Tudo sobre o IGTV do Instagram: o que é, como usar, o que publicar e boas práticas

Por permitir a publicação de vídeos mais longos, o IGTV é um bom canal para empresas publicarem conteúdos aprofundados e se conectarem com a audiência


O IGTV é um aplicativo pertencente ao Instagram que permite a criação de vídeos longos, de até 60 minutos de duração. Além do app IGTV, também é possível acessar as mesmas funcionalidades por meio do aplicativo principal do Instagram.


O Instagram tem, ao longo dos anos, lançado funcionalidades que lembram bastante as de outras redes sociais. Foi assim com o Stories, muito similar ao Snapchat, e com o Reels, uma resposta ao sucesso do TikTok. Em 2018, a aposta foi em uma ferramenta de publicação de vídeos mais longos, semelhante ao que é possível fazer no YouTube. 

Foi assim que nasceu o IGTV do Instagram, acompanhando uma tendência de aumento do consumo de vídeos por meio do celular: de acordo com dados citados pela própria plataforma, até 2021 o vídeo no celular deve ser responsável por 78% do tráfego total de dados móveis.

Neste artigo, você vai ficar por dentro de tudo sobre o IGTV do Instagram: o que é, como usar, quais são as vantagens para as empresas e que tipo de conteúdo publicar na plataforma. Confira!

O que é e como funciona o IGTV?

IGTV significa Instagram TV. Conforme o próprio Instagram aponta em sua página, a ferramenta é “um local dedicado a vídeos imersivos e longos”. 

Funcionando como um app independente e também como uma funcionalidade dentro do Instagram, no IGTV não há o limite de um minuto para publicação de vídeos, como ocorre no feed da rede social.

igtv instagramAlém disso, como é focado em celulares, no IGTV do Instagram o vídeo ocupa a tela inteira. Os usuários podem curtir, comentar e compartilhar os conteúdos com os amigos. É possível assistir aos vídeos dos perfis que você segue e, também, descobrir novos conteúdos, como já acontece com os outros formatos disponíveis na rede social.

No IGTV, os vídeos podem ter entre 1 e 15 minutos de duração para contas comuns. Já quem possui uma conta verificada pode fazer upload de vídeos de até 60 minutos. Para fazer upload de dispositivos móveis, o arquivo deve ter até 650MB. Já no desktop é possível enviar vídeos maiores, de até 3,6GB. 

Também pelo enfoque em smartphones, os vídeos são mostrados na vertical e em tela cheia. Além disso, os conteúdos começam a reproduzir assim que o aplicativo é aberto. Não é preciso pesquisar por um canal e dar o play, como no YouTube, por exemplo.

igtv instagram

Imagem de divulgação do IGTV mostra algumas possibilidades do aplicativo: assistir a vídeos, descobrir conteúdos de perfis que o usuário não segue, criar um vídeo usando a câmera e ter uma experiência de imersão em vídeos mais longos

Como começar a usar o IGTV?

Para começar a publicar vídeos no IGTV, basta ter uma conta do Instagram. Com ela é possível fazer upload de conteúdos, seja por meio do aplicativo do Instagram ou pelo app IGTV. 

Por dentro do app do Instagram, siga os seguintes passos:

  • Clique no botão +, no canto superior direito da tela inicial;
  • Selecione um vídeo com mais de 1min na sua biblioteca;
  • O Instagram, então, mostrará duas opções: vídeo longo e vídeo curto. Selecione a segunda opção;
  • Dessa forma, o vídeo completo será publicado no IGTV, enquanto uma versão mais curta será postada no seu feed. Nela, os usuários podem clicar para ir até a versão completa;
  • É possível, ainda, escolher uma imagem de capa de um frame do vídeo, ou fazer upload de uma imagem que esteja na sua galeria;
  • Por fim, é só preencher o título e descrição do vídeo.

Para fazer o upload de conteúdos direto do app IGTV, o processo é praticamente o mesmo.

Como usar o IGTV do Instagram na minha empresa?

Para empresas, o IGTV é uma oportunidade de publicar conteúdos mais profundos e de se aproximar do público, além de ser descoberta por outras pessoas, aumentando o alcance. 

Estas são algumas ideias de conteúdos que podem ser explorados no IGTV do Instagram da sua empresa:

  • Tutoriais relacionados ao seu negócio, mostrando como usar seus produtos ou serviços da melhor maneira, por exemplo;
  • Vídeos respondendo as dúvidas da sua audiência. É possível divulgar uma caixa de perguntas nos Stories, por exemplo, selecionar as melhores e respondê-las em um vídeo para o IGTV;
  • Vídeos de bastidores, que trazem transparência e humanização para a marca, mostrando como seus produtos são fabricados, como é o dia a dia da empresa, dentre outras possibilidades;
  • Entrevistas, seja com colaboradores, clientes ou com grandes nomes da sua área de atuação;
  • Cobertura de eventos.

Boas práticas para seguir no IGTV

Na hora de publicar seus vídeos no IGTV do Instagram, há algumas práticas que podem ser seguidas para melhorar os seus resultados. Confira as dicas:

Promova seu vídeo em diferentes canais

Quando você começa a usar um novo canal, é importante promovê-lo em outros lugares para informar seus seguidores sobre a novidade. Por isso, informe seu público de que está no IGTV. 

A própria ferramenta oferece algumas maneiras de fazer isso, por exemplo publicar um preview do seu vídeo no Instagram Stories (disponível para contas verificadas e contas de negócio), compartilhar um minuto do vídeo no seu feed do Instagram, com um link para continuar assistindo no IGTV, e compartilhar os vídeos do IGTV em uma conta conectada do Facebook.

Mas é possível ir além: fora do Instagram, vale compartilhar o link do vídeo em outras redes sociais e também enviá-lo por email.

Chame a atenção do usuário no primeiro minuto

Assim como a introdução de um texto deve atrair o leitor para que ele siga com a leitura, os primeiros momentos de um vídeo são decisivos para que o usuário assista a todo o conteúdo. Por isso, aproveite os segundos iniciais do seu vídeo para chamar a atenção de quem assiste e evitar que essa pessoa vá para o próximo vídeo do feed.

Nesses primeiros instantes, deixe claro sobre o que o seu vídeo vai falar e por que a pessoa deveria continuar assistindo. Fale sobre os tópicos que serão abordados e diga para quem o conteúdo é direcionado.

Use hashtags na descrição

Lembre-se de colocar um título e uma descrição interessantes para o seu vídeo. Além disso, otimize a descrição com hashtags. Dessa forma, seus vídeos podem ser encontrados por quem não é seu seguidor. Assim, quem pesquisa por essa hashtag pode descobrir seu conteúdo.

Desenvolva conteúdo específico para o IGTV

Como falamos, alguns temas pedem vídeos mais longos. Por isso, cuidado ao reaproveitar conteúdos de outros formatos, que não encaixam bem no IGTV. O melhor é desenvolver vídeos específicos para esse recurso. 

Utilize a identidade visual da sua marca

Recurso diferente, mesma marca. Para dar unidade aos seus conteúdos, use as cores e fontes que a empresa costuma utilizar nas redes sociais, por exemplo na imagem de capa, mantendo a sua identidade visual. Isso vai ajudar seus conteúdos do IGTV a se encaixarem no seu feed também.

Feed, IGTV ou Stories?

Com a grande quantidade de recursos disponível no Instagram atualmente, muitas empresas podem se perguntar: afinal, qual tipo de conteúdo publicar no IGTV, nos Stories ou no feed? É tudo a mesma coisa? A resposta varia conforme as características do seu público, mas há alguns direcionamentos que você pode seguir:

  • Feed: se o público é composto de pessoas que gostam mais de vídeos curtos, o feed pode ser suficiente. O mesmo vale se você está falando de um assunto rápido de abordar. Agora, para temas que exigem mais profundidade, opte pelo IGTV. Vale lembrar também que o feed é uma espécie de vitrine da empresa. Por isso, deve ser bonito e bem organizado, fortalecendo a marca;
  • IGTV: o recurso é uma espécie de canal do YouTube da empresa, só que dentro do Instagram. Aproveite-o para conteúdos mais densos, explicativos, tutoriais e perguntas e respostas, que demandam mais tempo;
  • Stories: o nome do recurso já sugere, o objetivo aqui é contar uma história. Aproveite esse espaço curto, de vídeos de até 15 segundos e que desaparecem após 24h, para conectar-se com o público, mostrando momentos da rotina e dos bastidores. Para informações que você quer guardar, é possível salvar os Stories nos destaques do perfil.

Assista ao vídeo abaixo para conhecer alguns truques e segredos para os Stories da sua empresa:

Quer outras dicas de como aproveitar o melhor do Instagram na sua estratégia de Marketing Digital? Então baixe nosso eBook de Introdução ao Marketing no Instagram. É gratuito!

eBook: Introdução ao Marketing no Instagram

Veja como aproveitar essa rede social para extrair mais resultados para o seu negócio

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post publicado em junho de 2018 e atualizado em dezembro de 2020.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários

  1. Eduardo Henrique Silva Alves

    É legal

  2. Fábio

    Olá, adoro seu canal! Preciso saber se eu posso por hashtags na descrição no momento de criar meu vídeo no IGTV assim como ocorre nos posts normais. Não vejo ninguém falando sobre isso