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Inbound Marketing para indústrias: entenda o impacto

Redução de custos, facilidade de analisar os resultados e geração de negócios são algumas das vantagens do Inbound para o segmento

Entender o impacto positivo do Inbound Marketing para indústrias é o primeiro passo para diferenciar a sua no meio digital.

A indústria é um segmento que carrega muita concorrência e essa necessidade de diferenciação sempre foi algo tanto desafiador como necessário.

Há muitas formas de fazer diferente e o Marketing Digital possibilita que ações personalizadas sejam realizadas e que os resultados sejam totalmente mensuráveis.

É sobre isso que vamos falar a seguir. Portanto, se você tem buscado maneiras de potencializar os resultados da sua indústria, confira neste artigo algumas dicas.

1. Diminuição de custos no marketing

O marketing tradicional, também conhecido como outbound marketing, é o oposto ao Inbound, pois se caracteriza pela interrupção do espectador para poder chamar a atenção para um anúncio ou oferta (pense na propaganda televisiva, por exemplo).

Com a transformação digital essa lógica foi perdendo cada vez mais o sentido. O principal fator disso foi o empoderamento do consumidor, que passou a ter um acesso fácil e amplo à informação, bem como a um número inestimável de ofertas. O marketing passou a focar primeiro nos interesses do cliente em vez do que parecia ser o produto ou serviço ideal.

Ainda que esse cenário seja mais desafiador, já que cada cliente é disputado de maneira individualizada, isso também possibilitou um custo muito menor nos investimentos de marketing.

O motivo disso é que se tornou possível conhecer melhor quem é o seu consumidor e fazer anúncios totalmente direcionados (novamente, pense como eram as propagandas televisivas).

Enquanto investir em outbound poderia ser muito custo para alcançar um grande público, no Inbound você alcança o público certo com o efeito desejado com um custo bem menor.

2. Ações de marketing mensuráveis

No primeiro tópico, falávamos sobre como hoje é possível conhecer melhor o comportamento do consumidor e talvez você ainda não tenha clareza dos motivos pelos quais isso é feito.

O fato é que hoje existem diversas ferramentas (como o Google Analytics e o RD Station Marketing), que são capazes de gerar métricas diversas sobre o comportamento do usuário da internet.

Com esses dados é possível verificar qual parte do seu site foi mais acessada, qual foi mais rejeitada, faixa etária e gênero predominante dos seus clientes entre outros dados.

Nos tempos do outbound era impossível gerar informações tão apuradas como essas. Nem mesmo as pesquisas de mercado feita por entrevistas aos consumidores seriam capaz de dizer tanto sobre o seu negócio com tal precisão.

E quando o assunto são as ações de marketing isso não é diferente. Você pode não só direcionar de forma bastante afunilada seus anúncios como obter em detalhes quais resultados alcançou e quem atingiu.

Por exemplo, se uma indústria optar por anunciar em uma revista ou catálogo impresso específico do seu segmento, certamente haverá um custo considerável, e muitas vezes não é possível mensurar o retorno deste investimento.

Por outro lado, se o investimento for direcionado para campanhas digitais bem segmentadas em mídias pagas, como Google AdWords, Facebook Ads ou Linkedin Ads, pode-se estabelecer métricas, analisar os resultados e fazer o planejamento das ações em marketing de forma muito mais eficaz e com investimentos muitos menores que no marketing tradicional.

3. Preparar clientes não prontos para a compra

Com todo esse conhecimento sobre seu cliente, sua fidelização se torna mais fácil. Canais como Email Marketing e redes sociais podem fazer com que você alimente uma relação saudável com seu público, fazendo com que ele volte mais vezes e até mesmo indique outros clientes para sua indústria.

Falando exclusivamente sobre Email Marketing, esse é um canal capaz de trazer resultados da seguinte forma:

  • Segmentando a clientela e enviando a mensagem certa, no momento apropriado para o cliente correto;
  • Desenvolvendo uma comunicação personalizada e interessada nos problemas de cada consumidor;
  • Fazendo o acompanhamento da satisfação da clientela e oferecendo ofertas exclusivas e descontos especiais aos recorrentes;
  • Conhecendo melhor o seu público consumidor por meio do feedback dado após a compra ou contato com sua indústria.

Tomemos como exemplo um cenário de indústrias que possuem uma estrutura de aftermarket (pós-venda geralmente relacionado a peças e serviços) e que têm a informação do tipo, modelo, número de série e data da compra do equipamento.

Uma aplicação bastante interessante e eficiente é a utilização de envio de emails automatizados e personalizados para ações como:

  • Aviso antecipado de renovação ou expansão do contrato de garantia do produto;
  • Orientações técnicas para melhor utilização e conservação do produto;
  • Boletins informativos relacionados ao produto adquirido;
  • Comunicados de treinamentos específicos segmentado por tipo de produto.

Mais uma vez, toda essa personalização entre indústria e cliente seria impossível em outros tempos. O Inbound Marketing para indústrias oferece uma oportunidade única de aproximação com o consumidor e permite o desenvolvimento de uma relação mais frutífera por meio dessas ações.

4. Melhor posicionamento em buscas orgânicas na internet

Outro recurso importante do Inbound Marketing é o Search Engine Optimization (SEO), também conhecido em português como “otimização para mecanismos de busca”. Por meio desse conjunto de técnicas para tornar o site da sua indústria mais facilmente encontrado, é possível aparecer nos resultados das páginas de busca sem ter que pagar por isso.

Por meio do uso de palavras-chave ligadas ao seu ramo de atuação, de um site responsivo para dispositivos móveis (hoje o número de usuários que acessam a rede via celular é imenso) e diversas outras técnicas (que podem ser encontradas no eBook gratuito: O Guia Completo do SEO) é possível alcançar um número maior de pessoas e que tenham a ver com seu negócio.

aumento tráfego orgânico

No gráfico acima é possível observar a importância do SEO ao longo do tempo. Esse é o caso real de uma indústria que atua no segmento da construção modular e que iniciou suas ações de Inbound Marketing há pouco mais de 6 meses.

Já é possível notar o quanto se pode diminuir no investimento em campanhas pagas (linha vermelha) devido ao crescimento do tráfego orgânico (linha azul) em aproximadamente 136% neste período.

Vale ainda ressaltar que esse ponto do Inbound Marketing também está ligado a outras vantagens que citamos nesse post. Afinal, se você aparece no topo dos resultados do Google sem que ter pagar por isso, já está reduzindo custos e se beneficiando enormemente desta estratégia.

5. Captação de Leads

Lead é um termo bastante usando no Marketing Digital e que define o consumidor interessado no que você vende, mas que ainda não se tornou um cliente (conhecido também como “cliente em potencial”).

O Lead geralmente vem por meio de uma Landing Page, uma página na qual são solicitados alguns de seus dados pessoais (como nome e email) para que tenha acesso a conteúdos ou ofertas exclusivas (é bem provável que você já tenho acessado uma página assim).

Captar Leads é essencial para o funil de vendas de sua indústria, além de ajudar a conhecer melhor o perfil do seu público consumidor. Com isso, se torna possível segmentar os seus clientes e desenvolver uma linguagem apropriada a cada usuário.

Essa abordagem é essencial para que ele se torne um cliente no final do processo.

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