Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da Semana: LGPD é sancionada e IA vence profissionais de pôquer

Se a sua empresa ainda não está preparada para a Lei Geral de Proteção de Dados, é bom acelerar o processo

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

A semana que passou foi de muita reflexão para os fãs de futebol. Não estou falando do domingo, que teve a final da Copa do Mundo de futebol feminino com a maior audiência da história e, ainda, o título do Brasil na Copa América. Não, não se trata disso.

Na verdade, refiro-me à segunda-feira, 8 de julho. Foi o aniversário de 5 anos do 7 a 1, o maior vexame de todos os tempos da história do futebol. Para minha surpresa, a data foi muito pouco lembrada nas redes sociais e na mídia tradicional. Eu, porém, fiquei assim:

7 x 1

Isso tudo aprofundou a minha reflexão. O fato é que as pessoas têm diferentes percepções do tempo. O que para mim parece ainda muito recente e traumático, para outros já é algo distante e superado. Pareceu-me interessante dividir esses pensamentos com você!

Alguns dias já se passaram e a lembrança da dor o 7 a 1 ficou para trás. Ou melhor, voltou agora, ao escrever este post. Por isso, vamos parar de perder tempo e vamos mergulhar nas notícias de tecnologia e Marketing Digital da semana. Não vem nada doloroso por aí!

Lembre-se que você pode receber a nossa newsletter, contendo nosso resumo de notícias, direto na sua caixa de email. Nela, não relembramos grandes derrotas esportivas brasileiras ou debatemos a relatividade do tempo. Basta preencher os dados abaixo!

Lei que altera a LGPD é sancionada

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já é uma realidade com que as empresas têm que lidar há algum tempo. As discussões levaram alguns anos e o então presidente Michel Temer a sancionou há quase um ano, em agosto de 2018. O blog da RD, inclusive, tem um post bem completo sobre o tema, caso você ainda não esteja por dentro do tema.

Mas então, o que mudou para justificar o destaque para essa notícia? É o seguinte: no fim de seu mandato, Temer editou uma Medida Provisória para corrigir alguns pontos, como o formato da (ANPD) Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Assim, pontos importantes da LGPD foram alterados e ela precisou voltar ao Congresso para aprovação.

back and forth

Na nova tramitação, os parlamentares fizeram mais algumas mudanças e a aprovaram a “nova” LGPD em maio. Na terça-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei, em definitivo, também com algumas mudanças e vetos. Entre outras coisas, a entrada em vigor da ANPD ficou para 2020.

Vetos e mudanças

Os vetos do presidente ainda serão apreciados pelo Congresso. Por enquanto, foram vetados artigos que previam punições a empresas que não respeitasse a LGPD, como suspensão ou interrupção dos serviços – as multas foram mantidas.

Outro ponto que foi vetado foi a obrigado de um humano avaliar solicitações como revisões de retiradas de conteúdos de redes sociais, por exemplo, ou não concessão de crédito. Assim, decisões automatizadas poderão definir se o pleito do reclamante é válido ou não.

Links relacionados:

Inteligência Artificial desenvolvida pelo Facebook vence jogadores profissionais de pôquer

De tempos em tempos, um computador bate um grande campeão humano em algum jogo e o mundo fica assombrado. Já foi assim no xadrez e no Go, por exemplo, além de umas partidas inacreditáveis em que fui derrotado pelo Super Nintendo no International Superstar Soccer – embora essas últimas não tenham alcançado destaque na mídia.

Nesta semana, porém, a Pluribus, uma Inteligência Artificial desenvolvida pelo Facebook e pela Carnegie Mellon University, bateu 12 jogadores profissionais de pôquer. E foi na modalidade mais popular do jogo: o no-limit Texas Hold’em. Se você não se impressionou, pense no seguinte: para vencer nesse jogo, é preciso aprender a blefar.

ex machina

Pois é. Lembre-se, também, que no xadrez e no Go as peças ficam expostas para que o computador avalie suas jogadas, além do adversário ser único. Já no pôquer, são múltiplos adversários que escondem suas cartas. Tudo isso torna muito mais difícil a avaliação da máquina para tomar decisões. Ou não, pelo jeito.

Os jogadores profissionais foram mesmo surpreendidos pela capacidade de blefar da Pluribus. De acordo com os pesquisadores que a criaram, nós temos a tendência de crer que o blefe é algo inerentemente humano. A Inteligência Artificial., por sua vez, encara-o como uma forma matematicamente otimizada de vencer cada mão. E vence.

Os pesquisadores ainda dizem que suas descobertas podem ser úteis em várias situações, já que o pôquer emula, por exemplo, negociações com grupos de pessoas e informação escondida. Eles apontam a navegabilidade de carros sem motorista como um campo que pode se beneficiar dos aprendizados da Pluribus!

Links relacionados:

Pinterest lança novas features de vídeo

Os vídeos estão em alta na internet já faz um tempinho, e o Pinterest não quer ficar de fora. A rede social divulgou, nesta semana, novas features para quem quer produzir e divulgar vídeos na plataforma. Entre elas, está um novo uploader, muito mais amigável.

Outra novidade é uma aba de vídeos em que as marcas podem agrupar suas produções. A ideia é, também, facilitar a vida de quem quer assistir. No comunicado, o Pinterest traz dados peculiares, com um aumento de 3.452% nas buscas por receitas de lasanhas.

lasanha garfield

Falando em dados, o Pinterest também disponibilizou uma nova ferramenta de análise de visualizações para marcas. A rede social argumenta que os conteúdos ali são evergreen, pois ela não é baseada em timelines, o que justifica acompanhar o desempenho.

Links relacionados:

RD lança a atualização 2019 do Guia do Instagram para Negócios

Você sabia que 73% dos usuários acompanham marcas no Instagram? E que as pessoas usam a plataforma entre a descoberta e a compra? Então é hora de otimizar as suas postagens e aproveitar todo esse potencial com o Guia do Instagram para Negócios 2019!

Esse eBook é o mais atual da internet, com todas as estratégias mais relevantes. Baixe agora para saber o que você pode fazer para conquistar mais seguidores e, principalmente, transformá-los em clientes!

Marcadores:

Deixe seu comentário