Inbound Marketing para aplicativos mobile: como vender e promover seu app com eficiência

Confira algumas práticas indispensáveis para potencializar os downloads do seu aplicativo mobile!

Alexandre Beirith
Alexandre Beirith18 de abril de 2016
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Não basta apenas ser um bom programador e ter um espírito empreendedor para desenvolver um aplicativo mobile e ganhar muitos downloads. Mesmo que seja algo muito inovador, devido à vasta concorrência nesse mercado é indispensável trabalhar de forma planejada com a área de marketing para conseguir um número grande de downloads e até mesmo monetizar com o aplicativo de forma previsível e escalável.

Diante deste contexto, destacamos algumas práticas indispensáveis para potencializar os downloads do seu aplicativo mobile. Não deixe de praticá-las!

1. Crie sua história e mantenha a autoridade

O primeiro passo, sem dúvidas, é ter sua presença nas lojas de aplicativos e torná-la um canal de divulgação da sua história. A grande maioria dos usuários utiliza a própria loja para navegar e encontrar aplicativos interessantes e do seu gosto. Portanto, é crucial otimizar a descrição do seu aplicativo com palavras-chave pertinentes à solução que ele propõe, além de ter um bom nome e um ícone realmente de destaque. A maioria dos desenvolvedores erra nesse ponto, fazendo com que a própria app store conte a história por eles.

Levando em conta que a internet hoje é a opção mais utilizada pelas pessoas para encontrar informações, o segundo passo é garantir a sua presença online através de um site com conteúdo relevante e que agregue valor ao seu aplicativo. Como se trata de um mercado muito concorrido, ser a referência no assunto fará com que você saia na frente. Caso você ainda não tenha um site, não perca tempo e confira o mínimo que você precisa saber para criar um site para a sua empresa.

Manter seu público-alvo engajado com posts relacionados ao seu segmento de negócio, é um ponto de atenção para posicionar-se como autoridade, direcionando a audiência e grandes volumes de tráfego via redes sociais e busca orgânica para o seu site. Além da autoridade gerada, esses visitantes terão um grande potencial de fazer o download de seu aplicativo.

2. Implemente boas práticas de atração e conversão no seu site

Agora que você já percebeu a importância de ter um site atualizado com conteúdo relevante, existem algumas boas práticas e aspectos básicos que você não deve esquecer ao desenvolver e gerenciar seu site, como:

Otimização para dispositivos móveis

Sites otimizados para diferentes dispositivos e formatos de tela possuem preferência nos mecanismos de buscas e tendem a perfomar melhor nesse canal.

Além disso, ter uma navegação otimizada para celulares e tablets com certeza irá ajudar a maximizar as conversões e downloads do seu aplicativo, visto que seu público provavelmente é um mobile hard user.

Calls-to-action

É fato que, quanto mais CTA's inteligentes no seu site, maiores são as taxas de conversão de visitantes em Leads.

Mas o que é um CTA inteligente? Essencialmente um CTA deve possuir uma linguagem voltada a uma ação específica, criando um senso de urgência no usuário.

Chamadas como: "Faça o download agora na App Store ou Google Play" não instigam o clique do usuário e muito menos criam um senso de urgência.

Se você quer aumentar o número de downloads para um aplicativo que ajuda o usuário a organizar atividades diárias, por exemplo, seu CTA deve ser algo como: "Comece hoje a ser mais produtivo organizando seu to do list diário!".

O ponto principal é criar a demanda e o interesse do usuário em fazer o download. Não deixe de conferir as 11 dicas que elencamos para fazer seu CTA ser mais notado e clicado.

Vídeos e imagens

Apresentar screenshots e vídeos do seu aplicativo através do site é perfeito para mostrar para os usuários qual a sensação de utilizar o aplicativo, como ele funciona, quais as principais funcionalidades e como ele pode ajudar na vida de quem o utiliza.

Depoimentos

Um depoimento de quem já utilizou o seu app e se deu bem com ele é uma prova social muito interessante para quem ainda tem dúvidas se vale a pena ou não fazer o download.

A melhor forma de inserir esses feedbacks é destacando a situação e impacto trazido com a utilização do app, por exemplo: "Com o aplicativo XYZ, consegui organizar melhor minha lista de tarefas diárias, sobrando tempo para outras atividades". Assim, o depoimento demonstra que forma o aplicativo ajudou o usuário e qual consequência ele proporcionou.

3. Utilize as mídias sociais ao seu favor

Tão importante quanto atualizar seu blog com uma certa frequência é atingir o público-alvo do seu negócio, seja via redes sociais ou até mesmo em blogs e portais do ecossistema de aplicativos móveis ou do seu segmento.

A presença em mídias sociais é pré-requisito para qualquer negócio, mas, quando se trata de aplicativos, ela possui basicamente duas principais funções:

Conseguir usuários que compartilhem seu aplicativo

O primeiro e mais importante tópico é conseguir compartilhamentos do seu aplicativo. Colocá-lo frente ao usuário de forma orgânica é primordial para potencializar seus downloads. Portanto, comece incluindo botões de compartilhamento onde você puder.

Criar incentivos para que o usuário compartilhe seu aplicativo com os amigos é uma boa estratégia também. Muitas empresas do mercado beneficiam os usuários com descontos e até mesmo acesso limitado a versão premium do app caso seus amigos realmente façam o cadastro.

Caso você não tenha muitas ofertas a fazer, tente uma parceria com uma empresa para oferecer benefícios ou até cupons de desconto dos seus produtos.

Construir sua marca e relacionamento com os usuários

A segunda vantagem das mídias sociais é o relacionamento com o público. Utilize os meios como Facebook e Twitter, por exemplo, para responder a dúvidas e resolver problemas.

Além disso, você deve compartilhar grandes notícias relacionadas ao segmento do seu aplicativo, obviamente sem perder o foco no conteúdo relacionado ao seu próprio app.

4. Engaje seus usuários para aumentar downloads

Após atrair e converter seus visitantes em downloads, o passo seguinte, de acordo com a metodologia do Inbound Marketing, é o relacionamento. Quanto maior a interação com o usuário, mais fiel ele ficará com a sua marca e o seu aplicativo.

O relacionamento pode também trazer impactos indiretos, como avaliações positivas aumentando seu ranking na App Store e Google Play, e ainda aumentar o compartilhamento nas mídias sociais, resultando em mais downloads do seu app.

Abaixo listamos algumas dicas de relacionamento eficientes para você engajar seus usuários.

Utilize o sistema de push notifications

O sistema de push notifications é uma ótima maneira proativa de manter os usuários engajados. Utilize essa técnica para avisar os usuários sobre alguma atualização do app, notificar quando um amigo fizer o cadastro no mesmo, entre outras coisas. Tudo que fizer sentido para o usuário e for interessante o suficiente para fazê-lo voltar a abrir seu aplicativo pode ser enviado via push. Só não esqueça de pedir permissão do usuário para enviá-los.

Tome cuidado apenas para não tornar os push notification como ferramenta de spam. Tenha certeza que as notificações serão realmente relevantes. Da mesma forma que essa ferramenta pode ser muito útil, se utilizada de forma errada ou muito frequente pode trazer um retorno negativo.

Relacione-se via Email Marketing

Não subestime jamais o poder do Email Marketing como estratégia de relacionamento. O email pode ser utilizado de forma semelhante ao push notification, permitindo que você alcance o usuário em outros canais que não seja apenas via central de notificações do celular.

Certifique-se apenas de que o layout do seu email se adapte bem às telas de dispositivos móveis e que o conteúdo seja interessante o suficiente para incentivar o usuário a acessar seu aplicativo. Procure sempre inserir um CTA (call-to-action) direcionando o contato para uma ação específica no app, por exemplo uma área ou funcionalidade ainda não explorada pelo usuário.

Para isso, é muito importante conhecer os hábitos de navegação dos usuários. Saber quais são as áreas mais navegadas no seu aplicativo ou as funcionalidades melhor aproveitadas são dois pontos fundamentais para segmentar a sua lista de contatos e mandar a comunicação certa para as pessoas certas. Seguem algumas características que você poderá utilizar para segmentação:

  • Módulos ativos e utilizados recentemente dentro do aplicativo;
  • Tempo gasto no app e frequência de uso (diário, semanal e mensal);
  • Qual a versão atual instalada;
  • Localização do usuário;

Em resumo, qualquer informação de perfil que faça sentido para uma comunicação mais personalizada com o usuário pode ser considerada como critério de segmentação. Quanto mais segmentada for sua campanha, melhores serão seus resultados em taxas de abertura e cliques, além do engajamento.

Vá além com ferramentas para automação

Uma forma mais eficiente que campanhas de email pontuais é comunicar-se com os usuários de forma automatizada. Para isso, é primordial a definição das etapas pelas quais os Leads passam até se tornarem efetivamente usuários ativos do seu aplicativo e até mesmo pagarem para utilizá-lo (caso haja uma versão paga). Em grande parte dos casos, temos as seguintes etapas:

  • Visitantes
  • Downloads
  • Usuários ativos (versão free)
  • Usuários que pagam (clientes)

Basicamente a função da automação é criar um caminho para avançar o usuário por essas etapas, da forma mais rápida possível.

Suponhamos que sua necessidade primária seja transformar os usuários ativos na versão free (apenas realizaram o download do app) em clientes, ou seja, usuários que pagam pela versão premium do app. Para atingir esse valor, é necessário mapear uma régua de relacionamento que leva em conta todos os estágios e ações dos usuários e, portanto, sinalizar sua ferramenta de automação de marketing através de uma integração.

Exemplo de eventos a serem registrados:

  • Registrar o email do visitante quando ele fizer um download e logar-se no app;
  • Marcar como cliente quando o usuário compra a versão premium;
  • Registrar ação do usuário dentro do app (quais módulos já explorou e quando);
  • Marcar como usuário free quando o período de utilização da versão premium é finalizado.

Uma possibilidade de trabalhar com a automação, nesse caso, seria enviar um email para toda a base de usuários free com um cupom para que experimentem a versão paga durante um período de 3 meses, por exemplo. Se o usuário ativar essa experimentação, ele será direcionado para um fluxo de automação, tendo como objetivo nutri-lo com emails automáticos relevantes sobre as funcionalidades da versão premium.

A partir disso, temos duas opções:

1: Caso o usuário finalize o trial da versão paga e não se torne cliente, ele pode ser direcionado para outra série de emails automatizados na qual seja nutrido com conteúdos menos complexos (topo e meio de funil) e receba possivelmente uma nova experimentação. É importante saber quais módulos o usuário já utilizou e mandar campanhas segmentadas explicando sobre módulos que ainda não foram ativados, buscando mostrar tudo o que o aplicativo tem a ajudar na vida do usuário.

2: Se ele pagar pelo aplicativo, será registrado como cliente e direcionado para outro fluxo de automação com conteúdos exclusivos. O objetivo maior aqui é manter o engajamento e retenção (usuários que renovam o plano).

Um dos principais desafios da automação é escrever emails de nutrição eficientes, que realmente façam com que o usuário avance nas etapas. Por isso, indicamos 18 dicas fantásticas para deixar seus emails super atrativos.

Se ainda não possui um software para automação de marketing, veja quais fatores considerar para escolher algum que seja adequado a sua realidade.

Conclusão

O ponto central para aumentar os downloads de um bom aplicativo é definitivamente o relacionamento. Quanto mais engajados estão seus usuários, mais felizes eles estarão com seu aplicativo. Você pode ter um aplicativo fantástico e com um número grande de downloads, mas, caso não esteja se relacionando com os usuários, terá dificuldades em alavancar o número de clientes ativos e conseguir que eles executem ações sem incentivos.

Utilize algumas das dicas acima para melhorar esse engajamento e aumentar os downloads do seu aplicativo mobile. E não esqueça de contar bem sua história nas app stores e de fazer com que seus usuários compartilhem seu conteúdo por você. Boa sorte!

Alexandre Beirith

Alexandre Beirith

Veja também

Marketing
Fatores de rankeamento do Google que você precisa conhecer
Marketing
O que é teste A/B, o que você pode testar e como começar a fazer
Marketing
Como o Unimestre conseguiu captar 25x mais leads e cortar o tempo de negociação pela metade com o RD Station Marketing