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Investimento em Facebook Ads: 7 aprendizados que tive em 7 anos na área

O especialista em mídia paga Felipe Spina conta um pouco da sua trajetória, o que aprendeu e alguns erros que cometeu desde 2011

Desde 2011, venho trabalhando com mídia paga no Facebook. De lá para cá, muita coisa mudou. A publicidade sem uma pegada analítica, por exemplo, já está com os dias contados. O Marketing Digital veio para colocar a mensuração de resultados no topo das prioridades do os profissionais.

Nesse contexto, tive a oportunidade incrível de ajudar marcas e empresas a crescerem com milhões de reais investidos no Facebook. Neste post, vou compartilhar os principais aprendizados que tive nessa jornada para te ajudar a ter mais ROI com essa ferramenta.



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Um pouco da minha trajetória

Meu primeiro livro, Facebook Marketing, foi o responsável por ter me aberto ao mundo do Facebook Ads. Com a venda de mais de 1.500 cópias, fui convidado a trabalhar em uma agência que atendia a Stella Artois.

Lembro-me muito bem de inaugurar a fanpage da cervejaria, ver os primeiros seguidores chegarem e crescer até chegar aos 6 milhões de fãs. O processo foi muito proveitoso e me orgulho bastante de tê-lo conduzido.

Além da Stella Artois, também tive a oportunidade de trabalhar com outras marcas, focando em branding e performance.

Já há alguns anos, passei a atuar no mercado B2B, no time da Resultados Digitais. No RD Summit 2015, inclusive, tive a oportunidade de dividir um pouco do meu conhecimento em compra de mídia em uma palestra:

A título de exemplo nesse contexto B2B, olha só uma ação bem interessante que fizemos para vender ingressos do RD Summit. Abaixo, veja como usamos o tema do Pokemon Go, muito popular na época, gerando 10 vendas imediatamente. Timing é tudo!

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Essa e outras ações, tanto no contexto B2C quanto no B2B, me deixam muito empolgado para compartilhar aprendizados. Além disso, compartilho também alguns erros, para que você não os cometa também!

Aprendizados e erros no investimento em Facebook Ads

Seja paciente

Pelas minhas experiências, pode levar desde 1 dia até 6 meses para que uma campanha dê lucro de fato. Se você não estiver com essa expectativa em seu devido lugar, pode se sabotar e colocar a perder a oportunidade que essa canal representa.

O importante é acompanhar cada etapa, desde o Lead de Topo de Funil até o Lead de Fundo de funil. Você pode ver todo o processo e os veículos usados nesse post: Como fazer Mídia Paga para Inbound Marketing

Nem todos os canais de anúncio vão funcionar

Um exemplo bem direto: se você gastou mais de cem mil reais no Google Ads e retornou 25 mil, terá um ROI negativo de 3 vezes.

A moral da história é que há canais que não vão funcionar para todo negócio. Não só por esse exemplo, mas por experiência própria também.

Quando você encontrar um canal rentável, gaste o máximo que puder enquanto for possível

Outro exemplo interessante: se anunciar na newsletter de um cliente, e gastar 750 reais por semana e esse resultado gerar 1500 reais de receita, terá 100% de ROI.

Nesse caso, com duas campanhas por mês com o receio de irritar os leitores da newsletter. Caso faça 4 campanhas por mês, pode ter problema com os leitores e o ROI cairá.

Então, invista o quanto puder até estressar o canal, antes que o ROI despenque.

Os anúncios expiram e é preciso ser ágil

Você precisa criar novos anúncios, mesmo se estiverem funcionando bem, pois eles vão expirar.

Dependendo do volume de campanhas que sua empresa gerencia, pode até ser necessário um profissional full time só para replicar e atualizar os anúncios algumas vezes ao dia.

Lucro é o que realmente importa

Não dê ouvidos para as pessoas que dizem que conseguem um CTR bem alto. CTR é métrica de indicação, mas o que realmente importa é seu ROI.

Se você não está tendo lucro, repense o que está acontecendo. Faça sua análise até o final do funil, e veja todos outros indicadores como Custo por Lead, Custo por Oportunidade e, principalmente, as taxas de conversão (em oportunidade ou em venda) de um estágio para outro.

Olhe para canais de marketing gratuitos primeiro

É muito fácil gastar dinheiro em anúncios sem atingir resultados efetivos. Isso muitas vezes faz parte do processo de aprendizagem.

Mas existem outros canais gratuitos com bom potencial, por que não testá-los primeiro e talvez já conseguir um oxigênio para próximos investimentos?

Um exemplo: testar alguns posts nas redes sociais que tiveram resultados bons organicamente e promovê-los. Faz sentido, não é mesmo?

Tudo vai mudar (ou pelo menos se adaptar)

Há bem pouco tempo, a métrica de sucesso que eu mensurava com mais frequência era engajamento de usuários ativos. Agora, meço muito mais conversão e vendas. O mesmo vale para os formatos.

Antes, havia apenas 3 posicionamentos: newsfeed desktop, newsfeed mobile e lateral direita. Nesse meio tempo houve até a descontinuação do “histórias patrocinadas”.

Hoje, o Facebook conta com os formatos no Messenger, Instagram, Instagram Stories, Audience Network, videos, Carrossel e, provavelmente, quando você acabar de ler esse post, uns já nasceram e outros morreram. Para me manter atualizado, sempre dou uma olhada na Central de Criativos.

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Realmente, o Facebook não é tudo, mas oferece um valor incrível para os anunciantes.

Minhas 2 dicas finais para construir sucesso com seus anúncios:

  • Gere atenção através das imagens impactantes com contraste alto e textos provocativos que vão trazer mais cliques.
  • Seja preciso e assertivo na sua segmentação, pois isso assegura que seus anúncios estão alcançando pessoas corretas.

E você, tem algo a compartilhar sobre investimento em Facebook Ads?

Esses foram os principais aprendizados que tive até então usando o Facebook Ads. E você? Concorda, discorda ou acrescentaria algum ponto? Seria ótimo contar com sua opinião.

Para ir além, baixe o nosso eBook 25 otimizações práticas de Facebook Ads para fazer seu ROI decolar. Basta preencher os dados abaixo. E boa sorte com os anúncios!



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