Joe Pulizzi: o mestre do Marketing de Conteúdo que vai estar no RD Hostel 2021

Joe Pulizzi fundou o Content Marketing Institute, publicou livros fundamentais sobre a estratégia e será um dos palestrantes do evento online gratuito em outubro

Bruno Volpato
Bruno Volpato22 de setembro de 2021
Semana da Transformação Digital

Joe Pulizzi é um dos maiores nomes do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo no mundo. Ele é autor de livros fundamentais que contribuíram para o sucesso de empresas de todos os tamanhos e mercados, como Marketing de Conteúdo Épico e Conteúdo S.A., entre outros. É, portanto, uma grande referência para profissionais de Marketing.

E se eu dissesse que você pode assistir a uma palestra do Joe Pulizzi gratuitamente, com exclusividade para o público brasileiro? Pois é, ele vai estar no RD Hostel 2021, evento online realizado pelos mesmos criadores do RD Summit. Serão dois dias de muitos insights de Marketing, Vendas e Inovação, tudo direto no conforto da sua casa!

Neste post, vamos contar um pouco mais sobre Joe Pulizzi, seus livros e sua história. Porém, se você já quiser garantir o seu lugar de graça no RD Hostel, basta clicar no banner abaixo para acessar o site do evento! Depois, volte aqui para continuar lendo sobre esse mestre.

Quem é Joe Pulizzi

Em seu site pessoal, Joe Pulizzi se define como “autor, podcaster, palestrante de marketing e empreendedor”. A ordem com que ele coloca seus trabalhos mostra que é uma pessoa ligada às mudanças do Marketing de Conteúdo. Afinal, bem antes de fazer seu primeiro podcast, ele já havia fundado empresas e estava nos palcos dividindo conhecimento.

Colocar “autor” em primeiro lugar, contudo, faz total sentido. Joe Pulizzi escreveu livros que redirecionaram os rumos do marketing mundial. Muito do sucesso do Inbound Marketing, por exemplo, se deve ao trabalho de evangelização dele. Com sua linguagem acessível, empolgante e esclarecedora, seus best sellers foram a base de muitas estratégias por aí.

Um fato curioso é que ele escreveu, também, uma obra de ficção chamada The Will to Die, ainda não disponível em português. A seguir, saiba um pouco mais sobre seus livros publicados no Brasil.

Livros de Joe Pulizzi

Joe tem 6 livros, sendo que 3 deles têm edição brasileira. Abaixo, você pode ver as capas das edições americanas. Se você se interessa por Marketing de Conteúdo, com certeza já leu ao menos um deles.

Marketing de Conteúdo Épico (Epic Content Marketing - 2013)

Lançado em 2013 nos Estados Unidos e em 2016 no Brasil, Marketing de Conteúdo Épico é o livro de Joe Pulizzi que mudou tudo. Seu longo subtítulo já indicava o que o leitor encontraria nas páginas (e nas cabeças marqueteiras dali para frente): Como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing.

Como você pode notar, ele continua super atual. Muitos canais de distribuição surgiram nesse período, mas não mudou a nossa necessidade de chamar a atenção com um bom storytelling e, assim, gerar vendas sem bombardear os Leads com propaganda. Não sei vocês, mas essa é meia que a minha job description aqui enquanto editor deste portal.

Joe Pulizzi quis - e conseguiu - passar a mensagem de que não era mais uma boa ideia interromper as pessoas com conteúdo medíocre e pela qual elas não têm interesse. Era preciso enviar a mensagem certa na hora certa para a pessoa certa.

Apresentando técnicas vencedoras e estudos de caso de empresas como Lego, John Deere e Coca-Cola, Marketing de Conteúdo Épico é obrigatório. Não à toa, ganhou diversos prêmios como o de melhor livro de negócios no Best Book Awards de 2014.

Conteúdo S.A. (Content Inc. - 2015)

O livro seguinte de Joe Pulizzi, Conteúdo S.A., saiu em 2015 nos Estados Unidos e em 2017 no Brasil. Mais uma vez, um grande subtítulo entregava as ideias: Como os empreendedores usam o conteúdo para gerar um público enorme e criar empresas extremamente bem-sucedidas. Textão de capa de livro é um baita conceito!

Aqui, Joe aborda a estratégia de produzir conteúdo de valor sobre um tema, desenvolver uma comunidade em torno do seu veículo e, só então, criar um produto ou serviço para vender aos seguidores. Tem até meio que um passo a passo, que ele explora em profundidade no livro:

  • Identifique onde a sua experiência e as necessidades de seus futuros clientes se cruzam;
  • Determine como virar seu ponto ideal para encontrar algo com pouca ou nenhuma competição;
  • Estabeleça seu canal número 1 para divulgar conteúdo (blog, podcast, YouTube, etc.);
  • Use redes sociais e SEO para converter visitantes ocasionais em assinantes de longo prazo;
  • Faça o seu negócio crescer expandindo para vários canais de entrega;
  • Monetize seu produto ou serviço para chegar ao sucesso comercial;
  • Entenda como vender seu ativo de conteúdo por milhões ou transformar o negócio em uma grande empresa.

A RD Station começou assim, como um blog para testar a viabilidade e o interesse em uma plataforma de automação de Marketing Digital. E seguimos boa parte desse playbook até a venda para a Totvs, em março de 2021. E aí, bora começar um blog?

Killing Marketing (2017)

Killing Marketing manteve o título Brasil, onde foi lançado em 2020. Dessa vez, seu subtítulo é um pouco menor e mais subjetivo: Transformando sua estratégia de marketing em um centro de lucratividade. Parece óbvio, mas o livro traz ideias bem interessantes. Ele foi escrito com seu parceiro de Content Marketing Institute, Robert Rose.

A premissa aqui é que as empresas precisam “matar” a sua estrutura atual de marketing. Elas devem fazer isso em nome da inovação, apostando na área como uma geradora de receita e não um centro de custos. De acordo com os autores, é possível fazer isso sendo dono dos próprios canais de mídia e fazendo conteúdo de forma inteligente.

Ou seja, Joe Pulizzi e Robert Rose propõem que cada empresa vire um player de mídia, competindo não só com seus concorrentes por atenção, mas com a internet toda. Exemplos bem sucedidos dessa estratégia não faltam: Red Bull, Disney e Johnson & Johnson, entre outros, são citados no livro. E eu já contei aqui como nós da RD estamos nesse caminho.

Content Marketing Institute e outras iniciativas de Joe Pulizzi

Não só de livros vive o profissional de Marketing Digital, não é mesmo? Pois é. Joe Pulizzi fundou o Content Marketing Institute em 2007, como Junta42 - o nome atual veio em 2011. Trata-se de uma verdadeira comunidade virtual de Marketing de Conteúdo, com posts, materiais, cursos, treinamentos, consultorias e eventos. Tem coisas gratuitas e pagas.

Entre elas está o Content Marketing World, o maior evento do mundo sobre o tema. É como se fosse um RD Hostel só sobre conteúdo, na minha isenta opinião. ???? Joe ainda mantém uma newsletter quinzenal e dois podcasts (olha eles aí) semanais - um deles com seu velho amigo Robert Rose chamado This Old Marketing Podcast.

E não para por aí! Joe ainda fundou a The Tilt, uma newsletter e programa educativo focada em transformar produtores de conteúdo em empreendedores. Por fim, ele e sua esposa Pam tocam a Orange Effect Foundation, que arrecada fundos para tratamentos e equipamentos de auxílio para crianças com distúrbios da fala.

Veja Joe Pulizzi no RD Hostel 2021

A oportunidade para ver Joe Pulizzi falando de graça está chegando. O RD Hostel 2021 acontece nos dias 20 e 21 de outubro, na sua telinha preferida em casa ou no escritório. Outros grandes profissionais internacionais e brasileiros de Marketing, Vendas e Inovação, como Daniel Pink e Martha Gabriel, já estão confirmados - veja todos na página oficial do evento.

E além de todo o conteúdo de altíssima qualidade, fazendo sua inscrição você já ganha um link personalizado para participar do programa de indicações. São prêmios incríveis, como ingressos VIP para o RD Summit 2022 com direito a passagens aéreas e hospedagem.

E aí, o que você está esperando? Clique no banner abaixo e vem ver o Joe Pulizzi no RD Hostel 2021!

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

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