Martha Gabriel, uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil, é keynote do RD Hostel 2021 em novembro

Autora do fundamental livro Marketing na Era Digital, palestrante, professora e consultora, Martha Gabriel é keynote do evento online gratuito sobre Planejamento 2022

Bruno Volpato
Bruno Volpato9 de novembro de 2021
Semana da Transformação Digital

Martha Gabriel é mais que uma referência no Brasil em temas no mundo digital. Na verdade, sua trajetória se confunde com a ascensão do ecossistema de inovação e com a disseminação das melhores práticas de Marketing Digital no país. É seguro dizer que ela revolucionou a história de muitas empresas e profissionais.

Uma das preferidas do público em todas as edições do RD Summit que participou (ela foi keynote já na 1ª edição, em 2013), Martha Gabriel não poderia faltar na programação do RD Hostel 2021. A temporada já teve transmissões em agosto, setembro e outubro, com inscrição gratuita e grandes nomes mundiais para falar de Marketing, Vendas e Inovação. Mas não acabou não!

Martha Gabriel será keynote e a atração principal do Check Out RD Hostel, no dia 17 de novembro. O tema dessa live especial será "Planejamento 2022", e ninguém mais indicada que ela para nos contar o que vem por aí, apontando caminhos para que os negócios aproveitem oportunidades e vençam desafios.

E fazendo a sua inscrição, você também garante acesso a todas as outras mais de 80 palestras e paineis da temporada do RD Hostel. Ou seja, é muito conteúdo gratuito e de qualidade garantido para a reta final de 2021!

Neste post, vamos contar um pouco mais sobre Martha Gabriel, com alguns detalhes sobre sua carreira. Antes de continuar lendo, clique no banner abaixo e garanta o seu lugar no RD Hostel para vê-la palestrando diretamente na sua casa ou no seu escritório, de graça!

Quem é Martha Gabriel

Martha Gabriel se define como um “ícone multidisciplinar”. Dando uma olhada na sua lista de atividades, fica fácil concordar:

  • Autora e escritora;
  • Palestrante keynote internacional;
  • Professora;
  • Consultora;
  • CEO;
  • Futurista;
  • PhD;
  • Embaixadora da Geek Girls Latam no Brasil.

Ela ainda encontra tempo para estar constantemente nas suas redes sociais, onde oferece conteúdo relevante aos seus seguidores e atua como digital influencer para grandes marcas. Seus cursos online também são concorridos, sendo disponibilizados através de seu site pessoal, que é atualizado com blogposts e vídeos!

Além dos palcos dos maiores eventos de marketing e inovação do Brasil, Martha também é muito vista nas prateleiras - físicas e virtuais - das livrarias. Suas obras influenciaram e seguem influenciando milhares de profissionais, que obtêm resultados consistentes aplicando as suas ideias e técnicas.

Livros de Martha Gabriel

Veja a seguir os seus livros já publicados. Preparamos um breve resumo dos principais, com os principais pontos.

Marketing na Era Digital (1ª edição em 2010 e 2ª edição em 2020)

Quando quase todo mundo achava que Marketing Digital se resumia a banners em sites de notícias, Martha Gabriel lançou Marketing na Era Digital e revolucionou as práticas no Brasil. O ano era 2010 e ela já falava do potencial dos smartphones, das redes sociais, dos mecanismos de busca, oferecendo estratégias para as empresas largarem na frente.

Dê uma olhada neste trecho, retirado da contracapa do exemplar que eu tenho aqui em casa:

O mercado mudou e, nesse contexto, o consumidor deixa de ser apenas alvo, transformando-se também em mídia e gerador de mídia. Estamos passando da era da interatividade para a era das comunidades, e as estratégias de marketing precisam englobar e considerar a dimensão tecnológica emergente e o impacto das transformações sociais nos negócios.

Faria sentido ainda hoje, mas em 2010 era no mínimo visionário! O best seller ganhou uma 2ª edição revisada, ampliada e atualizada, com co-autoria de Rafael Kiso, da mLabs. Ele segue trazendo conceitos, estratégias e técnicas importantes de Marketing Digital, mas conduz o leitor pelas mudanças tecnológicas surgidas nos últimos anos.

Marketing na Era Digital apresenta as oportunidades de negócios em um mundo cada vez mais conectado em tempo real - que Martha Gabriel chama de “smart world” ou Sociedade 5.0. É como se existisse um cérebro global coletivo, completamente focado no ser humano. O livro mostra como se adaptar e prosperar nesse contexto.

Abaixo, você pode assistir à participação de Martha Gabriel e Rafael Kiso no Social Media Day 2020, live da Resultados Digitais que foi transmitida um pouco antes da publicação do livro:

Você, Eu e os Robôs (1ª ed. em 2017 e 2ª ed. em 2021)

A 2ª edição de Você, Eu e os Robôs é o lançamento mais recente de Martha Gabriel - saiu em abril deste ano. Nele, a autora dá vazão à sua faceta futurista, analisando os impactos da revolução digital na humanidade. Sempre de olho no quem vem pela frente, é claro, e em como podemos nos preparar.

O título, que lembra o filme de Will Smith e o livro de Isaac Asimov, já dá uma ideia das temáticas abordadas: trabalho, educação, privacidade, ética, filtros, pós-verdade, fake news, pensamento crítico, criatividade, inteligência artificial, robótica, convívio homem-máquina, entre outros, estão em suas páginas.

Além de questões mais reflexivas, este best seller também busca oferecer caminhos para que o leitor navegue o futuro - e o presente - rumo ao sucesso profissional. Martha Gabriel têm preocupações em relação ao que nos espera, mas enxerga muito mais oportunidades do que ameaças para a humanidade.

Outras publicações de Martha Gabriel

Martha ainda publicou outros livros importantes para o Marketing Digital brasileiro. Você com certeza já teve contato com algum deles! Veja só a lista e os anos em que saíram:

  • Educ@r – A (r)evolução digital na educação (2013)
  • SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca (2ª ed. em 2012)
  • Conversando com Computadores: Interfaces de Voz na Web (2011)
  • Marketing de Otimização de Buscas na Web (2008)

Por fim, a autora publicou um artigo no MIT Technology Review, em junho de 2021, chamado Futurismo: os futuros de hoje não são mais como os de antigamente. No texto, Martha aponta que o principal benefício dos estudos de futuros é evitar a miopia do “curtoprazismo”, cada vez mais perigosa para os futuros de negócios e da humanidade.

Vale a leitura, pode ser que ela entre nesse tema no RD Hostel 2021. Destaquei abaixo o trecho inicial para você correr lá no artigo e ler tudo:

Se por um lado não é possível prever o futuro, por outro, podemos, sim, escolher as melhores opções de caminhos para cria-lo. Enquanto o futuro acontece para alguns, ele é determinado por outros — a diferença entre ser vítima ou estrategista do tempo reside na habilidade de conseguir enxergar no presente as sementes dos possíveis cenários emergentes.

Veja Martha Gabriel gratuitamente no Check Out RD Hostel 2021

Falando nisso, não perca a chance de ver a Martha Gabriel falando gratuitamente! Ela é o grande destaque do Check Out RD Hostel 2021, fechando em grante estilo a programação deste ano! Assim, ela se junta a outros profissionais e referências como Joe Pulizzi, Elise Mitchell e Daniel Pink, que já palestraram no evento. Na página oficial, você pode ver todos os nomes aos quais terá acesso!

Além de todo o conteúdo de altíssima qualidade, ao se inscrever você ganha um link personalizado para participar do programa de indicações. São prêmios incríveis, como ingressos VIP para o RD Summit 2022 com direito a passagens aéreas e hospedagem.

E aí, bora? Clique no banner abaixo e vem ver a Martha Gabriel no RD Hostel 2021!

Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
3 formas simples de melhorar o relacionamento com seus clientes
Marketing
Employee Lifetime Value: segredos para alavancar a performance e a retenção dos talentos da sua empresa
Marketing
Como criar GIFs para Instagram Stories? Veja o passo a passo