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Inbound Marketing e o mercado da moda: a combinação perfeita para vender mais

Como construir uma jornada de compra para sua loja ou e-commerce de roupas e acessórios, desde a criação da persona até a Automação de Marketing

Quem nunca passou por uma vitrine (ou site), se apaixonou por uma peça e comprou na hora, sem nem reparar muito no preço? Até os mais controlados homens e as mais controladas mulheres têm algumas compras por impulso no armário.

O mundo da moda tem sua base nesse desejo: uma roupa tão linda que você não consegue imaginar continuar sua vida sem ela. Uma peça tão estilosa que é capaz de mudar sua atitude quando você a veste.

Sabemos que no mercado de moda uma vitrine (ou feed) impecável é fundamental. A pergunta que fica é: será que o Inbound Marketing tem espaço nesse mercado movido por impulso?

A resposta simples é: tem sim! Precisamos entender que existem compras feitas por impulso (e podemos trabalhar várias estratégias para estimular as mesmas), mas também existem compras que exigem uma “preparação” maior.

Quer um exemplo? Um vestido de madrinha de casamento. A cor pode até ser decidida pela noiva, mas será que a madrinha sabe qual modelo é mais adequado, quais as tendências do momento, que acessórios combinar?

Compras de valor maior, ou mesmo para ocasiões especiais, muitas vezes são decididas apenas após uma pesquisa. Essa pesquisa não acontece apenas no online, mas no offline também: sabe aquelas pessoas que entram em sua loja “só para dar uma olhadinha”? Então, é por aqui que nossa jornada começa.

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Inbound Marketing para o mercado de moda: 4 pontos importantes

A seguir, vou abordar o Inbound Marketing para o mercado de moda usando uma sequência de quatro pontos muito importantes. São eles:

  1. Definição da persona
  2. Captação de Leads
  3. Relacionamento por Email Marketing
  4. Automação de Marketing

Vamos lá, então, começando pelo princípio de tudo, que é entender quem é a sua persona.

>> Leia também: Como o Inbound Marketing pode gerar mais vendas para a indústria têxtil

1- Definição de persona

Com certeza, quando decidiu montar sua loja (seja ela física ou virtual), você pensou com muito carinho em quais produtos iria ofertar para atrair aquele cliente “dos sonhos”. Esse cliente ideal pode ser uma executiva na casa dos 40 anos, uma adolescente de 15 anos fã de rock ou um homem de 25 que ama andar de bicicleta.

Ter clareza do seu cliente ideal, mais conhecida como persona, é o primeiro passo para estruturar sua estratégia de inbound.

A persona está aí para facilitar nessa criação de conteúdo. Se eu sei que a minha persona é a Anna, que tem 38 anos, é diretora comercial, tem um filho e um dia-a-dia super corrido, fica muito mais fácil eu ter empatia e conseguir pensar em conteúdos que atraiam as “Annas” do mundo.

O que você acha que a Anna iria gostar mais: “vestidos que fazem sucesso na balada” ou “como usar camisa branca em diversos looks”? Entendendo quem é sua persona, fica muito mais fácil de entender que tipo de material vai conseguir atraí-la.

2 – Captação de Leads

Agora que você já sabe quem é o seu cliente ideal, você precisa atraí-lo. Aqui, a proposta é ir mais longe do que conseguir apenas uma curtida no Instagram ou uma visita no site, por exemplo. Você precisa do email dele, para que ele torne um Lead do seu negócio.

Por que o email é importante? Porque depois que ele se torna um Lead, você pode falar com ele quantas vezes quiser, e de graça. Isso mesmo! Com um único e-mail, você pode falar com milhares de pessoas de uma só vez.

Não que as curtidas nas suas páginas no Instagram ou Facebook não sejam são importantes. Elas são, e muito, afinal são canais de divulgação de sua loja. Mas você com certeza já ouviu falar em alcance orgânico, não é mesmo?

Por isso, é importantíssimo que você diversifique as formas de falar com seu cliente. Se o Instagram ou o WhatsApp ficassem fora do ar por um dia, por exemplo, quão prejudicadas ficariam as vendas de sua loja? Será que acontecer algo do tipo é mesmo impossível? Por via das dúvidas, sempre trabalhe o relacionamento com seu cliente em diversos canais, inclusive por email.

Agora, para você conseguir os emails dos seus visitantes, você vai precisar fazer uma troca: um conteúdo interessante em troca dos dados dele. Aqui, entender sua persona vai fazer toda a diferença, pois você vai construir ofertas adequadas para os problemas dela!

Exemplos de possíveis conteúdos? Temos vários:

  • vídeo ensinando a usar uma peça x,
  • manual de tendências da estação,
  • guia de tamanhos para comprar online,
  • como conservar um sapato de determinado material,
  • check-list com peças-chave para ter no armário,
  • manual para iniciantes em como combinar estampas,
  • quiz de qual vestido faz mais seu estilo,
  •  sorteios.

Aqui, a criatividade é o limite! Lembrando que qualquer formato de conteúdo é válido, mas o mais importante é gerar valor para sua persona, independentemente de ser um conteúdo curto ou mais extenso.

Sabe o melhor de trocar um conteúdo rico pelo dados da sua persona? É que além de nome e email, você pode aproveitar esse momento para saber mais sobre ela. Você pode perguntar quais acessórios ela mais usa, qual peça ela mais ama mas tem dificuldade para usar, seu estado, aniversário, que número ela calça, até mesmo sua estampa favorita.

Para que essas informações? Elas serão fundamentais para que você consiga conhecer melhor o seu Lead e passar para o próximo passo, o relacionamento.

>> Leia mais: Guia completo de como montar um bom formulário de cadastro de Leads

3 – Relacionamento por Email Marketing

Você definiu seu cliente ideal, conquistou o contato dele, agora chegou um dos momentos mais importantes: relacionar-se com ele. É com o Email Marketing que você irá se relacionar com milhares de pessoas ao mesmo tempo.

No entanto, usando as estratégias certas, você fará com que o Lead sinta que aquele email foi feito pensando nele. O Email Marketing é uma estratégia incrível para o mercado de moda e será um super aliado para alavancar também as compras por impulso.

A primeiro dica aqui é: o remetente precisa ser uma pessoa, não a sua loja. Afinal, loja não manda e-mail, não é mesmo? Quem manda é alguém que trabalha nela. É muito mais provável que o seu Lead abra seu e-mail quando ele vem de uma pessoa, pois gera uma maior empatia. Receber um e-mail da “Juliana da Loja X” é muito mais amigável do que o remetente somente “Loja X”.

Esse cuidado em tornar o e-mail mais pessoal não vale apenas no remetente, mas em todo o e-mail. Se você fosse escrever um e-mail para sua amiga contando as novidades da sua loja, como você faria? Pense nisso na hora de construir os seus e-mails, sejam eles de conteúdo, promocional ou qualquer outro tipo.

Segunda dica para e-mails efetivos: mandar o conteúdo certo para a pessoa certa. Um erro muito comum dos e-commerces é mandar email de frete grátis para todas as pessoas da base, sendo que o frete grátis é só pro sudeste, por exemplo. É um excelente email para deixar os clientes do sudeste feliz e todo o resto do Brasil chateado.

Quer experiência mais frustrante que abrir um email ostentando frete grátis e descobrir que não é válido para seu estado? Se a pessoa estava pensando em comprar, grande chances dela desistir aqui. E como é possível resolver isso?

Você vai ficar feliz em saber que com um bom trabalho de captação, isso é muito fácil. Aqui entram as perguntas que fazemos nas Landing Pages, que vão nos ajudar a segmentar sua base: se já sabemos o estado da pessoa, podemos fazer a propaganda de frete grátis apenas para as pessoas daquele estado. Assim, ninguém fica chateado e você ainda tem a chance de pensar em uma oferta diferente para quem não foi contemplado com o frete.

As segmentações nos permitem muitas possibilidades interessantes. Você pode, por exemplo, enviar um email de parabéns no mês de aniversário da pessoa, com um cupom exclusivo para ela usar naquele mês. Sabe os sapatos daquele número que sempre sobram no estoque? Que tal fazer um e-mail especial com uma oferta deles e enviar apenas para quem calça aquele número? Quanto mais segmentado seu e-mail, melhores serão suas taxas.

Porém, não esqueça que você não quer se tornar mais um email que só fala em venda na caixa de entrada do seu cliente. Os mesmos dados que você usa para vender, você vai usar para enviar conteúdos exclusivos por e-mail para o seu cliente.

Os seus Leads são uma “lista vip” que todo mundo precisa querer fazer parte, então é muito importante que você entregue alguns mimos e ofertas exclusivas para eles. Esse canal também é muito valioso para que você consiga a opinião do seu cliente, com feedbacks e pesquisas.

>> Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre Email Marketing

4 – Automação de Marketing:

Por fim, ainda temos mais uma forma de trabalhar o relacionamento com os seus Leads: emails automáticos de acordo com as interações dele. Um exemplo simples dessa aplicação são os pop-ups de desconto na primeira compra: você se cadastra e logo recebe o cupom no seu email.

Essa ação não tem hora marcada para acontecer, ela acontece na hora que a pessoa se cadastrou (se ela cadastrar às 3h da manhã, ela recebe o email às 3h da manhã). Por isso, usamos a Automação de Marketing.

As possibilidades aqui são muitas. Você pode utilizar o rastreamento de páginas (Lead Tracking) e, assim que o Lead visita a página de um item que você tem parado em estoque, recebe envia um email com um código de desconto para aquele produto.

Você pode fazer uma Landing Page que oferece um conteúdo de tendências do verão e programar uma sequência de emails oferecendo os produtos que ela precisa ter para estar na moda durante a estação.

Coloque em prática o Inbound Marketing

Depois de todas essas dicas, espero que você consiga enxergar um pouco da diferença que o Marketing Digital pode fazer no mercado de moda. Ainda ficou com dúvidas de como estruturar essas estratégias na sua empresa? Então acesse nosso material completo sobre Inbound Marketing para ver com ele pode trazer resultados de forma simples e rápida para a sua loja. Basta preencher o formulário abaixo!

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