Inbound Marketing para restaurantes: saiba como fazer e veja bons exemplos para se inspirar

Entenda como fazer Inbound Marketing para restaurantes, bares, lanchonetes, cafés e outros estabelecimentos e veja exemplos de boas práticas do mercado


O mercado gastronômico ganhou muito espaço nos últimos anos. Não só pelos programas de TV e o incentivo à alimentação saudável dentro e fora do domicílio, mas também pelo interesse das pessoas pela alimentação mais elaborada — o que tem sido chamado de “gourmetização”.

Ao mesmo tempo, durante a pandemia de covid-19, o segmento foi altamente afetado. Só no estado de São Paulo, 50 mil estabelecimentos fecharam as portas no período, conforme levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo. 

Por outro lado, enquanto alguns estabelecimentos encerraram as atividades, outros aproveitaram as oportunidades. Uma delas foi o delivery. Os gastos com pedidos de comida por aplicativos aumentaram em 149% em 2020, de acordo com a startup de finanças pessoais Mobilis, que analisou despesas de usuários com os apps Rappi, iFood e Uber Eats.

Nesse contexto de crise e incertezas, o mercado segue exigindo, mais do que nunca, habilidades gerenciais dos donos. Com riscos e concorrência tão grandes, cabe aos gestores de bares e restaurantes um acompanhamento rígido da performance do estabelecimento e também serem bons estrategistas de marketing para garantir a demanda sempre constante e se destacarem dentre tantas ofertas.

Uma maneira de fazer isso é por meio do Inbound Marketing, ou marketing de atração, conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair clientes usando conteúdos relevantes, por meio da internet. Neste artigo, você aprenderá como construir uma estratégia de Inbound Marketing para restaurantes e verá bons exemplos para se inspirar. Acompanhe!

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Inbound Marketing para restaurantes: como aplicar a metodologia passo a passo?

Não é por acaso que chamamos o Inbound Marketing de metodologia. Isso acontece porque a estratégia segue uma sequência lógica de etapas: 

  • Atrair
  • Converter
  • Relacionar 
  • Vender
  • Analisar

Assista ao vídeo a seguir para mais detalhes sobre o que é Inbound Marketing:

Vamos falar sobre cada uma das etapas do Inbound Marketing, com dicas aplicadas ao mercado gastronômico, a seguir.

1. Atraia e converta clientes

A presença online de um restaurante (ou qualquer negócio correlato) ajuda a gerar novos clientes e a manter os atuais. Veja abaixo algumas dicas para essa etapa.

Comece por um bom website

O início de uma boa estratégia é ter um bom website. Isso não significa que precise ser caro ou extremamente elaborado, mas deve ser útil para quem chega à página. O ideal é que o site do seu bar ou restaurante tenha conteúdo relevante para o visitante, que geralmente busca por:

  • Informações de cardápio
  • Localização
  • Delivery
  • Formas de pagamento
  • Horários de funcionamento

Isso seria o mínimo do site de um restaurante. O que vai diferenciá-lo de outros é o que vai além disso. Veja abaixo o rodapé de um site com informações relevantes para o visitante:

inbound marketing para restaurantes

A impressão que o seu site passa é muito importante para o começo desse relacionamento. Assim como é importante ter uma fachada bonita e uma decoração atraente no seu estabelecimento, seu site e conteúdo também devem levar isso em consideração.

Produza conteúdo de qualidade no site

Quadros bonitos não fazem um prato delicioso. É preciso investir também em bons ingredientes e boa técnica. No mundo online, isso é o equivalente ao seu conteúdo. De nada adianta alguém passar na porta do seu restaurante e entrar só uma vez, certo? Queremos que essa pessoa volte sempre, conte para os amigos, traga mais gente na próxima vez, comemore seu aniversário lá.

Você pode ir além das informações básicas e produzir conteúdos de qualidade sobre outros temas, como ensinar as receitas de alguns pratos favoritos, contar a história do estabelecimento, compartilhar curiosidades e dicas sobre gastronomia.

Ter conteúdo de qualidade no seu site é essencial para um bom posicionamento nas ferramentas de busca. Isso acontece porque um volume maior de conteúdo vinculado ao seu domínio aumenta as chances de termos correlatos serem conectados a ele e, consequentemente, lidos pelo algoritmo dos mecanismos de busca.

Além disso, um blog com posts e materiais ricos ajuda no engajamento dos visitantes, na geração de Leads e também na manutenção do relacionamento com quem já é cliente.

Veja um exemplo abaixo: 

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Outro exemplo é o da famosa padaria Magnolia Bakery, de Nova Iorque. No seu blog, traz receitas com seus produtos e incentiva um estilo de vida que remete à marca — delicada, feita à mão, artesanal:

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Cuide das suas redes sociais

Além disso, suas páginas nas redes sociais devem ser atrativas e incluir informações úteis para o seu público-alvo. O Instagram, focado em imagens, é um prato cheio para o segmento! Invista em fotos atrativas das comidas e bebidas para chamar a atenção dos visitantes, como neste exemplo:

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O melhor jeito de fazer isso é disponibilizando um conteúdo que faça sentido para os seus visitantes. Ou seja, se o seu estabelecimento é um bar esportivo, você pode falar sobre vários campeonatos que estão acontecendo no mundo — de futebol, basquete, gamão, xadrez. 

Se é uma cantina italiana, por que não falar um pouco sobre a cultura ou até mesmo difundir as receitas do mês? Tudo isso tem o propósito de transformar esses visitantes em Leads e, a partir disso, construir um relacionamento duradouro com eles.

Otimize seu site para a busca local

Outra maneira de garantir a eficiência da sua presença online é otimizando seu site para a busca local: garanta que a sua conta no Google Meu Negócio esteja atualizada e ativa — isso garante que as informações sobre endereço, horário de funcionamento, reviews, fotos, telefone etc. apareçam na própria página de busca sem que a pessoa entre no seu site. 

Garanta também que você tenha conteúdos relacionados à sua localidade – por exemplo, uma lista dos bares que servem o melhor bolinho de feijoada da região da Vila Mariana de São Paulo.

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Invista em conversão

Apenas as visitas não sustentam a estratégia de Inbound Marketing. Para uma geração de Leads efetiva, pense em iscas que sejam valorizadas por seu potencial cliente e que os incentivem a ir até o seu restaurante. Ele pode dar o email em troca de um desconto na próxima conta, um drink, um aperitivo, estacionamento grátis – e isso pode acontecer no site ou no fechamento da sua conta, por exemplo.

2. Relacione-se com os clientes

O próximo passo da estratégia de Inbound Marketing para restaurantes, depois de atrair essas pessoas para seu site e gerar contatos a partir dessa visita, é manter um relacionamento. Assim como em um jantar uma boa conversa dita o tom da noite, é importante que as pessoas se mantenham interessadas e envolvidas com o seu estabelecimento.

Use a linguagem e os canais certos

Diferentemente dos funis de vendas de outras empresas, nesse setor o foco não é em compra, mas sim em relacionamento. São dois os principais canais para isso: redes sociais e Email Marketing.

Aqui não estamos falando apenas de ter uma página no Facebook e postar algumas fotos legais no Instagram ou mandar aquela newsletter padrão toda semana.

Para um relacionamento automatizado ter sucesso, ele precisa ser pessoal e ao mesmo tempo escalável. Faz-se necessário entender o comportamento do seu cliente e quais são os conteúdos que mais trazem retorno para seu negócio. Esse é um segmento extremamente visual e onde cada detalhe conta. Vamos fazer um exercício:

  • “Na Padoca tem ovos mexidos, bolo de cenoura, café com leite e tudo aquilo que conforta o paladar e o coração. Venha com fome!”
  • “Servimos café da manhã e lanches, além de uma variedade de pães e frios.”

Qual desses lugares você ficou com vontade de visitar?

O Instagram também é uma rede social muito poderosa para esse mercado. Uma ótima forma de engajamento são as hashtags, que podem servir para um potencial cliente identificar o seu negócio por alguma característica específica (#vegan #eathealthy #petfriendly #breakfast #dinner #brunch) ou por sua localização e ainda fomentar os UGCs, ou conteúdos gerados por usuários, nos quais todos contribuem para a visibilidade da sua marca.

O Mercado Sehat, por exemplo, que além de servir refeições também tem um mercado de orgânicos, deixa isso bem claro em suas publicações:

Pense nos melhores horários para se comunicar com seus contatos

Enviar um Email Marketing com ofertas de delivery de almoço às 10h da manhã de uma quarta-feira provavelmente terá muito mais efetividade do que enviar o mesmo email em um sábado à tarde, você concorda?

Uma campanha de Email Marketing deve ter um objetivo de ação claro, para que isso se traduza em efeitos no mundo offline.

O Sabor das Cores, por exemplo, envia seus emails promocionais de almoço exatamente nesse horário:

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Utilize uma comunicação que combine com a sua marca

Nesse segmento, faz muito sentido usar a comunicação voltada para o lifestyle que a sua marca adota.

Uma pessoa que segue um estilo de vida mais saudável estará mais tendenciosa a ler e buscar referências na internet sobre esse assunto e, se encontrar no seu site ou blog as dicas e referências de que ela precisa e você tiver feito um bom trabalho de materiais ricos para conversão, isso pode ser o início de um ótimo relacionamento que resultará em um novo cliente para o seu negócio.

Da mesma forma, o estilo de vida leva as pessoas a se conectarem com outras pessoas e marcas que têm uma filosofia de vida parecida, aumentando, assim, as possibilidades de alcance da sua marca.

É preciso contar uma história para se conectar com quem se identifica com ela. Quem faz isso muito bem é o TT Burger, hamburgueria carioca que leva consigo o orgulho de ser brasileira, carnívora e irreverente, e não só repassa isso em sua comunicação como atrai e engaja seu público-alvo com suas ações:

Além disso, é preciso entender qual rede social faz mais sentido para o seu público. De modo geral, as mídias que são mais visuais têm mais sucesso nesse segmento. O ideal é garantir que seja um meio de comunicação constante com seu segmento – é melhor ter um Instagram atualizado todo dia do que vários perfis em outras redes sociais que ficam às traças.

Quando as pessoas buscam por esses perfis, elas têm que encontrar exatamente a mesma atmosfera do seu estabelecimento. É isso que vai causar o efeito imediatista e fazer com que o visitem.

Siga as boas práticas de relacionamento por email

Algumas boas práticas de relacionamento por email com clientes e Leads são:

  • Programa de fidelidade: já pensou em ter uma comunicação diferente para seus clientes mais fiéis? Promoções exclusivas, mimos como bebidas gratuitas ou até mesmo liberar as receitas do seu restaurante para quem volta sempre? A Beth, da Beth Bakery, transformou isso no seu programa de assinaturas, no qual os seus clientes pagam um valor mensal e recebem em casa suas fornadas quentinhas semanalmente.

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  • Pesquisas de opinião: a oportunidade de melhoria que vai fazer toda a diferença no seu negócio pode estar a um clique ou um drink de distância. O Subway, por exemplo, dá um cookie de brinde toda vez que um cliente deixa sua opinião registrada no site.

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  • Mercado local/fornecedores: você pode usar isso como uma forma de agregar valor aos seus produtos, contando um pouco mais para os seus Leads e clientes de onde vem a sua matéria prima, como você escolhe os seus fornecedores e até mesmo compartilhando os contatos e incentivando o consumo direto entre eles, como faz o estrelado norte-americano Blue Hill, de Dan Barber:

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Siga as boas práticas de relacionamento nas redes sociais

Algumas boas práticas de relacionamento via mídias sociais com clientes e Leads são:

  • Compartilhar um conteúdo em troca de bonificação: para quem já é cliente, uma ideia é dar um boom nas redes sociais com uma ação que requer pouco esforço da sua base de Leads – compartilhar um conteúdo em troca de uma bonificação.
  • Avaliações: é uma prática pouco comum no Brasil, mas que já começa a surtir efeito quando incentivada. As revisões servem para incentivar pessoas que não te conhecem a irem até seu restaurante motivadas pelas impressões de clientes satisfeitos ou até mesmo pela forma como você lidou com as críticas negativas. Alguns aplicativos para isso são o Trip Advisor e o Yelp, que podem ser usados direto de dentro do Facebook.
  • Equipe: o pessoal que cuida tão bem do produto final pode ter sua vez nas redes sociais também! Você pode incentivá-los a escrever e contar sobre o seu dia a dia no backstage e até mesmo mostrar para os clientes todo o processo criativo e de produção do seu cardápio.
  • Hashtags: as hashtags ajudam a identificar as características do seu negócio e a incentivar o engajamento coletivo.

3. Faça análises e melhorias

Por fim, chegamos ao último pilar do Inbound Marketing para restaurantes: a análise. 

Além do seu próprio posicionamento como marca, o seu público vai levar em consideração também o que outras pessoas acham de você. Por isso, considere acompanhar e interagir com as avaliações que seus clientes deixarem para você nos aplicativos para isso, como o TripAdvisor ou o próprio Instagram.

Além disso, incentive-os a fazerem isso: avaliações positivas criam o “efeito manada” e as negativas servem de feedback imediato sobre o seu negócio e grandes oportunidades de melhoria. A rede Domino’s de pizzarias é um ótimo exemplo disso:

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O relacionamento automatizado também deve ser levado em consideração. O engajamento dos seus Leads com o seu conteúdo, o tipo de conteúdo que converte mais, quais emails trazem mais resultados — tudo isso são métricas importantes e que indicam se você está indo no caminho certo. Quando estiver, foque seu tempo e recursos nesse canal e quando identificar algo que não está trazendo resultados, revise, melhore ou interrompa o processo.

Comece a colocar o Inbound Marketing do seu restaurante em prática!

O mercado gastronômico é um segmento que depende muito da interação do cliente com a marca e que deve ser o tempo todo estimulado a fazer isso. Portanto, é imprescindível que o seu negócio esteja onde seu cliente está o tempo todo: na internet. A estratégia que descrevemos busca dar o pontapé inicial para isso por meio dos pilares básicos do Inbound Marketing: atração, conversão, relacionamento e análise.

Estar na mídia certa e com conteúdo relevante pode fazer toda a diferença entre um cliente escolher o seu restaurante ou a porta ao lado! Comece com o básico: invista em conteúdo relevante, garanta a geração de Leads e assertividade no relacionamento. Depois, aprofunde a sua estratégia com reviews, feedbacks e geração de demanda recorrente.

Você também pode ir além e contar com o auxílio de uma ferramenta de automação de Marketing Digital. Um exemplo é o RD Station Marketing, um software para o seu restaurante fazer campanhas melhores, nutrir Leads e alcançar mais resultados.

Envie Email Marketing, crie Landing Pages e pop-ups, automatize tarefas burocráticas, analise seus resultados e muito mais. Preencha o formulário abaixo e faça um teste gratuito!


Artigo publicado em julho de 2016 e atualizado em fevereiro de 2021.

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Comentários

6 comentários

  1. Papogastrô - mauro Gonçalves

    Excelente conteúdo. adoro os conteúdos da RD

  2. Guilherme Natus

    Olá, por exemplo para alguma lancheria que fabrica, pão de queijo por exemplo, dando receitas, não estaria fazendo você vender menos?

  3. Salmo Gardino

    Excelente conteúdo, apontou vários insights para o mercado Food Services. Basta os gestores envolvidos no marketing digital arregaçar as mangas e colocar em prática com o seu tempero, seja ele inbound ou outbound.

    1. Letícia Rodrigues

      Obrigada pelo feedback, Salmo! Você está no business de alimentação?

      1. Garden Marketing Digital

        Oi Leticia! Sim atuamos com marketing digital específico para o mercado food services.

  4. Taís De Souza

    Ótimo artigo. Finalmente alguém dedica um tempo para falar do mercado de gastronomia. A gente precisa de mais incentivos e trocas como esse. Sou do mercado e sinto muita falta de conteúdo focado pra nós que somos em geral pequenos empreendedores que praticamente fazemos tudo de forma bastante enxuta na comunicação.