Os 19 melhores podcasts de marketing, vendas e negócios para ouvir em 2021

Separamos uma lista com 19 podcasts sobre marketing, vendas e negócios para fazer parte do seu dia a dia

Tainah Subtil
Tainah Subtil15 de junho de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Tem algum hábito que você nunca imaginou que teria e acabou se surpreendendo ao longo dos anos por adquiri-lo?

Eu me lembro que todas as vezes que ia na casa da minha avó de manhã, ela estava com o rádio ligado ouvindo notícias enquanto iniciava seu dia. Tão presente quanto o cheiro de café fresquinho e passado na hora, estavam aquelas vozes de "personagens" que eu nunca identificaria, mas que me marcaram de alguma forma minha infância. 

Confesso que aquelas vozes me incomodavam um pouco, eu não as conhecia, não as via, elas não tinham sequer um nome. E, ainda assim, lá estavam elas, me contando sobre o que aconteceu no país ou no mundo enquanto eu tentava tomar meu café o mais rápido possível. 

Corta para 2021. É uma manhã como todas as outras e aqui me vejo: Ouvindo um Podcast, como sempre. Parece ironia familiar, mas possivelmente é apenas o cotidiano popular. Segundo pesquisa do Ibope, em 2019 cerca de 50 milhões de brasileiros já ouviam podcasts.

Seja dirigindo para o trabalho, antes de dormir ou - no meu momento pessoal favorito - fazendo tarefas domésticas, os podcasts prendem nossa atenção. Eles são formas efetivas, positivas e (na maioria das vezes) gratuitas de passar o tempo. 

O próprio Spotify entendeu que o consumo de podcast faz parte do nosso dia a dia e criou uma playlist especial chamada Caminho Diário. Ela mescla os principais podcasts de notícias presentes na plataforma, com músicas diversas encontradas nas playlists de seus usuários.

Assim como meu gosto musical, que abrange desde Aerosmith até o Zeca Pagodinho, a minha lista de "podcasts mais ouvidos" conta com pelo menos 50 nomes. Sim, dos nacionais aos internacionais, fiz dos podcasts meu hábito diário e eles têm temáticas que vão desde negócios até histórias de serial killers.

Kit de Ferramentas de Produtividade para Analistas e Gestores

Utilize recursos intuitivos e gratuitos para aumentar a produtividade e ganhar escala. Baixe agora templates e ferramentas muito úteis para gestores e analistas. Planeje, organize, crie, contrate, venda e analise com muito mais facilidade!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
[index]

Melhores podcasts brasileiros sobre marketing, vendas ou negócios

Hoje, para evitar a vibe pesada que assuntos que serial killers podem trazer, vou falar dos 19 melhores podcasts de marketing, vendas e negócios. Essa lista é para você que tem louça para lavar, comida para fazer, estrada para pegar e quer aproveitar o tempo ouvindo os melhores podcasts para alavancar seus conhecimentos e carreira, mesmo no tempo livre.

1. Tribo de Marketing

O Tribo de Marketing é um podcast brasileiro comandado pela Fernanda Belfort, uma generosa executiva de marketing que compartilha, junto a convidados também de alta relevância, os desafios do marketing e negócios no Brasil.

A proposta de conteúdo é super leve e ainda assim muito informativa, sou fã de carteirinha. A CRO da RD Station, Juliana Tubino, já marcou presença por lá em um dos episódios.

2. Jogo de Damas

Este podcast explodiu minha mente, mas já vou te dar uma notícia ruim: os episódios não estão mais sendo produzidos. Para nossa alegria, eles estão todos disponíveis no Spotify! A proposta do podcast Jogo de Damas é muito diferente das outras nesta lista, porque não existe um host principal. Uma das minhas partes preferidas é que as hosts são todas mulheres de grande nome no mercado de publicidade e comunicação.

A criadora do projeto é Renata Lodi, head de Marketing LATAM do Spotify, que abre o primeiro episódio. Em cada edição, aliás, uma das participantes do episódio anterior deve convidar outra mulher para participar. Dessa forma, sempre há mulheres diferentes conduzindo e sendo entrevistadas. 

3. Confia na Quarta

Ainda são poucos os podcasts que falam sobre empreendedorismo, carreira, marketing, negócios e contam com vozes femininas. Estou sempre na expectativa de encontrar novos, e o Confia na Quarta entrega temáticas muito interessantes. 

Conduzido por Luiza Brasil, os assuntos são diversos: liderança, negociação, carreira e muito mais. Como profissional de vendas que sou, um dos meus episódios preferidos fala sobre negociação.

4. Os Sócios

Bruno e Malu Perini são Os Sócios - no matrimônio e nos negócios. De maneira divertida, compartilham toda quinta-feira seus conhecimentos relacionados ao mundo do empreendedorismo, finanças e desenvolvimento pessoal.

O episódio 11 é minha indicação para você começar, abordando o mundo das startups.

5. Resumo Cast

Além de acumular podcasts, eu tenho um hábito não tão saudável de acumular livros que gostaria de ler. O Resumo Cast já me ajudou várias vezes! Ele é perfeito quando você quer ter a noção do conteúdo de um livro, mas ainda não encontrou o tempo para ler. Em 30 minutos, o podcast entrega um debate de livros populares sobre negócios.

6. Trago Boas Notícias

Quer deixar seus "ice breakers" ou conversas com colegas mais positivos, mas não tem visto muitas notícias felizes por aí? O Trago Boas Notícias, podcast original Spotify, produzido pelo UOL, entrega histórias positivas e inspiradoras para te fazer relaxar e te inspirar. 

7. Do Zero ao Topo

Produzido pela InfoMoney, Do Zero ao Topo conta a história dos empreendedores e empresários de maior sucesso no Brasil. É um podcast que te ajuda a entender os primeiros passos e grandes sucessos dos convidados. 

Se você é empreendedor ou deseja abrir uma empresa em algum momento, este podcast vai te ajudar a conhecer a jornada empreendedora brasileira, contada pelos personagens reais desta história. O CEO da RD Station, Eric Santos, já passou por lá e compartilhou sua história. Esse episódio tem meu coração, mas eu sou suspeita, né? 

8. Show me the ROI

Falando em ser suspeita, a próxima indicação pode até soar como jabá. Afinal, o Show me the ROI é um podcast produzido por nós aqui da RD Station e conta com a voz tranquila e perguntas animadas da minha amiga Priscilla Aimett. 

As temáticas variam a cada 15 dias: marketing, negócios, Customer Success, vendas, RD Station… Se você é um profissional que trabalha em agências, pode encontrar nesse podcast uma boa companhia para responder alguma de suas dúvidas profissionais.

9. Casts for Closers

Não existe um vendedor no mundo da tecnologia e startups que não tenha escutado falar do Casts for Closers. Diego Cordovez, semanalmente, convida grandes nomes do Inside Sales no Brasil e no mundo para bater um papo descontraído sobre o mundo das vendas.

Já tivemos a participação ilustre de vários RDoers por lá. Eu como vendedora e consumidora assídua dos episódios vou me abster de escolher um favorito, afinal, já ouvi os mais de cem episódios. Não seria uma escolha muito fácil!

10. Braincast

O Braincast é um podcast que tem me acompanhado durante toda minha trajetória profissional e nunca parece estar fora de contexto. De maneira bem humorada, os debates acontecem sobre assuntos variados: criatividade, tecnologia, cultura digital, inovação e negócios. 

11. Imersão Sebrae

Sabe aqueles questionamentos que todo empreendedor parece ter nos primeiros meses de empresa? O Imersão Sebrae responde. O podcast foca em assuntos como inovação, empreendedorismo, finanças e outros assuntos que permeiam a cabeça do pequeno empresário brasileiro.

Ah, vale uma dica: esse não é um podcast para ouvir enquanto faz exercício ou tarefas de longa duração. A proposta dele é ser prático, então os episódios tem, em sua maioria, menos de 15 minutos.

12. Google Marketing em 2 Minutos

Assim como o podcast anterior, os episódios do Google Marketing em 2 Minutos quase conseguem seguir à risca a proposta de seu título. São episódios curtos e práticos sobre a utilização e otimização do Google como ferramenta de marketing.

13. Playbook de Vendas Podcast

Não se engane: todo mundo em algum momento precisa vender. Pode ser uma ideia, um produto, um serviço, uma proposta ou até mesmo o próprio currículo. O Playbook de Vendas reúne especialistas globais em vendas e consegue trazer dicas extremamente práticas.

14. Lança Produto

O podcast Lança Produto é focado em Product Marketing, trazendo profissionais que são destaque na área, sobre temas básicos e avançados, contado com apoio da equipe da RD Station. Ele já tem episódios sobre análise competitiva, posicionamento, roadmaps, planos de Go do Market, canais de parceria e estruturação de equipes, entre outros temas.

melhores podcasts de marketing, vendas e negócios

Melhores podcasts de marketing, vendas e negócios em inglês

Os próximos podcasts talvez exijam um pouco mais da sua atenção plena. Eles são em inglês, porém super acessíveis e podem ser uma ótima forma de você praticar o idioma.

Uma dica para quem tem dificuldade no idioma é, literalmente, ir com mais calma: basta abrir o Spotify e reduzir a velocidade do podcast. Assim, você tem mais tempo para processar palavra por palavra e não perder o conteúdo.

15. Marketing School

Se você nunca ouviu um podcast em inglês, o Marketing School é um bom começo, principalmente se você for um marqueteiro. Em até 10 minutos de conteúdo, Neil Patel e Eric Siu trazem diariamente dicas de marketing para serem aplicadas em qualquer negócio.

16. Sales Gravy

O Sales Gravy é um podcast que eu costumo usar de forma motivacional. Assim como a maioria dos podcasts que listei aqui, os episódios são curtos e bem acionáveis, com temáticas 100% voltadas ao mundo das vendas.

17. The Quotable Sales Podcast

Produzido pela Salesforce, o The Quotable Sales Podcast tem a proposta de ser uma conversa “de vendedor para vendedor". Muitos dos episódios trazem conceitos bem destrinchados de vendas e podem apoiar profissionais que estão dando start em sua carreira no mundo competitivo das vendas.

18. How I Built This

Já até me perguntei se o podcast Do Zero ao Topo teve alguma inspiração no How I Built This. Conduzido por Guy Raz, a proposta dos episódios é mergulhar nas histórias de grandes empresas globais.

19. TED Talks Daily

Eu gosto muito de TED Talks, com seus conteúdos de valor entregue de forma rápida, simples e pessoal. O TED Talks Daily nada mais é do que os talks mais recentes compartilhados em áudio. Muitos dos compartilhamentos são parte de uma jornada pessoal do interlocutor, o que sempre deixa o storytelling do podcast ainda mais interessante. 

>> Leia mais: Como usar o Adobe Audition na edição e gravação do seu podcast

O que mais você incluiria na lista de melhores podcasts de marketing, vendas e negócios?

Eu estou sempre em busca de aumentar minha lista de podcasts, então se você tem algum podcast favorito sobre marketing, vendas, negócios e empreendedorismo em geral que não apareceu nesta lista, me passa os nomes nos comentários! Estarei de olhos aqui e ouvidos nos meus casts.

RD Station

Torne sua operação de Marketing Digital mais produtiva

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Ele reúne os principais recursos em um só lugar para sua operação ser mais eficaz! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Tainah Subtil

Tainah Subtil

Veja também

Marketing
Ferramentas de Marketing Digital: as mais usadas, porque integrá-las + dicas de ferramentas
Marketing
3 dicas para escrever um email comercial que as pessoas respondem
Marketing
Conheça a biografia, os livros e as dicas de Tim Ash, referência global em otimização da conversão