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5 argumentos que provam que investir em web analytics é vantajoso para sua empresa

Uma boa análise de dados ajuda a justificar os custos e esforços para manter as campanhas de Marketing Digital rodando, entre outras vantagens

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Uma das principais diferenças do Marketing Digital perante a publicidade tradicional é que podemos mensurar nossos resultados de forma simples, e web analytics entra de fato nesse ponto: medir!

Imagino que você saiba do que se trata esse tema e que pode ter um pouco de dificuldade em convencer seu chefe (ou se convencer) a investir em web analytics. Por isso criamos este artigo com 5 argumentos para fazê-lo mudar de ideia.



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Saiba como mensurar seus esforços em Marketing Digital e identificar as principais oportunidades de melhorias

1. Todo site tem um objetivo

Se você tem um site é porque ele foi desenvolvido para um objetivo, nem que seja apenas expor sua marca na internet. Partindo desse princípio, o que web analytics pode fazer é ajudá-lo a potencializar esse objetivo, entender o fluxo dos usuários no site para otimizá-lo e justificar os custos de mantê-lo no ar.

Mesmo que seu custo seja baixo, você com certeza necessita manter o seu site atual no ar, com informações sobre sua empresa e conteúdo. Essa análise dos dados ajuda você a justificar seus custos e esforços para manter o site online.

Até um site filantrópico possui um objetivo, nem que seja as pessoas entrarem em contato ou arrecadar mais fundos, por exemplo.

2. Não é preciso aumentar o investimento de mídia para otimizar o resultado

Um erro muito comum cometido por pessoas que estão começando a estudar Marketing Digital é acreditar que os resultados virão apenas investindo em mídia.

Imagina você saber que pode dar uma segurada nos investimentos em mídia, pois você vai otimizá-los ou ajustará o fluxo de comportamento do usuário no site?

Essa mentalidade norteada por dados permite que possamos analisar campanhas, Landing Pages, fluxos dos usuários, dentre outras análises, para aumentar a taxa de conversão sem aumentar os investimentos em mídia.

Mesmo que você não tenha problemas com orçamento, não adianta gastar infinitamente sem ter resultados. É preciso que as campanhas gerem ROI (retorno sobre o investimento) para que o negócio seja saudável.

3. Entender como os resultados foram alcançados

O trabalho de análise de dados não é apontar os culpados por algum resultado insatisfatório, mas muitas empresas e profissionais veem os analistas de web analytics como advogados do diabo, pois os mesmos “apontam” falhas em uma estratégia, campanha, resultados ou no trabalho de alguém.

Ao invés de argumentar que você será ou contratará um advogado do diabo que gere a discórdia na empresa, argumente que você vai ajudar a empresa e os profissionais dela a entenderem por que tal resultado foi alcançado e o que necessita ser realizado para melhorar.

Um dos maiores pontos desse profissional é ajudar o negócio a chegar no resultado planejado e, mais do que isso, entender e traçar as estratégias que são necessárias. Fazer as pessoas entenderem que esse investimento é na realidade em uma ajuda especializada e não em um advogado do diabo é um dos principais pontos para a eficácia do investimento.

4. Decidir com base em dados e não em achismos

Você sabe o que é HIPPO? Significa Highest Paid Person’s Opinion, ou opinião da pessoa mais bem paga! É normal que você trabalhe com pessoas que, mesmo com a exemplificação e a demonstração de um dado, peçam para você seguir o pensamento dela.

O trabalho de web analytics tem a missão de matar essas opiniões ou, melhor definindo, as decisões baseadas em achismos. Precisamos entender que o que é bom ou bonito em nossa opinião não necessariamente retrata a opinião do consumidor ou de quem utiliza o nosso site ou software.

O correto é seguirmos opiniões baseadas em DADOS e não em achismos.

A função de matar o HIPPO é apenas fazer com que as áreas da empresa e os profissionais tomem decisões baseadas naquilo que os dados estão informando e não no que acham legal.

Os dados foram feitos para confirmar a sua opinião e a sua análise. Sem dados o que você tem é apenas uma opinião, já dizia o sábio William Edwards Deming.

5. Não tomar uma decisão baseada em dados errados

Um dos grandes argumentos para investir melhor em web analytics é que os dados da sua ferramenta podem estar equivocados ou sem todos os ajustes necessários já configurados.

Pior que não tomar decisões baseadas em dados é decidir com base em dados errados! Imagina se depois desse esforço você analisa um dados errado e toma uma decisão que prejudica o negócio?

É preciso e muito confiar que os dados ali analisados na sua ferramenta são confiáveis, pois não adianta nada tomar decisões equivocadas se os resultados vão estar totalmente mascarados.

O ideal é que você faça uma varredura na sua ferramenta, incluindo a instalação, configuração e criação de relatórios e metas. Ainda assim, aconselho verificar o dados 3 vezes antes de tomar essa decisão.

E aí, está pronto para começar a investir mais tempo e dinheiro na análise de dados? Deixe um comentário aqui no site para sabermos como foi esse papo e espero ter ajudado! :)

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