Como a Materialize cresceu 250% em menos de 6 meses com a ajuda do RD Station CRM

Conheça o case da Materialize, um marketplace para a contratação descomplicada de especialistas em tecnologia, e entenda como organizar os processos com o RD Station CRM fez a diferença


Uma grande parte das empresas brasileiras precisou se adaptar ao trabalho remoto com as restrições impostas pela pandemia. Para essas empresas, talvez esse tenha sido o maior desafio operacional.

Porém, para a Materialize, uma empresa que já nasceu com suas equipes trabalhando à distância, a dificuldade foi outra. Na verdade, o ano de 2021 precisava ser o grande momento de virada da companhia, a hora de alcançar o tão sonhado próximo nível.

O crescimento veio em menos de 6 meses, com o apoio de processos bem estruturados e de CRM de vendas no controle e acompanhamento da rotina comercial. A seguir, entenda como a Materialize revolucionou seus resultados!

Dica: todas as etapas apresentadas ao longo do case podem ser implementadas com o RD Station CRM. Você pode saber mais sobre a ferramenta clicando aqui e conhecer as funcionalidades de funil de vendas, telefone virtual, WhatStation, relatórios, integrações e muito mais!

A virada para o crescimento da Materialize

A Materialize é um marketplace para a contratação descomplicada de especialistas em tecnologia, que conta com um modelo de cobrança diferenciado por minuto de trabalho. 

Fundada em 2019 em um modelo de trabalho 100% remoto, bem antes do home office tomar conta das empresas mundo afora, a startup resolve a falta de mão de obra qualificada nas áreas de TI e marketing, oferecendo serviços sob-demanda de técnicos especializados espalhados pelo Brasil e outros países.

Com a contratação de profissionais especializados em suas áreas, os objetivos de negócio dos clientes é atingido mais facilmente, com menos tempo e esforço.

Durante o primeiro ano de vida da empresa, os processos comerciais ainda estavam sendo desenhados e boa parte das vendas ainda era realizada pelo CEO. Em 2021, depois de passar por um processo de aceleração e mentoria, e com todos os aprendizados e  desafios da pandemia do coronavírus, chegou o momento da virada para o crescimento. 

A experiência da liderança, a visão completa da operação e a utilização bem sucedida do RD Station CRM para organizar as vendas fizeram a empresa passar de 4 mil para 10 mil horas contratadas por clientes no primeiro semestre de 2021.

time da Materialize

Time da Materialize sempre trabalhou no modelo remoto

Integração entre Marketing e Vendas

A equipe Materialize já utilizava o RD Station Marketing para suas ações de Inbound Marketing, mas sem processos estruturados entre o time de Marketing e Vendas. 

Em março de 2021 a área comercial foi oficialmente estruturada e tudo mudou: processos foram organizados, workflows definidos e ICP (Ideal Customer Profile) desenhado. 

O desenho do ICP é um ponto fundamental para orientar ações de Marketing e a atração de novos potenciais clientes, além de ajudar na modelagem das rotinas abordagens de vendas. Quanto mais detalhado o seu ICP e a(s) sua(s) persona(s), mais simples é para os profissionais da equipe entenderem exatamente o que dizer e fazer em cada etapa do processo comercial.

O RD Station CRM, que até então era subutilizado, foi reconfigurado. A Materialize possuía um funil de vendas com mais de 12 etapas, que precisava ser revisado e otimizado. O resultado foi um novo funil com menos etapas, mais atividades e objetividade, além de integrações com diversas ferramentas para deixar a rotina do time muito mais simples e rápida.

Logo no primeiro mês foi possível verificar um grande crescimento em pré-vendas, sem que fosse preciso aumentar o time. O uso da funcionalidade do telefone virtual e a possibilidade de disparo de emails dentro da ferramenta também foram diferenciais para transformar a maneira que o time atuava.

No CRM, vendedores podem fazer todos os contatos com potenciais clientes diretamente pela ferramenta, ganhando produtividade e velocidade nas abordagens. Além disso, fica ainda mais fácil manter os registros de cada conversa devidamente atualizados, sem perder nenhum detalhe importante para as negociações.

telefone virtual rd station crm

Imagem da tela do telefone virtual no RD Station CRM

Organização e crescimento da Materialize

Quando o processo de vendas não está bem estruturado, é comum o time não entregar os números esperados e colocar a culpa na falta de tempo ou de experiência. O resultado são equipes “inchadas”, com contratações desnecessárias e muitas atividades manuais que tomam todo o tempo dos vendedores e vendedoras.

Rafael Motta, head of Activation da Materialize, reforça a importância de organizar processos, empoderar pessoas, analisar dados e contratar as ferramentas certas para ajudar a alcançar uma operação comercial de sucesso:

Para mim, como gestor, ter os dados e relatórios completos foi fundamental para alcançar os objetivos. Com o RD Station CRM eu consegui analisar que o nosso problema não era o tamanho do time ou volume de vendas, e sim o ticket médio. Essa visão nos permitiu atuar corretamente no ponto de dor e montar um plano de ação direcionado. Conseguimos triplicar o nosso ticket médio e batemos a meta do semestre.

relatório de metas rd station crm

Imagem do relatório de Metas do RD Station CRM

E esse resultado é só o começo. Com essa visão detalhada do cenário, foi possível realinhar as metas e aumentar o time com clareza e segurança. Hoje, Rafael conta com 6 profissionais super motivados no seu time, sendo um líder, 3 Sales Development Representatives (responsáveis por pré-vendas) e 2 vendedores focados em fechamentos, que sabem o caminho para crescer cada vez mais.

Curtiu esses resultados? Então que tal conhecer o RD Station CRM e entender como a Materialize e outras 4 mil empresas otimizam seus processos comerciais todos os dias? Clique aqui e comece já!

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Comentários

Um comentário

  1. Ivana Marquez

    Dedicação e Foco …Sucesso Garantido é muito empenho..,Parabéns Equipe 🙏👏👏