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Interney: Tudo o que você precisa saber antes de fazer ações com influenciadores #RDSummit

Saiba como montar uma estratégia de marketing de influência e se blindar dos riscos de sua campanha ir por água abaixo

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2018. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Além da cobertura da palestra, também conversamos com Interney no RD Summit Live Show. Assista abaixo:

Edney Souza, mais conhecido como Interney, protagonizou uma das principais palestras do segundo dia do RD Summit 2018. No encontro, tratou de um fenômeno que interessa a muitas empresas: influenciadores digitais – estratégia, riscos e métricas.

“Você sempre precisa mapear os influenciadores do seu segmento, quem são as pessoas que fazem a cabeça dos seus consumidores, queria você contratá-los ou não”, afirmou. Se não for firmar uma parceria com algum deles, ao menos terá referências de quais conteúdos atraem o seu público-alvo.

Gerar engajamento para os seus produtos, tráfego para o seu site ou loja, cocriar conteúdos autênticos para a marca e alcançar quem não consome mídia tradicional, principalmente os jovens, são alguns dos benefícios do marketing de influência.

O mercado de influenciadores fez emergir outro segmento: o de agências e plataformas especializadas em pesquisar, rankear e encontrar perfis com muitos seguidores, facilitando e muito a vida dos empreendedores. Interney afirmou que dá trabalho realizar essa curadoria manualmente, mas, caso o orçamento estiver curto, “no YouTube você pode pesquisar os canais relacionados que aparecem na página de um youtuber famoso”, contou.

Algumas dicas ajudam você a montar uma estratégia com influenciadores. “Se você tem uma marca recente no mercado ou está lançando um novo produto e precisa gerar awareness, as celebridades têm bastante alcance”, disse Interney.

Avançando no funil, na fase de consideração, usar especialistas para testar e demonstrar o seu produto ou serviço é uma tática interessante. Já os microinfluenciadores falam a mesma língua e compartilham o cotidiano dos seus potenciais clientes. Eles podem fazer a diferença na fase de vendas.

interney rd summit 2018

Quer medir o impacto da sua estratégia de influência? Analise o alcance e a quantidade de views da campanha, se o engajamento e os comentários do público sobre a sua marca aumentaram e se as menções também cresceram. “Para isso, você precisará de uma plataforma de monitoramento de redes sociais”, disse o palestrante.

Quem tem o orçamento enxuto pode começar com pequenos e médios influenciadores e trabalhar muito bem a estratégia com eles. A ideia é gerar confiança no público sobre o seu produto ou serviço.

Outra dica para quem está iniciando numa estratégia de marketing de influência é testar ações com influenciadores cujo alcance é menor, evitando grandes investimentos num primeiro momento. Errar faz parte do aprendizado.

Firmar parceria com influenciadores também envolve riscos, como envolver sua marca em polêmicas desnecessárias. “Verifique o histórico da pessoa, se ela transmite autenticidade nas mensagens, se é reconhecida como um especialista naquele assunto para a ação não soar falsa e desconectada com o público”, sugeriu Interney.



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