Inclusão digital: saiba quais são os benefícios para as pessoas e os desafios para as empresas

Democratização e acessibilidade são dois dos principais benefícios proporcionados pela inclusão digital e que fazem a diferença na vida das pessoas e no mundo dos negócios

Resultados Digitais
Resultados Digitais3 de agosto de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Inclusão digital é a adoção de ferramentas e plataformas por pessoas e empresas, democratizando o acesso de mais indivíduos e negócios às possibilidaes e oportunidades econômicas e sociais das tecnologias. Ela precisou ser acelerada com a migração cada vez maior dos consumidores para o digital.


Expressões como “me manda um Whats”, “recebeu meu direct?”, “faz um PIX” ou “direcione o celular para o QR code no canto da tela” são cada vez mais comuns e ajudam a entender o impacto da inclusão digital no dia a dia das pessoas e das empresas. Isso porque, entre outros benefícios, essas ações agilizam diferentes tarefas como troca de mensagens, transações bancárias e compra e venda de produtos.

O conceito de inclusão digital, no entanto, é muito mais amplo. Ele está sempre associado à democratização e acessibilidade, justamente pelas possibilidades e oportunidades proporcionadas para pessoas e empresas a partir do uso de ferramentas e plataformas tecnológicas. A seguir, listamos um exemplo relacionado a pessoas e, depois, um sobre empresas.

Pessoas com deficiência visual contam com leitores de tela de computadores e celulares, como NVDA, TalkBack (do pacote de acessibilidade do Android) e VoiceOver (iOS), que fornecem informações por voz dos textos exibidos. Há ainda iniciativas como o chamado “texto alternativo” (ou Atributo Alt) inserido “por baixo”, no código de imagens em sites e blogs e a hashtag #PraCegoVer usada na descrição das imagens publicadas em redes sociais.

Já no caso das empresas, a inclusão digital rompe barreiras e amplia mercados por facilitar a criação de canais de vendas pela internet usando o próprio site ou uma das muitas plataformas de ecommerce disponíveis no mercado, especialmente atraentes para os negócios de pequeno porte. Foi assim que muitos empreendedores conseguiram manter as portas abertas mesmo com os reflexos da pandemia do coronavírus na economia.

Caixa de Ferramentas de Marketing Digital

Preencha o formulário abaixo para ter acesso à 76 templates e ferramentas gratuitas para a sua equipe!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O desafio da inclusão digital da empresa

No cenário representado pelos exemplos acima, percebe-se o potencial da inclusão digital servir como ponte para públicos diversos. Em tempos analógicos, eles estariam à margem ou com imensas dificuldades de inserção, por exemplo, no mercado consumidor.

As empresas, que estão do outro lado da ponte, por sua vez, têm um desafio duplo para superar. O primeiro é estar na internet de fato, digitalizando a maior parte dos seus processos – que pode ir além do e-commerce e incluir também responsividade do site, chatbots para atendimento, além das estratégias de Marketing Digital.

O segundo é compreender as demandas do consumidor digital e aplicar boas práticas de acessibilidade para que todos os visitantes sejam bem atendidos, convertidos em clientes e, por consequência, fidelizados. Ou seja, o conceito de atendimento passa também por uma visão digitalmente inclusiva.

Mas por onde começar?

inclusão digital

O que ajuda na inclusão digital da empresa

Antes da lista de atitudes que ajudam no processo de inclusão digital da empresa, é importante observar que o Brasil conta com 440 milhões de dispositivos digitais ativos. Isso equivale a dois aparelhos por habitante, de acordo com a 32ª esquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, divulgada em maio de 2021, pela FGV.

O número dá uma ideia do mercado que se pode atingir, desde que a empresa adote as seguintes atitudes:   

Rever conceitos e receios

Por desconhecimento, o uso da internet já despertou desconfiança e ficou em segundo plano ou no fim da lista de prioridades entre muitos empreendedores. Porém, ao se verem obrigados a recorrer ao meio digital na pandemia, o receio deles de estar online precisou ser deixado de lado, os (pré-)conceitos revistos e os investimentos realizados.

Busca por conhecimento

Para aprender mais sobre tudo o que gira em torno da inclusão digital aplicada à sua empresa, você pode recorrer aos canais de ensino a distância, como a RD University. Ou seja, para buscar novos conhecimentos, tire proveito da educação oferecida pela internet – outro exemplo do que a inclusão digital é capaz de proporcionar.

Presença digital e migração sem volta

Constância e frequência não podem faltar na rotina de uma empresa que se diz digital. O recado vale para todas, mas principalmente para quem migrou circunstancialmente para o online. O público está na internet e a empresa corre o risco de perdê-lo se a ida para o digital não for perene. É um caminho sem volta – os resultados positivos da decisão vão ajudar a lembrar disso.

Comunicação digitalmente inclusiva

Se quer atingir um público digital diverso, a comunicação da empresa na internet precisa estar adequada em todas as suas plataformas. Isso vale para os cuidados inclusivos como os citados em relação às pessoas com deficiência visual, mas também para a linguagem e para o direcionamento de ações institucionais e campanhas promocionais.  

Identificação de meios e formatos adequados

Assim como a comunicação, a escolha dos meios e dos formatos precisa passar por um “filtro inclusivo” dentro da estratégia da empresa. Mais pessoas podem ser atingidas quando se pensa em inclusão digital e isso deve ser sempre considerado na hora de escolher entre investir em uma série de eBooks ou em um podcast, por exemplo: o que é mais inclusivo para o seu público-alvo?

Educação do público-alvo

Além de otimizar seu conteúdo para as buscas, pensando nos produtos e serviços que deseja comercializar, a empresa deve focar na educação do público sobre inclusão digital. Mais e mais pessoas precisam saber como utilizar as plataformas.

Foi o que fizeram e ainda fazem os bancos, por exemplo, em relação aos seus clientes idosos. Houve ações – incluindo comerciais de TV – desenvolvidas com o objetivo de apresentar, ensinar e, principalmente, tirar o medo de tudo do público mais velho em relação à tecnologia – funcionou.

Apoio no processo de inclusão digital do seu negócio

O sucesso da inclusão digital da empresa não ocorre da noite para o dia. É parte de um processo, especialmente entre aquelas que querem estreitar o relacionamento online com seus potenciais clientes. 

Para isso, não basta apenas ter um site e blog ou estar nas redes sociais. É preciso também adotar ferramentas que otimizem as ações e tragam resultados para a inclusão digital aplicada ao marketing da empresa.

É isso o que o RD Station Marketing pode fazer pelo seu negócio: ajuda na conversão de visitantes de sites e blogs em Leads, mantém a base de dados organizada e otimizada para que a empresa comece e mantenha relacionamentos duradouros gerados a partir dos canais digitais até o momento da compra.

E a ferramenta de automação de marketing da RD faz isso de modo muito fácil e prático. Veja, por exemplo, os editores drag and drop para a criação de emails e Landing Pages. Ou então, que tal permitir que o site tenha um botão conectado com o WhatsApp do seu negócio, acelerando a comunicação com seus possíveis clientes? E acelerando vendas, é claro!

Experimente grátis o RD Station Marketing por 10 dias, sem qualquer compromisso. Deixe seu email abaixo para começar o teste!

RD Station

Torne sua operação de Marketing Digital mais produtiva

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Ele reúne os principais recursos em um só lugar para sua operação ser mais eficaz! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Marketing
Saiba quais são os principais eventos de Marketing Digital de 2023
Marketing
Por que uma página no Facebook não substitui um site
Marketing
Conheça as 5 principais qualidades dos profissionais do Marketing de Conteúdo