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Os likes do Instagram sumiram! E agora?

Oficialmente, a retirada do número de likes dos posts ainda está em testes, mas é bom você já ir se preparando

Os usuários brasileiros do Instagram foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (17). Ao darem aquela conferida matinal básica na timeline, notaram que o número de likes das postagens havia sumido. A primeira reação da maioria foi olhar o próprio perfil, o que só aumentou a confusão: o número de likes estava lá! Afinal, o que está acontecendo?

Não é um bug, mas também não é definitivo – ao menos, é o que diz o Instagram. Se você lê habitualmente o nosso blog e assina a nossa newsletter, deve lembrar que o Facebook (dono do Insta) vem testando essa mudança em outros países. Agora, chegou a vez do Brasil, o segundo maior mercado da rede social, atrás apenas dos Estados Unidos.

Portanto, é algo que ainda está sendo testado. Porém, o Instagram tem dados seguidos sinais de que está levando muito mais a sério o bem-estar e a saúde mental dos seus usuários. Recentemente, adotou ferramentas anti-bullying, como uma que pede dupla confirmação para comentários identificados como agressivos.

Assim, se você usa a rede social profissionalmente ou se o Insta é um canal relevante para a sua estratégia de Marketing Digital, é bom ir se acostumando com a ideia de não ver mais o número de likes por ali. Saiba que isso pode ser uma excelente oportunidade. Continue lendo o post para saber como ver essa mudança de forma positiva.

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Onde os likes do Instagram foram parar?

Como falamos acima, os likes do Instagram não sumiram. Você poderá continuar vendo quantas curtidas cada uma de suas postagens teve. Quem não vai poder ver são os seus seguidores – e você os likes dos posts dos outros. Portanto, esse dado ainda estará disponível para ser analisado. Ele muda de significado, porém.

A tendência é que diminua ou até mesmo acabe aquele “efeito manada”. Ou seja, usuários que costumam dar seu likezinho só porque “todo mundo deu”. Esse efeito psicológico de fato sumiu. Agora, seu cérebro doido por inserção social só vê, no máximo, a seguinte informação: “Fulana de Tal (uma pessoa que você segue) e outras pessoas curtiram”.

Às vezes nem isso, quando ninguém que você segue deu um like na imagem ou vídeo. Isso quer dizer que, na grande maioria dos casos, não haverá nenhum tipo de pressão social para o usuário engajar com uma postagem. Mas sabe o que continua aparecendo? O número de comentários. Temos um insight aí, não é mesmo, jovem?

Quer reações nos seus posts? Instigue diálogos!

Mesmo antes dessa mudança, os comentários já eram um engajamento mais valorizado pelos algoritmos das redes sociais. A premissa é que aquele conteúdo despertou no usuário a vontade de ter o trabalho extra de digitar uma frase. Atualmente, esse é quase um esforço sobre-humano em comparação com tocar duas vezes na tela para gerar um coraçãozinho!

Assim, o sumiço dos likes do Instagram é um motivo a mais para que você produza conteúdos envolventes e relevantes. Será preciso um pouco mais de esforço para atrair a atenção de quem se guiava pela relevância social de uma postagem. Procure gerar valor para seus seguidores, o que é a essência do Marketing de Conteúdo.

Ah, e se você usa robôs para ter mais likes e comentários falsos, saiba que já passou da hora de parar de usar esse tipo de “estratégia”. Agora, então, não faz mais nenhum sentido continuar investindo nesse modelo equivocado de automação.

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Seu negócio dependia de likes no Instagram? Conheça o Inbound Marketing!

Falando em modelo equivocado, ter suas ações de Marketing Digital inteiramente baseadas em redes sociais é muito temerário. Como o sumiço dos likes no Instagram está mostrando, elas estão sujeitas a mudanças repentinas, sobre as quais você não tem nenhum controle. Por isso, é primordial que a sua empresa tenha um site próprio.

Nele, você pode hospedar seu blog, apresentar seus produtos ou serviços e fazer otimização para mecanismos de busca, como o Google. Isso tudo é a base do Inbound Marketing, o conjunto de estratégias que leva o consumidor até a sua empresa – não o contrário, com a propaganda tradicional, como acontecia no passado.

Isso não quer dizer que o seu negócio deva abandonar as redes sociais. Elas ainda são canais interessantes para levar tráfego ao seu site, além de oferecerem segmentações muito interessantes e personalizadas para anúncios. É importante, porém, que você tenha ativos próprios, como um site, para não depender só das mídias sociais.

Uma comunidade mais mentalmente saudável

Por fim, todos têm a ganhar com um ambiente virtual que se preocupa com a saúde mental das pessoas. As redes sociais ainda podem exercer fortes pressões psicológicas, principalmente para quem trabalha com elas, como os influenciadores. O número de likes é o maior instrumento dessas pressões, pois age como uma prova social.

Claro, os usuários ainda vão saber quantas pessoas curtiram seus posts. Porém, não poderão mais comparar esses dados com os de outros perfis. “Ah, mas era útil saber o desempenho dos concorrentes”. Ok, mas vida que segue: como dissemos, produza conteúdo de qualidade e engaje seus seguidores transformando-os em Leads e clientes.

E vale lembrar que se, por acaso, você analisava desempenho somente comparando número de likes, é bom rever suas estratégias. Muitos perfis pagam por cada um deles, invalidando qualquer tipo de avaliação de conteúdo. Tenha sempre em mente que gerar conversas reais vale muito mais que um simples like.

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Para te ajudar na tarefa de transformar em uma máquina de gerar negócios essa rede social em que as pessoas entram para relaxar, nós acabamos de lançar um material super atualizado. O Guia do Instagram para Negócios 2019 aborda as melhores práticas de uso de um perfil profissional.

O eBook é gratuito, e você precisa apenas preencher o formulário abaixo para acessá-lo. Entre outras coisas, você vai saber como usar o Instagram Shopping, como fazer transmissões ao vivo e até como usar as hashtags de forma efetiva! É tanta informação valiosa que você nem vai sentir saudades do número de likes nos posts.

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