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Como aplicar uma estratégia de Marketing de Conteúdo para negócios B2B

Atraia mais clientes e feche mais vendas para seu negócio com as dicas deste post

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Um dos principais desafios do Marketing Digital para empresas B2B é construir valor e ganhar a confiança da audiência.

Nesse cenário, a produção de conteúdo como estratégia de marketing avança consideravelmente em empresas com atuação B2B.

O objetivo é atrair mais clientes com conteúdo de qualidade e tornar-se uma referência no segmento de atuação.

O que é o Marketing Digital B2B?

O B2B (business to business) pode ser caracterizado como empresas que vendem para outras empresas. Com isso, é possível identificar as diferenças no processo de compra e venda.

No B2B a tomada de decisão é muito mais complexa do que no B2C (business to consumer). Além disso, as vendas são mais trabalhadas e são menos levadas pela emoção do consumidor, por exemplo.

O Marketing Digital B2B são ações que uma empresa executa no ambiente online para atrair e impactar possíveis clientes.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de aquisição de clientes e prospects por meio da criação de conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo. Esse conteúdo de valor tem como objetivo atrair e envolver o potencial cliente, criando uma percepção bastante positiva da sua marca ou produto.

O Marketing de Conteúdo deve ser criado para que em algum momento seja útil a alguém, no caso a sua persona. Conteúdos que respondem dúvidas e oferecem soluções têm mais chance de gerar um Lead qualificado, ou seja, aquele prospect com todas as condições (de perfil e interesse) de se tornar um cliente.



O Guia Definitivo do Marketing de Conteúdo

Saiba quais são os primeiros passos para se posicionar como referência no mercado e atrair potenciais clientes através do conteúdo

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Diante de um processo de compra mais racional por parte do cliente, o marketing B2B exige estratégias mais planejadas e que eduquem o potencial cliente até que ele enxergue a necessidade de usar seu produto ou serviço.

Por isso, o Marketing de Conteúdo para empresas B2B traz algumas vantagens.

Geração de Leads Qualificados

No Marketing Digital, o Lead é um potencial cliente da sua empresa e em algum momento demonstrou interesse ou em sua solução ou nos conteúdos que você ofereceu.

Se sua empresa trabalha com Inbound Marketing, o Lead é aquele usuário que preencheu um formulário para receber um material ou assinou a newsletter do blog, e com isso entrou no seu funil de vendas.

O Marketing de Conteúdo B2B pode encurtar a jornada do Lead e fazer com que ele passe mais rapidamente para outras etapas do funil, já considerando adquirir seu produto ou serviço. Ou seja, o marketing B2B com a estratégia de conteúdo correta pode trazer quem realmente pode comprar seu produto.

Atração do público correto

Como o Marketing B2B exige mais complexidade no processo de vendas, é importante ser o mais assertivo possível na captação de possíveis clientes. Por isso, a estratégia de Marketing de Conteúdo é voltada no entendimento sobre quem é o seu cliente ideal e qual o melhor caminho para atingi-lo.

Para entender a jornada de compra do seu cliente é possível trabalhar com personas, ou seja, traçar um perfil fictício do seu cliente ideal, entender seus problemas e qual solução ele busca.

Dessa forma o conteúdo será produzido para atingir essa determinada persona. Com isso, as chances desse usuário interagir ou adquirir qualquer produto ou serviço da sua marca é muito maior.

Conquiste clientes apaixonados

Como dito antes, um dos objetivos de uma estratégia de Marketing de Conteúdo para negócios B2B é tornar sua marca ou empresa uma referência no segmento. A partir do momento em que as pessoas se identificam com o seu posicionamento e o seu conteúdo é muito mais fácil que eles se tornem clientes fiéis, divulgando e defendendo sua empresa.

Principais estratégias de conteúdo para marketing B2B

Guias e dicas

Um dos propósitos do Marketing de Conteúdo é entender o consumidor e quais são as soluções que ele busca. Para isso, é preciso identificar um possível problema enfrentado por ele.

Feito isso, você pode criar um guia passo a passo ou dicas de como solucionar determinado problema. Por exemplo: 8 dicas para seu ecommerce vender mais.

Notícias e curiosidades

Se sua empresa está inserida em um ambiente que apresenta mudanças consideráveis no setor, é importante levar esse conteúdo para o seu público.

Uma empresa de gestão empresarial, por exemplo, precisa estar atenta a todas as mudanças fiscais e econômicas do setor. Essas notícias podem ser publicadas em um blog para micro e pequenas empresas.

Cases de sucesso

Mostrar para seus possíveis clientes as oportunidades de crescimento que eles possuem e o que outros clientes já alcançaram é uma excelente opção para nutrir Leads que estão no fundo de funil.

Dessa forma, você poderá expor para todos os interessados o sucesso que clientes já obtiveram com seus produtos ou serviços.

Principais desafios do Marketing de Conteúdo B2B

Conteúdo equilibrado

Com tantas opções de produção de conteúdo para atrair possíveis clientes fica difícil equilibrar conteúdo de qualidade com quantidade produzida.

Como vimos no conteúdo de hoje, é importante que os conteúdos sejam úteis para sua persona, mas também é preciso criar conteúdo para que usuários continuem visitando seu site, blog ou redes sociais.

Isto é, torna-se necessário fazer conteúdos diferentes para os Leads de acordo com o estágio que eles estão no funil. Saiba mais sobre isso no eBook Como produzir conteúdo para cada etapa do funil.

Diversidade de conteúdo

Encontrar o conteúdo perfeito para o seu público-alvo seria o ideal, certo? Para isso, é preciso testar formatos de conteúdos diferentes e analisar as métricas de cada um.

Você pode, por exemplo, manter um blog com conteúdo em texto na sua grande maioria. Entretanto, não se esqueça de diversificar o conteúdo, incluindo vídeos, listas, infográficos e etc.

Cada tipo de conteúdo pode atrair um diferente tipo de público, assim como um conteúdo pode converter mais que o outro. Fique atento e faça testes!

Assertividade na escolha

Entregar conteúdo personalizado para um usuário também é sinônimo de prever quais os dispositivos que ele usa e qual estágio do funil de vendas ele se encontra.

Produza conteúdo que poderá ser consumido tanto por desktop como por mobile, e garanta que esse conteúdo seja entregue para o público certo na hora certa.

Como manter o sucesso da sua estratégia de conteúdo para B2B?

Assuntos em alta tendência

Ainda que você precise trabalhar conteúdos mais elaborados para sua estratégia de marketing B2B, é importante manter o olho aberto com relação ao que o seu público está falando.

Fique de olho nas redes sociais e blogs do segmento para acompanhar os assuntos em alta e que podem ser aproveitados para sua estratégia de Marketing de Cnteúdo.

Produza conteúdo compartilhável

Uma das melhores alternativas para fazer seu conteúdo render é apostar em pautas que possam ser compartilhadas pela sua audiência. Não esqueça de incluir o seu cliente no conteúdo produzido, isso faz com que ele sinta como se o conteúdo fosse exclusivo para ele.

Além de ganhar mais visualizações e fãs, os conteúdos compartilhados também são ótimos em discussões e podem contribuir significamente para aumentar o alcance da publicação.

Com essas dicas a chance de você atrair mais clientes e fechar mais vendas utilizando uma estratégia de conteúdo para marketing B2B são muito grandes.

Não esqueça de sempre colocar a persona em primeiro lugar nas suas produções.

Post escrito por João Jovanaci, analista de Marketing de Conteúdo da VHSYS.

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