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Minicurso Produção de Conteúdo para Blog #1: Como levantar e priorizar ideias de conteúdo para seu blog?

O primeiro passo é ter bem claro quem é o público-alvo com o qual você quer se comunicar e para o qual você escreve

Este post é a primeira aula do Minicurso por email de Produção de Conteúdo para Blog da Resultados Digitais. Preencha o formulário abaixo para ter acesso às outras aulas gratuitamente.

Minicurso: Produção de conteúdo para blog

Veja neste minicurso por email como definir temas para seus posts, escrever e publicar seus conteúdos e quais métricas acompanhar para obter mais resultados

Aula 1: Como levantar e priorizar ideias de conteúdo para seu blog?

Sabemos que a produção de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo. Mas é necessário saber exatamente o tipo de conteúdo que se deve produzir para que sirva aos propósitos da sua estratégia de Marketing.

Assim, o primeiro passo é ter bem claro quem é o público-alvo com o qual você quer se comunicar e para o qual você escreve. E, para isso, o ideal é que você crie as personas da sua empresa, ou seja, personagens que representam os clientes que você quer alcançar.

Depois, você deverá traçar uma jornada de compra para essa(s) persona(s), ou seja, criar um planejamento que aborde assuntos que sejam interessantes para ela(s) de acordo com seu estágio no funil de vendas do Marketing Digital.

Uma forma de definir os temas é realizar uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais são os termos que seu público utiliza para realizar pesquisas relacionadas ao seu mercado.

Após ter os temas definidos, é hora de escolher os conteúdos, levando em conta abordagem, linguagem, formato etc.

Para aplicar essa estratégia, veja abaixo alguns artigos para entender melhor o processo:

Momento Mão na Massa

Nesta seção, vamos listar algumas atividades para você aplicar o conhecimento adquirido e reforçar seu aprendizado.

  1. Acesse a [Ferramenta] Gerador de Jornada de Compra e descubra como definir ideias de conteúdo para suas personas ao longo da jornada de compra. Isso permitirá identificar em qual etapa você tratará de cada dúvida ou problema das suas personas.
  2. Depois de traçar os temas para o seu conteúdo, leia o eBook 31 tipos de conteúdo que você pode produzir para seu blog e comece a concretizar o planejamento de conteúdo por meio de algumas perguntas:
  • Qual formato de conteúdo é mais fácil de ser produzido pela sua empresa?
  • Em qual etapa do funil você deve focar seu esforços de produção de conteúdo?
  • Quais tipos de conteúdo geram mais engajamento em sua audiência?
  • Como a produção de conteúdo pode colaborar com as vendas?

Agora que você aprendeu melhor como planejar o conteúdo da sua empresa, que tal acessar as outras aulas deste minicurso? Na próxima aula, que será enviada por email daqui a 7 dias, vamos ajudar você a entender como produzir um post de blog.

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