Blog de Marketing Digital de Resultados

Criatividade é uma ferramenta para solução de problemas, diz Marcio Ballas no #RDSummit

Mestre e artista do improviso, Marcio Ballas diz que todos nós somos muito mais criativos do que imaginamos

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2018. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

Marcio Ballas é palhaço profissional, ator e uma referência em improviso. O por que ele está palestrando no RD Summit 2018, um evento de marketing e vendas, então? A resposta pode ser resumida em uma palavra: criatividade.

Ballas contou um pouco de sua trajetória, relatando sua passagem por campos de refugiados no Kosovo pela organização Palhaços sem Fronteiras. Alguns anos depois, se juntou aos Doutores da Alegria, que levam sorrisos a hospitais.

Em ambas a situações, ele disse que se questionou se seria possível criar nesse tipo de ambiente. Será que a dureza da guerra ou das doenças o impediriam de ser criativo? No fim das contas não impediram, em uma lição que ele levou para o resto da vida.

marcio ballas rd summit 2018

O que é criatividade?

Para Marcio Ballas, a criatividade nada mais é do que uma ferramenta para a solução de problemas. E todos temos problemas, portanto podemos e devemos procurar desenvolver a nossa. Todos mesmo, não apenas profissionais normalmente ligados a ela.

Esse, aliás, é um ponto que foi bem reforçado pelo palestrante. Ele listou três erros que costumamos cometer em relação à criatividade. São os seguintes:

  1. Associamos a áreas específicas, como arte e publicidade;
  2. Achamos que somos menos criativos do que realmente somos;
  3. Não acreditamos que todas as pessoas são criativas.

Ballas citou seu espetáculo de improviso e um programa de televisão que ele apresentava, em que tudo também era criado na hora. Ele comentou que as pessoas desconfiavam e lhe perguntavam se, na verdade, não era tudo ensaiado antes.

Ele garante que não e explica que, por mais que isso soe contraditório, a excelência no improviso é fruto de muito estudo, prática e dedicação. Até por isso, o palestrante afirma que todos nós podemos improvisar.

Improviso e a capaSIMtação

Marcio Ballas disse que o elemento mais importante no improviso é o “sim”. É a afirmação que permite a continuidade de uma cena e, no caso das empresas, o desenvolvimento de ideias. Isso leva a co-criação, que está na essência do bom improviso.

É bom reforçar que improviso não é o mesmo que gambiarra. O palestrante deixou claro que só podemos atuar dessa forma sobre assuntos dos quais temos conhecimentos. O segredo está em rearranjar o que já sabemos sob diferentes formatos.

Ele desenvolveu um conceito chamado “capaSIMtação”, que envolve elementos citados acima e mais a aceitação de diferenças, o aprendizado com erros e a eliminação do “não” no trabalho criativo.

Conclusão

Uma mensagem importante de Marcio Ballas é que todos somos criativos quando crianças, mas vamos deixando isso de lado com o tempo. Ele disse que a gente vai crescendo e vai entrando nos padrões sociais.

Assim, é fundamental acordar esse nosso lado, pois ele não se apagou, apenas está adormecido. E aí, que tal começar a improvisar mais e trabalhar mais em conjunto de forma criativa?



eBook: 28 tipos de oferta para geração de Leads

Escrever um eBook não é a única forma de gerar Leads. Conheça quais são os outros tipos de ofertas que funcionam bem para transformar seus visitantes em oportunidades de negócio

Marcadores:

Deixe seu comentário