Blog de Marketing Digital de Resultados

Como capturar o contato dos visitantes do seu site com WhatsApp no RD Station Marketing

Veja como ter um botão flutuante em seu site, que captura contatos e amplia as possibilidades das suas estratégias de marketing pelo WhatsApp

Não sei o quão popular você é, mas, independentemente do número de contatos na sua agenda, tenho quase certeza de que enquanto você estiver lendo este artigo alguém vai tentar roubar sua atenção com uma mensagem no WhatsApp.

Não se sinta culpado se isso acontecer. Aconteceu comigo enquanto escrevia este texto. Várias vezes. Cerca de 33% das pessoas abrem o WhatsApp assim que recebem uma notificação, então não somos os únicos ansiosos do mundo.

Com mais de 5 bilhões de downloads só na loja de aplicativos da Google, o WhatsApp é um dos apps mais baixados do mundo, estando presente em cerca de 99% do smartphones ativos no globo. Segundo a empresa, são mais de 2 bilhões de pessoas usando o aplicativo, em mais de 180 países.

Os profissionais de Marketing não deixariam de encarar esses números com um brilho no olhar. Foi assim, provavelmente, que surgiu o WhatsApp Business, dando espaço para que as empresas também pudessem fazer marketing pelo WhatsApp.

Empresas em um aplicativo de mensagens instantâneas? O que parecia ser o início de mais um canal com propagandas para irritar as pessoas se saiu melhor do que o esperado: 64% dos usuários afirmaram que gostariam de receber ofertas e promoções pelo aplicativo. Além de prático, o marketing pelo WhatsApp também é bem aceito pelos usuários.

Com todos esses dados em mãos, é óbvio que não poderíamos deixar de falar sobre como é importante usar o aplicativo em suas estratégias de Marketing Digital. “Mas, então por que o RD Station Marketing ainda não tem nada para complementar meu funil de vendas com o WhatsApp?”

O tempo verbal correto para essa pergunta é no passado: não tinha! Neste post vou mostrar para você como criar uma estratégia de marketing pelo WhatsApp e revelar a grande novidade do RD Station Marketing que acabou de chegar: WhatsApp no seu site. Continue comigo!

eBook WhatsApp na Prática

Utilize estas estratégias para melhorar suas vendas dentro e fora do aplicativo

Comece uma conversa com os visitantes do seu site de forma muito mais rápida

Imagine a página inicial do seu site como uma daquelas vitrines de loja de rua. Muita gente está ali só para “dar uma olhadinha”. Mas, essa olhadinha já demonstra um certo interesse na sua empresa ou no que ela tem a oferecer.

Na geração do remarketing (em que seu concorrente pode estar na aba seguinte) e do “quero tudo pra ontem”, é muito importante que o seu site ofereça tudo o que a pessoa precisa, no momento certo. Quer mais informações? “Leia esses artigos”. Quer fechar uma compra? “Aqui está o carrinho”. Quer falar com a minha empresa? “Claro, estamos à disposição”.

E é por isso que o novo lançamento do RD Station Marketing promete mudar não só sua estratégia de marketing pelo WhatsApp, como sua estratégia de Marketing Digital como um todo!

O WhatsApp no RD Station Marketing permite que você posicione um botão em qualquer página do seu site.

Se você está curioso para ver como funciona, leia no blog do RD Station! Só não esquece de voltar aqui depois para terminar a sua leitura!

marketing pelo whatsapp botao pagina

marketing pelo whatsapp botao formulario aberto

Depois que o seu visitante clica no ícone do WhatsApp e preenche os campos do formulário com seus dados, ele é redirecionado automaticamente para uma janela de conversa do número de WhatsApp configurado. Você ainda tem a opção de deixar uma mensagem padrão estabelecida, bastando o usuário clicar em “enviar” para iniciar uma conversa com a sua empresa. Rápido e fácil.

marketing pelo whatsapp atendimento

Um dos principais benefícios, além de agilizar o processo de iniciar uma conversa com seus visitantes, é que você já começa o papo com algumas informações sobre o seu contato.

O campo de formulário é totalmente personalizável, então é possível começar a troca de mensagens sabendo mais sobre perfil e interesses da pessoa, bem como nome e Email. Um passo à frente para direcionar as conversas que você terá com esse Lead com base em seus interesses.

Continuando a conversa do WhatsApp em outros canais

Caso o papo iniciado pelo WhatsApp não se torne uma venda, todas as informações que você captou já estão dentro da sua base de contatos no RD Station Marketing. Portanto, é possível dar continuidade à conversa através de outros canais para que no futuro essa pessoa se torne um novo negócio.

 

Dica: se a sua empresa ainda gera poucos Leads, você pode contar com um nível ainda maior de personalização, criando tags de interesse para cada um desses usuários com base na conversa que tiveram.

Quando você ativa o WhatsApp no RD Station Marketing no seu site, algumas definições podem ser feitas para melhorar a maneira com que você vai se relacionar com os seus contatos. O nome que você escolheu para o seu botão se torna um identificador de conversão e fica a seu critério atribuir uma pontuação de conversão para o seu Lead.

marketing pelo whatsapp identificador

A partir daí, toda vez que uma pessoa converter no formulário para falar com a sua empresa, ela entra para a sua base de contatos com um identificador. Dessa maneira, você sabe que ela veio a partir do seu botão e, caso use o Lead Scoring, uma pontuação predefinida é atrelada a ele.

Com essas informações, além do marketing pelo WhatsApp, você pode aproveitar os contatos gerados a partir do recurso de outras maneiras:

Enviar Emails personalizados

Não, o Email não está morto. Como neste exemplo de um de nossos clientes que gerou mais de 14 mil reais em vendas com um único disparo, você também pode ter resultados surpreendentes se utilizar o canal da maneira correta.

Lembra quando citamos que o recurso de WhatsApp permite a personalização de campos? Use isso a seu favor. Crie campos de interesse para a sua empresa não somente para entender se o contato faz parte do seu público-alvo, mas também para saber quais são os seus gostos.

No caso de uma livraria, por exemplo, você pode perguntar quais são as temáticas favoritas da pessoa. Em um novo lançamento de produto, você saberá exatamente quem terá interesse em receber essa novidade, tornando seu Email Marketing muito mais atrativo e com maior potencial de vendas.

No RD Station Marketing, é possível realizar da construção do email, sem a necessidade de um conhecimento prévio em html, até o disparo, escolhendo quais listas de contatos irão receber sua comunicação.

Email Marketing no RD Station Marketing

Você pode criar seu Email do zero ou escolher um entre os diversos modelos predefinidos de Email Marketing no RD Station Marketing

Incluir em Fluxos de Nutrição

Os mesmos campos de interesse citados no exemplo anterior podem ser utilizados para criar uma estratégia de comunicação com um prazo maior, através dos fluxos de nutrição.

Se a pessoa respondeu que tem interesse em livros de ficção, por exemplo, você pode incluí-la em uma lista de emails que vão comunicando ao longo do tempo os outros grandes sucessos deste tema que já foram lançados.

Criar um fluxo de nutrição é muito prático no RD Station Marketing. Com o recurso “arraste e solte”, você vai escolhendo as ações que deseja que aconteçam e em qual período de tempo. Todo mundo que entrar naquele fluxo, seja automaticamente pela conversão no formulário do WhatsApp ou outro meio (como Pop-up e Landing Page) ou através da edição manual do Lead, será impactado pelas suas comunicações.

fluxo de nutrição criado no RD Station Marketing

Exemplo de uma tela de fluxo de nutrição criado no RD Station Marketing

Continuar a conversa pelo WhatsApp no futuro

Depois que o visitante entrou em contato com a sua empresa, a conversa não precisa acabar se a venda não for concluída. Assim como mostramos no nosso eBook “WhatsApp na Prática” – que é enviado para você gratuitamente por mensagem de WhatsApp após interagir com o botão que está aqui no canto inferior esquerdo da página -, você pode classificar seus contatos por tags dentro do RD Station Marketing.

Dessa forma você pode encontrar facilmente uma lista de contatos que tenha interesse em alguma novidade específica, e fazer uma nova abordagem personalizada.

Com as dicas acima, a sua estratégia de marketing pelo WhatsApp fica ainda mais completa e, com certeza, mais efetiva.

Comece a testar gratuitamente

A partir de hoje, o recurso de WhatsApp já está disponível para ser testado gratuitamente junto com outras funcionalidades do RD Station Marketing por 10 dias.

Diversos de nossos clientes já testaram e contaram com resultados surpreendentes, como a Horus Aeronaves, que realizou uma venda com o apoio do botão já no primeiro dia de uso.

Sim, uma venda. Através do WhatsApp.

No primeiro dia de uso.

A Pinhalense, empresa por trás de boa parte dos cafezinhos tomados no Brasil, também conseguiu resultados impressionantes já no primeiro mês de uso: aproximadamente 450 contatos qualificados foram gerados. E eu deixo o Diego Aguiar, coordenador de Marketing da empresa, explicar melhor:

Esse recurso foi pensado para deixar suas estratégias de marketing pelo WhatsApp ainda mais arrasadoras. Pode usar sem moderação! E, se quiser saber com mais detalhes como funciona o WhatsApp no RD Station Marketing, você pode checar este outro artigo ou testar você mesmo, clicando no ícone que está no canto inferior esquerdo desta página.

Vem de zap!

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários