material:

  • Ferramentas de autenticação e segurança;
  • Como criar uma lista de emails saudável;
  • Como manter uma lista higienizada;
  • Como fugir da caixa de spam.

guia da entregabilidade de email

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