Blog de Marketing Digital de Resultados

5 benefícios do Marketing Digital para pequenas empresas + cases para você se inspirar

Um deles é permitir que empreendedores tenham alto retorno sobre o investimento; conheça outros neste post. Veja também histórias em vídeo de PMEs que tiveram resultados com a estratégia!

O Marketing Digital traz 5 importantes benefícios para pequenas empresas, que precisam otimizar custos e acelerar ganhos para crescer. Eles são os seguintes

  1. É mensurável;
  2. É segmentável;
  3. Permite atração gratuita para o site;
  4. Gera audiência para o negócio;
  5. Tem ótimo custo-benefício para pequenas empresas.

A internet mudou radicalmente a forma como as empresas podem atrair seus clientes. Antes, elas eram obrigadas a gastar grandes verbas para fazer propaganda nos meios tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e panfletos. Essas eram praticamente as únicas formas de alguém descobrir a oferta de um produto ou serviço.

No entanto, hoje as pessoas estão expostas a muito mais opções de mídia, produtos e canais de informação. Ao mesmo tempo, estão cada vez mais eficientes em ignorar propagandas invasivas ou irrelevantes.

Além disso, quando querem comprar algo, os consumidores têm confiado na internet como forma de ajuda na tomada de decisão. As pessoas buscam informações sobre o produto ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros usuários e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.

Isso tem feito com que qualquer propaganda só seja realmente efetiva quando gera valor real para o seu público, sendo relevante, precisa e baseada na permissão. O Marketing Digital tem algumas características que auxiliam nessa tarefa, permitindo alto retorno sobre o investimento. Confira quais são essas particularidades!

Kit de Produtividade para PMEs

Se você já tem muitas demandas e ainda não conseguiu chegar aonde quer, conte com essas ferramentas e templates prontos.

Vantagens do Marketing Digital para Pequenas Empresas

1. É mensurável

Com o Marketing Digital, conseguimos medir em detalhes os resultados de cada campanha e saber o que funciona ou não. Assim, podemos continuar investindo nas ações que dão melhor retorno.

É possível calcular facilmente o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e usar esses dados para auxiliar na tomada de decisão.

As métricas fornecem importantes informações sobre a saúde do seu negócio. Seu monitoramento melhora o desempenho do marketing, gera mais vendas e aumenta a satisfação dos seus clientes.

2. É segmentável

Separar os Leads conforme o interesse deles e, a partir disso, promover ações com foco muito maior é o segundo diferencial do Marketing Digital. Chamamos isso de segmentação.

Dessa forma, nos relacionamos apenas com o público que tem curiosidade pelo que temos a oferecer. Essa característica faz do Marketing Digital uma estratégia muito menos intrusiva e mais certeira do que o tradicional.

Seus clientes em potencial podem estar em diferentes momentos de interesse. Para que ainda não conhece o seu tipo de serviço, vale uma comunicação introdutória. Quem já está mais perto da compra, pode se interessar por um teste, por exemplo.

3. Permite atração gratuita

Seja por meio de busca orgânica no Google, email, anúncios ou redes sociais, potenciais clientes são atraídos de forma crescente para o site da sua empresa, aumentando as chances de vendas.

Isso tudo pode ser feito de forma gratuita. Com ações e estratégias de Marketing de Conteúdo, você pode fazer com que as pessoas lhe encontrem a um custo muito baixo.

4. Gera audiência

A produção de conteúdo relevante possibilita a construção de uma base, como emails cadastrados, assinantes de blog, seguidores nas redes sociais, etc.

Ao longo do tempo, esses contatos se tornam um ativo de marketing fundamental para a empresa. Mais do que clientes em um único momento, eles passam a ser a audiência da sua empresa.

Seu negócio pode virar referência no mercado, gerando recorrência.

5. Tem ótimo custo-benefício para pequenas empresas

A combinação das quatro características anteriores faz com que o Marketing Digital gere bons resultados mesmo a partir de baixos orçamentos.

Aliando a aplicação de recursos com ideias inteligentes e boas ferramentas, o investimento na internet tem muito mais retorno se comparado às mídias tradicionais.

Existem softwares que auxiliam esse trabalho, juntando todas essas funções em um lugar só. O RD Station Marketing é líder no mercado brasileiro, e você pode testá-lo gratuitamente clicando aqui.

Oportunidade aos empreendedores

Por todas essas características, diversas empresas têm experimentado excelentes resultados e, por consequência, estão investido cada vez mais no Marketing Digital.

Para as pequenas e médias empresas (PMEs), esses benefícios são ainda mais evidentes, pois em geral esses negócios dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços.

A internet é o meio onde boas ideias (simples e objetivas) e uma boa execução têm muito mais valor do que o dinheiro. No entanto, vários empreendedores e responsáveis pelo marketing das empresas ainda não aproveitam esse potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas, seja por terem receio da complexidade do meio.

Cases de pequenas empresas que tiveram resultados com Marketing Digital

Aqui na Resultados Digitais, ajudamos a desmistificar o Marketing Digital e provamos diariamente aos empreendedores do país que a estratégia na internet pode ser simples, acessível e efetiva.

Mais de 20 mil clientes vivenciam essa experiência. Veja abaixo alguns exemplos:

1. Como a Cão Cidadão cresceu 30% em plena crise

Cão Cidadão, rede de franquias de adestramento e comportamento animal, foi fundada pelo zootecnista Alexandre Rossi. A empresa realiza adestramentos em domicílio e consultas de comportamento com o objetivo de educar o cão para integrá-lo na família e na sociedade.

Com o RD Station Marketing, a empresa experimentou um crescimento de 30% em 12 meses em um período no qual o país declarava crise econômica.

cao cidadao

2. Como a Impacta passou a converter 80% das oportunidades em alunos

Impacta é hoje o maior centro de treinamento e certificações da América Latina, com mais de 1 milhão e meio de alunos. Para suportar a estratégia de Marketing Digital, a empresa conta com o RD Station Marketing.

Os resultados impressionam: das oportunidades identificadas e prospectadas ativamente, em torno de 80% estão se tornando alunos. O faturamento do portal EAD cresceu 10 vezes no período de um ano. Além disso, o Custo de Aquisição de alunos já teve uma queda de 30%.

3. Como a SBTUR Viagens triplicou o resultado do seu programa de indicações

SBTUR é um clube de viagens que ajuda as pessoas a guardarem dinheiro para viajar. Funciona como um plano de assinatura onde o cliente escolhe o pacote que se encaixa melhor na sua realidade e paga mensalmente.

A reestruturação e adaptação da empresa para utilizar o RD Station Marketing e a metodologia do Inbound Marketing trouxeram resultados rápidos.

Com conteúdo de qualidade e postagens frequentes, o blog da empresa transformou o canal orgânico, que teve um salto de 40 mil para 80 mil visitantes únicos. Hoje também o volume de indicações recebidas é 3 vezes maior e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) do programa de indicação teve uma redução de 85%.

4. Como o Clube do Malte usou o email marketing para fechar 150% mais vendas

O Clube do Malte é um e-commerce especializado em Cervejas Importadas e Especiais. O comércio de cervejas no ambiente online começou em 2011. Além da loja virtual eles também possuem uma loja conceito, onde tudo começou, que une um restaurante, um bar e um empório.

A empresa passou a usar o RD Station Marketing vendo a possibilidade de criar páginas, disparar campanhas de email e obter receita dessas campanhas. Assim, a equipe abraçou o desafio de fazer Inbound Marketing.

Analisando apenas a audiência originada de Email Marketing no período, a loja virtual teve um aumento de mais de 120%. Se passar a análise para transações vindas apenas de Email Marketing, o volume de receita gerada acompanha a audiência e marca um crescimento de mais de 155% em vendas.

Baixe um kit de Marketing Digital para sua empresa

Mais do que se inspirar, você também quer ganhar tempo para focar no que realmente importa na sua empresa? Então confira também nosso Kit de Marketing Digital e Produtividade para Pequenas e Médias Empresas.

Neste kit reunimos templates, ferramentas e webinars que vão ajudar você a multiplicar as ações de Marketing e Vendas da sua pequena empresa, gerir os Leads e expandir seus resultados de forma previsível e escalável por meio do Marketing Digital.

Kit de Produtividade para PMEs

Se você já tem muitas demandas e ainda não conseguiu chegar aonde quer, conte com essas ferramentas e templates prontos.

Post publicado originalmente em julho de 2010 e atualizado mais recentemente em setembro de 2020.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

Um comentário

  1. Jailsson

    Muito bom!