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Instagram for Business: o que é e como ter um perfil no Instagram para empresas

Perfis comerciais podem fazer anúncios e têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das publicações

O Instagram for Business, ou Instagram para empresas, é um conjunto de ferramentas que permite que negócios tenham um perfil comercial, façam anúncios e acessem dados dos seguidores na rede social. Ficam disponíveis informações como gênero, idade, localização e horários em que essas pessoas mais acessam o aplicativo, assim como alcance e engajamento das publicações.


Por anos empresas de diversos segmentos utilizaram o Instagram para ganharem audiência e se conectarem com o público. No entanto, tudo era feito sem muito retorno sobre a performance dos conteúdos e as métricas se resumiam a curtidas e comentários.

Até que, em 2016, um lançamento da rede social tornou a relação entre empresas e Instagram bem mais profissional. O Instagram for Business, ou Instagram para negócios, foi lançado como um conjunto de três novas possibilidades: perfis empresariais, posts patrocinados e métricas.

Na época, foram entrevistadas centenas de empresas. O objetivo? Entender o que era preciso para melhorar a experiência delas no Instagram. Depois dessa consulta, três elementos ficaram claros: primeiro, descobriu-se que as empresas desejavam se sobressair no Instagram; segundamente, que precisavam de mais informações sobre sua performance após a publicação; por fim, que queriam atingir mais pessoas.

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a fechar vendas com o Instagram. Saiba como gerar Leads, ganhar seguidores e até fazer anúncios certeiros.

O que é Instagram for Business (ou Instagram para Empresas)

Como o próprio nome sugere, o Instagram for Business é a ferramenta do Instagram dedicada a empresas. Ela permite que negócios que possuem conta na rede social conheçam quem são os seus seguidores e alavanquem resultados.

Por meio do Instagram for Business, mais do que divulgar informações como telefone, endereço e descrição do negócio, perfis comerciais têm acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das suas publicações.

Análises também mostram quem são os seguidores da conta (gênero, idade, localização e horário e dias em que mais acessam). E mais: é possível promover publicações e até vender produtos dentro do aplicativo.

Já imaginou o impacto de tantas informações para a sua empresa?

No vídeo abaixo, saiba como anunciar no Instagram:

>> Saiba mais: Como gerar Leads com o Instagram: 9 ações para você usar no aplicativo e melhorar seus resultados

Como posso ter um perfil comercial no Instagram?

Para aproveitar essas funcionalidades, é pré-requisito que sua empresa tenha uma fanpage no Facebook conectada a um perfil no Instagram com ao menos 100 seguidores.

Com o perfil comercial, as empresas podem escolher como querem que seus clientes entrem em contato — por email, telefone ou mensagem — clicando no botão de contato, além de ver o endereço da empresa. O botão de contato aparece ao lado do botão de seguir.

Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”. Depois, escolha a página do Facebook que você deseja associar ao seu perfil. Atenção: a sua conta no Instagram deve estar definida como pública. Perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais.

Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em Concluído. Pronto, seu perfil comercial está feito!

O vídeo abaixo, em inglês, também ilustra como conectar as contas.

Métricas para empresas no Instagram

Transformando seu perfil em uma conta de empresa, você tem acesso a métricas, que fornecem informações sobre quem segue você e quais posts performam melhor do que outros — tudo de dentro do aplicativo móvel. Ao aprender sobre o comportamento e os dados demográficos da sua audiência, você pode criar conteúdo mais relevante.

Nos insights, são mostradas métricas como melhores publicações, alcance, impressões e engajamento, assim como mais dados sobre seus seguidores, como gênero, idade e localização. Mostra também o horário em que seus seguidores mais utilizam o Instagram.

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>> Leia mais: Instagram Analytics: tudo o que você precisa saber sobre a funcionalidade

Amplie os posts da sua empresa no Instagram com o Promote

A ferramenta Promote permite que você transforme posts que performaram bem em anúncios diretamente de dentro do aplicativo. É só escolher um post que você já publicou e adicionar um botão encorajando a audiência a interagir. Você pode selecionar um público-alvo ou deixar que o Instagram o faça. Depois disso, o post será promovido pelo período de tempo que você definir.

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10 dicas valiosas para tornar o Instagram da sua empresa mais atrativo

O Instagram já passou dos 91 milhões de usuários no Brasil em 2020. Pesquisas mostram que o aplicativo tem sido usado cada vez mais para definição de estilo de vida, pesquisa de compras, reconhecimento de marca etc.

Sabe-se que para ser lembrado é preciso ser visto. Por isso, nada melhor do que aproveitar o sucesso do Instagram para melhorar o engajamento da sua empresa na rede social. Pensando nisso, veja 10 dicas valiosas para tornar seu Instagram mais atrativo.

1. Planejamento

Antes de tudo, planeje-se. Saiba quem é seu público para poder definir quais tipos de conteúdo irá produzir. Não deixe para tirar as fotos ou pensar na legenda na hora que for postar seu conteúdo, separe um tempo para definir o que você tem a dizer. Organize-se.

2. Torne seu perfil comercial

Como já falamos, é importante que as empresas tenham um perfil de Instagram especializado para negócios. Não faz mais sentido configurar a sua conta como pessoal, devido à facilidade de ter uma versão Business. Também como mostramos acima, são muitas features para aproveitar.

3. Organize seu feed

Ter um feed harmonioso e bem organizado é importante. O Instagram é completamente visual, por isso invista em imagens de alta qualidade, fique atento à paleta de cores das fotos, não use os filtros do aplicativo e evite postar fotos muito parecidas, para que seu feed não fique muito repetitivo.

4. Regra de postagem

Poste pelo menos uma vez por dia, com frequência ideal de duas vezes diárias. E atenção, há horários-chave para postar. Mais importante, porém, é que você observe o comportamento do seu público e poste nos momentos em que ele engaja mais. Pode ser que sejam necessários menos posts, dependendo do que você notar.

5. Conteúdo

Evite legendas muito grandes! Seja objetivo e direto. Deixe que a imagem fale mais que a legenda, chamando atenção do público. Nunca se esqueça que o Instagram, mesmo para empresas, é uma rede social essencialmente visual. Capriche nas imagens.

6. Hashtags

A utilização de hashtags é extremamente importante, pois atrai seguidores interessados em assuntos específicos. Porém, evite usar somente hashtags famosas para atrair seguidores. Faça busca de palavras-chave que combinem com seu conteúdo e público-alvo.

Use pelo menos uma hashtag em sua legenda, caso tenha bastante palavras-chave para postar, você pode fazer um comentário em sua foto com as hashtags escolhidas, para que a legenda não fique poluída (mesmo postando as tags no comentário, seu conteúdo aparece nos resultados da pesquisa).

7. Interação

Interaja com seu público. Promova sorteios, enquetes, responda comentários e mensagens diretas. Quanto mais seu público sentir que faz parte do seu dia a dia, mais engajado com o seu perfil ele será. Rede sociais, como o Instagram, promovem conversas, e isso inclui comunicação de pessoas para empresas – e vice-versa.

>> Saiba mais: Live no Instagram: como fazer, dicas, vantagens e mais!

8. Stories

Mais de 250 milhões de stories são postados todos os dias! Compartilhe seu dia a dia, converse com seu público. Perfis que postam stories têm mais engajamento. Crie proximidade com seu público. Dependendo do seu número de seguidores, você poderá colocar links para seus produtos, blogposts ou sites.

9. Outras redes sociais

Vincule seu Instagram com suas redes sociais. Assim, seguidores de outras plataformas verão seu perfil. Naturalmente, a interconectividade com o Facebook – dono do Instagram – deve ser usada a favor do seu negócio. Já são muitas as ferramentas que unem a gestão das duas mídias sociais.

10. Tente sempre conquistar mais seguidores

Um grande número de seguidores é imprescindível para o sucesso de seu perfil. Segmente seu público por meio de hashtags, localização, gênero, faixa etária, dentre outros, e atraia seguidores que se interessam pelo que você tem a dizer. O engajamento é muito maior quando sua mensagem chega para quem realmente interessa.

Conheça mais vantagens do uso do Instagram para Empresas

Agora que você já sabe como dar os primeiros passos no uso do Instagram para Empresas, é importante que já saiba como evoluir. Conhecendo a rede social em profundidade, você fica preparado para aproveitar as oportunidades de se comunicar e vender por lá antes dos seus concorrentes.

Para te ajudar com isso, fizemos o Guia do Instagram para Negócios. O material é constantemente atualizado e pode ser acessado gratuitamente. Basta preencher o formulário abaixo!

Guia do Instagram para Negócios

Mais do que curtidas: aprenda a fechar vendas com o Instagram. Saiba como gerar Leads, ganhar seguidores e até fazer anúncios certeiros.

Post originalmente publicado em janeiro de 2018 e atualizado em setembro de 2020.

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