A importância dos eventos offline na era do Marketing Digital

Anna Possebon
Anna Possebon3 de julho de 2015
Semana da Transformação Digital

Você planeja sua estratégia de marketing digital, cria ações que se aproximam do seu público-alvo, se relaciona, faz novas conversões, consegue um custo de aquisição por cliente (CAC) menor do que com investimentos offline e ainda garante um retorno sobre investimento (ROI) maior.

Bom, até aqui, a fórmula parecer ser perfeita se não fosse um único detalhe: as relações humanas ainda são humanas. E,  em meio a todo esse contexto virtual, muitas oportunidades podem estar disponíveis se você se aproximar de seus clientes que ainda sentem a necessidade do vendedor mais próximo, daquele aperto de mão e da conversa regada a um cafezinho. Muitas vezes esse contato próximo também é motivador e acelera o movimento do potencial ou atual cliente.

Estar presente no dia a dia do cliente torna-se indispensável para criar e manter um relacionamento duradouro por três principais razões:

1 - Otimizar o processo de venda

Eventos podem garantir a aceleração quando a venda está em vias de ser fechada mas ainda não se concretizou. Nessa hora, fazer o futuro cliente estar no ambiente junto com outros clientes felizes e bem sucedidos, dar a ele conhecimento e a oportunidade dele conhecer a sua empresa e as pessoas de lá fazem toda a diferença. Isso dá segurança, mostra que por trás de todo o trabalho digital existe uma equipe comprometida com os resultados do seu cliente.

2 - Conhecer de perto a realidade do cliente

Conhecer mais de perto o dia a dia, seu produto ou serviço e como ajudá-lo. Em relações comerciais B2B, evitar churns (desistências) deve ser uma regra para a saúde da empresa e, em negócios B2C, fidelizar o cliente sai muito mais barato do que ir em busca de novos. E é aqui que, mais uma vez, aquele famoso cafezinho ou uma visita à empresa podem ser um grande aliado.

3 - Fazer algo fora do comum e colher os frutos disso

Os eventos são a oportunidade de fazer algo diferente e há recompensas por isso.

É muito comum que de lá saiam posts de participantes comentando o assunto (que geram links e ajudam SEO), é comum também que as pessoas falem da experiência e isso chegue a especialistas de mercado e abra os olhos deles para o seu negócio. Também surgem novas oportunidades comerciais, potenciais parceiros de co-marketing e muitas possibilidades imprevisíveis, frutos da serendipidade.

Alguém que participou, tirou uma foto e postou no Instagram gerou a curiosidade de um amigo que buscou saber mais da empresa. Esse cara entra, baixa os materiais, recebe emails e vira um grande cliente. É praticamente impossível rastrear e saber que isso teve origem lá no evento, mas esse tipo de coisa acontece com frequência.

Como fazemos na Resultados Digitais

Nós entendemos que estar perto do cliente é fundamental. A melhor saída para nos aproximarmos de mais de 2.000 clientes do RD Station e pessoas que estão conhecendo a Resultados Digitaisé é através da produção de eventos.

Nosso objetivo é sempre transmitir algo que possa fazer a diferença para o público através da produção de conteúdo. Com nossos eventos, mantemos a mesma ideia trazendo palestrantes e levando nossos colaboradores para mostrar como fazemos e o que tem dado certo.

Somente nesse ano estamos realizando 8 eventos itinerantes, convidando clientes do Brasil todo para conhecerem o que fazemos e como fazemos. Para ficar por dentro, o próximo RD on the Road será em São Paulo dia 15 de julho no Hotel Tivoli Mofarrej e o nosso evento maior, o RD Summit, vai acontecer dias 29 e 30 de outubro aqui em Floripa para 3.000 pessoas.

Conclusão

Não importa qual será o foco de suas ações offline, elas precisam ser desenhadas dentro do planejamento estratégico de marketing e vendas assim como as todas as outras ações online. Ambas, trabalhando em conjunto, garantirão o sucesso da estratégia de marketing e vendas da sua empresa.

Anna Possebon

Anna Possebon

Veja também

Marketing
Velocidade do site: aprenda a testar e deixar sua página mais rápida ⚡
Marketing
Histórias de Empreendedoras: Tatiana Pimenta, a engenheira que se apaixonou por Psicologia
Marketing
Como qualificar os leads com Inside Sales antes de enviar para os corretores de imóveis