Como fazer marketing para dentistas? Dicas pr√°ticas para atrair mais pacientes

Conhecer a jornada do paciente, estimular avalia√ß√Ķes e n√£o descuidar da √©tica s√£o algumas dicas de marketing para dentistas que desejam se tornar autoridade na sua √°rea de atua√ß√£o


Ferramentas de marketing tornaram-se grandes aliadas das empresas na promo√ß√£o de uma imagem p√ļblica mais moderna e confi√°vel. Hoje em dia, o modo como um profissional se comporta nas redes sociais, por exemplo, pode resultar em uma imensa capta√ß√£o de clientes ou at√© no fim de um neg√≥cio.

Na √°rea odontol√≥gica, n√£o √© diferente. O marketing, que j√° foi visto pelos profissionais de sa√ļde como algo que poderia descredibilizar os profissionais desse mercado, hoje serve para aproximar os pacientes dos dentistas.

Isso se deve, principalmente, ao surgimento de estrat√©gias que diferem do marketing tradicional, aquele mais invasivo, que vem perdendo efeito. Em seu lugar, surgem estrat√©gias focadas em atrair os pacientes de maneira menos invasiva, tirando d√ļvidas e construindo uma rela√ß√£o de confian√ßa ‚ÄĒ o Marketing Digital, por exemplo.

Foi pensando nessa abordagem que separamos 7 dicas de como desenvolver estratégias de marketing para dentistas. Confira quais são!

7 dicas pr√°ticas de marketing para dentistas

Investir em marketing, para dentistas, √© uma maneira de se diferenciar da concorr√™ncia. O Brasil √© o pa√≠s com o maior n√ļmero de dentistas no mundo e, em meio a esse grande n√ļmero de profissionais qualificados, estrat√©gias para se destacar s√£o muito bem-vindas.

Não estamos falando, no entanto, de táticas de marketing agressivo, mas sim que permitam reforçar sua credibilidade e autoridade no mercado de forma natural, e não invasiva. 

Mas como fazer isso? Abaixo, você confere algumas dicas de marketing para dentistas que querem se destacar sem deixar de lado a ética profissional:

1. Tenha uma página no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que empresas locais sejam encontradas nos resultados de busca do Google e também no Google Maps. 

Se ainda n√£o tem um perfil, crie o seu agora mesmo, e n√£o se esque√ßa de incluir informa√ß√Ķes como endere√ßo, hor√°rio de funcionamento, servi√ßos oferecidos e imagens do consult√≥rio. Isso facilita a vida do paciente e d√° mais visibilidade ao seu consult√≥rio. √Č a presen√ßa b√°sica que um dentista deve ter na internet.¬†

2. Estimule as avalia√ß√Ķes dos pacientes

As avalia√ß√Ķes dos pacientes s√£o uma forma de prova social que ajuda na tomada de decis√£o de outras pessoas. Afinal, ningu√©m vai se consultar com algu√©m que recebeu diversos coment√°rios negativos, ou mesmo com algu√©m sobre quem n√£o encontrou qualquer opini√£o, concorda?

Por isso, a dica √© pedir para os seus pacientes mais satisfeitos deixarem uma avalia√ß√£o nos seus canais ‚ÄĒ nas avalia√ß√Ķes do Google, do Facebook e em sites focados em profissionais da √°rea, por exemplo. Estimule quem teve uma boa experi√™ncia no seu consult√≥rio a compartilh√°-la na internet!

3. Tenha atenção ao código de ética

Os direitos e deveres do profissional da odontologia s√£o regulados pelo C√≥digo de √Čtica Odontol√≥gica. Ele traz, inclusive, um cap√≠tulo que versa justamente sobre marketing para dentistas: o XVI, intitulado “Do an√ļncio, da propaganda e da publicidade”.

√Č importante ler com aten√ß√£o esse cap√≠tulo e tamb√©m compartilhar o documento com quem for auxili√°-lo na sua estrat√©gia de marketing para evitar puni√ß√Ķes.

4. Conheça a jornada de compra

A maioria das pessoas que usam a internet para encontrar servi√ßos passam por algumas fases at√© encontrar o profissional desejado. Diante disso, √© preciso entender quem √© a sua persona e o comportamento do p√ļblico ao longo de todo o processo para conquist√°-lo no final.

A esse processo, chamamos de jornada de compra ‚ÄĒ que, na √°rea da sa√ļde, tamb√©m pode ser chamada de jornada do paciente. Ela consiste em toda a experi√™ncia que uma pessoa tem com o seu consult√≥rio, desde quando ouve falar nele pela primeira vez at√© o p√≥s-consulta.

As a√ß√Ķes feitas em uma busca na internet podem ser resumidas em quatro fases:

  • aprendizado e descoberta
  • reconhecimento do problema
  • considera√ß√£o da solu√ß√£o
  • decis√£o de compra

marketing para dentistas

Inicialmente, é preciso despertar interesse rapidamente. Um exemplo de como fazer isso é tendo um site com bom rankeamento para que seja um dos primeiros a aparecer nos mecanismos de busca como o Google.

Isso envolve o uso de ferramentas que visam detectar e determinar as palavras-chave mais buscadas na internet. Uma vez encontradas as palavras-chave, √© preciso produzir conte√ļdo relacionado, mas que ao mesmo tempo proporcione uma leitura informativa. N√£o adianta criar textos que tenham palavras-chave em excesso e sem sentido.

Uma maneira de fazer isso de forma leve √© fornecendo conte√ļdo gratuito. √Č pr√°tica comum dos blogs, perfis de Instagram e Facebook que o profissional forne√ßa um pouco de material como incentivo para que o cliente procure o servi√ßo completo, que √© cobrado.

Voc√™ pode fazer uso dessa t√©cnica, fornecendo conte√ļdo de preven√ß√£o sobre escova√ß√£o, m√©todos para prevenir problemas de gengiva, produtos de qualidade relacionados com a higiene bucal, entre outros, para citar alguns exemplos.

Depois de se informar sobre odontologia, o seu cliente pode ent√£o perceber que tem necessidades que n√£o pode suprir sozinho. A partir disso, procurar√° um profissional.

Por fim, é preciso apresentar claramente seu diferencial perante a concorrência e facilitar ao máximo a decisão do cliente.

ūüĎȬ† Saiba mais sobre como criar conte√ļdo para cada uma das etapas da jornada de compra assistindo √† live abaixo, realizada por um dos cofundadores da RD, Andr√© Siqueira.

5. Invista com precis√£o

A vantagem de fazer marketing na internet é que os gastos comuns dos meios tradicionais são cortados. No meio online existe a possibilidade de manter canais diretos com os seus pacientes e de trocar mensagens sem intermediários, tornando o contato mais efetivo, pontual e personalizado. Além disso, o Marketing Digital permite bastante segmentação e precisão. Consequentemente, proporciona melhor uso do dinheiro investido.

O mesmo investimento que iria para panfletos pode ir para an√ļncios pagos no Facebook, por exemplo. Com essas ferramentas √© poss√≠vel segmentar os clientes para os quais seus an√ļncios v√£o chegar, saber o melhor hor√°rio de publica√ß√Ķes e qual tipo de conte√ļdo gera mais resultados.

6. Cuide do seu site e das suas redes sociais

Sites que n√£o s√£o atualizados acabam perdendo rankeamento no Google. O que isso significa?

Quando um cliente procura um profissional, os sites mais atualizados e responsivos aparecem nos primeiros resultados. Sabemos que a maioria dos pacientes hoje usa celular, portanto seu site deve ser adaptado para funcionar em todas as interfaces, incluindo computador, tablet e smartphone.

Ter o site e as redes sociais atualizados e bem cuidados pode levar a um grande n√ļmero de seguidores, que s√£o atra√≠dos pela qualidade da presen√ßa virtual, abrindo assim uma gama maior de pessoas que buscar√£o a intera√ß√£o fora das redes, ou seja, um atendimento no seu consult√≥rio.

7. Conheça a concorrência

Como estamos falando de marketing para dentistas, não adianta observar a estratégia de marketing de negócios de outros setores. Principalmente na internet, a originalidade é valorizada, e não pega bem copiar. O que deve ser feito é conhecer a competição e perceber seus erros e acertos.

Uma vez que conseguimos analisar friamente nossos concorrentes, podemos criar serviços que vão suprir os nichos criados pelas falhas deles.

Hoje em dia, um profissional que n√£o faz marketing, especialmente na internet, n√£o existe para uma imensa parcela das pessoas.

Por isso, √© preciso trabalhar cuidadosamente sua imagem. N√£o considere o marketing como um gasto, mas como um investimento. Procure especialistas para ajudar com imagens e com a gera√ß√£o de conte√ļdo para desenvolver posts, montar um site, e, claro, manter tudo isso atualizado!

E lembre-se: cada dentista tem um perfil e o ideal √© fazer testes para conhecer melhor seu p√ļblico e determinar a abordagem mais efetiva. Encontre seu estilo, conhe√ßa a concorr√™ncia e, acima de tudo, n√£o se esque√ßa de entregar um excelente servi√ßo para fidelizar!

Tudo isso que falamos no artigo fica mais fácil se você contar com uma ferramenta de automação de marketing como o RD Station Marketing. 

O software facilita o seu trabalho, permitindo atualizar as redes sociais, enviar emails, criar Landing Pages e pop-ups, fazer automa√ß√£o e analisar resultados, tudo em um s√≥ lugar. Fa√ßa um teste gratuito agora preenchendo o formul√°rio abaixo! ūüĎá


Artigo publicado em abril de 2018 e atualizado em fevereiro de 2021.

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Coment√°rios

6 coment√°rios

  1. Adriana Albuquerque

    Excelentes artigos. Parabéns

  2. Roberta Marinho

    Adorei a sua p√°gina. Muito bem explicada. Continuarei acompanhando.

  3. Cesar Filho

    Muito bem explicada a matéria. Voltarei mais vezes para ler as novidades. Parabéns!

  4. Fernanda Liuzzi

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  5. Osmar

    Ola, gostaria de dividir um facilitador com vocês super fácil de usar.
    Simplesmente reduz os gastos com propaganda mais de 90%.
    Tudo impecavel e super proficional.
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