Lead Tracking: o que é, como ativar no seu site e por que usar essa funcionalidade

Lead Tracking permite monitorar os potenciais clientes do início ao fim da jornada de compra, aumentando a personalização no relacionamento e o potencial de vendas


Lead Tracking é uma funcionalidade de ferramentas de automação de marketing que permite monitorar visitas e ações realizadas pelos contatos em um site e ativos de conteúdo, como emails. Ele possibilita personalizar ofertas, segmentar Leads e otimizar o trabalho dos times de Marketing e Vendas.


Entender o comportamento do seu público é essencial para o sucesso de toda estratégia de Marketing e Vendas. Se antes era necessário fazer pesquisas extensas, demoradas e caras para extrair qualquer informação, por mais simples que fosse, hoje existem recursos digitais que trazem dados valiosos de forma instantânea. 

É o caso do Lead Tracking. Presente em ferramentas de automação, como o RD Station, Marketing, ele permite que uma empresa personalize ainda mais sua relação com clientes em potencial. Com essa funcionalidade, é possível entender em profundidade o interesse dos visitantes do seu site e dos seus Leads.

Neste post, vamos falar em detalhes sobre o Lead Tracking. Você vai saber o que é, por que ele pode ajudar o seu negócio e como ativá-lo no seu site. Então, continue lendo!

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- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Lead Tracking

Se fossemos traduzir Lead Tracking para o português, teríamos a expressão Monitoramento do… Lead (dsclp). E é exatamente disso que se trata: uma funcionalidade de ferramentas de automação que mostra todos os passos que um visitante dá no seu site. Quando esse visitante realiza uma conversão, passa a ser um Lead e é identificado, permitindo abordagens personalizadas de Marketing e Vendas.

Em geral, o Lead Tracking é usado nas páginas mais importantes do site de uma empresa. Entre elas, estão páginas de demonstração de produto e as de vendas, que demonstram interesse mais claro. No entanto, é possível instalar códigos de monitoramento nos locais do site que mais fazem sentido para o negócio.

A abordagem pode ficar mais assertiva quando o vendedor sabe por quais assuntos o Lead tem interesse. Além disso, o Lead Tracking também mostra quais emails foram abertos por aquele cliente em potencial, em que links ele clicou nessas comunicações e quais outras conversões fez depois da primeira.

Como um dos mandamentos do bom Marketing Digital é sempre otimizar suas campanhas, esse recurso oferece informações valiosas. Estudando padrões de Leads que compraram, é possível criar gatilhos com base nesses novos conhecimentos, acelerando e direcionando melhor a passagem de bastão de Marketing para Vendas.

>> Leia mais: Gestão de Leads: como gerir e se relacionar com Leads que não estão conversando com você?

lead tracking

Por que usar o Lead Tracking

Monitorar os seus Leads permite uma maior compreensão de seus interesses e, portanto, do momento em que estão na jornada de compra. Se, após a primeira conversão, esse Lead voltar ao seu site apenas para ler blogposts e raramente baixar algum outro material educativo, provavelmente ainda não está pronto para uma abordagem comercial.

Por outro lado, visitar páginas de produto ou de vendas, como falamos acima, é um indicativo de que pode avançar no funil. E isso não necessariamente quer dizer que deve receber um contato de alguém do time de Vendas. Se for o caso, porém, esse contato será mais personalizado e com mais chances de sucesso.

O Lead Tracking permite, entre outras coisas, a configuração de gatilhos após uma visita a páginas estratégicas, uma abertura de email específica ou o download de um guia. Isso pode ser feito em conjunto com o Lead Scoring, quando são atribuídas notas por ações dentro do seu site e outros ativos de marketing.

Assim, o Lead pode mudar de segmentação durante a jornada, acelerando o processo. Veja que tudo isso é feito de forma automatizada, após uma primeira configuração feita de forma alinhada pelas equipes de Marketing e Vendas. O Lead Tracking é uma importante arma na busca pelo crescimento previsível de um negócio, permitindo o foco em  Leads que estão mais preparados para comprar!

Então, resumindo, as principais vantagens do Lead Tracking são as seguintes:

  • Maior compreensão do momento do Lead
  • Permite segmentar melhor
  • Abordagem de vendas mais específica
  • Personalização de ofertas
  • Acelera o crescimento previsível do negócio

>> Leia mais: Segmentação de Leads: como usar para potencializar sua estratégia

Como usar o Lead Tracking

O Lead Tracking está disponível nos planos Pro e Enterprise do RD Station Marketing, a ferramenta de automação líder na América Latina. Para usá-lo, basta inserir o código de monitoramento nas páginas desejadas e ativar a funcionalidade no software.

Como falamos, você pode monitorar as páginas que fazem mais sentido para a sua empresa, sejam elas mais do momento da compra ou não. Após a ativação, quando a página receber a primeira visita de um Lead, começa o rastreio.

Dessa forma, após a primeira conversão de um novo visitante ou de um Lead que estava na base antes da ativação do Lead Tracking, você verá uma tela assim:

lead tracking no rd station marketing

Com o RD Station Marketing, você explora ao máximo as possibilidades da automação, incluindo o Lead Tracking. Ele permite criar Landing Pages com ofertas de conteúdo, construir fluxos de Email Marketing para se relacionar com Leads até o momento da venda e, ainda, analisar dados em tempo real para otimizar suas campanhas.

Em combinação com o RD Station CRM, o trabalho dos seus times de Marketing e Vendas será mais produtivo e eficiente. Eles vão ganhar tempo e poderão gerar oportunidades melhores e fazer abordagens com maior propensão de sucesso.

Comece um teste de 10 dias agora mesmo, sem qualquer compromisso! Você já vai poder experimentar algumas das funcionalidades mais importantes e entender como o RD Station pode ajudar a sua empresa a crescer.

Dica: a partir da LGPD, a sua empresa deve ser transparente com os usuários em relação às finalidades para as quais utiliza dados pessoais. O uso de dados de cookies e práticas de monitoramento devem ser informadas ao usuário e devem possuir uma base legal adequada.

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