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Instagram for Business: o que é e como ter um perfil empresarial no Instagram

Perfis comerciais podem fazer anúncios e têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das publicações

O Instagram for Business, ou Instagram para empresas, é um conjunto de ferramentas que permite que negócios tenham um perfil comercial, façam anúncios e acessem dados dos seguidores na rede social. Ficam disponíveis informações como gênero, idade, localização e horários em que essas pessoas mais acessam o aplicativo, assim como alcance e engajamento das publicações.


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Por anos empresas de diversos segmentos utilizaram o Instagram para ganharem audiência e se conectarem com o público. No entanto, tudo era feito sem muito retorno sobre a performance dos conteúdos e as métricas se resumiam a curtidas e comentários.

Até que, em 2016, um lançamento da rede social tornou a relação entre empresas e Instagram bem mais profissional. O Instagram for Business, ou Instagram para negócios, foi lançado como um conjunto de três novas possibilidades: perfis empresariais, posts patrocinados e métricas.

Na época, foram entrevistadas centenas de empresas. O objetivo? Entender o que era preciso para melhorar a experiência delas no Instagram. Depois dessa consulta, três elementos ficaram claros: primeiro, descobriu-se que as empresas desejavam se sobressair no Instagram; segundamente, que precisavam de mais informações sobre sua performance após a publicação; por fim, que queriam atingir mais pessoas.

guia do instagram para negocios

O que é Instagram for Business

Como o próprio nome sugere, o Instagram for Business é a ferramenta do Instagram dedicada a empresas. Ela permite que negócios que possuem conta na rede social conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem resultados.

Por meio do Instagram for Business, mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.

Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). E mais: é possível promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo.

Já imaginou o impacto de tantas informações para a sua empresa?

Como posso ter um perfil comercial no Instagram?

Para aproveitar essas funcionalidades, é pré-requisito que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram com ao menos 100 seguidores.

Com o perfil comercial, as empresas podem escolher como querem que seus clientes entrem em contato — por email, telefone ou mensagem — clicando no botão de contato, além de ver o endereço da empresa. O botão de contato aparece ao lado do botão de seguir.

Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”. Depois, escolha a página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil. Atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como pública. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.

Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em Concluído. Pronto, seu perfil comercial está feito!

O vídeo abaixo, em inglês, também ilustra como conectar as contas.

Métricas

Transformando seu perfil em uma conta de empresa, você tem acesso a métricas, que fornecem informações sobre quem segue você e quais posts performam melhor do que outros — tudo de dentro do aplicativo móvel. Ao aprender sobre o comportamento e os dados demográficos da sua audiência, você pode criar conteúdo mais relevante.

Nos insights, são mostradas métricas como melhores publicações, alcance, impressões e engajamento, assim como mais dados sobre seus seguidores, como gênero, idade e localização. Mostra também o horário em que seus seguidores mais utilizam o Instagram.

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Promote

A ferramenta Promote permite que você transforme posts que performaram bem em anúncios diretamente de dentro do aplicativo. É só escolher um post que você já publicou e adicionar um botão encorajando a audiência a interagir. Você pode selecionar um público-alvo ou deixar que o Instagram o faça. Depois disso, o post será promovido pelo período de tempo que você definir.

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E você, já tem um perfil de empresas no Instagram? Como tem aproveitado esses benefícios?

Para aproveitar todo o potencial de uma das maiores redes sociais do mundo, confira nosso Guia do Instagram para Negócios. Com ele você aprenderá a gerar Leads com a plataforma, ganhar seguidores e até a fazer anúncios certeiros.

Boa leitura!

Post publicado pela primeira vez em julho de 2016 e atualizado em julho de 2018.

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