Estudo da RD Station aponta melhores dias e horários para enviar campanhas de Email Marketing

Para a maioria das empresas, a terça-feira é o melhor dia para envio de Email Marketing. Enviar campanhas nas primeiras horas da manhã ajuda a ter taxas de abertura maiores. Confira os principais insights para o seu segmento de mercado!

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues2 de fevereiro de 2022
Aprofundamento em Email Marketing

Os melhores dias e horários para enviar Email Marketing são:

  • O melhor horário é logo no início da manhã, às 06h;
  • O melhor dia da semana para enviar Email Marketing é a terça-feira. De segunda a quarta-feira as taxas se mantêm em alto nível;
  • Negócios B2B possuem uma taxa de abertura média acima das empresas B2C

Não existe fórmula pronta para ter sucesso quando falamos de Marketing Digital. Cada empresa atua em segmentos e indústrias diferentes, por isso possuem desafios distintos e perfis únicos de personas. Mas é claro que algumas informações ajudam a criar estratégias certeiras, como é o caso do melhor dia e horário para enviar Email Marketing.

Ter essas informações é uma verdadeira mina de ouro por alguns motivos:

  • Email Marketing é um canal direto com sua audiência e um dos mais efetivos quando falamos de estratégias de Marketing Digital;
  • Dois dos fatores de grande importância na efetividade de uma campanha de Email Marketing (quantidade de pessoas que irão abrir, ler e converter na sua mensagem) são o dia e a hora do disparo.

Fazer com que a mensagem chegue ao seu cliente (atual ou em potencial) no momento certo, em que ele está aberto a receber e dar atenção a sua mensagem, pode ser a diferença entre uma ação com resultados excelentes e outra com números bem abaixo do esperado.

Pensando nisso, investigamos os dados de uso do RD Station Marketing, a ferramenta de Automação de Marketing nº 1 no Brasil e América Latina, utilizada por mais de 35 mil clientes em mais de 40 países e que combina Email Marketing com outros recursos, para descobrir:

  • Como será que a base de Leads interage com as campanhas de Email Marketing dos clientes RD Station Marketing?
  • Quais as taxas de abertura e clique para cada segmento?
  • Será que há uma grande diferença de um segmento para outro?
  • Afinal, qual é o melhor dia e horário para enviar Email Marketing?

É para responder essas dúvidas que preparamos um estudo completo reunindo dados sobre o assunto. Aqui você saberá qual é o melhor dia e horário para sua empresa enviar Email Marketing, e o melhor, com dados específicos do seu segmento de mercado.

Esse estudo foi a base para a criação da mais nova funcionalidade disponível no RD Station Marketing: o Envio Inteligente de emails. Agora a ferramenta encontra o melhor horário de envio de sua campanha automaticamente, analisando todos os eventos passados de abertura dentro do segmento de atividade econômica de sua empresa.

Contaremos mais sobre essa novidade ao longo do estudo, mas agora você já pode comparar os resultados encontrados aqui com as suas taxas atuais e descobrir se as suas campanhas estão seguindo a média do mercado. Boa leitura!

RD Station

Crie facilmente campanhas de email que funcionam no RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Suas funcionalidades são simples, mas poderosas, e contam com dezenas de modelos de emails — para diversas ocasiões e segmentos que você pode personalizar de acordo com a sua campanha! Faça um teste gratuito de 10 dias.

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De onde vem os dados utilizados no estudo?

Como ferramenta líder de mercado, o RD Station Marketing permite criar facilmente campanhas de Email Marketing, enviar para sua base de Leads e segmentar cada um desses envios para entregar a mensagem certa para o público certo. Essa funcionalidade está disponível desde o ano de 2013.

Por causa desse histórico, investigamos os dados de uso para encontrar padrões e compartilhar informações valiosas com o mercado, como essas que você vai conferir a partir de agora.

Para os dados a seguir, usamos o seguinte período e volume de análise:

  • Foram consideradas campanhas enviadas entre 01/01/2020 e 20/10/2021;
  • Cada campanha enviou emails para no mínimo 30 Leads;
  • No total foram mais de 2,2 milhões de campanhas e 24,6 bilhões de emails enviados;
  • Os dados foram divididos em 10 segmentos de mercado diferentes. Todos esses segmentos contam com uma base de mais de 1.000 clientes utilizando o RD Station Marketing;
  • Foram considerados apenas os dados de empresas que informaram qual o seu segmento de atuação.

O foco deste estudo foi observar o comportamento da Taxa de Abertura e da Taxa de Clique para cada segmento, encontrando assim os melhores dias e horários para o envio de Email Marketing. Afinal, usar Email Marketing é uma maneira eficaz de se conectar com Leads, nutri-los e convertê-los em clientes. Sabemos que é crucial para sua estratégia de Marketing!

Aqui é importante destacar que para a análise não foram considerados os emails utilizados em fluxos de automação nem as suas taxas, apenas campanhas de Email Marketing. Os emails automatizados, que são enviados conforme gatilhos predeterminados, tendem a ter resultados acima dos apresentados aqui como média de Taxa de Abertura e de Clique.

Nas ações de Marketing da RD Station, por exemplo, nossas taxas são 40% maiores com automações quando comparamos com campanhas de Email Marketing. Isso acontece porque essas são ações muito mais personalizadas e segmentadas, por isso temos mais pessoas interagindo.

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PDF - Estudo RD Station: Melhores dias e horários para enviar campanhas de Email Marketing

Baixe aqui a apresentação que reúne todos os gráficos e o resumo do estudo completo!

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O que é a taxa de abertura de Email Marketing?

Uma das informações analisadas no estudo é a taxa de abertura de Email Marketing para cada segmento. Ela representa a porcentagem de contatos que abriram um determinado email, levando em consideração o número de contatos que receberam.

Para calcular a taxa de abertura, é preciso dividir a quantidade de emails abertos pelo total de emails entregues, multiplicando o resultado por 100 (para ter em porcentagem). O detalhe é que praticamente todas as ferramentas já exibem diretamente a métrica no relatório de resultados.

Por exemplo: Para uma campanha que foi enviada para 10.000 contatos e 1.000 deles abriram de fato o email, a taxa de abertura foi de 10%.

Sobre essa métrica específica, é importante destacar que o fator tempo é muito relevante nas análises. Conforme o gráfico abaixo, considerando o total de emails abertos em uma campanha, vimos que nas primeiras 24 horas após o envio acontece 75% do total de aberturas.

Vale destacar ainda que do total de pessoas que fazem a abertura de uma campanha de Email, 35% delas realizam essa ação em até 2 horas após o envio.

Essa informação ajuda a explicar a importância da escolha tanto do dia da semana como do horário específico do envio de uma campanha de email para desenvolver o estudo.F

O que é a taxa de clique de Email Marketing?

Outro indicador utilizado no estudo, a taxa de cliques é a porcentagem de contatos que clicaram em algum link no email, também em relação ao total de emails entregues.

Seu cálculo é semelhante ao da taxa de abertura de emails: basta dividir a quantidade de emails clicados pela quantidade de emails entregues, multiplicando o resultado por 100.

Por exemplo: Para uma campanha que foi enviada para 10.000 contatos e 150 deles clicaram em algum link do email, a taxa de clique foi de 1,5%.

>> Leia mais: 10 KPIs de Email Marketing que você deve medir para avaliar a sua estratégia

Análise sobre a Taxa de Abertura por dia da semana e horário

Ao observar os dados gerais de uso do RD Station Marketing, o comportamento da taxa de abertura considerando toda a base de usuários da ferramenta (incluindo empresas que não declararam o segmento de atuação) coloca as campanhas de Email Marketing enviadas na terça-feira com a melhor taxa de abertura da semana, mas com uma diferença de apenas 0,12% em comparação com a segunda-feira: 13,4% vs 13,28%.

Até a quinta-feira, a taxa permanece com um nível mais alto, apresentando uma tendência de queda na sexta-feira e no fim de semana. Emails enviados no sábado ficam com a menor média de taxa de abertura, abaixo dos 10%.

Sobre os horários de envio de Email Marketing, há 3 comportamentos de destaque:

  • Há uma boa performance de abertura dos emails enviados nos primeiros horários da manhã (das 4h até 6h);
  • Há uma tendência de crescimento da taxa de abertura com envio de campanhas a partir das 10h indo até às 15h;
  • Há uma queda na taxa de abertura para emails enviados após às 16h, comportamento que dura até o final do dia.

Agora que conhecemos esse comportamento geral, será que ele se repete para segmentos específicos do mercado? Quais serão as taxas para a área de atuação da sua empresa?

Vamos conhecer agora o comportamento dessa métrica olhando para cada segmento específico.

Educação e ensino

No segmento das empresas de Educação, a segunda-feira é o melhor dia para enviar campanhas de Email Marketing, já que possui a maior média de taxa de abertura, com 9,77%.

Não há uma grande variação entre segunda e quinta-feira: somando esses dias, a média de abertura fica em torno de 9,5%. A partir da sexta-feira há uma queda de 1% nessa média que fica ainda mais baixa no fim de semana.

Esse resultado já deixa claro qual o comportamento do público quando falamos de interesse e engajamento com as campanhas: a prioridade é o começo da semana, entre segunda e quinta-feira.

Já em relação ao horário, existem alguns picos de abertura para emails enviados na madrugada. A partir das 6h da manhã a taxa se estabiliza em 9% por praticamente todo o dia, até às 18h.

Software e Cloud

Falando do segmento de Software e Cloud, que contempla empresas SaaS por exemplo, encontramos a maior média de taxa de abertura comparando os 10 segmentos aqui analisados: 12,28%.

Emails enviados na terça-feira são aqueles que possuem a maior média olhando para os dias da semana, com 12,93%.

Quando separamos a taxa por horários, vemos que existem 4 picos ultrapassando a casa dos 13%, com destaque para os horários que representam momentos específicos do dia:

  • 6h (início da manhã);
  • 11h (horário com maior fluxo de trabalho antes do almoço);
  • 22h (final do dia);
  • além de 1h da manhã.

Esse resultado indica que o comportamento do público que busca por soluções deste segmento é bem variado, contando com horários do dia que se encontra livre para consumir as informações das campanhas de Email Marketing.

Ecommerce

Se o segmento de Software e Cloud registrou a maior média de taxa de abertura comparando os 10 analisados neste estudo, o de Ecommerce foi aquele que apresentou o menor nível percentual comparado com os demais setores, ficando em 7,04%.

Para Ecommerce, é comum ter essa taxa abaixo de outros segmentos porque o volume de envio de emails é naturalmente maior e com o objetivo de gerar vendas diretas a partir das campanhas.

Esses costumam ser emails de tom comercial e há uma grande disputa de espaço por conta da alta concorrência no setor, o que demanda o envio de mais campanhas quando comparamos com qualquer outro segmento. A soma desses fatores ajudam a explicar esse resultado.

Olhando para os dias da semana, a quarta-feira é o dia com maior percentual de abertura, ficando com aproximadamente 7,86%, mas com uma diferença de apenas +0,2% para a segunda-feira e +0,37% para a terça-feira.

Falando dos horários, existem alguns picos ultrapassando a faixa de 7,5% de abertura. As melhores taxas estão no horário comercial: 11h, 12h, 14h e 18h.

Lembrando que essa média por horário é a representação do resultado ao longo de 20 meses de análise. Esse comportamento tende a ser diferente em épocas específicas do ano, como na Black Friday, onde as ofertas de Ecommerce costumam ter uma divulgação mais forte por Email Marketing durante a noite e madrugada.

Mídia e Comunicação

Para empresas de mídia e comunicação, as taxas de abertura de Email Marketing se mantêm acima de 8% quando são enviados entre a segunda e a sexta-feira, com destaque para a quarta-feira que é o dia com maior média de abertura: 9,24%.

O grande destaque olhando para a média de abertura por horário é o começo da manhã. Entre 4h e 7h a taxa de abertura fica acima de 11%, algo que só volta a acontecer às 20h. Isso representa o comportamento do público que consome notícias, que quer estar inteirado das informações antes de iniciar o horário comercial ou só consegue fazer isso no fim do dia. São os horários livres para conferir as informações.

Saúde e Estética

O comportamento de abertura de email das empresas de Saúde e Estética é bem específico: a taxa cai a cada dia que passa, mas com uma diferença pequena entre segunda e sexta-feira, de apenas 0,73%. Emails enviados na segunda-feira possuem a melhor taxa de abertura com 10,33%.

Além dos horários da tarde (entre 13h e 17h) que apresentam média de abertura acima de 10%, há destaque para alguns horários do início da manhã que chegam a 13,6%.

Imobiliário

O destaque para as empresas do segmento imobiliário fica por conta da taxa de abertura no domingo: é o único que apresenta uma taxa alta na comparação com os dias úteis da semana, ficando só 0,83% abaixo da média do melhor dia, que é terça-feira com 9,13%.

Esse comportamento da taxa vai de encontro com o comportamento do público que conhecemos. Geralmente esse período do fim de semana é o momento escolhido para buscar um imóvel novo, preparar uma mudança. Para começar um novo ciclo, domingo é o dia para isso.

Trazendo para a realidade de Email Marketing, é o momento de tomar algumas decisões para colocar em prática durante a semana seguinte.

Na visão de horário para o setor, o destaque são as constantes subidas e quedas na média de abertura, apenas com o período das 11h até 13h apresentando um nível estável acima de 10%.

Serviços

A grande diferença do segmento de serviços para os outros analisados é o fato de que há um crescimento na taxa de abertura de quinta para sexta-feira (de 10,14% para 10,31%). O dia de destaque fica para a terça-feira com 10,63%.

Na comparação entre horários, o comportamento é muito parecido com o padrão geral da base de clientes RD Station Marketing: emails enviados nas primeiras horas da manhã representam o maior pico na taxa de abertura, acima de 13%, enquanto que no período final da manhã e começo da tarde fica com essa média estável em 10%. A partir das 16h há uma tendência de queda contínua, seguindo até o final do dia.

Indústria e Engenharia

Com a 2ª média de taxa de abertura mais alta entre os segmentos analisados (11,45%), a terça-feira é o único dia que supera a marca de 12% nessa métrica para empresas de Indústria e Engenharia.

Os horários de 5h e 6h da manhã apresentam o maior pico na taxa de abertura, com percentual que chega a quase 20%. No horário comercial, a taxa fica estabilizada acima de 10% para campanhas de Email Marketing enviadas entre 8h e 18h.

Varejo

Empresas de Varejo também contam com a terça-feira como período com maior taxa de abertura média para emails enviados neste dia, com 9,83%. É mais um segmento com uma queda de 1% na média de quinta para sexta-feira e com emails enviados no domingo apresentando uma média maior que o sábado.

Ao longo do dia o padrão é ficar com taxas entre 8% e 9%. Emails enviados entre os horários de 1h até 4h da manhã ultrapassam a marca de 10% de abertura (2h chega a atingir 20%).

Consultoria e Treinamentos

O comportamento da taxa de abertura para o segmento de Consultoria e Treinamentos é praticamente estável entre a segunda-feira (melhor dia com 10,23%) e a quinta-feira, já que a diferença entre esses dias é de 0,44%.

Segundo Noara Pozzer, cliente RD Station que é Consultora de empresas e treinadora de times nas áreas de Atendimento, Marketing, Vendas e Liderança, “em geral, o começo da semana é de fato o período com mais demonstrações de interesse na contratação dos serviços de Consultoria. É até nesse momento que as pessoas mais tiram dúvidas sobre algum conteúdo ou forma de trabalho. Chegam muitas solicitações de contato direto e pedidos de orçamento inclusive”.

Para o público que busca serviços de consultoria, o início de cada semana é o momento de planejar os próximos passos. “Conversando com alguns clientes, entendi que a maioria faz a organização estratégica e definição dos próximos passos da empresa no início da semana, para que até o final dela, já tenha tomado as decisões necessárias e o plano de ação definido. Como curiosidade, depois de um estudo de abertura de emails, interações nas redes sociais e compras, a sexta-feira se mostrou para meu negócio, o pior dia”, complementa Noara Pozzer.

Sobre a taxa de abertura por horário de envio das campanhas, vale o destaque para a faixa entre 10h e 15h: emails enviados nestes horários ficam com uma média de abertura acima dos 10%. Mas também há destaque para alguns emails enviados no horários da madrugada e da manhã que passam de 13%, como 3h e 6h, além de chegar a 17,11% de 1h.

Para Noara, há uma variedade de horários que empresas do setor podem contar para trabalhar suas campanhas de Email Marketing. “Como padrão,, noto grande interesse nas contratações de serviços, cursos e dúvidas no início da semana sendo a maior parte durante o horário comercial. Tanto que busco produzir conteúdo meio e fundo de funil exatamente nesse período, enquanto aos finais de semana procuro ajustar conteúdos que se relacionam ainda com os grandes temas da minha empresa, porém em tons mais divertidos, leves e trends. Por outro lado, quando ofereço aulas ao vivo, os melhores horários são 8h, 12h e 19h, também no início da semana”, complementa a consultora.

Insights gerais sobre a taxa de abertura

Após analisar cada segmentos, podemos tirar alguns insights importantes sobre a relação dos dias da semana com a taxa de abertura:

  • A terça-feira é o dia que lidera as taxas de abertura para a maioria dos segmentos: 5 dos 10 analisados aqui possuem esse dia como aquele mais forte para o envio das campanhas de Email Marketing. Isso significa que há uma tendência para abrir mais emails no 2º dia útil de cada semana;
  • A segunda-feira (para 3 segmentos) e a quarta-feira (para 2 segmentos) também são dias que aparecem no topo quando olhamos para a taxa de abertura. Isso mostra que o começo da semana é o período de maior interesse nas ações de Email Marketing;
  • A partir da quinta-feira já há um indício de queda na taxa de abertura para a maioria dos segmentos, queda que é mais acentuada a partir da sexta-feira;
  • Naturalmente, o fim de semana apresenta as menores taxas comparando os dias da semana, mas com destaque negativo para o sábado: esse é o dia com a menor taxa de abertura para 7 dos 10 segmentos analisados. Sinal de que o 1º dia de descanso reduz drasticamente o interesse em ações através deste canal;
  • Negócios que atuam no mercado B2B, como empresas de Software e Indústria, possuem uma taxa de abertura média acima de 11%, enquanto empresas B2C como Ecommerce e Varejo, que possuem maior concorrência, ficam com média de abertura na casa de 7% ou 8%.

A partir do comportamento e interação do público com e Email Marketing, é possível entender padrões de comportamento que motivam a existência desses dados em cada segmento.

Para complementar esses insights, João Cardozo, especialista em Email e Automação de Marketing aqui na RD Station e responsável pela estratégia desse canal, indica que “é preciso aproveitar esses indicadores para fazer testes. Há uma constante necessidade de aumentar essas taxas, mas para otimizar os resultados é preciso fazer campanhas mais segmentadas e personalizadas”.

Segundo o especialista, essa personalização é a chave para nutrir um bom relacionamento e contar com taxas melhores com o passar do tempo. “O ponto mais importante é entender que o email é um canal de relacionamento de um para um na visão do público. O ideal é focar em assuntos que chamem atenção do Lead mas que também garantam o engajamento com as próximas campanhas”.

eBook - Guia do Email Marketing

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Análise sobre a Taxa de Clique por dia da semana e horário

Vimos até aqui os detalhes sobre a taxa de abertura das campanhas de Email Marketing, que mostra a atratividade dos envios e a relevância de cada empresa nas caixas de entrada do público.

Agora é o momento de dar um passo à frente e observar o comportamento da taxa de clique dessas campanhas:

  • Se sua taxa de cliques estiver dentro do esperado para o seu segmento, significa que seu público considera sua oferta interessante o suficiente. Esse pode ser o primeiro passos para realizar uma compra;
  • Se sua taxa de cliques estiver abaixo, isso significa que suas campanhas não estão atingindo todo o seu potencial.

Confira como é o comportamento com a taxa de clique para cada um dos 10 segmentos analisados aqui.

Educação e Ensino

Seguindo o que acontece com a taxa de abertura, a taxa de clique no segmento de Educação e Ensino tem melhor performance para emails enviados na segunda-feira, com 0,92%.

A diferença para a taxa de abertura é que as campanhas de quinta-feira ficam com uma taxa de clique abaixo da quarta-feira.

Olhando para os horários, a média da taxa de clique para emails enviados em horário comercial fica na faixa de 0,8%. Alguns horários do início da manhã passam de 1%, atingindo até 2,1% na faixa de 1h.

Software e Cloud

O comportamento da taxa de clique para o segmento de Software e Cloud segue na maior parte o padrão da taxa de abertura: os emails enviados na terça-feira apresentam a melhor média com 1,15%, com uma queda mais acentuada da quinta para a sexta-feira.

Uma diferença importante para destacar está no comportamento desta taxa para campanhas enviadas no domingo. Embora no gráfico da taxa de abertura o domingo seja um dia com resultado melhor do que o sábado, aqui na taxa de clique esse dia tem a pior média.

No gráfico por horário, o destaque vai para campanhas enviadas às 5h, que apresentam uma taxa média de clique neste horário de 1,43%. Dentro do horário comercial, destaque para 11h com 1,16%, que também tem um pico na taxa de abertura.

Ecommerce

Diferentemente do gráfico de taxa de abertura, onde a quarta-feira é o dia com melhor índice, o dia da semana com a melhor média na taxa de clique é a terça-feira, com 0,82%. As campanhas enviadas na quarta-feira ficam inclusive com taxa de clique abaixo da segunda-feira e empatadas com a quinta-feira.

Seguindo o padrão da taxa de abertura, no período comercial o horário com maior destaque é 14h com 0,9% de taxa de clique.

Acima dele está apenas o horário da meia-noite, com 0,99%. Esse resultado pode demonstrar um indicador de comportamento do público, que geralmente vê esse horário como o momento de virada de preços e ofertas do Ecommerce.

Mídia e Comunicação

Nos dias da semana, olhando para a taxa de cliques, há um grande destaque para o segmento de Mídia e Comunicação: o resultado dos emails enviados no domingo supera a taxa de cliques da sexta-feira (0,99% vs 0,94%).

Esse movimento mostra um grande interesse nas mensagens entregues por empresas deste segmento, já que a taxa de abertura no domingo é a 2ª pior para o segmento. Mas assim como indica o gráfico da média da taxa de abertura, as campanhas da quarta-feira lideram na taxa de clique com 1,07%.

As taxas de clique por horário representam muito bem o comportamento do público deste segmento, que consome as informações antes e após o horário comercial. Por isso, vemos que emails enviados às 5h, 6h e 20h são os destaques com taxa acima de 2% (chegando até 4,64 às 6h), assim como o horário das 20h.

Saúde e Estética

A taxa de clique no segmento de Saúde e Estética segue o padrão da taxa de abertura, com destaque na segunda-feira, chegando a 0,89%. A maior diferença está no comportamento desta taxa na sexta-feira, que possui uma tendência de queda maior comparado aos outros dias úteis.

Falando sobre a taxa de clique por horário de envio das campanhas, o gráfico é bem semelhante com relação a análise da taxa de abertura, com a diferença de que não há tantos picos de aumento da métrica no horário comercial (apenas às 16h chegando próximo de 1%). Alguns horários da manhã passam a marca de 1%, com 4h chegando a 2,72%.

Imobiliário

A taxa de clique no segmento Imobiliário é a única que tem o maior número em campanhas enviadas no domingo, com 0,89%. Esse movimento é único entre todos os segmentos analisados, e segue a tendência da taxa de abertura que já tem um destaque importante neste dia.

Agora olhando para horários, o movimento de subidas e quedas ao longo do dia se repete, com uma média geral em torno de 1%. Apenas as campanhas enviadas de 4h até 6h da manhã apresentam taxa de clique entre 1,28% e 1,84%.

Serviços

O segmento de serviço é aquele possui a 2ª maior média de taxa de clique na comparação com os demais segmentos, com uma média de 1,10%. Olhando para o gráfico com a média por dias da semana, campanhas de Email Marketing da terça e da sexta-feira ficam com a maior taxa: 1,14%.

Assim como acontece com a taxa de abertura, a taxa de cliques mostra um leve crescimento de quinta para sexta-feira. Outro destaque importante é a segunda-feira, que na taxa de clique fica abaixo dos demais dias úteis da semana.

O comportamento da taxa de clique por horário é bem semelhante com a taxa de abertura: campanhas enviadas entre 3h e 6h ficam com uma taxa entre 4,22% e 5,68%, enquanto que em horário comercial a taxa fica estável por volta de 1%.

Indústria e Engenharia

Este segmento possui a maior média de taxa de clique, com 1,28% de média geral. O comportamento é de queda conforme passam os dias da semana, com a segunda-feira apresentando o melhor percentual, de 1,39%.

O comportamento por horário é bem semelhante com a taxa de abertura do segmento: os horários de 5h e 6h da manhã apresentam o maior pico, chegando a 4,9%.

Varejo

No Varejo, a queda mais acentuada de quinta para sexta-feira volta a aparecer na taxa de clique, assim como acontece com a média da taxa de abertura para campanhas enviadas nesses dias da semana. Mas o destaque falando dessa métrica continua sendo a terça-feira, único dia que as campanhas geram mais de 1% (a média é 1,03% mais especificamente).

O horário possui uma média padrão durante todo o dia, com baixa variação entre um e outro. A exceção é o horário das 2h: assim como vimos com a taxa de abertura, a taxa de clique possui um comportamento fora do padrão, com mais de 6%.

Consultoria e Treinamentos

O mesmo padrão da taxa de abertura para o segmento de Consultoria e Treinamentos segue também no gráfico da taxa de clique por dia: a segunda-feira está na frente com 0,92%, só que neste caso empatada com a terça-feira. A diferença é que campanhas enviadas no domingo possuem a pior taxa de clique, enquanto que no gráfico de análise da taxa de abertura o sábado possui a pior taxa.

Campanhas enviadas no horário da madrugada são aquelas que conseguem ultrapassar a marca de 1% e até 2% na taxa de clique, com o período de horário comercial ficando abaixo de 1%.

Insights gerais sobre a taxa de clique

A partir das análises individuais de cada segmento, também encontramos insights para a taxa de clique das campanhas de Email Marketing:

  • Assim como acontece com a taxa de abertura, a terça-feira é o dia que lidera as taxas de clique para a maioria dos segmentos: 5 dos 10 analisados aqui;
  • A segunda-feira (para 4 segmentos) também é um dia de destaque para captar taxas de cliques maiores. Isso comprova que o começo da semana é o período de maior interesse nas campanhas de Email Marketing também do ponto de vista da taxa de clique;
  • Mesmo seguindo a tendência de queda no fim da semana, alguns segmentos contam com dias específicos como sendo os melhores para a taxa de clique. São os casos do segmento Imobiliário, onde os emails enviados no domingo são destaque, e o de Serviços, que na sexta-feira possui a maior média na taxa de clique;
  • A tendência de horário segue a mesma da taxa de abertura: as primeiras horas da manhã são as mais indicadas para garantir as melhores taxas de cliques, com o horário comercial apresentando uma média estável na taxa de clique para a maioria dos segmentos.

Lembrando que os dados encontrados aqui comparam uma base de dados muito grande. São todos os emails enviados com o total de aberturas e cliques. Não estamos olhando para o tipo de email específico, que também pode influenciar no resultado. Isso acaba afetando a visão final de cliques.

Por exemplo: uma newsletter normalmente tem muito menos cliques do que uma campanha promocional, até porque esse tipo de email tem muitos links e já entrega parte do conteúdo na própria mensagem. Muitas vezes ela é feita com o foco na abertura para já entregar o conteúdo.

É importante levar isso em conta na hora de analisar os seus resultados e encontrar quais são de fato os dias e horários mais relevantes para o seu público específico.

Para João Cardozo, a principal dica para garantir as melhores taxas de clique é focar no uso correto do Call to Action (CTA). “Taxa de cliques é extremamente importante pois, em geral, as empresas querem levar o contato para algum local onde possam realizar uma ação, seja ler um post, comprar ou pedir um orçamento. Para campanhas com um objetivo claro, o ideal é que todos os links da campanha levem para o mesmo lugar. Além disso, é fundamental ter um CTA logo no início do conteúdo do email”, sugere o especialista.

RD Station

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Média geral das taxas de abertura e taxas de clique por segmento

Sabemos que ter um benchmarking dessas métricas é importante para que todas as empresas possam se manter atualizadas com as tendências de mercado, principalmente olhando para o seu setor de atuação.

Como são muitos dados, preparamos uma tabela comparativa com a média geral das taxas de abertura e de clique, junto dos melhores dias e horários para Email Marketing de todos os 10 segmentos utilizados no estudo:

Lembrando que essas informações podem não só ajudar a planejar suas ações no canal de Email Marketing como também identificar pontos de melhoria na sua estratégia:

  • Se no seu segmento a sexta-feira mostra uma queda na taxa de abertura, já pensou em criar uma newsletter semanal para este dia e criar na sua base de Leads uma cultura de sempre verificar a caixa de email nesse dia?
  • Vale ressaltar que essa ação pode representar tanto uma ameaça para a sua estratégia ao enviar campanhas nesse dia como também uma oportunidade;
  • O melhor é que com Email Marketing é possível testar e entender como agir. O importante é testar essas novas iniciativas de otimização para conquistar os melhores resultados.

Como melhorar as taxas de abertura de Email Marketing?

Esperamos que os dados que você viu até aqui já ajudem a direcionar suas campanhas de Email Marketing para os dias e horários que mais funcionam para o seu negócio. Mas ainda está com dúvida sobre como melhorar suas taxas de abertura no envio de campanhas?

Na prática, essa métrica é um sinal importante para qualquer empresa. Ela mostra o quanto sua base de contatos está engajada com seu conteúdo e abordagem no canal. Uma taxa de abertura baixa pode sugerir que você está alcançando as pessoas no momento errado, por exemplo.

É por isso que preparamos 3 dicas práticas que você pode seguir com o objetivo de melhorar as taxas de abertura de Email Marketing e a efetividade de cada campanha. Confira!

1. Conheça o Envio Inteligente de Emails

Uma forma de melhorar essa taxa de abertura era se, de uma forma simples e direta, você recebesse a indicação de qual o melhor momento para enviar cada campanha, não é mesmo? Acontece que o avanço da Inteligência Artificial já fez surgir o que chamamos de Envio Inteligente de Email.

Mas o que é o Envio Inteligente? Essa funcionalidade visa aumentar o engajamento dos Leads com seus emails, realizando o envio na hora certa. Utilizar essa inteligência poderá proporcionar melhores taxas de abertura em suas campanhas.

Já imaginou como seria ótimo uma ferramenta fazer esse trabalho de escolha do momento de envio dos emails de forma automática? Então que tal saber de uma baita novidade? O Envio Inteligente de Emails é a mais nova funcionalidade do RD Station Marketing!

???? Aqui na Central de Ajuda do RD Station Marketing você confere um guia completo de como usar o Envio Inteligente de Emails

Afinal, a ferramenta que é líder em Automação de Marketing na América Latina conta com diversas funcionalidades, e uma das principais é o envio de Email Marketing em massa. Por mês, são aproximadamente 2 bilhões de emails disparados pelos nossos clientes e parceiros utilizando o RD Station Marketing.

Todo esse volume de informação de uso da ferramenta, junto do estudo apresentado aqui, formaram a base para criar o modelo de inteligência artificial que faz a recomendação do melhor horário de envio.

Como funciona o envio inteligente de Emails usando o RD Station Marketing?

Na palavras de Fernando Redondo, gerente de Produto da RD Station e participante da criação da funcionalidade que utiliza inteligência artificial, “identificamos que nem sempre o horário escolhido por nossos clientes era o horário com maior abertura e engajamento dos Leads. Ao nos aprofundarmos nesse contexto, percebemos também que o processo de definição do horário para envio de uma campanha de marketing era algo complexo e trabalhoso”.

Agora que a funcionalidade está disponível, esse processo é bem mais simples. Ela funciona assim:

  • Para encontrar o melhor horário de envio de sua campanha, o RD Station Marketing analisa todos os eventos passados de abertura, dentro do segmento de atividade econômica de sua empresa;
  • Através de algoritmos de Machine Learning (Inteligência Artificial), a própria ferramenta faz uma projeção de como acontecerão as aberturas, de hora em hora, para a semana seguinte ao envio da campanha;
  • No momento que sua campanha de Email Marketing estiver configurada, basta fazer o agendamento do envio e selecionar a opção “Otimizar agendamento com Inteligência Artificial”.

A partir dessa projeção, o RD Station Marketing criará dois horários distintos de envio, no mesmo dia escolhido na opção “Agendar envio”:

  • O primeiro, com o horário de envio que você definiu;
  • O segundo, no horário onde a projeção apontou como sendo o momento com maior probabilidade de abertura do email.

Para que você consiga fazer a comparação entre os resultados, ao selecionar o Envio Inteligente, apenas metade dos destinatários da campanha receberá o email no horário otimizado pela Inteligência Artificial. A outra metade receberá no horário definido por você.

É bem simples visualizar os resultados detalhados de sua campanha:

  • Acesse a  tela de estatísticas da campanha na qual você utilizou o Envio Inteligente;
  • Clique no botão “Exportar resultados”. Será iniciado, automaticamente, um download de arquivo  no formato .xlsx, contendo as informações referentes aos dois horários de envio (aquele escolhido por você e o horário recomendado pelo RD Station Marketing).

2. Utilize a segmentação de Leads

Outra peça chave quando pensamos em melhorar nossas taxas de abertura e de clique é a segmentação de Leads. Com a segmentação, você pode separar, dentro da sua base de contatos, quem são seus clientes em potencial dos demais Leads que não estão interessados em seu negócio.

Para João Cardozo, tanto para abertura como para clique, é muito importante que seja olhado para segmentação. “Se você envia campanhas com pouca personalização para Leads muito distintos, seja por maturidade ou perfil, apenas uma pequena parte vai prestar atenção na sua mensagem porque faz sentido apenas para eles, enquanto que para a maior parte não. Isso vai influenciar no resultado ruim tanto da Taxa de Abertura quanto da Taxa de Clique”, diz o especialista em Email Marketing.

Para entender melhor, podemos nos colocar no papel de usuário que recebe dezenas de emails por dia. Se você já recebeu uma newsletter segmentada do Spotify, com destaque para sua banda favorita, sabe que as chances de abrir o email são bem maiores do que um email que fale sobre um assunto completamente fora do seu universo de interesse.

O especialista complementa dizendo que “é muito mais relevante manter um volume médio de envios, para diferentes grupos segmentados, do que apenas enviar para um volume alto de endereços e depois precisar correr atrás para tirar o domínio da lista de Spam”.

Quer entender como isso pode funcionar na prática? Por exemplo: se você tem uma base de 60 mil contatos, é mais efetivo enviar sua campanha de Email Marketing para 20 mil a cada disparo, mas aumentando a frequência de envio para 3 dias na semana.

Essa escolha de contar com bases segmentadas pode garantir um volume maior de resultados no final do mês:

  • Você pode segmentar para enviar um Email Marketing apenas para pessoas que estão abrindo suas campanhas, e com isso consegue melhorar sua taxa de abertura;
  • Da mesma forma, pode segmentar uma campanha apenas para quem já visitou o seu site, e por isso pode enviar campanhas com tom mais promocional já que eles demonstraram maior interesse no que sua empresa oferece;
  • Também pode segmentar apenas para Leads que converteram em Landing Pages com um tema específico, criando uma comunicação personalizada para atender esse interesse específico.

Tudo isso são boas formas de aumentar o interesse da sua base em campanhas que está enviando.

No exemplo abaixo, utilizando a área de segmentação do RD Station Marketing, uma empresa de Varejo conseguiu encontrar uma base de 7 pessoas que receberam um email com o catálogo de produtos de Julho mas que não abriram. Com essa informação, ficou mais fácil reenviar o catálogo apenas para esse grupo, com um assunto diferente na entrega no email.

É nesse contexto que a segmentação entra na estratégia de Email Marketing como um elemento indispensável. Ela cria um grupo com momentos e interesses relativamente parecidos. Nesse momento, o objetivo da nossa comunicação é criar o seguinte sentimento: isso aqui é pra mim! É o que eu precisava!

Quais os melhores critérios de segmentação?

Com um universo de possibilidades, é comum surgir a dúvida sobre qual a melhor maneira de segmentar a sua base de Leads para criar campanhas de Email Marketing personalizadas.

É claro que os objetivos de cada email e as características do seu público vão determinar que tipo de critério deve adotar para fazer uma segmentação, mas separamos aqui uma lista com os mais utilizados para que possa usar como base na sua estratégia:

  • Aberturas e cliques de emails;
  • Características demográficas → idade, gênero, estado civil;
  • Geografia → País, estado, cidade, bairro;
  • Psicologia → personalidade, valores;
  • Tecnologia → dispositivo usado, como desktop ou mobile (iPhone ou android);
  • Comportamento → visitas ao site (quantas foram ou em quais páginas);
  • Conversão em Landing Pages → temas dos downloads de eBooks e webinars;
  • Histórico de relacionamento → se é visitante pela primeira vez ou conhecido;
  • Profissional → cargo que ocupa e área de atuação;
  • Empresa → faturamento ou número de funcionários.

Separando em grupos com esses critérios, você consegue acertar na oferta para eles e na forma de comunicá-la. Muitas vezes, uma mesma oferta vai ter resultados melhores se for apresentada de forma mais personalizada.

Claro que para conseguir acertar, é preciso ter ótimos dados. Para conseguí-los, você pode contar com:

  • Formulários, que é o meio mais comum para captar as informações que precisa;
  • Dados de interação que o usuário não passou, mas que é possível coletar. Um bom exemplo são os casos de emails abertos ou clicados;

Uma ferramenta ajuda demais no trabalho de segmentação e o RD Station Marketing foi feito pensando nisso.

3. Conte com os testes para encontrar suas melhores taxas

É importante lembrar que os dados ajudam a direcionar algumas estratégias, mas encontrar respostas prontas para tudo é praticamente impossível quando o assunto é Marketing Digital. Por isso, a melhor maneira de descobrir qual é o melhor horário para enviar os emails no caso de cada empresa ainda é fazendo testes.

Lembre-se que o dia e horário perfeito variam muito de acordo com o conteúdo da mensagem, o perfil do público e o produto ou serviço que você vende. Os dados que encontramos também indicam que o melhor dia e horário para enviar um email é quando a pessoa que vai ler a mensagem está pensando ativamente no assunto.

Nesse sentido, é essencial conhecer o público-alvo da campanha e testar diferentes formatos e momento de entrega dos seus emails para encontrar respostas diretas dentro da realidade da sua empresa.

Vale destacar que para diferentes empresas, os testes de envio em dias e horários distintos também podem ter o objetivo de descobrir como vai funcionar o atendimento da sua empresa com as respostas do público.

  • Por exemplo: vimos que muitas empresas conseguem ter ótimas taxas ao enviar campanhas durante a madrugada. Mas será que essa estratégia faz sentido para todas já que a sua central de atendimento só funciona em horário comercial? O que acontece com alguém que veja o email antes e tente ligar para obter mais informações? Pode ser uma oportunidade perdida para o seu negócio?

Esses fatores contribuem para uma escolha certeira no momento de definir o momento de envio das suas campanhas. E se você tem receio de realizar o teste porque vai utilizar momentos distintos que podem trazer resultados diferentes, saiba agora que sua empresa vai colher os frutos no médio e longo prazo:

  • Os testes para escolha do melhor horário para enviar Email Marketing é responsável pelos resultados de curto prazo;
  • Enquanto isso, a escolha da frequência utilizada após os testes tem efeito no longo prazo.

Dê os próximos passos

Agora que tem as informações e melhores dicas em mãos, que tal conhecer os próximos passos que precisa realizar? Antes disso, compartilhe o infográfico abaixo com o resumo dos principais resultados que você conferiu aqui! É só enviar pelo WhatsApp para seus amigos, colegas de trabalho e para quem vai gostar de conhecer o estudo:

Como próximos passos para transformar as informações que viu até aqui em ações práticas, indicamos que você:

  • Conheça muito bem a sua realidade: descubra quais os padrões de comportamento das suas personas e considere fazer uma pesquisa simples para colher informações importantes. Perguntar quais o horário preferido para consumir informações na caixa de Email sempre vai ajudar a direcionar suas ações;
  • Verifique suas taxas atuais: elas estão dentro do padrão do seu segmento indicadas aqui no estudo? E em relação ao seu histórico anterior, elas estão melhores ou piores? Essas respostas vão indicar o que precisa fazer: testar novos dias e horários de envio ou consolidar aqueles que já obtêm ótimos resultados;
  • Defina uma meta ideal para as taxas de abertura e clique: essas metas precisam mostrar não só o patamar que precisa atingir mas também qual o caminho para trazer os resultados de conversão e vendas que espera através deste canal;
  • Conte com uma ferramenta completa para enviar suas campanhas e entender os resultados: só assim você vai saber se uma campanha foi melhor que a outra, observando as taxas de abertura, taxa de clique e também outras métricas importantes como número de Bounces e descadastros realizados.

Já que o Email Marketing é uma ótima maneira de chamar a atenção do seu público e conectá-los com sua marca, seguir esses passos ajudará para que sua estratégia seja mais efetiva, com previsibilidade das taxas e resultados que pode conquistar em cada uma delas.

Agora que você já sabe que o RD Station Marketing vai encontrar o melhor horário para os Leads selecionados no envio das suas campanhas de Email Marketing, melhorando as taxas de clique e abertura nos seus emails, que tal começar a usar a ferramenta agora mesmo? Aqui tem um resumo dos 5 itens principais que você vai contar ao utilizá-la:

  1. Segmentar seus contatos, para ter controle total do público que irá receber seus emails;
  2. Criar layouts eficientes, para ajudar na criação do design de seus emails e criar templates replicáveis;
  3. Realizar o envio inteligente, para entregar seus emails no dia e hora certa;
  4. Automatizar o disparo de suas campanhas, para ganhar produtividade e eficiência no envio de emails;
  5. Acompanhar o desempenho dos disparos, para ver quantas aberturas e cliques tiveram suas campanhas, dentre outras estatísticas.

O melhor é que você tem acesso a um teste gratuito por 10 dias! É só fazer seu cadastro aqui:

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O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo em um para sua empresa. Com ele, você cria facilmente campanhas que funcionam com um editor de emails completo, além de contar com o Envio Inteligente e fluxos para jornadas personalizadas! Faça um teste gratuito de 10 dias.

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* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Créditos:

Conteúdo: Jonatan Rodrigues e João Cardozo

Coleta e análise de dados: Matheus Hanssen 

Design e infografia: Bruno Montiel

Coordenação: Luisa França

Editor responsável: Bruno Volpato

Mídia e parcerias: Gabriela Wolff

Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

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