Marketing Digital de moda: a combinação perfeita para sua marca vender mais

Aprenda a construir uma estratégia de Marketing Digital de moda para a sua loja física ou virtual, desde a criação da persona até a Automação de Marketing


Quem nunca passou por uma vitrine (ou site), se apaixonou por uma peça e comprou na hora, sem nem reparar muito no preço? Mesmo as pessoas mais controladas têm alguns itens adquiridos por impulso no armário, não é?

O mundo da moda tem como base esse desejo: uma roupa tão linda que você não consegue imaginar a sua vida sem ela. Uma peça tão estilosa que é capaz de mudar sua atitude quando você a veste.

Sabemos que no mercado de moda uma vitrine (ou um feed) impecável é fundamental. A pergunta que fica é: será que o Marketing Digital tem espaço nesse mercado movido por impulso? A resposta simples é: tem sim!

Precisamos entender que existem compras feitas por impulso (e podemos trabalhar v√°rias estrat√©gias para estimul√°-las), mas tamb√©m existem compras que exigem uma ‚Äúprepara√ß√£o‚ÄĚ maior.

Quer um exemplo? Um vestido de madrinha de casamento. A cor pode até ser decidida pela noiva, mas será que a madrinha sabe qual modelo é mais adequado, quais as tendências do momento, que acessórios combinar?

Compras de valor maior, ou mesmo para ocasi√Ķes especiais, muitas vezes s√£o decididas apenas ap√≥s uma pesquisa. Essa pesquisa n√£o acontece apenas no online, mas no offline tamb√©m: sabe aquelas pessoas que entram em sua loja ‚Äús√≥ para dar uma olhadinha‚ÄĚ? Ent√£o, √© por aqui que nossa jornada come√ßa.

O Marketing Digital de moda √© uma estrat√©gia que pode alavancar as vendas do seu neg√≥cio. Mas, para isso, √© preciso construir uma presen√ßa online da maneira certa. √Č sobre isso que vamos falar neste artigo. Acompanhe as dicas!

Intensivo de Marketing Digital em 12 dias

Tudo que você precisa para se especializar em Marketing e Vendas (com certificado ao final)

- Ao preencher o formul√°rio, concordo * em receber comunica√ß√Ķes de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Pol√≠tica de privacidade. * Voc√™ pode alterar suas permiss√Ķes de comunica√ß√£o a qualquer tempo.

Como fazer Marketing Digital de moda? Confira 4 etapas importantes

O Marketing Digital consiste em um conjunto de diversas estrat√©gias, como Marketing de Conte√ļdo e Email Marketing, que servem para promover uma empresa na internet. No caso da moda, o meio digital √© usado para vender roupas, sapatos e acess√≥rios. A combina√ß√£o costuma ser de sucesso, j√° que esses s√£o produtos de grande apelo visual, que chamam a aten√ß√£o dos usu√°rios.

A seguir, vamos entender como fazer Marketing Digital para o mercado de moda usando uma sequência de quatro estratégias muito importantes. São elas:

  1. Definição da persona
  2. Captação de Leads
  3. Relacionamento por Email Marketing
  4. Automação de Marketing

Vamos começar, então, pelo princípio de tudo, que é entender quem é a sua persona.

1. Definição de persona

Com certeza, quando decidiu montar sua loja (seja ela f√≠sica ou virtual), voc√™ pensou com muito carinho em quais produtos iria ofertar para atrair aquele cliente ‚Äúdos sonhos‚ÄĚ. Esse cliente ideal pode ser uma executiva na casa dos 40 anos, uma adolescente de 15 anos f√£ de rock ou um homem de 25 que ama andar de bicicleta.

Ter clareza sobre quem é o seu cliente ideal, mais conhecido como persona, é o primeiro passo para estruturar sua estratégia de Marketing Digital de moda.

A persona est√° a√≠ para facilitar nessa cria√ß√£o de conte√ļdo. Se eu sei que a minha persona √© a Ana, que tem 38 anos, √© diretora comercial, tem um filho e um cotidiano super corrido, fica muito mais f√°cil ter empatia e pensar em conte√ļdos que atraiam as ‚ÄúAnas‚ÄĚ do mundo.

O que voc√™ acha que a Ana iria gostar mais: ‚Äúvestidos que fazem sucesso na balada‚ÄĚ ou ‚Äúcomo usar camisa branca em diversos looks‚ÄĚ? Entendendo quem √© sua persona, fica muito mais f√°cil saber que tipo de material vai atra√≠-la.

2. Captação de Leads

Agora que você já sabe quem é o seu cliente ideal, você precisa atraí-lo. Aqui, a proposta é ir mais longe do que conseguir apenas uma curtida no Instagram ou uma visita no site, por exemplo. Você precisa do email dele, para que ele se torne um Lead do seu negócio.

Por que o email √© importante? Porque depois que ele se torna um Lead, voc√™ pode falar com ele quantas vezes quiser, e de gra√ßa. Isso mesmo! Com um √ļnico email, voc√™ pode falar com milhares de pessoas de uma s√≥ vez.

N√£o que as curtidas nas suas p√°ginas no Instagram ou Facebook n√£o sejam s√£o importantes. Elas s√£o, e muito, afinal s√£o canais de divulga√ß√£o de sua loja. Mas voc√™ com certeza j√° ouviu falar em alcance org√Ęnico, n√£o √© mesmo?

Por isso, √© important√≠ssimo que voc√™ diversifique as formas de falar com seu cliente. Se o Instagram ou o WhatsApp ficassem fora do ar por um dia, por exemplo, qu√£o prejudicadas ficariam as vendas de sua loja? Ser√° que acontecer algo do tipo √© mesmo imposs√≠vel? Por via das d√ļvidas, sempre trabalhe o relacionamento com seu cliente em diversos canais, inclusive por email.

Agora, para voc√™ conseguir os emails dos seus visitantes, vai precisar fazer uma troca: um conte√ļdo interessante em troca dos dados dele. Aqui, entender sua persona faz toda a diferen√ßa, pois voc√™ vai construir ofertas adequadas para os problemas dela!

Exemplos de poss√≠veis conte√ļdos? Temos v√°rios:

  • v√≠deo ensinando a usar determinada pe√ßa;
  • manual de tend√™ncias da esta√ß√£o;
  • guia de tamanhos para comprar online;
  • como conservar um sapato de determinado material;
  • checklist com pe√ßas-chave para ter no arm√°rio;
  • manual para iniciantes sobre como combinar estampas;
  • quiz de qual vestido faz mais seu estilo;
  • ¬†sorteios.

Aqui, a criatividade √© o limite! Lembrando que qualquer formato de conte√ļdo √© v√°lido, mas o mais importante √© gerar valor para sua persona, independentemente de ser um conte√ļdo curto ou mais extenso.

Sabe qual √© o melhor de trocar um conte√ļdo rico pelo dados da sua persona? √Č que al√©m de nome e email, voc√™ pode aproveitar esse momento para saber mais sobre ela. Voc√™ pode perguntar quais acess√≥rios ela mais usa, qual pe√ßa ela mais ama mas tem dificuldade para usar, seu estado, anivers√°rio, que n√ļmero ela cal√ßa, at√© mesmo sua estampa favorita.

Para que essas informa√ß√Ķes? Elas ser√£o fundamentais para que voc√™ consiga conhecer melhor o seu Lead e passar para o pr√≥ximo passo, o relacionamento.

ūüĎČ Leia mais: Guia completo de como montar um bom formul√°rio de cadastro de Leads

3. Relacionamento por Email Marketing

Você definiu seu cliente ideal e conquistou o contato dele. Agora, chegou uma das etapas mais importantes do Marketing Digital de moda: relacionar-se com ele. E é por meio do Email Marketing que você irá se relacionar com milhares de pessoas ao mesmo tempo.

No entanto, usando as estratégias certas, você fará com que o Lead sinta que aquele email foi feito pensando nele. O Email Marketing é uma estratégia incrível para o mercado de moda e será um super aliado para alavancar também as compras por impulso.

A primeira dica aqui √©: o remetente precisa ser uma pessoa, n√£o a sua loja. Afinal, loja n√£o manda email, n√£o √© mesmo? Quem manda √© algu√©m que trabalha nela. √Č muito mais prov√°vel que o seu Lead abra seu email quando ele vem de uma pessoa, pois gera mais empatia. Receber uma mensagem da ‚ÄúJuliana da loja X‚ÄĚ √© muito mais amig√°vel do que o remetente somente ‚ÄúLoja X‚ÄĚ, concorda?

Esse cuidado em tornar o email mais pessoal n√£o vale apenas no remetente, mas em todo o texto. Se voc√™ fosse escrever um email para sua amiga contando as novidades da sua loja, como voc√™ faria? Pense nisso na hora de construir os seus emails, sejam eles de conte√ļdo, promocional ou qualquer outro tipo.

Segunda dica para emails efetivos: mandar o conte√ļdo certo para a pessoa certa. Um erro muito comum dos e-commerces √© mandar email de frete gr√°tis para todas as pessoas da base, sendo que o frete gr√°tis √© s√≥ para o Sudeste, por exemplo. √Č um excelente email para deixar os clientes dessa regi√£o felizes e todo o resto do Brasil chateado.

Quer uma experiência mais frustrante que abrir um email ostentando frete grátis e descobrir que não é válido para seu estado? Se a pessoa estava pensando em comprar, grande chances dela desistir aqui. E como é possível resolver isso?

Você vai ficar feliz em saber que com um bom trabalho de captação, isso é muito fácil. Aqui entram as perguntas que fazemos nas Landing Pages, que vão ajudar a segmentar sua base: se já sabemos o estado da pessoa, podemos fazer a propaganda de frete grátis apenas para quem mora lá. Assim, ninguém fica chateado e você ainda tem a chance de pensar em uma oferta diferente para quem não foi contemplado com o desconto.

As segmenta√ß√Ķes nos permitem muitas possibilidades interessantes. Voc√™ pode, por exemplo, enviar um email de parab√©ns no m√™s de anivers√°rio da pessoa, com um cupom exclusivo para ela usar naquele m√™s. Sabe os sapatos daquele n√ļmero que sempre sobram no estoque? Que tal fazer um email especial com uma oferta deles e enviar apenas para quem cal√ßa aquele n√ļmero? Quanto mais segmentado seu email, melhores ser√£o suas taxas.

Por√©m, n√£o esque√ßa de que voc√™ n√£o quer se tornar mais um email que s√≥ fala em venda na caixa de entrada do seu cliente. Os mesmos dados que voc√™ usa para vender, voc√™ vai usar para enviar conte√ļdos exclusivos por email para o seu cliente.

Os seus Leads s√£o uma ‚Äúlista vip‚ÄĚ da qual todo mundo precisa querer fazer parte, ent√£o √© muito importante que voc√™ entregue alguns mimos e ofertas exclusivas para eles. Esse canal tamb√©m √© muito valioso para que voc√™ consiga a opini√£o do seu cliente, com feedbacks e pesquisas.

4. Automação de Marketing

Por fim, ainda temos mais uma forma de trabalhar o relacionamento com os seus Leads: emails autom√°ticos de acordo com as intera√ß√Ķes dele. Um exemplo simples dessa aplica√ß√£o s√£o os pop-ups de desconto na primeira compra: voc√™ se cadastra e logo recebe o cupom no seu email.

Essa ação não tem hora marcada para acontecer, ela ocorre na hora que a pessoa se cadastrou (se ela cadastrar às 3h da manhã, recebe o email às 3h da manhã). Por isso, usamos a Automação de Marketing.

As possibilidades aqui são muitas. Você pode utilizar o rastreamento de páginas (Lead Tracking) e, assim que o Lead visita a página de um item que você tem parado em estoque, recebe um email com um código de desconto para aquele produto.

Voc√™ pode tamb√©m fazer uma Landing Page que oferece conte√ļdo de tend√™ncias do ver√£o e programar uma sequ√™ncia de emails oferecendo os produtos que a pessoa precisa ter para estar na moda durante a esta√ß√£o, e assim por diante.

ūüĎČ Leia tamb√©m: Como o Inbound Marketing pode gerar mais vendas para a ind√ļstria t√™xtil

Coloque em pr√°tica o Marketing Digital de moda

Depois de todas essas dicas, esperamos que você consiga enxergar um pouco da diferença que o Marketing Digital pode fazer no mercado de moda.

Como falamos no artigo, colocar a estrat√©gia em pr√°tica requer uma s√©rie de a√ß√Ķes, como criar Landing Pages e enviar emails segmentados. Para facilitar o trabalho, o melhor √© contar com uma ferramenta de Automa√ß√£o de Marketing como o RD Station Marketing.

Com essa ferramenta, voc√™ gerencia seu marketing em um s√≥ lugar e tem uma vis√£o completa do funil para analisar e melhorar os resultados da sua marca. Fa√ßa um teste gratuito! ūüĎá


Post publicado em novembro de 2020 e atualizado em fevereiro de 2021.

Deixe seu coment√°rio

Coment√°rios