Como fazer marketing para dentistas? Dicas práticas para atrair mais pacientes

Conhecer a jornada do paciente, estimular avaliações e não descuidar da ética são algumas dicas de marketing para dentistas que desejam se tornar autoridade na sua área de atuação

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Resultados Digitais15 de fevereiro de 2021
Semana da Transformação Digital

Ferramentas de marketing tornaram-se grandes aliadas das empresas na promoção de uma imagem pública mais moderna e confiável. Hoje em dia, o modo como um profissional se comporta nas redes sociais, por exemplo, pode resultar em uma imensa captação de clientes ou até no fim de um negócio.

Na área odontológica, não é diferente. O marketing, que já foi visto pelos profissionais de saúde como algo que poderia descredibilizar os profissionais desse mercado, hoje serve para aproximar os pacientes dos dentistas.

Isso se deve, principalmente, ao surgimento de estratégias que diferem do marketing tradicional, aquele mais invasivo, que vem perdendo efeito. Em seu lugar, surgem estratégias focadas em atrair os pacientes de maneira menos invasiva, tirando dúvidas e construindo uma relação de confiança — o Marketing Digital, por exemplo.

Foi pensando nessa abordagem que separamos 7 dicas de como desenvolver estratégias de marketing para dentistas. Confira quais são!

7 dicas práticas de marketing para dentistas

Investir em marketing, para dentistas, é uma maneira de se diferenciar da concorrência. O Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo e, em meio a esse grande número de profissionais qualificados, estratégias para se destacar são muito bem-vindas.

Não estamos falando, no entanto, de táticas de marketing agressivo, mas sim que permitam reforçar sua credibilidade e autoridade no mercado de forma natural, e não invasiva. 

Mas como fazer isso? Abaixo, você confere algumas dicas de marketing para dentistas que querem se destacar sem deixar de lado a ética profissional:

1. Tenha uma página no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que empresas locais sejam encontradas nos resultados de busca do Google e também no Google Maps. 

Se ainda não tem um perfil, crie o seu agora mesmo, e não se esqueça de incluir informações como endereço, horário de funcionamento, serviços oferecidos e imagens do consultório. Isso facilita a vida do paciente e dá mais visibilidade ao seu consultório. É a presença básica que um dentista deve ter na internet. 

2. Estimule as avaliações dos pacientes

As avaliações dos pacientes são uma forma de prova social que ajuda na tomada de decisão de outras pessoas. Afinal, ninguém vai se consultar com alguém que recebeu diversos comentários negativos, ou mesmo com alguém sobre quem não encontrou qualquer opinião, concorda?

Por isso, a dica é pedir para os seus pacientes mais satisfeitos deixarem uma avaliação nos seus canais — nas avaliações do Google, do Facebook e em sites focados em profissionais da área, por exemplo. Estimule quem teve uma boa experiência no seu consultório a compartilhá-la na internet!

3. Tenha atenção ao código de ética

Os direitos e deveres do profissional da odontologia são regulados pelo Código de Ética Odontológica. Ele traz, inclusive, um capítulo que versa justamente sobre marketing para dentistas: o XVI, intitulado "Do anúncio, da propaganda e da publicidade".

É importante ler com atenção esse capítulo e também compartilhar o documento com quem for auxiliá-lo na sua estratégia de marketing para evitar punições.

4. Conheça a jornada de compra

A maioria das pessoas que usam a internet para encontrar serviços passam por algumas fases até encontrar o profissional desejado. Diante disso, é preciso entender quem é a sua persona e o comportamento do público ao longo de todo o processo para conquistá-lo no final.

A esse processo, chamamos de jornada de compra — que, na área da saúde, também pode ser chamada de jornada do paciente. Ela consiste em toda a experiência que uma pessoa tem com o seu consultório, desde quando ouve falar nele pela primeira vez até o pós-consulta.

As ações feitas em uma busca na internet podem ser resumidas em quatro fases:

  • aprendizado e descoberta
  • reconhecimento do problema
  • consideração da solução
  • decisão de compra

Inicialmente, é preciso despertar interesse rapidamente. Um exemplo de como fazer isso é tendo um site com bom rankeamento para que seja um dos primeiros a aparecer nos mecanismos de busca como o Google.

Isso envolve o uso de ferramentas que visam detectar e determinar as palavras-chave mais buscadas na internet. Uma vez encontradas as palavras-chave, é preciso produzir conteúdo relacionado, mas que ao mesmo tempo proporcione uma leitura informativa. Não adianta criar textos que tenham palavras-chave em excesso e sem sentido.

Uma maneira de fazer isso de forma leve é fornecendo conteúdo gratuito. É prática comum dos blogs, perfis de Instagram e Facebook que o profissional forneça um pouco de material como incentivo para que o cliente procure o serviço completo, que é cobrado.

Você pode fazer uso dessa técnica, fornecendo conteúdo de prevenção sobre escovação, métodos para prevenir problemas de gengiva, produtos de qualidade relacionados com a higiene bucal, entre outros, para citar alguns exemplos.

Depois de se informar sobre odontologia, o seu cliente pode então perceber que tem necessidades que não pode suprir sozinho. A partir disso, procurará um profissional.

Por fim, é preciso apresentar claramente seu diferencial perante a concorrência e facilitar ao máximo a decisão do cliente.

????  Saiba mais sobre como criar conteúdo para cada uma das etapas da jornada de compra assistindo à live abaixo, realizada por um dos cofundadores da RD, André Siqueira.

5. Invista com precisão

A vantagem de fazer marketing na internet é que os gastos comuns dos meios tradicionais são cortados. No meio online existe a possibilidade de manter canais diretos com os seus pacientes e de trocar mensagens sem intermediários, tornando o contato mais efetivo, pontual e personalizado. Além disso, o Marketing Digital permite bastante segmentação e precisão. Consequentemente, proporciona melhor uso do dinheiro investido.

O mesmo investimento que iria para panfletos pode ir para anúncios pagos no Facebook, por exemplo. Com essas ferramentas é possível segmentar os clientes para os quais seus anúncios vão chegar, saber o melhor horário de publicações e qual tipo de conteúdo gera mais resultados.

6. Cuide do seu site e das suas redes sociais

Sites que não são atualizados acabam perdendo rankeamento no Google. O que isso significa?

Quando um cliente procura um profissional, os sites mais atualizados e responsivos aparecem nos primeiros resultados. Sabemos que a maioria dos pacientes hoje usa celular, portanto seu site deve ser adaptado para funcionar em todas as interfaces, incluindo computador, tablet e smartphone.

Ter o site e as redes sociais atualizados e bem cuidados pode levar a um grande número de seguidores, que são atraídos pela qualidade da presença virtual, abrindo assim uma gama maior de pessoas que buscarão a interação fora das redes, ou seja, um atendimento no seu consultório.

7. Conheça a concorrência

Como estamos falando de marketing para dentistas, não adianta observar a estratégia de marketing de negócios de outros setores. Principalmente na internet, a originalidade é valorizada, e não pega bem copiar. O que deve ser feito é conhecer a competição e perceber seus erros e acertos.

Uma vez que conseguimos analisar friamente nossos concorrentes, podemos criar serviços que vão suprir os nichos criados pelas falhas deles.

Hoje em dia, um profissional que não faz marketing, especialmente na internet, não existe para uma imensa parcela das pessoas.

Por isso, é preciso trabalhar cuidadosamente sua imagem. Não considere o marketing como um gasto, mas como um investimento. Procure especialistas para ajudar com imagens e com a geração de conteúdo para desenvolver posts, montar um site, e, claro, manter tudo isso atualizado!

E lembre-se: cada dentista tem um perfil e o ideal é fazer testes para conhecer melhor seu público e determinar a abordagem mais efetiva. Encontre seu estilo, conheça a concorrência e, acima de tudo, não se esqueça de entregar um excelente serviço para fidelizar!

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Artigo publicado em abril de 2018 e atualizado em fevereiro de 2021.

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