Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da Semana: senador dos EUA propõe lei contra vício em mídias sociais, e o meme de R$ 20 mil

Legislador americano quer proibir apps de terem, por exemplo, scroll infinito, autoplay de vídeos e premiações por engajamento

As férias de julho terminam hoje – ao menos para quem as teve. Se esse foi o seu caso, qual seria sua redação de volta às aulas? Registrar nossas memórias é uma forma legal de ter um arquivo do nosso tempo. Que tal fazer esse exercício?

bob esponja

Espero que você não tenha passado seu tempo de descanso nas redes sociais, e falaremos sobre isso mais à frente. A menos, é claro, que tenha passado por um lugar instagramável, e você tenha postado loucamente, dividindo com seus amigos as coisas legais que viu.

Pensando bem, o Instagram acaba sendo a forma atual de registrar as férias, mesmo que em tempo real. Tudo é uma questão de equilíbrio, no fim das contas. Assim, agradeço por você estar lendo, mais uma vez, nosso post com as notícias de tech da semana.

Lembrando que você pode receber um resumão deste post e links bacaninhas na nossa newsletter semanal do Time de Conteúdo da RD. É como uma redação, em que registramos o que aconteceu nos dias anteriores. Para receber, é só preencher o form abaixo!

Senador americano propõe lei contra vício em mídias sociais

Você acha que passa tempo demais nas redes sociais? Está sempre olhando para baixo, em direção à telinha do seu smartphone? Está fazendo isso neste exato momento? A culpa pode não ser sua. De acordo com o senador americano Josh Hawley, as mídias sociais são projetadas para viciar as pessoas e, por isso, é preciso uma lei para atacar o problema.

Ele propôs o “Social Media Addiction Reduction Technology Act” ou “SMART Act”. Entendeu? SMART, de… smartphone?

curb your enthusiasm

Hawley costuma pegar no pé das big techs e, dessa vez, citou nominalmente Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. Em uma tradução livre, o projeto de lei propõe o seguinte:

Proibir as empresas de mídia social de usar práticas que exploram a psicologia humana ou fisiologia cerebral para impedir substancialmente a liberdade de escolha, exigir que as empresas de mídia social tomem medidas para mitigar riscos de vício em internet e exploração psicológica, e para outros finalidades.”

Para o senador republicano, os principais problemas das mídias sociais – que estariam viciando os usuários – são o scroll infinito (com conteúdo igualmente infinito), selos que premiam o engajamento e o autoplay de vídeos e músicas (a menos que seja em playlists).

Em resumo, ele quer que tudo isso aí seja proibido. Hawley quer, também, obrigar as mídias sociais a usarem ferramentas de alertas de tempo para os usuários, que, por sua vez, teriam a possibilidade de desabilitá-las e manterem seus hábitos de uso.

Assim como no Brasil, o projeto de lei passa por todo um rito legislativo na Congresso antes de ir para sanção presidencial. Se a coisa for mesmo para frente, seria mais um forte indicativo da escalada da guerra entre o governo americano (Executivo, Legislativo e Judiciário) e as grandes empresas de tecnologia.

Vale citar, também, que isso provavelmente teria reflexos no mundo todo, já que os aplicativos poderiam adaptar essa mudança para todos os mercados.

Links relacionados:

Guaraná Antarctica lança concurso de memes com prêmio de 20 mil reais

Hoje nosso post está falando bastante de passar muito tempo nas redes sociais. Que tal se você pudesse fazer um troco produzindo memes, esse grande patrimônio nacional e mundial do Insta, Face, Zap, Twitter e muito mais? Agora você pode!

meme caco

 

Um concurso do Guaraná Antarctica mil reais para o maior criador de memes do Brasil. A marca criou a Memearia, uma “estartape” de memes. O participante precisa se inscrever e tem que criar peças bem humoradas com temas propostos periodicamente no site.

A premiação é feita em várias fases, com participação do público. Um júri técnico e influenciadores digitais escolherão o grande campeão. Eu vou tentar produzir alguma coisa, embora ache que minha especialidade seja encontrar GIFs para ilustrar textos.

Links relacionados:

Giro de notícias especial da China!

Algumas coisas bem loucas aconteceram nesta semana na China, então resolvemos dedicar uma seção exclusivamente para o país oriental! Vamos lá, portanto, com o giro de notícias especial da China!

Cientistas estão tentando criar híbridos de humanos e macacos na China

Uma equipe liderada por um cientista espanhol está dando os primeiros passos para criar quimeras de humanos e macacos na China. Em matéria do jornal El País,o pesquisador Juan Carlos Izpisúa diz que os resultados iniciais são animadores.

“Mas por que fazer isso?”, você pode se perguntar. “Nem todo mundo tem amigos com quem conversar, então pode ser uma boa ideia”, eu respondo. Na verdade, a ideia é desenvolver órgãos para transplantes em humanos.

planet of the apes

Autoridades fronteiriças chinesas estão estalando spyware em celulares de turistas

Que a China gosta de dar uma espiadinha geral não é exatamente novidade. E não que outros países não gostem também, não é mesmo? Enfim, uma reportagem envolvendo Vice, NY Times e Guardian revelou mais um caso nebuloso.

Na fronteira noroeste do país, autoridades estão instalando um aplicativo de spyware no telefone de todo mundo que entra por lá. Isso inclui turistas e pessoas a negócios. O app puxa todo tipo de dado e busca arquivos considerados “subversivos” pela China.

De acordo com a matéria, isso faz parte de um esquema de perseguição a dissidentes políticos e povos muçulmanos na região.

Link relacionado:

Filtro falha e influenciadora chinesa perde milhares de seguidores

Vloggers que fazem live streaming são cada vez mais populares na China. Estima-se que mais de 400 milhões de chineses façam transmissões ao vivo. Nesta semana, uma vlogger chinesa chamada Your Highness Qiao Biluo virou assunto nacional, e foi parar na BBC.

Durante uma live, em que usuários VIP inclusive faziam doações em dinheiro para Biluo, o filtro que ela usava para supostamente deixá-la mais jovem e bonita bugou. Sentindo-se enganados, milhares dos seus 100 mil seguidores deixaram de segui-la.

Há alguma lição nesse caso, mas eu confesso que não sei qual é.

Link relacionado:

RD lança kit de produtividade para PMEs

Fazer gestão de tarefas ou de um negócio não é fácil. É por isso que reunimos diversas soluções que vão resultar em escalabilidade para sua empresa e mais tempo para você! São 17 materiais no Kit de produtividade para pequenas e médias empresas.

Entender como trabalhar com Marketing Digital e como automatizar tarefas para ganhar produtividade fará você e sua empresa darem um grande salto. Acesse agora mesmo o kit, é gratuito! Basta preencher o formulário abaixo.

Kit de Produtividade para PMEs

Se você já tem muitas demandas e ainda não conseguiu chegar aonde quer, conte com essas ferramentas e templates prontos.

Marcadores:

Deixe seu comentário