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Como o índice de qualidade afeta o desempenho de sua campanha no Google Ads?

Quando o Google faz o ranqueamento para determinar qual a posição de cada anúncio, o índice de qualidade é parte importantíssima dessa definição

O índice de qualidade de anúncios do Google Ads é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota de 1 a 10, para determinar se o anúncio, as palavras-chave e a página de destino são relevantes para o usuário. Ele é importante para determinar qual a posição de cada anúncio.


Qualquer pessoa que tenha anunciado no Google Ads já sabe que a ferramenta funcione no sistema de leilão. No entanto, não são muitos os conhecem como esse leilão funciona em todos os seus detalhes.

Neste post, vamos falar sobre um dos componentes mais importantes do leilão e também um dos que mais geram dúvidas no assunto: o famoso índice de qualidade do Google Ads (ou “Quality Score”).

Vamos mostrar como ele pode nos ajudar a conseguir melhores posições e menor custo, aumentando significativamente o ROI (retorno sobre investimento) de uma campanha.

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O que é o índice de qualidade do Google Ads?

O índice de qualidade do Google Ads é uma avaliação feita pelo Google, gerando uma nota de 1 a 10, utilizada para determinar se o anúncio, as palavras-chave e a página de destino são relevantes para o internauta interessado naquele assunto.

Quando o Google faz o ranqueamento para determinar qual a posição de cada anúncio, o índice de qualidade é parte importantíssima, como mostraremos mais adiante.

Existem duas maneiras de verificar seu índice. Acessando “campanhas” na sua conta no Google Ads e depois “palavras-chave”, haverá uma coluna de nome “Status”.

Posicionando o mouse sobre o ícone exibido nessa coluna surge um balão com algumas informações do Índice de Qualidade. Outra opção é adicionar uma nova coluna fixa em “Colunas > Personalizar Colunas > Atributos > Índ. de qual.”

índice de qualidade google ads

Qual o impacto do índice de qualidade do Google Ads na posição e no preço?

Sempre que uma busca é feita, ocorre o chamado leilão do Google Ads para determinar os anúncios exibidos. No entanto, o leilão é um pouquinho diferente daquilo que conhecemos. Ao invés de quem pagar mais aparecer direto na primeira posição, entra o anúncio com maior Ad Rank, a medida que o Google criou para determinar a força de um anúncio.

E como o Ad Rank é composto? É o índice de qualidade (IQ) multiplicado pelo lance (CPC máx.). Assim, mesmo que o lance de um concorrente seja maior, você poderá conseguir uma posição melhor se tiver um bom índice de qualidade. No exemplo abaixo consideramos quatro anunciantes em um leilão pela mesma palavra-chave:

IQ e CPC google ads

Observe que o anunciante B, apesar de ter o menor CPC, conseguiu a segunda posição devido a um alto IQ.  Pela mesma lógica o anunciante D, com um lance alto, fica na última posição devido ao IQ ruim.

Já vimos então que índice de qualidade tem forte impacto na posição que o anúncio será exibido. Agora vamos mostrar como ele é ainda mais importante para determinar o valor real que sua empresa paga por um clique.

O CPC real é o valor que você efetivamente paga, independentemente do valor que estipulou como CPC Máximo ofertado. Pelo sistema do Google, o valor de CPC Real é calculado com o Ad Rank do anúncio abaixo dividido pelo Índice de qualidade do seu próprio anúncio, conforme mostra a figura:

índice de qualidade do google ads cpc real

Por isso é importante sempre otimizar suas campanhas em busca dos índices mais altos: essa prática garante, custos menores com posições melhores.

O que o índice de qualidade do Google Ads considera?

índice de qualidade do google ads - fatoresComo de costume, o Google não divulga a fórmula exata que o algoritmo utiliza para definir o índice. Contudo, três fatores são predominantes e sobre eles que devemos concentrar nossa atenção para a otimização:

1 – CTR (Click Through Rate)

Indica o número de cliques dividido pelo número de vezes que o anúncio foi exibido. É o fator de maior peso no índice e tem como objetivo identificar quanto o seu anúncio está sendo relevante para os usuários.

Para melhorar o CTR, o Google indica criar textos de anúncios mais atraentes e específicos, realçar um benefício exclusivo do seu produto e testar diferentes calls-to-action.

2 – Relevância

O Google procura entender quanto as palavras-chave, o texto do seu anúncio e o conteúdo da sua página de destino são realmente relevantes e se relacionam bem entre si e com a pesquisa realizada.

Para melhorar a relevância, a dica do Google é mover as palavras-chave para grupos de anúncios menores, adicionar palavras-chave negativas para impedir que seu anúncio apareça em consultas indesejadas e associar o idioma do texto mais diretamente às pesquisas dos usuários.

3 – Experiência na página de Destino

O Google Ads considera também a experiência dos internautas quando direcionados à página de destino ou Landing Page (a página após o clique no anúncio). Nesse contexto três aspectos são considerados: conteúdo relevante e original, transparência (confiabilidade) e navegabilidade.

Para melhora a experiência na página de destino, mire nos detalhes. Verifique se a página vai entregar o que o anúncio prometia e continuar a conversa do texto que mereceu o clique do usuário. Lembre-se que o clique é só o começo, o que vai definir uma venda ou uma conversão é a sua página.

Mais dicas para conseguir um índice de qualidade do Google Ads melhor

Agora que já entendemos como o índice de qualidade é composto e qual sua importância, é hora de passar para a prática e entender como melhorar esse número. Será importante revisar:

Relevância das palavras-chave para o anúncio

Revise se as palavras-chave compradas aparecem no anúncio. Segmente seus temas e palavras em grupos pequenos e similares para que essa relevância ocorra “naturalmente”.

Atratividade do anúncio

O seu anúncio foi escrito de modo que alguém pesquisando o considere como feito para ele? Demos algumas dicas para isso nesse post sobre como criar anúncios no Google Ads. Essas técnicas garantem maiores índices de CTR, que como já dissemos, é o fator mais importante do IQ.

Relevância da sua página de destino

Sua página de destino contém conteúdo relevante e original (incluindo as palavras-chave compradas)? O usuário é direcionado para uma página específica do conteúdo que está procurando (ou você está enviando os visitantes para home page)? A sua página de destino está poluída por banners e pop-ups? Cuidado, o Google Ads considera que esse tipo de funcionalidade diminui a transparência e navegabilidade.

Histórico da sua conta

Um último detalhe que pode ser revisado e considerado é o histórico da sua conta. A CTR geral de todos os anúncios e palavras-chave geram um histórico da sua conta, o que é considerado para gerar o primeiro índice de qualidade (aquele antes de nova campanha entrar no ar). Em casos extremos, vale a pena considerar a criação de uma nova conta.

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Post originalmente publicado em outubro de 2019 e atualizado em setembro de 2020.

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