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Inbound Marketing para farm√°cias ūüíä: como criar uma estrat√©gia eficiente

Apesar de um pouco dissonantes em uma primeira análise, uma estratégia bem executada de Inbound Marketing tem o potencial de se tornar uma alavanca poderosa de vendas para farmácias

Inbound Marketing pode não ser a primeira opção quando se pensa em comunicação para farmácias (isso em lojas físicas, pois em ecommerces é outra conversa).

Quando falamos de varejo, os clientes est√£o muito pulverizados, sendo muito comum a compra por conveni√™ncia ‚ÄĒ aquela ida √† farm√°cia antes de ir para casa.

O componente offline também é bastante presente, o que dificulta a mensuração precisa do impacto do Marketing Digital em uma determinada venda física.

Mas, ainda assim, acredito que o Inbound Marketing é uma excelente opção para quem deseja aumentar as vendas desse segmento tão específico.

Planejamento

Como todo trabalho de Marketing Digital, o primeiro passo √© o planejamento. O p√ļblico-alvo em farm√°cias √© bastante diverso ‚ÄĒ idosos comprando medicamentos, atletas buscando suplementa√ß√£o, pais procurando produtos os filhos s√£o alguns exemplos. Por isso, √© preciso entender bem quais s√£o essas personas e mapear as suas dores.

O pr√≥ximo passo √© entender quais s√£o as palavras-chave relevantes para o neg√≥cio. Al√©m das tradicionais ‚Äúfarm√°cia‚ÄĚ e ‚Äúdrogaria‚ÄĚ, sugiro expandir essa rede para termos que resolvam dores desse poss√≠vel cliente ‚ÄĒ ‚Äúcomo emagrecer com sa√ļde‚ÄĚ ou ‚Äúsa√ļde na terceira idade‚ÄĚ s√£o algumas palavras interessantes.

Por fim, toda farm√°cia utiliza algum tipo de sistema gerencial. √Č muito recomend√°vel integrar o sistema ao RD Station.

N√£o tem ningu√©m mais interessante para se trabalhar do que aquela pessoa que j√° comprou de voc√™. Al√©m disso, essa integra√ß√£o pode entregar ao time de marketing informa√ß√Ķes relevantes (como produtos comprados, idade etc.) que ajudam a otimizar cada vez mais o trabalho.

Não faz sentido mandar uma oferta de creme antirrugas para um jovem de 20 e poucos anos. Da mesma forma, não é interessante enviar para uma mulher uma promoção de apetrechos para barba.

Produ√ß√£o de conte√ļdo

Conte√ļdo sobre sa√ļde e bem-estar √© muit√≠ssimo procurado na Internet. Seja para investigar um sintoma, encontrar uma nova dieta ou aprender a forma certa de se exercitar, as pessoas est√£o cada vez buscando mais informa√ß√Ķes e conhecimento.

Ter um blog atualizado com frequ√™ncia com esse tipo de conte√ļdo √© um excelente investimento para construir tr√°fego org√Ęnico.

Para complementar o blog, sugiro a criação de eBooks direcionados às personas mapeadas. Além de ajudar a construir o relacionamento com o cliente, eBooks e outros materiais ricos geram Leads de topo de funil, que muitas vezes ainda não estão no estágio de compra, mas que podem ser trabalhados para uma venda futura.

Essa estratégia também ajuda a qualificar os Leads gerados. Se alguém baixa um eBook sobre “cuidados para o cabelo“, muito provavelmente essa pessoa estaria inclinada a comprar produtos capilares.

Mídia

O trabalho de m√≠dia pode ser um belo combust√≠vel na busca de gera√ß√£o de resultados. A utiliza√ß√£o de ofertas do Facebook (com condi√ß√Ķes exclusivas para esse p√ļblico) tem o potencial de gerar vendas incrementais. Mas lembre-se sempre de usar a segmenta√ß√£o de p√ļblico apropriada para cada oferta.

Vale a pena utilizar uma parte da verba para uma campanha de display no Google AdWords para o p√ļblico pr√≥ximo da loja. Embora o objetivo principal seja branding e n√£o necessariamente alguma convers√£o, esse fortalecimento de marca √© importante para neg√≥cios ‚Äúde bairro‚ÄĚ.

Email Marketing e fluxos de automação

Uma das principais vantagens quando se cria uma estrat√©gia de Inbound Marketing para a farm√°cias √© a capacidade de segmenta√ß√£o. Por meio do conte√ļdo consumido, materiais baixados e compras realizadas, o perfil do cliente fica muito claro, e isso abre uma gama de possibilidades.

√Č muito recomend√°vel a utiliza√ß√£o de fluxos de automa√ß√£o para divulgar ofertas relevantes para os clientes.

Por exemplo, se algu√©m baixa um eBook sobre alimenta√ß√£o para beb√™s, faz sentido enviar alguns emails sequenciais com mais conte√ļdo relacionado e ofertas de produtos para rec√©m-nascidos.

Fluxos de automação para Leads gerados no blog (indicando novos materiais para download) também são fundamentais dentro da estratégia.

Criatividade nas ofertas

Use e abuse da criatividade nas ofertas.

Você pode, por exemplo, criar uma Landing Page para a agendar a aferição gratuita de pressão (um serviço que a maioria das farmácias já faz de qualquer forma).

Ou enviar uma promoção de produtos de cuidados com o sol depois de uma semana de calor intenso.

O mix de produtos de uma farmácia possibilita o lançamento de ofertas de todos os tipos, para todos os gostos.

O importante, vale sempre ressaltar, é segmentar os interesses dos diferentes grupos de clientes. Um erro aqui pode criar uma experiência frustrante para o usuário. Portanto, muito cuidado nessa hora.

Time da loja e atendimento alinhados

Por fim, √© importante deixar o time da loja alinhado com todas essas a√ß√Ķes.

Haver√° clientes que ter√£o d√ļvidas ou mostrar√£o o celular com o email de alguma oferta. A equipe de atendimento deve ser capaz de sanar todas essas d√ļvidas e prosseguir o relacionamento iniciado online.

Além disso, a própria loja é um importante ativo na captação de Leads. Incentivos (como 5% de desconto na compra) podem ser oferecidos para estimular esses cadastros.

Ao obter o contato de uma pessoa que acabou de comprar, abre-se a possibilidade para a recompra, que é um hábito extremamente comum nesse mercado (remédios, produtos de higiene e estética e suplementos têm esse caráter mais recorrente no consumo).

Conclus√£o

Apesar de um pouco dissonantes em uma primeira análise, uma estratégia bem executada de Inbound Marketing tem o potencial de se tornar uma alavanca poderosa de vendas para farmácias.

Mesmo aquela farm√°cia do bairro pode se aproveitar da internet para captar mais Leads, relacionar-se com os clientes e gerar mais resultados.

Além de tudo, o trabalho online é 100% complementar ao offline. O foco não é só captar novos clientes, mas desenvolver um relacionamento de qualidade com seus clientes atuais, o que também gera muitos frutos.

Pensando bem, Inbound Marketing para farm√°cias tem tudo a ver.

E esse é só o começo. Para saber mais, baixe gratuitamente O Guia Definitivo do Inbound Marketing.

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Esse post foi escrito por Lucas Lopes, cofundador da Agência Look’n Feel Inbound.