Instagram agora permite salvar suas lives direto no IGTV

Rede social anunciou várias novidades durante a semana envolvendo lives, GIFs e pequenos negócios

Bruno Volpato
Bruno Volpato15 de maio de 2020
Curso de Instagram e TikTok gratuito

O Instagram tornou oficial algo que já vinha sendo testado há algumas semanas: agora é possível salvar lives diretamente no IGTV. Muitas pessoas e empresas que adotaram a ferramenta para se comunicar com seus públicos durante a quarentena poderão, assim, montar e divulgar um acervo com maior facilidade.

Want to save your Live videos to IGTV? Now you can ???? and they'll stick around longer than 24 hours in stories. pic.twitter.com/x5OjjmcA7u

— Instagram (@instagram) May 14, 2020

Antes, era necessário fazer o download do vídeo e, em seguida, o upload do arquivo para o IGTV. Ok, não era um procedimento complicado, mas alguns usuários costumam reclamar que a operação não dava certo e a live acabava se perdendo. Com um botão dedicado, a tendência é que tenhamos menos problemas.

Vale registrar que há outras pequenas diferenças entre os dois formatos. As reações e comentários não aparecerão, então se houve interação com os seguidores, a coisa pode ficar meio confusa para quem assistir depois. E, naturalmente, não vai dar para editar a live antes de subir diretamente para o IGTV. São escolhas…

Mais novidades do Instagram

Com as pessoas em isolamento e os negócios, principalmente pequenos, precisando de ajuda, as redes sociais têm se mexido com mais velocidade. Assim, o Instagram não ficou só nas lives no IGTV. Veja a seguir mais novidades da plataforma de fotos, vídeos, selfies, memes e muitas outras grandes atrações da modernidade.

Ajuda para pequenos negócios

apoie as pequenas empresas instagram

Também nesta semana, o Instagram Stories ganhou um novo sticker, o “Apoie Pequenas Empresas”. A intenção é permitir que os usuários divulguem suas empresas favoritas durante a pandemia. Ela gera um link direto para o perfil daquele pequeno negócio, além de ir para aba de destaque dos Stories - “Compra local” - dos contatos da pessoa que divulgou.

Além disso, a própria pequena empresa pode mostrar o apoio que está recebendo, compartilhando as publicações em que foi marcada. A ideia é mesmo facilitar com que as pessoas encontrem produtos e serviços de qualidade nas proximidades, fazendo girar a economia local nesses tempos tão difíceis.

Veja no vídeo abaixo como funciona e comece agora mesmo a divulgar pequenos negócios. Se você é dono de um, convide seus clientes e seguidores mais fiéis a usar o sticker.

Facebook compra o Giphy para usar no Instagram

GIFs são uma parte fundamental da cultura do Instagram dos Stories há alguns anos. Isso é feito através de uma integração do Giphy, que tornou a ferramenta ainda mais divertida. Agora, essa integração deu um passo adiante: o Facebook, dono do Insta, comprou o Giphy por 400 milhões de dólares, integrando-o à sua família de apps.

Muitas pessoas em nossa comunidade já conhecem e amam o GIPHY. De fato, 50% do tráfego do GIPHY vem da família de aplicativos do Facebook, metade do tráfego somente do Instagram. Ao reunir o Instagram e o GIPHY, podemos facilitar que as pessoas encontrem os GIFs e adesivos perfeitos em Stories e Direct.

Comunicado do Facebook

O que exatamente vai mudar ainda não sabe, o Facebook fala apenas em aceleração de como as pessoas podem usar GIFs no Instagram. Vale lembrar que o Giphy tem APIs com diversos concorrentes, como o Twitter e, principalmente, o TikTok. Além disso, o Google já fez uma compra parecida há algum tempo, do Tenor.

O interesse do Facebook pode estar nos dados de consumo e trends gerados pelo Giphy, o que inclusive justificaria não cortar as ligações com seus concorrentes. Enfim, se você gosta de GIFs nos seus Stories, manda ver.

via GIPHY

Conheça as iniciativas da RD durante a pandemia

A Resultados Digitais também está tentando ajudar as pessoas e pequenas empresas durante a pandemia da Covid-19. Criamos o site especial #FortalecerParaCrescer, que reúne conteúdos, materiais e cursos gratuitos para colaborar com quem está buscando alternativas para seu negócio ou carreira.

Nele, você também acesso às nossas ferramentas, o RD Station Marketing e o RD Station CRM, em condições super especiais. Clique abaixo e conheça!

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Como definir um orçamento de Marketing Digital para sua empresa
Marketing
Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais
Marketing
O que é Pop-up e como usá-lo para captar Leads