Qual é o melhor horário para enviar Email Marketing? Veja dicas e um infográfico

Você sabe qual é o melhor horário para enviar Email Marketing? Existem pesquisas e ótimas dicas para te ajudar a definir; confira agora e não erre mais!


Os melhores horários para enviar Email Marketing são:

  • das 6h às 10h manhã;
  • das 15h às 17h;
  • no final do horário regular de trabalho, das 17h às 19h, é um bom horário para enviar emails voltados para empresas (ou seja, de negócios B2B);
  • já entre 19h e 22h o horário funciona muito bem nos envios para o consumidor final (B2C).

Já dissemos algumas vezes aqui no blog que dois fatores de grande importância no envio de uma campanha de Email Marketing são o dia e a hora da publicação.

Fazer com que a mensagem chegue ao seu cliente (atual ou em potencial) no momento oportuno, em que ele está aberto a receber e dar atenção ao conteúdo, pode ser a diferença entre uma ação fracassada e outra com resultados excelentes.

Neste artigo, você saberá qual é o melhor horário para enviar Email Marketing. Acompanhe!

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Qual é o melhor horário para enviar Email Marketing?

Afinal, qual é o melhor horário para enviar Email Marketing? A Kissmetrics publicou um infográfico interessantíssimo (em inglês) reunindo alguns estudos sobre o assunto. Separamos algumas informações que mais chamaram nossa atenção e reproduzimos o infográfico mais abaixo:

  • das 6h às 10h manhã as pessoas já se “conformam” em gastar o tempo lendo emails, por isso a taxa de cliques e abertura é muito boa e o horário é recomendado;
  • das 15h às 17h é comum uma queda no ritmo de trabalho e o email costuma funcionar como distração;
  • no final do horário regular de trabalho, das 17h às 19h, costumam funcionar melhor os envios para empresas B2B (empresas que vendem para outras empresas), apesar de parecer contra nossa intuição;
  • já entre 19h e 22h o horário funciona muito bem nos envios para o consumidor final (B2C);
  • a melhor frequência para envio de emails varia entre uma e quatro vezes por mês.

melhor horario para enviar email marketing

Indo além: descubra qual é o melhor horário para enviar Email Marketing no caso da sua empresa

As informações do infográfico servem como um norte para quem está começando a trabalhar com Email Marketing. No entanto, é importante lembrar que respostas prontas são raras quando o assunto é Marketing Digital. Por isso, a melhor maneira de descobrir qual é o melhor horário para enviar os emails no caso de cada empresa ainda é fazendo testes.

O dia e horário perfeito variam muito de acordo com o conteúdo da mensagem, o perfil do público e o produto ou serviço que você vende. Indo ainda mais longe, a taxa de abertura é uma métrica de Email Marketing muito simples para ser encarada como ideal na definição do melhor horário de envio.

Um email de promoção com camisetas de futebol para adultos, por exemplo, em uma terça às 14h, pode ter de fato uma boa taxa de abertura, mas não necessariamente gerar muito resultado. É horário de trabalho e, embora as pessoas leiam, não podem parar, colocar os dados do cartão e efetivamente comprar.

Já no fim de semana, embora o contato com a internet seja menor, é maior a possibilidade de compra porque o conteúdo se encaixa com o momento de lazer e descanso, além do empurrãozinho de uma pequena euforia caso o time tenha acabado de ganhar.

Dessa forma, podemos concluir que o melhor dia e horário para enviar um email é quando a pessoa que vai recebê-lo está pensando ativamente no assunto. E, nesse sentido, é essencial pesquisar o público-alvo da campanha e adaptar-se ao seu tipo de leitor.

Outro ponto que é óbvio, mas com frequência esquecido, é sincronizar o horário de envio do Email Marketing com a preparação da empresa para receber demanda. Muitas empresas enviam campanhas durante a noite ou de madrugada, sendo que a central de atendimento só funciona em horário comercial. Dessa forma alguém que veja e ligue para obter mais informações pode acabar deixando para depois e aí sua empresa já perdeu a oportunidade.

Por fim, para identificar se é preciso ter consistência no horário de envio, é importante considerar também a frequência.

Como escolher a frequência para o envio de Email Marketing

A escolha do melhor horário para enviar Email Marketing é responsável pelos resultados de curto prazo, enquanto a escolha da frequência tem efeito no longo prazo.

Isso porque, grosso modo, a escolha do melhor horário deve alterar métricas como a taxa de abertura do email e a taxa de compras por email, enquanto a frequência pode mexer mais com o número de assinantes da lista.

Um alto volume de emails pode ter um alcance maior e até gerar mais vendas na hora, mas costuma também incomodar os leitores e causar uma gradual queda dos assinantes da lista.

Por outro lado, mandar poucos emails pode esfriar a relação com os contatos e subaproveitar o potencial do canal, além de causar estranheza ao leitor quando a mensagem finalmente chegar. Se ele não se lembrar que estava inscrito e marcar a mensagem como spam, pode prejudicar a entregabilidade para toda a lista. É importante tentar manter o envio ao menos uma vez por mês.

Veja mais dicas sobre entregabilidade no vídeo abaixo:

 

Para ajudar sua empresa a encontrar o ponto ideal, listamos três passos que vão ajudar na identificação da melhor frequência de envio:

  • Pense no objetivo do email: se você quer informar os eventos da semana, por exemplo, é óbvio que a frequência é semanal. Para casos em que a ideia é manter um relacionamento ou promover algo atemporal, no entanto, é preciso ter mais informações e deve-se partir para o próximo passo.
  • Converse com os assinantes: faça enquetes, peça opiniões ou entreviste alguns clientes. Esse trabalho “investigativo” é essencial na definição da frequência, até porque, como o reflexo é exibido a longo prazo, é muito mais difícil fazer testes para descobrir a melhor frequência do que para o melhor horário.
  • Fique atento à quantidade de pessoas que cancelam a assinatura: se você perceber que a taxa de pessoas cancelando a assinatura da sua lista é alta, é hora de parar e rever sua política de envio. Há boas chances de haver algo errado com a frequência. Uma tática válida é oferecer um formulário de feedback para quem está cancelando. Embora muitos não respondam, as poucas respostas já podem ser suficientes para fornecer insights valiosos.

Se você tem uma grande equipe em Marketing Digital e quer investir mais tempo no canal, vale a pena dar opções personalizadas de assinatura, em que cada leitor escolhe uma dentre diversas frequências (por exemplo, semanal, quinzenal ou mensal). É importante, no entanto, sempre respeitar a escolha do assinante e entregar o que estava no acordo. Você não tem autorização para enviar mais emails e estará dando todo o motivo para ele marcar sua mensagem como spam.

A dica final, e uma das mais importantes, é: não defina uma frequência ideal, mesmo que tenha sido a escolhida pelos seus clientes, se não for tempo suficiente para você selecionar ou produzir conteúdo relevante. Se o conteúdo enviado não é relevante, vai ser muito fácil as pessoas se cansarem e descadastrarem da sua lista. Basta um clique.

É muito difícil chegar a um horário perfeito, mas, seguindo esses passos, seus resultados já podem aumentar bastante.

Use uma ferramenta de envio de Email Marketing

Se você faz disparos de Email Marketing regularmente, utilizar uma ferramenta de email é essencial para tornar a sua operação mais rápida e eficaz. Confira algumas ações que você pode fazer com um software de Email Marketing:

  • Segmentar seus contatos, para ter controle total do público que irá receber seus emails;
  • Criar layouts eficientes, para ajudar na criação do design de seus emails e criar templates replicáveis;
  • Automatizar o disparo de suas campanhas, para ganhar produtividade e eficiência no envio de emails;
  • Acompanhar o desempenho dos disparos, para ver quantas aberturas e cliques tiveram suas campanhas, dentre outras estatísticas.

Contratando uma solução que permite a criação e envio das campanhas, você também consegue acompanhar as principais métricas, como a taxa de abertura e de cliques.

O RD Station Marketing, ferramenta de Automação de Marketing líder na América Latina, conta com todas as funcionalidades que sua empresa precisa para ter sucesso com Marketing Digital. Dentre elas, está a possibilidade de fazer campanhas com a sua identidade usando nosso editor ou nossos templates de email.

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Artigo publicado em setembro de 2012 e atualizado em fevereiro de 2021.

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Comentários

22 comentários

  1. Pedro Correia Guedes

    Bacana.

  2. Nani Amano

    Esse infográfico é referente a qual mercado? global, americano, brasileiro? não consegui identificar. obrigada!

  3. Flávio Vieira

    Acho que a melhor maneira, é mesmo testar a minha base e analisar o resultado!!!

  4. Mauricio Cassemiro

    Muito útil!

  5. Josie Moraes

    Por que a ferramenta RD então nos mostra gráficos de abertura por horário? Nada melhor do que avaliar sem regras e sim com base em números daquela base, não acham?

    1. Flaubi Farias

      Oi, Josie. Justamente por isso. Como dito no post, o infográfico é só um indicativo para você saber como começar e não uma regra absoluta. Quer saber o melhor horário para sua empresa? Teste!

      1. Josie Moraes

        acho que você não entendeu! já uso RD e lá não tem esse dado nos disparos de email, não tem taxa de abertura por horário. sugiro conhecer melhor a ferramenta antes de dar uma resposta padrão destas.

        1. Flaubi Farias

          Josie, essa não é uma resposta padrão. Mas repito o que eu digo: teste! Pegue as taxas de suas campanhas e compare. Uma forma simples de fazer isso é disparar uma campanha para metade da base em um horário e para a outra metade em outro, e comparar qual tem as melhores taxas. Isso vai dar alguns bons insights pra sua estratégia.

          1. Josie Moraes

            Eu trabalho com digital faz 10 anos, óbvio que eu sei que posso fazer isso, mas a ferramenta não me mostra curva de abertura por horário, então, ela não faz o básico e meu comentário se refere a isso.

  6. Celso Luchezzi

    Excelente!!!

  7. Milton Dias

    Muito ótimo o artigo.

    Eu costumo pensar que o horário de almoço é um moment “morno”. Afinal, na hora do almoço as pessoas estão almoçando. Para aparelhos móveis a taxa de abertura costuma ser maior no período da tarde. Já para os que utilizam desktops, o período matutino é a melhor sacada.

    att,

  8. Anwar

    Artigo muito bom! Vejo ele sempre que tenho alguma duvida!

  9. Christian Llanir

    Para soltar um e-mail marketing para uma pequena base, mais focada, será que melhor meia-noite de domingo para que na 2a f pela manhã sejam acessados ou na própria 2a feira, 11h para que sejam acessados antes e depois do horário de almoço? Qual sua opinião, tratando-se de mercado B2B?

    1. André Siqueira

      Oi Christian,
      Em geral recomenda-se evitar emails pela madrugada. É o horário preferido da maioria dos spammers (o que já pode ajudar a ser visto como spam) e também enfrenta uma concorrência grande quando o cliente chega na empresa na manhã de segunda e tem a caixa de entrada cheia.

      Abs

  10. Valter Sousa

    Os picos das taxas de aberturas das minhas campanhas ocorreram entre 8 e 10 horas da manhã. Porém, não percebi grandes diferenças entre enviar de manhã ou à noite. Sempre fica em torno de 20% a 25% de taxa de abertura. Atualmente estou enviando às 8 da noite e continua nessa faixa.

    1. julio

      qual programa que vc usa para enviar emails?desde ja agradeço

      1. harddica

        Geralmente eu uso um autoresponder americano que está entregando muito bem meus emails, o valor não é muito alto e posso enviar quantos emails eu quiser, caso queira saber eu criei um dominio próprio para você conhecer…se chama TrafficWave…o site é http://www.trafficwave.com.br

        Atualmente estou pagando $17,90 por mês…

  11. emailmanager

    Quando se fala em email marketing vale a pena lembrar da Emailmanager que é hoje o sistema mais moderno, completo e com maior ritmo de inovação do mercado. Conheça mais sobre a nossa plataforma em http://goo.gl/Iwew4

  12. Pingback: Email Marketing – Informações úteis | Fernanda Salmona
  13. Rogério S. Gomes

    Olá,

    Parece que a imagem não esta abrindo.

    Abraços.

  14. vitorcarvalho

    Muito bom, parabéns