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Infográfico: os melhores horários para envio de Email Marketing

Já dissemos algumas vezes no blog e no eBook sobre Email Marketing que dois fatores de grande importância no envio de uma campanha são o dia e a hora da publicação.

Fazer com que o email chegue ao seu cliente (atual ou em potencial) no momento oportuno, em que ele está aberto a receber e dar atenção ao conteúdo, pode ser a diferença entre uma ação fracassada e outra com resultados excelentes.

Recentemente a Kissmetrics publicou um infográfico interessantíssimo (em inglês) reunindo alguns estudos sobre o assunto. Separamos algumas informações que mais chamaram nossa atenção e reproduzimos o Infográfico abaixo:

  • Das 6h às 10h manhã as pessoas já se “conformam” em gastar o tempo lendo emails, por isso a taxa de cliques e abertura é muito boa e o horário é recomendado;
  • Das 15h às 17h é comum uma queda no ritmo de trabalho e o email costuma funcionar como distração;
  • No final do horário regular de trabalho, das 17h às 19h, costumam funcionar melhor os envios para empresas B2B (empresas que vendem para outras empresas), apesar de parecer contra nossa intuição;
  • Já entre 19h e 22h o horário funciona muito bem nos envios para o consumidor final (B2C);
  • A melhor frequência para envio de emails varia entre uma e quatro vezes por mês;
  • Não está no Infográfico, mas deixamos a dica por nossa conta: isso é uma indicação e uma boa forma de começar a trabalhar com email marketing. Quer saber o melhor horário para sua empresa? Teste!

Horários para email marketing

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Comentários

22 comentários

  1. Pedro Correia Guedes

    Bacana.

  2. Nani Amano

    Esse infográfico é referente a qual mercado? global, americano, brasileiro? não consegui identificar. obrigada!

  3. Flávio Vieira

    Acho que a melhor maneira, é mesmo testar a minha base e analisar o resultado!!!

  4. Mauricio Cassemiro

    Muito útil!

  5. Josie Moraes

    Por que a ferramenta RD então nos mostra gráficos de abertura por horário? Nada melhor do que avaliar sem regras e sim com base em números daquela base, não acham?

    1. Flaubi Farias

      Oi, Josie. Justamente por isso. Como dito no post, o infográfico é só um indicativo para você saber como começar e não uma regra absoluta. Quer saber o melhor horário para sua empresa? Teste!

      1. Josie Moraes

        acho que você não entendeu! já uso RD e lá não tem esse dado nos disparos de email, não tem taxa de abertura por horário. sugiro conhecer melhor a ferramenta antes de dar uma resposta padrão destas.

        1. Flaubi Farias

          Josie, essa não é uma resposta padrão. Mas repito o que eu digo: teste! Pegue as taxas de suas campanhas e compare. Uma forma simples de fazer isso é disparar uma campanha para metade da base em um horário e para a outra metade em outro, e comparar qual tem as melhores taxas. Isso vai dar alguns bons insights pra sua estratégia.

          1. Josie Moraes

            Eu trabalho com digital faz 10 anos, óbvio que eu sei que posso fazer isso, mas a ferramenta não me mostra curva de abertura por horário, então, ela não faz o básico e meu comentário se refere a isso.

  6. Celso Luchezzi

    Excelente!!!

  7. Milton Dias

    Muito ótimo o artigo.

    Eu costumo pensar que o horário de almoço é um moment “morno”. Afinal, na hora do almoço as pessoas estão almoçando. Para aparelhos móveis a taxa de abertura costuma ser maior no período da tarde. Já para os que utilizam desktops, o período matutino é a melhor sacada.

    att,

  8. Anwar

    Artigo muito bom! Vejo ele sempre que tenho alguma duvida!

  9. Christian Llanir

    Para soltar um e-mail marketing para uma pequena base, mais focada, será que melhor meia-noite de domingo para que na 2a f pela manhã sejam acessados ou na própria 2a feira, 11h para que sejam acessados antes e depois do horário de almoço? Qual sua opinião, tratando-se de mercado B2B?

    1. André Siqueira

      Oi Christian,
      Em geral recomenda-se evitar emails pela madrugada. É o horário preferido da maioria dos spammers (o que já pode ajudar a ser visto como spam) e também enfrenta uma concorrência grande quando o cliente chega na empresa na manhã de segunda e tem a caixa de entrada cheia.

      Abs

  10. Valter Sousa

    Os picos das taxas de aberturas das minhas campanhas ocorreram entre 8 e 10 horas da manhã. Porém, não percebi grandes diferenças entre enviar de manhã ou à noite. Sempre fica em torno de 20% a 25% de taxa de abertura. Atualmente estou enviando às 8 da noite e continua nessa faixa.

    1. julio

      qual programa que vc usa para enviar emails?desde ja agradeço

      1. harddica

        Geralmente eu uso um autoresponder americano que está entregando muito bem meus emails, o valor não é muito alto e posso enviar quantos emails eu quiser, caso queira saber eu criei um dominio próprio para você conhecer…se chama TrafficWave…o site é http://www.trafficwave.com.br

        Atualmente estou pagando $17,90 por mês…

  11. emailmanager

    Quando se fala em email marketing vale a pena lembrar da Emailmanager que é hoje o sistema mais moderno, completo e com maior ritmo de inovação do mercado. Conheça mais sobre a nossa plataforma em http://goo.gl/Iwew4

  12. Pingback: Email Marketing – Informações úteis | Fernanda Salmona
  13. Rogério S. Gomes

    Olá,

    Parece que a imagem não esta abrindo.

    Abraços.

  14. vitorcarvalho

    Muito bom, parabéns