Como estão o mercado de trabalho e os salários no Marketing Digital no Brasil em 2021

Levantamento de contratações, demissões e salários foi feito pelo Quero Bolsa utilizando os dados do site especializado Jooble


As pessoas resolvem uma grande variedade de problemas usando dispositivos digitais, acessando-os a qualquer hora do dia. Ao mesmo tempo, deixam constantemente rastros digitais na forma de histórico de consultas de pesquisa, publicações em redes sociais e dados de geolocalização. As comunicações digitais têm se mostrado uma ferramenta universal para registrar e avaliar o comportamento do usuário.

Isso tudo abriu uma nova página no desenvolvimento do marketing como profissão. Os profissionais de marketing brasileiros têm uma grande variedade de novas fontes de dados e ferramentas analíticas para analisar as experiências e hábitos dos clientes. Isso tudo, claro, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, a LGPD.

As empresas estão cada vez mais percebendo o valor dos dados e procurando encontrar profissionais que possam entender como usá-los no marketing. Isso cria uma demanda por especialistas que podem usar novas ferramentas analíticas e desenvolver campanhas integradas para promover produtos e serviços.

Neste post, vamos trazer a situação atual do mercado de trabalho e os salários médios em vários funções do Marketing Digital. Se você está buscando se qualificar, clique no banner abaixo para conhecer os cursos da RD University e, depois, continue a leitura!

O que é Marketing Digital

Marketing Digital é um termo amplo que inclui todos os canais e métodos de marketing que podem ser usados ​​para promover produtos ou serviços na Internet. Ele está presente em dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets.

Nos últimos anos, o mercado de trabalho de Marketing Digital tem crescido com novas especialidades, tais como: brand manager, profissional de Marketing de Conteúdo, profissional de relações públicas, operador de mídias, gerente de projetos digitais e muitas outras.

Existem, também, tipos ou definições mais recentes de marketing:

Análise do mercado de trabalho de Marketing Digital

O mercado de trabalho no Marketing Digital no Brasil é dinâmico. O especialista pode trabalhar em uma agência digital, mídia, agências de publicidade, departamentos de marketing de empresas e instituições educacionais.

O especialista da área de Marketing Digital é hoje um dos mais solicitados no mercado de trabalho. De acordo com o site Jooble, é uma das profissionais em que existe a maior procura por especialistas do mercado de trabalho. O cargo mais procurado é o de gerente de marketing.

Os profissionais de Marketing Digital recebem um salário inicial maior em comparação a outros de marketing, principalmente em posições de liderança.

Quais tarefas os especialistas em Marketing Digital resolvem

  • Promoção de produtos nos mais diversos segmentos do meio digital (lojas online, mídias sociais, serviços online);
  • Análise do comportamento, combinado online e offline, dos consumidores dos produtos da empresa;
  • Desenvolvimento de programas de fidelidade personalizados;
  • Desenvolvimento da marca da empresa usando ferramentas e tecnologias digitais.

Habilidades básicas de um especialista em Marketing Digital:

  • Conhecimento dos conceitos e princípios básicos do Marketing Digital;
  • Compreender os recursos de vários canais de promoção, com capacidade de projetar campanhas digitais integradas;
  • Utilização de serviços de software e ferramentas de suporte a decisões de marketing;
  • Usar ferramentas de análise de dados estatísticos para desenvolver soluções de marketing,
  • Analisar o comportamento do usuário com base nos dados da empresa.

Top cargos de Marketing Digital que impulsionaram o mercado em 2021

  • Analista de Dados
  • Especialista em ecommerce
  • Analista de Marketing Digital (ou analista de mídia ou gestor de tráfego)
  • Profissionais de Conteúdo Digital (gerente de conteúdo)
  • Analista de SEO

mercado de trabalho em marketing em 2020 no brasil

Como está o mercado para analista de dados?

A profissão de analista de dados é uma das mais requisitadas no mundo. Hoje, quase nenhuma grande empresa pode prescindir dos serviços de um, pois os resultados do seu trabalho ajudam a compreender a eficácia do funcionamento do negócio e em que direção deve ser desenvolvido.

Nível salarial

O salário  depende de sua experiência, quantidade de trabalho e a região em que trabalha.

O salário médio de um analista de dados é de R$ 4.180 por mês no Brasil. Já o salário médio de um analista de dados júnior é de R$ 3.611 por mês. Profissionais experientes podem contar com a quantia de R$ 7.450 por mês. Em novembro de 2021, existiam 3.025 vagas no Jooble para a consulta “Analista de Dados”.

Os analistas de dados são necessários em agências de marketing, bancos, TI / Telecom e outras áreas. Existem vagas com diferentes horários e tipos de contratação (incluindo trabalhos de projeto e estágios).

Como está o mercado para especialista em ecommerce?

Pesquisas mostram que o mercado de trabalho em ecommerce está em franco desenvolvimento no Brasil. As empresas procuram profissionais com experiência em comércio online. Ao mesmo tempo, estão interessadas ​​em profissionais de marketing de comércio eletrônico de vários níveis – de iniciantes à seniors.

Via de regra, especialistas altamente qualificados são necessários para grandes empresas que estão apenas começando a dominar o ecommerce. Elas precisam construir um sistema do zero e, portanto, precisam de um profissional mais qualificado.

Iniciantes são mais procurados em pequenas e médias empresas. Se falarmos sobre as esferas de atividade, então, na maioria das vezes, os profissionais de marketing de ecommerce estão procurando empresas que se dedicam a produtos farmacêuticos, equipamentos de construção, indústrias químicas e a produção de componentes automotivos.

Os executivos de ecommerce são mais procurados no varejo, atacado e serviços, telecomunicações, TI e logística.

Nível salarial

Existiam 3.580 vagas no banco de dados do site Jooble de especialista em ecommerce,  também em novembro. O salário médio de um especialista em e-commerce é de R$ 5.780 por mês no Brasil. O menor salário, por sua vez, é de R$ 3.725 por mês.

Como está o mercado para analista de Marketing Digital?

A maioria das vagas prevê que o candidato tenha de 1 a 3 anos de experiência como profissional de Marketing Digital (73% dos anúncios). Também existe uma demanda no mercado de candidatos mais experientes que estejam empregados em sua área de 3 a 5 anos (19% dos anúncios).

Observamos, também, que em algumas vagas não é indicada a experiência profissional exigida. Nas notas, o empregador diz que está pronto para ensinar um especialista iniciante e considerar candidatos para aqueles que concluíram os cursos de especialização.

Nível salarial

Um analista de Marketing Digital ganha em média R$ 3.549,85 no mercado de trabalho brasileiro, de acordo com pesquisa do Jooble.

Como está o mercado para gerente de conteúdo digital?

Os requisitos para o cargo de gerente de conteúdo em sites de busca de empregos são muito diferentes: desde escrever textos com foco em SEO até trabalhar com publicidade contextual e marketing para redes sociais.

Um gerente de conteúdo pode trabalhar o dia inteiro no escritório, em um projeto específico permanentemente à distância, ou com trabalho em meio período. O salário de um gerente de conteúdo depende, no fim das contas, do tamanho de sua descrição de trabalho. Quanto maior a responsabilidade, maior a remuneração.

Nível salarial

O salário médio de um gerente de conteúdo é de R$ 4.256 por mês no Brasil. O salário médio de gerente de conteúdo é de R$ 5.430 por mês em São Paulo e R$ 3.210 no Rio de Janeiro.

Como está o mercado para analista de SEO?

O resultado do trabalho do especialista em SEO, geralmente, aparece de 6 a 12 meses após o início do projeto. Nem todos os proprietários de sites estão dispostos a esperar tanto tempo e pagar pelo trabalho de um especialista, sem ver os resultados. Por isso, os especialistas em SEO procuram grandes empresas ou agências de promoção.

Nível salarial

O salário de um especialista em SEO depende de como ele trabalha: o próprio especialista autônomo regula sua receita, e o salário de um funcionário em tempo integral depende da empresa e de seu tamanho.

Um analista de SEO ganha, em média, R$ 3.350,25 no mercado de trabalho brasileiro. Isso também de acordo com pesquisa do Jooble.

Influência da Covid no mercado de trabalho e nos salários do Marketing Digital

A Covid-19 mudou não apenas a maneira como as empresas operam, mas também as expectativas dos empregadores em relação aos funcionários. Agora, quando muitas empresas mudaram total ou parcialmente para o modo de trabalho remoto, os especialistas precisam de ainda mais dedicação, capacidade de autocontrole e senso de responsabilidade.

Nas novas realidades, empresários e empregadores avaliam não apenas a experiência e as habilidades de seus funcionários, mas também a rapidez na tomada de decisões, a disposição para responder rapidamente e assumir responsabilidades em tempos de crise.

Assim, o campo do Marketing Digital está em expansão: a cada ano surgem mais e mais canais de publicidade, tecnologias e, ao mesmo tempo, novos desafios. Apesar de muitos deles serem automatizados devido ao desenvolvimento de algoritmos, ainda são muito procurados especialistas que possam se envolver rapidamente no trabalho, analisar o público da marca, acompanhar tendências, desenvolver uma estratégia de forma independente e implementá-la com sucesso no mercado.

Esses funcionários serão procurados em 2022. Eles podem ajudar qualquer empresa a se desenvolver com sucesso no mercado, apesar da difícil realidade esperada para o ano.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários