Instagram diminui o alcance de Reels reciclados do TikTok

O Instagram lançou uma série de dicas para aumentar o alcance dos Reels, e a principal delas é desestimular a presença do logo do concorrente TikTok


Se você costuma usar os Reels do Instagram como um repositório de vídeos gravados no TikTok, é bom reavaliar essa estratégia. O Insta divulgou hoje uma série de orientações em sua conta para criadores (@creators) e, entre elas, está a recomendação de não postar conteúdos que contenham logos ou marcas d’água de outros aplicativos.

Dê uma olhada nas dicas da rede social abaixo, em inglês, e depois continue lendo o post.

 

>> Leia também: Ranking das redes sociais 2020: as mais usadas no Brasil e no mundo, insights e materiais gratuitos

Logo do TikTok diminuirá a possibilidade de ser “descoberto” no Instagram

No comunicado em forma de post, o Instagram argumenta que pesquisas indicaram que seus usuários acham a experiência de ver conteúdos com logos de terceiros “menos satisfatória”. De fato, fica uma coisa esquisita mesmo: eu me sinto como quando me mandam o print de um tuíte pelo WhatsApp – principalmente se eu já tinha visto no Twitter. Porém, essa reciclagem ajudou o Reels a crescer, convenhamos.

De qualquer forma, faz sentido que o Instagram queira estimular seus produtores a entregarem conteúdo original para a sua comunidade. Além disso, é um movimento comum dentro das redes sociais: o próprio Facebook (dono do Insta) diminui o alcance e a distribuição de vídeos do YouTube postados como link. Quando você posta um vídeo nativamente na plataforma, ele chega a muito mais usuários. O LinkedIn faz a mesma coisa.

>> Leia também: Instagram completa 10 anos com presentes e de olho no futuro

Outros fatores farão com que o Reels tenha menos distribuição:

  • Estar em baixa resolução;
  • Ter uma borda em volta das imagens;
  • Ter muito texto cobrindo a tela.

Quem já segue a sua conta, por exemplo, seguirá recebendo seus Reels mesmo com essas más práticas, mas suas produções terão bem menos chance de aparecer na abinha de descobertas – aquela com sugestões de fotos, vídeos e Reels de quem você ainda não segue.

Vale lembrar que o Insta também tem um botãozinho dedicado a assistir Reels em sequência, na parte mais nobre do app. Ele substituiu o botão de fazer uploads, sendo uma das principais prioridades do aplicativo ao lado, literalmente, das compras. Veja abaixo:

Botões do Instagram Reels

Tela de abertura do Instagram, com os botões principais na parte de baixo (o do Reels ao centro)

Dicas de boas práticas para o Reels

Além do anúncio de que vai dar uma freada nas intromissões do rival, o Instagram também divulgou algumas boas práticas que podem fazer os seus Reels se destacarem. Em geral, elas envolvem algumas coisa um tanto quanto óbvias e também subjetivas: ser divertido, inspirador e um bom entretenimento. Você pode dizer “Mas RD, eu já faço tudo isso e não tenho muitos views” e eu só posso responder que sei como você se sente.

>> Leia também: Dicas do TikTok para seu vídeos terem mais visualizações

Outra orientação é usar áudios da biblioteca do próprio Instagram ou sons originais. Aliás, o Insta quer que você seja original, lance desafios, novas danças e tudo mais. Se você já fazia isso anteriormente no TikTok e reciclava no app Instagram, encare como uma oportunidade de gravar mais vezes e atingir a perfeição. “Mas RD, eu já sou incrível e não preciso de repetições” você também pode dizer e eu, mais uma vez, só posso responder que sei como você se sente.

Se, por outro lado, você quer se deixar levar pela preguiça ao invés de buscar uma conquista mais relevante, pode seguir a dica do consultor de redes sociais Matt Navarra:

Cada rede social com seus problemas, não é mesmo?

Como eu já disse acima, é um movimento totalmente compreensível do Instagram. Passada a fase de, digamos assim, rampeamento dos Reels, é natural que ele deseje que a funcionalidade ganhe vida própria. Não faria sentido investir tanto na reformulação de toda a usabilidade do app e continuar vendo o logo do TikTok ali sempre em destaque.

Se essa mexida for trazer problemas para suas estratégias de redes sociais, fica a lição de estar sempre à espera dessas mudanças de humor das grandes companhias. Vale, também, dar uma olhada no nosso material completo sobre Marketing Digital no Instagram, que pode ser acessado gratuitamente no form abaixo.

Redes sociais podem ser uma ótima oportunidade de geração de Leads e vendas para o seu negócio, então sempre é bom ter uma atuação contínua nelas. São ótimas portas para iniciar relacionamentos duradouros com os contatos que elas geram, com o apoio de softwares como o RD Station Marketing.

Kit Estratégias de Marketing Digital no Instagram

Não basta apenas estar na rede social, é preciso partir de determinados princípios para utilizá-la como parte da geração de receita. Saiba agora o que fazer.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários