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22 dicas de livros para quem trabalha com Marketing Digital ūüďö

Reunimos títulos para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas correlatos, como tecnologia e empreendedorismo

Muita gente que procura aprender sobre Marketing Digital encontra em conte√ļdos na internet uma fonte de estudo, j√° que o tema √© relativamente novo e a bibliografia sobre o assunto ainda n√£o √© t√£o extensa.

Apesar disso, nos √ļltimos anos, cada vez mais t√≠tulos t√™m surgido como op√ß√£o para quem n√£o abre m√£o de um bom livro. E, indo al√©m do Marketing Digital, √© poss√≠vel complementar o aprendizado com obras de assuntos correlatos, como tecnologia e empreendedorismo.

Neste post, reunimos livros para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas relacionados. Veja quais são:



O Guia do Marketing Digital

Aprenda definitivamente o que √© Marketing Digital e entenda sobre todas as outras √°reas pertencentes a esse universo de informa√ß√Ķes. Fa√ßa o download e comece a gerar resultados!

1. A cauda longa (Chris Anderson)

Livro A cauda longa (Chris Anderson)

O termo cauda longa se tornou conhecido nos √ļltimos anos e parte dessa popularidade se deve √† Chris Anderson, editor chefe da revista Wired que explorou pela primeira vez o fen√īmeno em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre neg√≥cios na atualidade.

O autor mostra que a internet originou um novo universo em que a receita total de diversos produtos de nicho ‚ÄĒ que t√™m baixo volume de vendas ‚ÄĒ √© igual √† receita total de poucos produtos que vendem muito. Ele mostra como se chegou a esse cen√°rio e como √© poss√≠vel aproveit√°-lo.

2. Free (Chris Anderson)

Livro Free (Chris Anderson)

Em Free, Chris Anderson escreve sobre sobre a tendência de zerar custos trazida pela era digital. Ele afirma que estamos entrando em uma era onde a economia pode ser construída em torno da ideia de gratuidade e conta como isso afetará a vida das pessoas.

A ideia partiu de um dos cap√≠tulos do livro comentado no item anterior, que fala da economia da abund√Ęncia. O autor percebeu que nunca havia acontecido de toda uma economia ser constru√≠da em torno do gratuito e resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais s√£o as implica√ß√Ķes disso

3. Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

Livro Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

No livro Web Analytics 2.0, Avinash Kaushik dá dicas que são direcionadas para analistas de métricas. Ele leva o leitor à uma viagem que mostra como conhecer as pessoas que visitam os sites, entendendo como escolher o serviço de análise que mais se adeque à cada negócio e necessidade.

Tamb√©m ajuda a entender quais as m√©tricas mais importantes, como transformar n√ļmeros em a√ß√Ķes, o que s√£o testes A/B, dentre outros.

4. Traction (Gabriel Weinberg e Justin Mares)

Livro Traction (Gabriel Weinberg e Justin Mares)

No livro Traction a dupla de fundadores de startups nos Estados Unidos declara que o conceito de tração é a melhor maneira de aumentar as chances de sucesso de uma empresa iniciante.

Para os autores, tra√ß√£o √© um sinal de que uma startup est√° decolando. Isso pode ser visto nas m√©tricas principais ‚ÄĒ se √© um aplicativo, o n√ļmero de downloads est√° crescendo, se √© uma ferramenta SaaS, a receita est√° aumentando etc.

Assim, o objetivo do livro é mostrar como negócios podem obter tração, independentemente do seu ramo. Para isso, foram entrevistados mais de quarenta fundadores de startups.

5. Permission Marketing (Seth Godin)

Livro Permission Marketing (Seth Godin)

Seth Godin explica Permission Marketing como o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem.

Assim, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta. Isso permite o desenvolvimento de uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de vender.

6. Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)

Livro Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)

O cl√°ssico livro de Al Ries e Jack Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado muito competitivo por meio do conceito de posicionamento ‚ÄĒ a ideia √© aplic√°vel a um produto, um servi√ßo, uma empresa, uma institui√ß√£o ou at√© mesmo a uma pessoa.

Os autores ensinam como estabelecer, com compet√™ncia, posicionamento competitivo de seus produtos, marcas e empresa. A teoria do posicionamento competitivo √© hoje utilizada em a√ß√Ķes e estrat√©gias empresariais e pessoais.

7. Brand Brilliance (Fiona Humberstone)

Brand Brilliance

A especialista em branding Fiona Humberstone traz em seu livro dicas para definir seu cliente ideal, refinar sua mensagem e traçar uma estratégia. O livro ensina como trazer clareza para a marca, ajudando a focar no que realmente importa e a se comunicar de forma certeira.

Indo além da teoria, a obra traz exemplos de como criar um bom site e definir uma estética para sua empresa. Para quem quer se aprofundar nos conhecimentos de branding, é uma ótima leitura.

8. Marketing na era digital (Martha Gabriel)

Livro Marketing na era digital (Martha Gabriel)

Best seller de marketing, o livro aborda, em linguagem simples, a import√Ęncia estrat√©gica do marketing na era digital.

O livro tem 15 capítulos, que são agrupados em quatro partes: conceitos essenciais e planejamento de marketing; mudança do ambiente de marketing impactado pelo digital; plataformas tecnológicas digitais emergentes; e estratégias digitais.

9. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

livro Marketing 4.0 - Do Tradicional Ao Digital (Philip Kloter, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan)

Depois de explicar a transi√ß√£o do marketing orientado ao produto (1.0) para o marketing focado no consumidor (2.0) e para o centrado no ser humano (3.0), o escritor Philip Kotler juntou-se a outros dois autores para examinar as transforma√ß√Ķes na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).

Os autores  falam sobre como a internet mudou a forma como vivemos e também dão dicas para entender os caminhos do consumidor na era digital, adotando novas métricas e práticas de marketing.

10. Nocaute (Gary Vayrnechuk)

livro Nocaute (Gary Vayrnechuk)

O marketing tradicional sempre foi luta unilateral na qual as empresas anunciam em plataformas como r√°dio, TV e jornais impressos para chegar ao nocaute ‚ÄĒ no caso, fechar a venda. Nesse cen√°rio, os clientes n√£o tinham alternativa sen√£o absorverem os an√ļncios.

Mas, com a internet, as lutas foram para um novo ringue: o das redes sociais, nas quais os clientes est√£o dispostos a desafiarem as empresas expressando opini√Ķes antes de comprarem.

Por isso, no livro Nocaute, o empreendedor Gary Vaynerchuk ensina como os profissionais do marketing devem interagir com o cliente nesse novo contexto. Os exemplos de erros e acertos analisados ajudam a acelerar o aprendizado, bem como a an√°lise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

11. The Power of Visual Storytelling (Ekaterina Walter e Jessica Gioglio)

Com muitas imagens e exemplos de grandes empresas, as especialistas em marketing Ekaterina Walter e Jessica Gioglio explicam, em The Power of Visual Storytelling, como trazer resultados para sua empresa e fortalecer sua marca por meio de fotos, vídeos, infográficos e outros formatos.

O livro ajuda você a traçar uma estratégia visual para sua empresa enquanto se inspira com bons exemplos.

12. On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction (William Zinsser)

livro On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction (William Zinsser)

Elogiado pela clareza, o livro de William Zinsser oferece princípios fundamentais para escrever bem.

√Č recomendado para quem quer escrever sobre temas t√£o variados quanto pessoas, lugares, ci√™ncia, tecnologia. Por isso, tamb√©m √© √ļtil para quem quer escrever conte√ļdo para a internet.

13. Everybody Writes (Ann Handley)

livro Everybody Writes (Ann Handley)

Everybody Writes √© um guia de como atrair e reter clientes por meio do conte√ļdo que parte do pressuposto de que todos s√£o escritores em potencial.

De acordo com o livro, mesmo em um mundo de posts curtos em redes sociais, escrever importa mais agora do que antes. Isso porque as palavras contam aos clientes quem a empresa é.

A autora, a expert em marketing Ann Handley, d√° li√ß√Ķes que se aplicam a toda a presen√ßa online de uma empresa, desde sites e redes sociais at√© Landing Pages e Email Marketing.

14. Marketing de Conte√ļdo – A moeda do s√©culo XXI (Rafael Rez)

livro Marketing de Conte√ļdo - A moeda do s√©culo XXI (Rafael Rez)

De acordo com o especialista Rafael Rez, da Nova Escola de Marketing, a moeda que compra o tempo e a aten√ß√£o das pessoas hoje √© o conte√ļdo.

Se voc√™ ainda n√£o entendeu o poder do Marketing de Conte√ļdo, o livro serve como um guia para o in√≠cio da sua jornada.

15. Global Content Marketing (Pam Didner)

global content marketing

O subt√≠tulo do livro Global Content Marketing demonstra bem a que veio a obra: ensina a criar conte√ļdo excelente, alcan√ßar mais consumidores e construir passo a passo uma estrat√©gia de marketing que funciona.

O livro √© interessante para empresas em processo de expans√£o internacional, j√° que ensina a criar conte√ļdos que engajam independentemente do pa√≠s em que se encontra.

16. Obrigado pelo marketing (Vitor Peçanha)

livro Obrigado pelo marketing (Vitor Peçanha)

Em Obrigado pelo marketing, o cofundador da Rock Content, Vitor Pe√ßanha, compartilha os aprendizados que levaram sua empresa a se tornar refer√™ncia em Marketing de Conte√ļdo no Brasil. √Č voltado para quem deseja se tornar um profissional da √°rea.

Este livro √© um guia completo, escrito a partir de experi√™ncias que levaram a Rock Content de zero a mais de 25 milh√Ķes de faturamento em apenas quatro anos. Um guia por quem realmente entende do assunto, para quem quer se tornar um profissional da √°rea.

17. 80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison)

livro 80/20 Internet Lead Generation (Scott Dennison)

O especialista em marketing Scott Dennison dá dicas de como fazer uma geração de Leads de sucesso, seguindo uma abordagem estratégica que se aplica a diversos segmentos de empresas.

18. A/B Testing (Dan Siroker e Pete Koomen)

livro A/B Testing (Dan Siroker e Pete Koomen)

Para os autores deste livro, o teste A/B é a solução para baixas taxas de conversão na internet. Por isso, em A/B Testing, Dan Siroker e Pete Koomen mostram como essa prática foi importante para o sucesso de empresas como Google, Amazon, Netflix e outras empresas grandes.

Também dão dicas do que testar, como escolher pessoas para o seu time e criar experiências personalizadas para o visitante.

19. Hacking Growth РA estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Sean Ellis)

livro Hacking Growth - A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido (Sean Ellis)

O livro explica o crescimento de empresas como Uber e AirBnB e mostra como você pode aplicar os princípios do growth hacking em seu próprio negócio para crescer também.

20. The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells (Robert W. Bly)

livro The Copywriter's Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells (Robert W. Bly)

O livro √© voltado a todos que escrevem ou editam textos que t√™m como objetivo a comunica√ß√£o com determinado p√ļblico.

O autor revela dezenas de t√©cnicas que ajudam a escrever an√ļncios e emails para ganhar mais aten√ß√£o e vender produtos ou servi√ßos. Como o subt√≠tulo diz, s√£o exemplos passo a passo, bastante did√°ticos para quem quer dominar a arte do copywriting.

21. Não me faça pensar РAtualizado (Steve Krug)

Não me faça pensar - Atualizado (Steve Krug)

O livro de Steve Krug fala sobre a usabilidade na web com informa√ß√Ķes e conselhos pr√°ticos, tanto para iniciantes quanto para veteranos.

A vers√£o atualizada do livro original ‚ÄĒ que foi lan√ßado em 2002 e se tornou cl√°ssico ‚ÄĒ volta sua aten√ß√£o tamb√©m para a realidade dos dispositivos m√≥veis.

22. Ideias que colam – por que algumas ideias pegam e outras n√£o (Chip e Dan Heath)

livro Ideias que colam - por que algumas ideias pegam e outras n√£o (Chip e Dan Heath)

Como boas ideias surgem? Será que existe uma fórmula para obtê-las?

Neste livro, os educadores Chip e Dan Heath abordam quest√Ķes intrigantes sobre o que faz uma ideia ganhar repercuss√£o e continuar no imagin√°rio das pessoas. Tamb√©m mostra alguns princ√≠pios comuns a ideias de sucesso.


E você, tem alguma dica de leitura para quem trabalha com Marketing Digital? Qual seu título favorito? Compartilhe com a gente nos comentários! :)

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