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Tudo o que você precisa saber antes de fazer ações com influenciadores #RDSummit

Saiba como montar uma estratégia de marketing de influência e se blindar dos riscos de sua campanha ir por água abaixo

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2018. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Edney Souza, mais conhecido como Interney, protagonizou uma das principais palestras do segundo dia do RD Summit 2018. No encontro, tratou de um fenômeno que interessa a muitas empresas: influenciadores digitais – estratégia, riscos e métricas.

“Você sempre precisa mapear os influenciadores do seu segmento, quem são as pessoas que fazem a cabeça dos seus consumidores, queria você contratá-los ou não”, afirmou. Se não for firmar uma parceria com algum deles, ao menos terá referências de quais conteúdos atraem o seu público-alvo.

Gerar engajamento para os seus produtos, tráfego para o seu site ou loja, cocriar conteúdos autênticos para a marca e alcançar quem não consome mídia tradicional, principalmente os jovens, são alguns dos benefícios do marketing de influência.

O mercado de influenciadores fez emergir outro segmento: o de agências e plataformas especializadas em pesquisar, rankear e encontrar perfis com muitos seguidores, facilitando e muito a vida dos empreendedores. Interney afirmou que dá trabalho realizar essa curadoria manualmente, mas, caso o orçamento estiver curto, “no YouTube você pode pesquisar os canais relacionados que aparecem na página de um youtuber famoso”, contou.

Algumas dicas ajudam você a montar uma estratégia com influenciadores. “Se você tem uma marca recente no mercado ou está lançando um novo produto e precisa gerar awareness, as celebridades têm bastante alcance”, disse Interney.

Avançando no funil, na fase de consideração, usar especialistas para testar e demonstrar o seu produto ou serviço é uma tática interessante. Já os microinfluenciadores falam a mesma língua e compartilham o cotidiano dos seus potenciais clientes. Eles podem fazer a diferença na fase de vendas.

interney rd summit 2018

Quer medir o impacto da sua estratégia de influência? Analise o alcance e a quantidade de views da campanha, se o engajamento e os comentários do público sobre a sua marca aumentaram e se as menções também cresceram. “Para isso, você precisará de uma plataforma de monitoramento de redes sociais”, disse o palestrante.

Quem tem o orçamento enxuto pode começar com pequenos e médios influenciadores e trabalhar muito bem a estratégia com eles. A ideia é gerar confiança no público sobre o seu produto ou serviço.

Outra dica para quem está iniciando numa estratégia de marketing de influência é testar ações com influenciadores cujo alcance é menor, evitando grandes investimentos num primeiro momento. Errar faz parte do aprendizado.

Firmar parceria com influenciadores também envolve riscos, como envolver sua marca em polêmicas desnecessárias. “Verifique o histórico da pessoa, se ela transmite autenticidade nas mensagens, se é reconhecida como um especialista naquele assunto para a ação não soar falsa e desconectada com o público”, sugeriu Interney.



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