Marketing 4.0: saiba mais sobre esse conceito e as estratégias envolvidas

Marcado pela agilidade e pela influência da tecnologia, o Marketing 4.0 exige adaptação das empresas e estratégias para atender o Consumidor 4.0


Marketing 4.0 é uma definição criada por Philip Kotler, baseada em uma combinação entre o marketing tradicional e Marketing Digital. É um modelo baseado na agilidade e na praticidade proporcionadas pela tecnologia, pela internet e pelas redes sociais, criando consumidores cada vez mais exigentes, conhecidos como Consumidor 4.0.


Depois de aprendermos e nos adaptarmos aos tipos anteriores de marketing, chegou a hora de saber mais sobre o Marketing 4.0. Quais serão as mudanças que ele trará em relação aos tipos de marketing que já conhecemos e com os quais já trabalhamos?

Então, antes de chegarmos ao Marketing 4.0, vamos relembrar um pouco sobre seus antecessores para criamos uma linha de raciocínio lógico. Entender as etapas anteriores de desenvolvimento de uma disciplina parece ser a melhor forma de introduzirmos um novo conceito.

Vamos lá? Dê uma olhada na evolução do marketing, bem resumida:

  • Marketing 1.0  A principal característica deste tipo de marketing é a falta de direcionamento para um público específico. As empresas simplesmente fabricavam seus produtos e os divulgavam para quem quisesse comprá-los. Não havia nada personalizado e a competitividade entre as marcas era muito menor.
  • Marketing 2.0 – Aqui, a competitividade entre as companhias começa a crescer e outras opções surgem para os consumidores, dando-os mais poder de escolha. Assim, as empresas começaram a personalizar a divulgação de seus produtos para um público mais específico. Em resumo, as empresas buscavam investir em propagandas que fizessem com que o público-alvo se visse nelas. 
  • Marketing 3.0 – Um dos tipos mais recentes, está mais ligado aos consumidores individualmente. Aqui, as marcas entenderam que pessoas podem ser parecidas e ter gostos semelhantes, mas são indivíduos únicos. Desde então, as propagandas passaram a mostrar que não querem apenas vender produtos, mas querem entender e apoiar a individualidade de cada um. As marcas passaram a se engajar em causas e movimentos sociais, a fim de mostrar que também estavam lutando lado a lado com seus consumidores.

Agora que resumimos os tipos de marketing anteriores, vamos a revolução do Marketing 4.0. É bom lembrar que os tipos “anteriores”, na verdade, continuam sendo usados por muitas empresas com bons resultados.

Curso de Marketing Digital com André Siqueira - GRATUITO

Em vídeo, André Siqueira (um dos fundadores da RD Station) dá 10 aulas que vão movimentar as suas ideias e os seus resultados, com material de apoio e certificado

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Marketing 4.0?

Segundo Philip Kotler, um dos nomes mais importantes e respeitados no tema, o Marketing 4.0 pode ser considerado uma revolução na área. É uma junção entre o marketing tradicional e o Marketing Digital, e busca unir o melhor dos dois mundos. 

Ainda acordo com Kotler, o marketing com o qual muita gente está acostumada continuará a existir, mas o digital seguirá ganhando cada vez mais força, tornando-se o principal responsável pelos resultados das marcas. Isso se deve ao crescimento e propagação da internet e das redes sociais, ambas com poder de influência sobre os indivíduos. 

>> Leia mais: Philip Kotler e mais 11 autores de marketing que você precisa conhecer

O Marketing 3.0 nasceu em meio aos blogs, redes sociais e sites. Ele era focado na experiência do consumidor e na identificação com a marca. Com a chegada do Marketing 4.0, tudo o que era trabalhado anteriormente se expandiu. A diferença é que o aumento de informações e acesso às redes cresce a cada dia, e o maior desafio do novo marketing é equilibrar o tradicional com o ultramoderno. 

Afinal, com o Marketing 4.0, surge o Consumidor 4.0. É preciso, portanto, integrar o ser humano com a tecnologia, encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois. Isso porque mesmo diante da modernização cada vez mais veloz, este marketing ainda é feito por pessoas e para pessoas. Os dados são cada vez mais presentes nas estratégias criadas e a assertividade tende ser cada vez maior, inclusive, com a inteligência artificial e robôs cada vez mais presente nas ações.

marketing 4.0

O que é o Consumidor 4.0?

Assim como o Marketing 4.0 está diretamente ligado aos meios digitais, o Consumidor 4.0 também está. Em grande parte das vezes, ele passou pelas mudanças e transformações tecnológicas. Isso é perfeitamente compreensível quando lembramos que, nos últimos, anos a tecnologia avançou a passos largos. 

Este consumidor conhece o Marketing 1.0 e também o 3.0, até que chegou à fase 4.0. Dessa forma, ele é o resultado destes avanços e mudanças, por isso sabe o que quer, o que o agrada e o que não aceitará. O Consumidor 4.0 sabe exatamente o que quer e onde quer chegar, conhecendo muito bem as novidades tecnológicas, pois tem as informações na palma da mão. Portanto, tem um perfil mais exigente e criterioso.

Como o Consumidor 4.0 nasceu com a revolução do Marketing 3.0 e 4.0, ele está preparado para negociar, contestar e mudar de decisão a todo momento. O fato de ter a tecnologia e suas facilidades a seu favor faz com que este público não se contente com pouco.

Mais do que um produto ou serviço, o consumidor 4.0 quer se sentir envolvido pela experiência da jornada de compraDeseja se identificar com a marca, ver personalidade e diferenciais no produto. Sobretudo, ele quer praticidade. Nada afasta mais um Consumidor 4.0 do que a burocracia para conhecer, negociar ou ser atendido por uma marca. 

Características do Consumidor 4.0

Os consumidores com este perfil são multitelas e multicanais, querem resolver seus problemas pelas redes sociais ou da forma mais ágil possível: ele é imediatista! De forma resumida, conheça as principais características do Consumidor 4.0:

  • Bem informado e decidido;
  • Conectado às redes sociais e muito engajado nas mesmas;
  • Exigente e consciente de seus direitos e desejos;
  • Está sempre ligado a reputação da marca e ao que outros consumidores falam sobre ela;
  • Gosta de agilidade, portanto, adquiri produtos ou desiste deles com a mesma rapidez (pouco fidelizado);
  • Atento às causas sociais, minoritárias e de relevância (causas da marca).

Vale reforçar: o Marketing 4.0 está ligado diretamente às tecnologias e suas vantagens, então ninguém tem tempo e muito menos disposição para burocracias desnecessárias. Conhecendo as características deste público, é preciso conhecer as estratégias do Marketing 4.0 para chegar até eles. É o que veremos a seguir.

Estratégias do Marketing 4.0: como alcançar o novo consumidor?

Como podemos perceber nos tópicos anteriores, é preciso ter estratégias de Marketing 4.0 bem definidas para cativar este público tão diverso e exigente. Conheça agora alguns pontos chaves destas estratégias.

Busque seu diferencial

Não precisamos nem dizer que o mínimo que o consumidor 4.0 deseja é ser bem atendido, mas só isso não é o suficiente para prendê-lo. Busque ter um diferencial no mercado tão concorrido, personalize seu atendimento, produtos e serviços. 

Este consumidor precisa se identificar com sua marca e produto para que o consuma. Assim, criar boas estratégias de marketing é ainda mais vital para sua empresa. Abrace de verdade causas que são relevantes para a sua marca e se posicione nas redes com honestidade.

Tenha presença nas redes sociais

Atualmente, este é um dos meios que mais geram engajamento e agregam valor as marcas. O engajamento nas redes sociais precisa estar entre as estratégias do Marketing 4.0Uma empresa com presença real nas redes sociais vai agradar a este público, visto que a agilidade no atendimento é essencial. 

Aproveitar a praticidade das redes sociais para resolver alguma pendência vai encher os olhos dos consumidores atuais.

>> Leia mais: Saiba o que é SAC 4.0, quais são os benefícios e como adotar na sua empresa

Cuide da imagem da empresa

Como vimos nos tópicos anteriores, o Consumidor 4.0, busca se identificar com causas e marcas. Para que o match perfeito aconteça, esses clientes querem saber como anda a reputação de sua empresa. 

Antes de adquirir um produto ou serviço da sua companhia, eles vão pesquisar, perguntar e encontrar o que procuramPor isso, é melhor que eles encontrem coisas boas!

Lembre-se que uma opinião negativa a respeito do seu serviço pode fazer com que muitos clientes sejam perdidos. Qualidade é essencial.

Alinhe a cultura de sua empresa com a de seus clientes

Um dos principais atrativos para estes novos consumidores é a identificação. Seja por se ver na propaganda do produto, seja por acreditar nos mesmos valores que a empresa, esse tipo de estratégia do Marketing 4.0 conquista e fideliza clientes

Porém, fica o alerta: não minta a respeito de sua cultura ou valores! Esse tipo de coisa é facilmente descoberto hoje em dia e, desta forma, a imagem da sua marca vai por água abaixo.

Atualize-se para o Marketing 4.0

Uma boa maneira de atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos é estar sempre a par das novidades. Com uma pesquisa rápida, é possível ver como empresas que mesclam memes e assuntos atuais com seus produtos e serviços fazem sucesso entre os usuários das redes sociais. 

Por isso, busque unir a sua imagem e seu marketing com o que for atual e tiver a cara da sua marca. Como podemos perceber, as atualizações não param de acontecer e é preciso estar antenado a elas para se manter firme no mercado. Enxergar seu público, suas vontades e atender as suas necessidades é o caminho para se manter no topo.

Outro fator importante é a transformação digital do negócio. Sua empresa deve acompanhar a tecnologia em todo seu processo e ditar os ritmos da mudança em seu mercado para sobressair. Sua área de Marketing é cada vez mais essencial para a sobrevivência em um ambiente extremamente competitivo e moderno. Invista em conhecimento!

Curso de Marketing Digital com André Siqueira - GRATUITO

Em vídeo, André Siqueira (um dos fundadores da RD Station) dá 10 aulas que vão movimentar as suas ideias e os seus resultados, com material de apoio e certificado

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Localizada em São Paulo, – SP, a Agência Next4 possui mais de 16 anos de expertise no mercado de Marketing Digital. Com um time experiente, trabalhamos desde a criação do site e posicionamento da sua marca (SEO) até a geração de Leads para seu time comercial respeitando toda a jornada do cliente.

Com estratégias de Marketing assertivas, nossa missão é auxiliar empresas a terem sucesso no ambiente digital. Fale agora com um especialista e faça um verdadeiro raio-x da sua empresa e do seu mercado.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

Um comentário

  1. Gustavo Buonacorso

    Parabéns pelo conteúdo. Excelente