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Como ter uma estratégia de Inbound Marketing de sucesso para hostels e pousadas

Entenda quais passos você deve dar para aumentar o número de reservas e manter seu hostel ou pousada sempre cheio

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

Se você acha que ter uma fanpage do Facebook, um perfil no Instagram e um site bonito no ar são suficientes para seu hostel ter uma estratégia de sucesso que resulte em “casa cheia”, é melhor rever seus conceitos!

É verdade que uma consulta de preços no Messenger é um forte indício do potencial de uma estratégia. No entanto, é importante não se iludir.

Essas consultas diretas representam menos de 10% do público com que você precisa se relacionar para fechar mais reservas pela internet. E acredite, para além dos chats, há muitos potenciais clientes por aí!

Neste post, te convido a refletir sobre algo fundamental para qualquer empreendimento do ramo hoteleiro, sobretudo para hostels e pousadas: o que fazer para alcançar os outros 90% e ter mais chances de garantir a lotação do seu hostel no fim do mês?

Em outro texto, já apontei os benefícios de uma estratégia de Marketing Digital para hostels e pousadas. Agora, indico alguns caminhos para planejar a sua estratégia de sucesso!



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O primeiro passo é saber com quem você quer conversar!

Primeiro, é preciso ter claro que o público de viajantes é amplo e diverso. Definir o perfil de cliente do seu negócio – e principalmente conhecê-lo bem – é fundamental para ter uma comunicação assertiva, evitar erros e proporcionar experiências positivas para seu público em relação ao seu empreendimento.

Isso é muito sério! Não adianta mesmo querer agradar todo mundo. Em hostels, por exemplo, a estrutura geralmente prioriza espaços compartilhados, desde os quartos até a cozinha. E saiba que nem todo mundo está preparado ou quer viver essa experiência de dormir no mesmo espaço com pessoas desconhecidas.

E mesmo entre as pessoas que se identificam com esse estilo de hospedagem, há diferenças. Há mulheres que gostam de se hospedar em quartos coletivos, mas desde que sejam somente femininos. Há pessoas que curtem festas, comum em hostels, mas desde que respeitem os momentos de sono. E há quem valorize a oportunidade de conhecer gente de todo o mundo, mas ainda assim prefere dormir em quartos privativos.

Ou seja, dentro daquilo que você considera o seu público, você provavelmente deve ter personas diferentes. Uma vez que você já as identificou, fica mais fácil oferecer soluções adequadas e relacionadas às necessidades dos clientes e, consequentemente, atender suas expectativas.

Todos os caminhos levam a compra?

Como falamos anteriormente, não basta identificar, tem que conhecer. Depois de entender bem seus objetivos e desafios, é importante saber qual o caminho que as suas personas devem percorrer para alcançá-los.

No glossário do Marketing Digital, chamamos esse percurso de jornada de compra do consumidor.

A cada fase dessa jornada, as necessidades podem mudar ou se desenvolver. Em se tratando de hospedagem, uma jornada inclui momentos que exigem escolhas em relação ao período de viagem, localidade e estilo de hospedagem.

Entender os gatilhos de avanço de cada etapa são fundamentais para conduzir o cliente com estratégias de marketing e conseguir mais reservas.

Se você ainda tem dificuldades para definir a jornada de compra da sua persona, há ferramentas gratuitas que podem te ajudar, como o Gerador de Jornada de Compra.

Atraia o seu público com ofertas de conteúdos interessantes

Se você já sabe com quem quer conversar e já identifica o momento ideal para cada tipo de abordagem, chegou a hora de atrair esse público para o seu círculo de relacionamento. E, como em qualquer momento da vida, você consegue se relacionar com pessoas a partir de afinidades.

Vale lembrar que, em uma estratégia de Inbound Marketing, a produção de conteúdo é fundamental para a geração de Leads e construção de uma base de contato interessada. E esse é o objetivo na hora de planejar o conteúdo de atração.

Leve em conta que o desejo de fazer uma viagem é universal. Por isso a expressão “viagem dos sonhos” é tão popular. Logo, conteúdos que retratam experiências inesquecíveis durante uma viagem ou lugares fantásticos para conhecer costumam chamar a atenção de muita gente.

Perceba também que nem todo mundo que sonha em viajar vai escolher a localidade do seu empreendimento, ou o período em que você tem quartos disponíveis. Por isso, planeje o conteúdo com a intenção de, cada vez mais, atrair gente que realmente represente uma oportunidade de reserva para o seu hostel ou pousada.

Considerando que na jornada de compra o consumidor vai passar por quatro fases – aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra -, saiba como produzir o conteúdo adequado para atrair potenciais clientes em cada uma delas:

  1. Aprendizado e descoberta: aqui a ideia é explorar os benefícios que uma viagem pode trazer. Conteúdos gerais enfocados em relatos de experiências ou ressaltando destinos incríveis podem ser uma ótima ideia para despertar interesses na sua persona.
  2. Reconhecimento do problema: nesta etapa, a sua persona provavelmente já está bem interessada em viajar, mas ainda não sabe para onde, nem quando. Por isso, há uma avenida aberta para explorar conteúdos que enaltece as belezas naturais do lugar, as festas típicas e o que mais de bom tem para conhecer na sua região ou cidade.
  3. Consideração da solução: aqui o seu potencial cliente já está mais decidido sobre o período da viagem e provavelmente já escolheu sua cidade como próximo destino! Porém, ainda precisa de mais informações sobre o melhor lugar para se hospedar. É fundamental que você possa mostrar os diferenciais da sua propriedade como a localização, proximidade de pontos turísticos e outros benefícios que têm a oferecer. Sempre dando as informações necessárias para que seu potencial cliente tenha confiança e feche a reserva.
  4. Decisão de compra: nesta etapa, você deve focar em temas relevantes para o fechamento de reserva. Contorno de objeções, preços, promoções e benefícios diretos da sua propriedade podem fazer a diferença na decisão de compra do seu potencial cliente.

Todos esses diferentes tipos de conteúdos devem estar relacionados a uma estratégia de conversão, para que os visitantes do seu site ou blog deixem um contato. Afinal, mais do que visitas na sua página, o que você quer mesmo é poder se relacionar com o seu público e fechar mais reservas.

Na sua estratégia de conversão, priorize identificar informações relevantes para o seu processo comercial, como o número de pessoas que pretendem se hospedar, a data da viagem e o motivo – faz diferença se a pessoa vai curtir o feriadão ou fazer uma prova de concurso público.

Essas informações são essenciais para você poder ajudar o viajante da melhor forma possível. Além disso, você consegue segmentar o público por interesse ou necessidade, o que te permite ter um relacionamento de qualidade e oferecer soluções adequadas e personalizadas.

A chave para conhecer o seu público é o relacionamento!

Em uma estratégia digital, você vai ter dois tipos de relacionamento. Um deles é focado no engajamento do público pelas redes sociais. Publicações atraentes e interessantes geram engajamento e aumentam as possibilidades de posicionar o seu hostel ou pousada e receber oportunidades de negócio mais decididas, que via chat acionam a ajuda da sua propriedade.

No entanto, é importante ter claro que um dos maiores benefícios de uma estratégia de inbound para hostels e pousadas é a escalabilidade. Por isso, é importante sempre priorizar a geração de Leads com uma boa estratégia de conversão, mesmo através das redes sociais, para qualificar as oportunidades de maneira automatizada.

Assim, a sua estratégia de social media deve também cumprir o objetivo de gerar tráfego para o seu site e contribuir com a sua estratégia de conversão, levando contatos qualificados para a sua base de Leads.

Neste momento da estratégia, você já atraiu as diferentes personas para a página e conseguiu identificar os interesses e as especificidades de cada uma delas.

Aproveite essa oportunidade para agrupá-las e começar um bom relacionamento. Imagine que você tem as seguintes opções de quartos: coletivo misto e feminino, privativo para casal e outro confortável o suficiente para hospedar uma família.

A segmentação vai permitir que você faça as ofertas adequadas de acordo com, o contexto de cada cliente. Assim, evita sugerir quarto de casal a uma família de quatro pessoas, por exemplo.

Já em relação a promoções, você não corre risco, por exemplo, de mandar uma oferta do dia da mulher para um homem. Ou sugerir opções de festas e baladas para quem viajou com a intenção de fazer uma prova de concurso!

As campanhas de e-mail serão uma ferramenta prioritária para se comunicar, dar informações, nutrir o seu público e qualificar ainda mais os seus contatos, gerando oportunidades de reserva para que a sua recepção entre em contato.

Como transformar as oportunidades de reserva em clientes?

Em se tratando de hostels e pousadas, oportunidades de negócio são potenciais hóspedes com as seguintes características identificadas: interesse, condições econômicas e disponibilidade para viajar em período determinado.

Imagine que seu hostel oferece um pacote para o carnaval. Já identificou que o seu potencial cliente reúne as características acima, mas ainda não efetuou o pagamento de reserva.

Primeiro, é importante tentar mapear a razão pela qual o pagamento não foi efetuado. Depois, é preciso criar senso de urgência para incentivar a efetivação da reserva. Neste momento, comunique de forma clara que aquela oportunidade de quarto não estará disponível para sempre.

Uma boa forma de fazer isso é ter transparência em relação a políticas de reserva do seu empreendimento, deixando claro quantos dias o cliente tem para efetuar o pagamento ou a usufruir do desconto oferecido.

Aumente as chances de retorno do seu cliente!

Após a reserva ter sido confirmada, foque em proporcionar uma excelente experiência para seu cliente. Afinal, negócio nenhum pode ser sustentado apenas com estratégias de marketing.

Mantenha um excelente relacionamento durante a estadia e aproveite para fidelizar o seu público. Mas lembre-se: bom relacionamento não é um diferencial, mas sim uma obrigação. Por isso, recomendo três ações que te ajudariam a fidelizar seu cliente pela experiência:

  1. Alinhe bem a expectativa com seu cliente: seja muito transparente na sua comunicação, principalmente se seu empreendimento for um hostel. Muita gente fecha reservas sem saber a diferença que a inclusão de um “S” pode fazer na palavra hotel. Por falta de informação, acabam reservando um quarto coletivo com expectativa de se hospedar em um privativo. Aproveite o seu blog para abordar essas diferenças no modelo de hospedagem.
  2. Foque na experiência: geralmente, as pessoas que decidem se hospedar em hostels ou pousadas privilegiam a experiência em relação ao conforto. Por isso, organizar passeios, eventos e a interação entre os hóspedes é fundamental.
  3. Incentive o retorno ou indicação: aproveite a era do compartilhamento para oferecer descontos para que seu cliente volte a se hospedar outras vezes. Ou garanta uma indicação dele para outros amigos. Incentive também as avaliações positivas do seu empreendimento em perfis sociais.

Depois que a estratégia estiver completa e já tiver sido implementada, é o momento de avaliar os resultados planejar as novas ações. Não esqueça que a constância será fundamental para o sucesso do seu projeto.

Recapitulando

Este post foi escrito para ajudar a construir uma estratégia de Inbound Marketing que resulte em mais oportunidades de reservas para hostels e pousadas. A ideia é aproveitar o potencial deste mercado e o novo comportamento do consumidor viajante, que é amplamente influenciado pelo volume de informações presentes na internet.

Por isso, é fundamental reforçar o posicionamento e autoridade do seu empreendimento com a publicação de conteúdo de valor, dentro de uma estratégia que permita mais visitas de qualidade à sua página.

Depois, com bons materiais de conversão, você pode criar uma base de contatos segmentada, com potencial para fechar mais reservas no fim do mês.

Se você tem um hostel ou pousada e ainda tem dúvidas sobre como pôr esse conhecimento em prática, o que acha de bater um papo com um especialista de Marketing Digital? Basta preencher os dados abaixo! Talvez essa seja uma excelente oportunidade para alavancar de vez o seu empreendimento.



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