#Hostel: Lisiane Lemos compartilha seu framework de 5 dicas para sobreviver no período de transformação digital

Veja o resumo de cada dica e indicações de livros que ajudaram a Lisiane durante a carreira

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues2 de dezembro de 2020
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Com uma linguagem muito simples e prática, Lisiane Lemos compartilhou, do início ao fim da sua apresentação no Hostel by RD Summit, as principais dicas que a ajudaram a se tornar uma referência em tecnologia.

Descrevê-la não é tarefa fácil. No seu LinkedIn, conseguimos ver que é Business Development Manager no Google, Forbes Under 30, LinkedIn Top Voice, professora de MBA, co-fundadora da Conselheira 101 e não para por aí. Para deixar bem claro como construiu essa jornada incrível, ela compartilhou com o público do Hostel todos os caminhos e escolhas que a levaram até onde está hoje.

Se conhecer essa jornada já é incrível, receber 5 dicas práticas então é melhor ainda! E foi assim que ela construiu sua apresentação, e você vai saber de todos os detalhes aqui.

>> Leia a cobertura completa com todos os posts sobre o Hostel by RD Summit 2020

A advogada que queria ser vendedora e se tornou expert em tecnologia

Logo no início, Lisiane compartilhou que qualquer transformação é um processo em que precisamos lidar com temores, mas que sempre vamos superar e sobreviver! “Qualquer tipo de transformação é muito desafiador pra gente”.

Sua própria jornada foi de intensa transformação. Como acredita no mantra de que só sonhamos com o que vemos, a primeira dica da apresentação é: fique cercado de pessoas que estão em posições que você quer trilhar e alcançar. Até os 20 anos, ela sonhava que seria uma professora, mas depois começou a escalar esse sonho e ir muito mais longe. Foi assim até decidir que queria ser executiva de Vendas.

Lisiane Lemos no Hostel by RD

“A minha história é de transformação digital pessoal”.

Foi assim que começou na Microsoft como Inside Sales e se apaixonou por tecnologia. Lá entendeu que não queria trabalhar com outra coisa, mesmo sem o background técnico.

Framework de 5 passos

Passo 1: A inovação não é só sobre tecnologia

Lisiane compartilhou que, algum tempo atrás, todos achavam que só os grandes players de tecnologia poderiam inovar, que só eles teriam essa capacidade. Para ela, no entanto, a inovação não é só sobre tecnologia. É sobre fazer processos de forma mais inteligente.

E para deixar isso mais claro, ela indica o livro Ten Types of Innovation, um guia que mostra como a inovação deve ser embasada em 4 pilares:

  • Experiência: inovar na forma de engajar com seu cliente. Agora precisamos ser mais diretos no meio digital, disputando a atenção com vários outros players;
  • Oferta: não é dizer qual a tecnologia que vamos escolher, mas qual o problema que precisa ser resolvido no negócio para encontrar a solução que precisamos;
  • Configuração: qual o modelo de lucro? Vender ao gosto do cliente tem tudo pra dar errado. A inovação por meio da tecnologia pode unificar modelos de venda para permitir margens mais agressivas;
  • Processos: automatizar os processos é um importante caminho para conseguir escalar. “Se você crescer 10 vezes de hoje para amanhã, está preparado para isso?”

Passo 2: Use os dados a favor do seu negócio

Lisiane Lemos falando sobre dados

Dados são a chave para encontrar e resolver os problemas que qualquer organização enfrenta. E, na prática, todo processo de dados tem uma sequência específica para ser trabalhada. São 3 etapas:

  • Encontre um problema para chamar de seu;
  • Divida em subproblemas;
  • Encontre um padrão.

Passo 3: Estude como fazer e lidar com a liderança remota

Lisiane Lemos falando sobre liderança

A dica prática aqui é o curso How to Manage a Remote Team (Como gerenciar um time remoto) da GitLab. Para quem no começo de 2020 um dia estava no offline e no outro passou para o online, é indispensável conhecer técnicas que ajudem a lidar com essa mudança, principalmente nos aspectos de liderança.

Afinal, o dia a dia é cheio de dificuldades que precisamos lidar. Como se adaptar com pessoas trabalhando em diferentes fusos horários? Com gerenciar pessoas que performam melhor em diferentes horários?

Ela ainda compartilhou a dica de um livro: Faça do Coaching um hábito. No mundo atual, é mais importante perguntar do que simplesmente falar. O livro de Michael Bungay indica o caminho de como mudar o estilo de liderança para um que foca em fazer mais perguntas.

Passo 4: Personal branding e networking

Lisiane Lemos levantou várias reflexões para mostrar a importância de trabalhar nosso personal branding, assim como nossas relações de networking, mesmo em período de pandemia.

  1. Se alguém procurar o seu nome no Google, o que vai aparecer? Como está sua posição digital hoje?
  2. Se alguém aparecer com o emprego dos seus sonhos, seu currículo está preparado tanto em inglês como em português?
  3. Você está aprendendo inglês? Hoje é uma língua universal e facilita diversos caminhos.

Trabalhar com a produção de compartilhamento de conteúdo também fez parte do posicionamento da Lisiane, que há poucas semanas entrou na lista de LinkedIn Top Voices 2020.

Passo 5: Preparação para o futuro

Se falamos de transformação, precisamos olhar para o futuro. E nada melhor do que fechar com 5 livros (veja na imagem abaixo) que Lisiane Lemos indica como ferramentas de apoio para o que virá pela frente. Eles tratam de temas como:

  • Desafios do mundo corporativo lidando com IA;
  • Mentoria como a chave de tudo que a gente faz na vida;
  • A importância da governança dentro das organizações;
  • Referência do Barack Obama como uma importante liderança global.
Lista de Livros indicados pela Lisiane

“Acredito que a tecnologia é construída por todos. E se conseguir essa jornada é para ajudar você a construir junto”


Gostou do Framework? Este foi só um resumo do que rolou na apresentação! Para assistir a essa e todas as outras do Hostel by RD Summit na íntegra, é só acessar a plataforma. As gravações serão disponibilizadas por 3 meses, para quem comprar seu ingresso, a partir do dia 07/12.

Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

Veja também

Notícias
O RD Hostel 2021 chegou: garanta já o seu lugar no melhor evento do ano
Notícias
WhatsApp anuncia modo escuro para versão desktop e mais novidades
Notícias
Nossos primeiros 10 anos de RD Station e as perspectivas para os próximos 10, junto com a TOTVS