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Marketing Digital para a área da saúde: como conquistar mais pacientes em 4 passos

Existem várias formas de conquistar novos pacientes, mas um dos métodos mais baratos e eficazes é o Marketing Digital

O Marketing Digital está para a área de saúde assim como o futebol estava para os Estados Unidos. Apesar de dar certo e ser algo chamativo, grande parte das instituições de saúde possuem (ou possuíam) uma certa resistência em adotar esse tipo de estratégia.

Mas por que isso acontece? Vamos usar o exemplo do futebol nos Estados Unidos. A resposta para a dificuldade do esporte mais popular do mundo se disseminar na terra do Tio Sam se deve a um fator cultural.

Enquanto no Brasil o futebol possui poucos concorrentes e já faz parte da cultura nacional desde os tempos modernos, nos Estados Unidos ele compete com o basquete, beisebol, futebol americano, dentre outros esportes que já fazem parte da rotina do americano há alguns séculos.

A mesma realidade pode ser aplicada na área de saúde. Culturalmente, outras ações de marketing chamam mais atenção de clínicas e hospitais do que o ambiente digital. Vamos aos exemplos:

  1. Mídia tradicional (TV, rádio, dentre outros);
  2. Eventos e congressos;
  3. Jornais, outdoors etc.

Mas essa realidade tem mudado nos últimos anos e vamos explicar como os hospitais e clínicas que têm utilizado Marketing Digital em suas estratégias têm conseguido se destacar e aumentar o seu faturamento ao mesmo tempo que melhoram bastante a rotina do paciente!

Caso você não saiba, leitor, 66% das pessoas fazem suas escolhas apenas após conferir referências na internet.

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Marketing Digital na área de saúde: como fazer?

Quando falamos de instituições como hospitais e clínicas, precisamos ter em mente o seguinte fator: uma pessoa não vai a um site desse tipo de instituição em busca de lazer.

É preciso construir um conteúdo realmente relevante para o público-alvo. Mas aí fica a pergunta: como definir o que essas pessoas querem ler e aprender? Simples: basta compilar os dados da área de atendimento, agendamento e marcação de exames.

Com esses dados em mãos, que podem ser levantados via ferramentas de gestão ou até por planilhas, é possível ver qual é o público-alvo do hospital e clínica, facilitando o trabalho do marketing na hora de produzir o conteúdo, já que a persona estará bem definida.

Uma vez que esse trabalho foi bem feito, é só seguir o passo a passo abaixo!

Passo 1: construa um site/blog intuitivo

Esse conselho deveria ser seguido por profissionais de marketing de qualquer setor. Não adianta ter um um bom serviço e o seu público-alvo não conseguir chegar até você.

É necessário ter um site enxuto que passe a informação de forma clara e concisa. Do que adianta ter uma ferramenta de agendamento online se o link para ela está perdido no meio de várias ofertas/informativos?

Não adianta a sua instituição ser referência em alguma modalidade de exame se o usuário do seu serviço não sabe disso!

Por isso, é preciso ter um site e blog que realizem essa comunicação com qualidade!

Passo 2: faça Marketing de Conteúdo

Lembra quando falei acima que é preciso estruturar um site e blog com boa usabilidade? Pois é, não adianta ter isso sem produzir também conteúdo de qualidade.

Quando falamos de Marketing Digital, o foco é geração de valor para o usuário final — nesse caso, o paciente. E também sabemos que as pessoas sempre acabam preferindo comprar de especialistas!

Logo, se a sua instituição produzir conteúdo de qualidade, de forma a se posicionar como especialista dentro de um segmento, é grande a chance dela conseguir captar mais pacientes que estão interessados naquela especialidade.

É só pensar um pouco na famosa analogia do médico: sempre que você fica doente e o médico receita um remédio, dificilmente o paciente não irá comprá-lo, já que foi recomendado por um especialista.

Passo 3: aumente o número de canais de aquisição de pacientes

O mundo evoluiu MUITO nos últimos anos. Se você, leitor, for parar para pensar, hoje é possível realizar quase todo tipo de atividade a partir de um smartphone e na internet.

Por isso, trabalhar apenas com meios analógicos de atendimento pode impactar negativamente a experiência do usuário (além de deixar de ganhar dinheiro, é claro).

Utilizar uma solução de agendamento online é algo vital para o sucesso da estratégia de Marketing Digital de uma instituição na área de saúde! Além de ter um custo de aquisição por paciente menor, a experiência dele acaba sendo facilitada.

Vamos listar abaixo as diferenças entre um agendamento análogico, via telefone, e o online automatizado, só para você ter uma noção:

  • No agendamento online, não existe chance de congestionamento de linhas e o exame pode ser marcado com facilidade, independentemente da demanda;
  • O processo pode ser finalizado em menos de 2 minutos;
  • O custo por atendimento fica na casa dos centavos (80% mais barato).

E você lembra quando falei logo no começo do texto dá importância dos dados de atendimento na hora de definir a melhor estratégia de marketing? Com esse tipo de ferramenta, esse trabalho pode ser feito inclusive em tempo real!

Quer conhecer uma ferramenta desse tipo? Só conferir esse artigo que explica um pouquinho das vantagens que a sua instituição pode obter!

Passo 4: contrate uma ferramenta de automação de marketing

Após um atendimento, é vital que a instituição de saúde continue o relacionamento com os seus pacientes.

Desde apresentar novos procedimentos até falar de boas práticas para a saúde, é esse tipo de ação, além do atendimento de qualidade, que fará o paciente voltar quando for necessário para ele.

Mas realizar todo esse trabalho manualmente é impossível. É preciso saber como o paciente está interagindo com o site da instituição, qual tipo de conteúdo ele tem consumido e como ele tem feito isso para realmente saber qual é a melhor forma de se comunicar com ele de forma constante.

E, no final das contas, acaba que esse tipo de solução é a forma mais barata e automática de realizar esse trabalho.

Além disso, o fluxo de nutrição, uma funcionalidade que só esse tipo de ferramenta consegue oferecer, em conjunto com o conteúdo produzido para o blog, é vital para o sucesso da estratégia de marketing!

É só fazer a seguinte conta: ao invés de contratar 4 profissionais de marketing (para cuidarem de mídias sociais, gestão do blog, Email Marketing e análise de dados) e 2 vendedores (para qualificarem todas as oportunidades), a sua empresa pode contar com uma ferramenta de automação de marketing que realiza todas essas funções, reduzindo o custo final de pelo o menos R$ 8.000 para apenas R$ 3.900 (205% menor).

Com uma ferramenta de automação, seria necessário para realizar o mesmo trabalho a seguinte formação: vendedor, analista de marketing 1 (para fazer gestão de mídias sociais, email marketing e análise de dados) e analista de marketing 2 (para fazer gestão do blog e produção de conteúdo).

Com um fluxo de nutrição realizando grande parte do trabalho do vendedor e a ferramenta centralizando todo o processo de forma simples e intuitiva, o trabalho seria mais rápido e lucrativo.

Conclusão

Existem várias formas de conquistar novos pacientes, mas um dos métodos mais baratos e eficazes é o Marketing Digital.

Só de percebermos que grande parte da população mundial já está conectada na internet, deixar de trabalhar nesse ambiente passa a ser algo não muito prudente.

E, como foi dito no texto, mais de 66% das pessoas pesquisam algo sobre um serviço ou produto que querem contratar. Por isso, seguir os 4 passos citados acima é vital para o sucesso da sua instituição.

Agora conte-nos um pouquinho de como tem sido a sua experiência com Marketing Digital na área da saúde! Tem sido bom o resultado? Como tem sido o engajamento dos seus pacientes com o conteúdo que tem produzido?

Deixe a sua opinião e experiência nos comentários!

Guest Post escrito pela CM Tecnologia, empresa que desenvolve softwares para o setor de atendimento com a missão de auxiliar e somar na automatização, eficiência e resultados de empresas na área da saúde.

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