Curadoria e comunicação: CEOs de the news e Canal Meio falam sobre newsletters empresariais

No RD Hostel, Hernane Jr., da the news, e Vitor Conceição, do Canal Meio, apontaram caminhos para as empresas construírem newsletters bem sucedidas

Bruno Volpato
Bruno Volpato25 de outubro de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Já leu as suas newsletters hoje? Foi assim mesmo, com uma pergunta no plural, que começou o painel sobre o assunto no RD Hostel 2021. Eu tive o prazer de mediar um painel com dois grandes especialistas que são responsáveis por duas das maiores e mais lidas newsletters do Brasil: Hernane Jr., da the news, e Vitor Conceição, do Canal Meio.

Bom, eu contei aqui na minha caixa de entrada só para ter certeza: recebo 4 diárias e 7 semanais, então sempre tem coisa para ler. E isso inclui a newsletter de conteúdo da RD, que produzo em parceria com o especialista em email Doug Cruz - e que você pode assinar rapidinho aqui para receber toda sexta-feira.

Falando em jabá, neste post você vai ler alguns dos principais pontos que o Hernane e o Vitor trouxeram no painel, mas também pode ver a palestra na íntegra. É só clicar no banner abaixo e se inscrever gratuitamente para ter acesso a todos os mais de 80 conteúdos em vídeo do RD Hostel! Corre lá e depois volta aqui para ler o resumão!

Banner RD Hostel

As newsletters e a necessidade de curadoria

Tanto a the news quanto o Canal Meio se destacam pela proposta de curadoria. Ou seja, elas trazem aos assinantes aquilo que há de mais relevante, nos assuntos que se propõem a cobrir, para que eles possam se considerar bem informados para começar o dia. Não são apenas links, porém, ambas oferecem contextualização sobre os artigos e notícias.

Hernane comentou que isso não é uma grande novidade. As pessoas sempre procuraram fontes confiáveis para delegar essa tarefa de filtrar o que realmente importa. Porém, hoje isso é ainda mais necessário. “A gente vive uma época em que é muito fácil produzir e acessar conteúdo, e é mais fácil ainda se perder nesse conteúdo”, explica.

Vitor, por sua vez, citou a experiência dos profissionais que produzem o Canal Meio. Como se trata de uma newsletter de jornalismo, a curadoria não é apenas de conteúdo em si, mas de fontes. Assim, não é porque algo bomba nas redes sociais que merece ser replicado e distribuído. Os leitores contam com esse valor entregue pelo Meio: confiança.

E as empresas, como devem usar as newsletters?

Como eu disse, faço a newsletter de conteúdo da RD Station. E cada vez mais empresas estão criando as suas. É o seu caso? E será que é simples? A dica do Hernane é não encarar a newsletter como um canal comercial, quer dizer, não é para ficar fazendo propaganda da empresa ou de seus produtos, tentando vender o tempo todo.

“As empresas ganham se pensarem numa comunicação do nicho delas e que mostre que elas sabem com quem está falando”, afirma o CEO da the news, lembrando a importância de conhecer a base, ou seja, seu público.

Vitor fez um alerta importante: projeto de conteúdo é projeto de longo prazo. Ele deu como exemplo a Red Bull, que há muitos anos se consolidou como uma produtora de vídeos, eventos e outros tipos de conteúdo sobre um estilo de vida esportivo - e não sobre latinhas de energéticos. Assim, é uma marca onipresente na internet e em nossas mentes. 

Outra opção, em que Vitor se alinha ao que disse Joe Pulizzi no RD Hostel, é fazer parcerias ou mesmo adquirir newsletters que já têm um público fiel. De qualquer forma, é preciso que a comunicação faça sentido para seu público e seus objetivos.

Veja a palestra na íntegra e saiba mais sobre newsletters

Vitor Conceição e Hernane Jr. falaram muita coisa interessante sobre newsletters durante o painel - eu tentei apenas não atrapalhar! Espero que o resumo deste post tenha sido útil para você, mas se quiser se aprofundar, assista ao painel completo.

Para isso, basta se inscrever no RD Hostel 2021 de graça para acessar todas as palestras. Dá só uma olhada em como é simples navegar pela nossa plataforma de conteúdo:

Tem muita coisa boa para você assistir até o final do ano!

E você ainda garante o seu lugar para Check-out RD Hostel, no dia 17 de novembro. O evento de encerramento da temporada vai falar sobre planejamento para 2022, com keynote de uma das maiores palestrantes e pensadoras digitais do Brasil: Martha Gabriel.

Clique no banner abaixo e venha para o RD Hostel, ele ainda está de portas abertas para te receber!

Banner RD Hostel
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Notícias
RD Station aposta em conversational com novas soluções para marketing e vendas integradas ao WhatsApp
Notícias
Marketing Day 2023 vai falar sobre métricas e o poder dos dados em Marketing e Vendas
Notícias
Os 5 segredos surpreendentes de marketing do RD Summit