3 tendências do Facebook de acordo com Marcio Abelha, program manager da rede social #RDSummit

Marcio Abelha, do Facebook, trouxe 3 novidades nas quais quem faz Marketing Digital na rede social deve investir para continuar tendo resultados


Falamos muito do impacto que atualizações do Facebook têm nas estratégias de Marketing Digital das empresas, mas nem sempre temos acesso à visão da companhia sobre essas novidades.

O program manager do Facebook, Marcio Abelha, trouxe um pouco disso na palestra que realizou no RD Summit 2017.

“O Facebook é feito de pessoas. Nossa missão é dar para a elas o poder de criarem uma comunidade e juntos deixarmos o mundo mais conectado”, disse.

Ele apresentou tendências sobre 3 assuntos:

Priorização dos dispositivos móveis

Que hoje as pessoas estão cada vez mais nos dispositivos móveis não é novidade. Mas Marcio Abelha trouxe alguns insights interessantes do Facebook sobre o uso de celulares.

A cada 5 minutos que passam no celular, por exemplo, as pessoas gastam 1 minuto no Facebook ou Instagram. Isso mudou a jornada de compra. Agora as pessoas entram em contato com sua empresa por vários dispositivos, o que torna possível impactá-las de diversas maneiras.

Na etapa de reconhecimento do problema, por exemplo, elas podem ser impactadas por um vídeo no Instagram. Depois, por um anúncio com Call-to-Action para enviar uma mensagem para a empresa no Messenger, iniciando um relacionamento. É necessário pensar em todos esses pontos de contato.

Conteúdos engajadores no feed de notícias

Para Marcio Abelha, o feed de notícias é algo rápido e cheio de “cenas”, como um filme. Nele, você compete não só com outras empresas, mas com publicações de amigos e família.

O Facebook estima que as pessoas gastem 2,5 segundos com cada publicação no desktop e 1,5 nos dispositivos móveis. Por isso, vale a pena investir em conteúdos que engajem seus seguidores rapidamente.

Crescimento do uso de vídeos

Um dos formatos que ajudam a chamar atenção para sua empresa são os vídeos. “A mudança para o vídeo já é massiva”, observa o palestrante.

De acordo com o Facebook, usuários da rede social já assistem a 100 milhões de horas de vídeos por dia. Além disso, o formato audiovisual será responsável por 75% do uso de dados de internet em 2020.

O uso de realidade virtual (ou VR) também já é uma realidade, ainda que tímida.

Curtidas não pagam contas

Para finalizar, Marcio Abelha falou das segmentações e análises possíveis de fazer por meio do Facebook e do Instagram Ads, enfatizando que ainda existe um grande apego a métricas como curtidas, mas que não deveria ser assim.

Afinal, como ele disse, “likes don’t pay bills”.


Ainda durante o evento, conversamos com Marcio Abelha no Studio RD Summit. Na entrevista, o palestrante falou  sobre qual foi o caminho percorrido pela empresa no processo de transformar uma rede social em uma plataforma de marketing, como foi a evolução para o mobile e ainda deu dicas de uso do Facebook para pequenas empresas.

Assista abaixo:

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários