Metodologia Ágil: descubra o que é, os principais tipos + 6 funções que ela cumpre nos projetos de qualquer área

Conheça a origem da Metodologia Ágil, quais os benefícios que ela traz para as equipes e entenda como ele vai ajudar você na prática

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues19 de outubro de 2020
Semana da Transformação Digital

Metodologia Ágil é um conjunto de práticas para entender as demandas de um projeto, agir e realizar tudo com eficiência. É uma ponte que tenta eliminar as lacunas no processo de desenvolvimento de software e entregar o produto final com mais rapidez e agilidade, sempre com qualidade.


No mundo cada vez mais conectado e digital, as empresas demandam que as equipes sejam eficientes, eliminem desperdícios e qualquer tipo de obstáculo para manter o fluxo de trabalho ágil. Essa necessidade se tornou ainda mais urgente quando falamos do desenvolvimento de softwares, mas isso permitiu o surgimento do que conhecemos como metodologia ágil.

Sabemos que, neste mercado rápido e dinâmico, “tempo é dinheiro”. Nesse caso, os métodos tradicionais de desenvolvimento de software eram um problema desde o fim dos anos 90 porque não tinham a velocidade e flexibilidade que os projetos mais modernos exigiam.

Por se tratar de um processo com alta complexidade, as empresas sentiram a necessidade de uma abordagem mais robusta e escalável para o desenvolvimento de software. Eles buscaram um método que pudesse agilizar todo o processo, garantindo qualidade e agregando valor em cada entrega. Foi assim que a metodologia ágil nasceu.

Com o passar do tempo, diversas outras áreas perceberam que essa metodologia também poderia ajudar no seu processo de trabalho, difundindo ainda mais esse conhecimento e sua aplicação. E neste conteúdo, você vai conhecer os detalhes de quando e como surgiu a metodologia, seus principais tipos e as funções que ela pode cumprir em qualquer área além do desenvolvimento de software, como a de Marketing!

Guia de Gestão de Marketing: da geração de leads à conquista de brand lovers

Reunimos as principais estratégias seguidas por grandes líderes de marketing do mercado e mostramos como eles atingem seus resultados no fim do mês!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é Metodologia Ágil?

A metodologia ágil é um conjunto de práticas que visam permitir, por meio de inspeção e adaptações frequentes, entregas rápidas, com qualidade e alinhadas à necessidade do cliente e da empresa.

Em 2001 surgiu o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, documento tão importante que funcionou como uma bíblia para o desenvolvimento ágil até hoje, expondo todos os princípios e boas práticas que precisam ser aplicadas.

Ele surgiu durante uma reunião de desenvolvedores de software ocorrida nas montanhas de Utah, nos Estados Unidos. A comunidade de desenvolvedores estava cansada de usar métodos considerados "pesados" e por isso decidiu lançar um manifesto detalhado.

As metodologias ágeis defendem que, acima de tudo, devemos buscar a satisfação do cliente por meio de entregas contínuas que agregam valor, mantendo uma comunicação constante entre os membros da equipe. É uma interação dinâmica que permite trabalhar com divisões claras de etapas. Isso vem ajudando muitas equipes a enfrentarem incertezas e imprevisibilidades por meio de entregas incrementais e iterativas.

A metodologia ágil possui 4 valores básicos, que são difundidos e respeitados pelos times:

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Indivíduos e interação mais que processos e ferramentas;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

A conceito de metodologia ágil só se aplica no desenvolvimento de software?

Depois da sua criação, o movimento ágil vem ganhando força e ocupando espaço em equipes não só de software, provando seu valor para solução de problemas complexos, ou seja, de muitas incertezas no decorrer da execução. E sabemos que áreas como Marketing, Customer Success, Suporte e várias outras enfrentam desafios complexos na sua rotina.

Grandes empresas usam a metodologia ágil para a gestão de seus projetos, como Google, Yahoo! e outras companhias que nasceram no Vale do Silício. E não só na parte de desenvolvimento, mas em todas as outras áreas.

Aqui na Resultados Digitais, todas as áreas usam e aplicam conceitos e práticas do manifesto ágil, tendo como apoio e inspiração o time de desenvolvimento, que conta com a metodologia para entregar e aperfeiçoar os nossos produtos, o RD Station Marketing e o RD Station CRM.

Mas qual a relação entre a metodologia e projetos de Marketing Digital, por exemplo? E como ela pode ajudar no dia a dia de trabalho em outras áreas?

A resposta existe, mas antes vamos conferir algumas situações:

  1. Quantas vezes seu time fez um projeto, demorou dias, colocou a equipe toda para pensar e, na hora de entregar para o cliente/chefe, ele simplesmente não gostou?
  2. E quando o projeto começa a acontecer, junto com outros em paralelo, sem saber o que será priorizado, e no final toda a entrega é empurrada para a última semana e feita às pressas?
  3. E quantas vezes o time acatou um prazo para um projeto e no final descobriu que o tempo não era nem perto do necessário para entregar algo de qualidade?
  4. Quantas vezes você pensou em uma campanha de marketing, usou vários canais, criou fluxos e emails e, como o número de vendas não foi o esperado, achou que o projeto não funcionava e engavetou essa ideia?

Essas situações começam a ser cada vez mais comum nas equipes. E qual é a consequência disso tudo?

  • time exausto;
  • gasto maior que o esperado;
  • recursos jogados no lixo;
  • tempo gasto desnecessário;
  • meta não batida;
  • qualidade baixa de projeto.

Situações desastrosas que podem acabar com qualquer expectativa em cima de uma equipe, não é mesmo? Mas a melhor forma para resolver é buscando na metodologia ágil o caminho para desenvolver um planejamento antecipado sobre cada projeto.

Por que escolher a metodologia ágil em vez dos modelos tradicionais?

O conceito de desenvolvimento ágil parece ótimo, mas é algo que realmente você precisa implementar? Quais os benefícios em relação aos métodos mais tradicionais?

Na prática, seguir as melhores práticas da metodologia ágil sempre traz diversas vantagens. Conheça as 3 principais:

Entrega contínua

Os métodos tradicionais de desenvolvimento de software são lentos e atrasam as entregas de produtos. Em um mundo de TI dinâmico, pequenos atrasos podem causar repercussões negativas e outros prejuízos a nível financeiro.

Estamos em um mundo com pouco tempo disponível para colocar ideias em prática, e os clientes procuram sempre uma entrega contínua. Ao introduzir a estrutura ágil em seu processo de trabalho, você pode encurtar os ciclos de vida de projetos em qualquer área, seja lançando produtos mais rapidamente ou melhorando o ROI nas campanhas de Marketing.

Transparência no processo

É natural ficar perdido ao longo do desenvolvimento de software se não houver uma estrutura bem definida. Nesse caso, a metodologia ágil resolve esse problema tornando todo o processo transparente.

Desde o momento em que um projeto começa, a metodologia divide ele em várias fases, estabelecendo uma visibilidade clara do andamento em cada estágio. Este recurso de também ajuda a tornar o processo compreensível por qualquer pessoa que precisa acompanhar o andamento.

Alta qualidade nas entregas

Todo o conceito da metodologia ágil visa entregas de alta qualidade. Ela também garante a cooperação entre as equipes responsáveis pela criação e pelos teste, permitindo corrigir bugs quase que imediatamente.

Além disso, como o progresso é monitorado em cada etapa, a qualidade final do software é constantemente avaliada, deixando pouca margem para erros ou falhas.

Principais tipos de metodologias ágeis utilizadas no mercado

O conceito de metodologia ágil é mais abrangente, e por isso ela possibilita a criação de várias outras que seguem essa mesma mentalidade ágil, mudando apenas algumas práticas para se diferenciar.

Agora vamos destacar as três principais metodologias e suas vantagens.

1. Scrum

O Scrum é, sem dúvida, o mais utilizado dos diversos frameworks da metodologia ágil. Ele é caracterizado por ciclos ou estágios de desenvolvimento de projetos, conhecidos como sprints.

Geralmente o Scrum é adotado no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de produtos e software, mas também pode ser usado em um contexto relacionado a negócios.

Uma característica marcante deste framework é que todos os dias acontecem pequenas reuniões de 15 minutos, conhecidas apenas como daily meeting, que tem o papel de sincronizar as atividades e encontrar a melhor forma de planejar a jornada de trabalho.

Suas principais vantagens são:

  • A transparência permite que o projeto seja seguido por todos os membros de uma equipe ou mesmo de uma organização;
  • A dinâmica deste método permite aos envolvidos reorganizar as prioridades, garantindo que as sprints que ainda não foram concluídos recebam mais atenção.

2. Kanban

A palavra Kanban é de origem japonesa e seu significado está vinculado a um conceito de tempo, “just-in-time”. Na prática, o método Kanban existe a partir de um quadro ou tabela, dividido em colunas, que mostra todos os fluxos de produção de um projeto. Geralmente ele é feito de forma básica com as colunas para fazer, fazendo e feito.

À medida que as entregas evoluem, as informações contidas na tabela mudam. Quando uma nova tarefa precisa ser realizada, um novo cartão com a demanda é criada.

O método Kanban requer comunicação e transparência para que os membros da equipe possam saber exatamente em que estágio está a entrega final e possam ver o status do projeto a qualquer momento.

Suas principais vantagens são:

  • Capacidade de visualizar todas as tarefas de um projeto;
  • É possível limitar o número de tarefas em execução, ou seja, a quantidade de trabalho que realmente pode ser entregue.

3. Lean

O Lean Development é uma metodologia derivada da da Manufatura Enxuta, criada pela Toyota e aplicada no desenvolvimento de software. Este método oferece uma estrutura conceitual e segue valores, princípios e boas práticas de desenvolvimento que podem ser aplicados no modelo ágil.

Essa premissa foi adaptada ao longo do tempo para criar o que hoje é conhecido como Lean Software Development. O conceito foi dividido nos seguintes princípios:

  1. Eliminar o desperdício;
  2. Fortalecer o time;
  3. Entregas rápidas;
  4. Otimizar o todo;
  5. Construir com qualidade;
  6. Tomar decisões no momento certo;
  7. Amplificar o conhecimento.

Suas principais vantagens são:

  • Permite que a equipe exclua atividades desnecessárias, economizando tempo e dinheiro;
  • É uma metodologia facilmente escalável e adaptável a projetos de qualquer dimensão e área.

>> Leia mais: Metodologia Lean: o que é, quais são os benefícios e como aplicar na sua empresa

6 funções que a metodologia ágil cumpre durante os projetos

Agora você confere algumas das funções que a metodologia cumpre e que vão ajudar você a colocar em prática o quanto antes.

Para isso, vamos descrever algumas situações vivenciadas no trabalho com Marketing Digital para facilitar o entendimento e demonstrar como ela pode ser importante no dia a dia de qualquer empresa. Vivenciamos esses desafios aqui na Resultados Digitais e a metodologia é um componente importante para superá-los.

1. Para ajudar a validar sua estratégia

Desenvolver uma campanha de 3 meses, começar a desenhar e aplicar sem antes buscar feedback é assumir um risco desnecessário.

Se você investir o tempo da sua equipe para criar todo o funil, criar Landing Pages, automações, conteúdos, artes e não chegar nem perto da sua meta prevista, você vai ter falhado e o custo de voltar atrás será bem caro. Por isso, usar a metodologia ágil para validar a estratégia antes é um passo importante.

As empresas pecam e sofrem pela falta de previsibilidade e incertezas do projeto. Não saber onde está pisando pode trazer muita insatisfação e não atingimento de metas. Por isso, antes de tudo, elimine incertezas:

  • faça pequenos testes para saber se sua campanha realmente vai funcionar;
  • desenhe uma persona;
  • desenvolva uma jornada de compra;
  • comece por uma primeira Landing Page;
  • busque feedback em canais digitais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, emails, pop-ups) para validar se o seu conteúdo e estratégia de atração fazem sentido.

Só evolua com o projeto depois que a etapa de geração de Leads estiver validada e funcionando.

2. Para organizar as demandas do time

Alguma vez o seu time empurrou uma entrega de projeto? Ou seja, começou a executar o projeto nos 15 minutos do segundo tempo, deixando de lado todo o planejamento feito no início?

Isso provavelmente causou correria, horas extras, enfim, uma bagunça. Sempre que isso acontece perdemos detalhes e dedicação, e as decisões são feitas sem muito estudo e análise. A metodologia ágil e suas práticas podem ser muito eficientes para resolver estes problemas.

Para iniciar, planeje junto com o seu time a entrega. Elas são as melhores pessoas para ajudar a planejar prazos, já que colocam a mão na massa e sabem de suas limitações e necessidades.

Para garantir um bom planejamento, tenha certeza de que haja confiança mútua, de que as responsabilidades estejam claras e que todos estejam alinhados com a cultura empresa. Faça um planejamento do qual todos participem do projeto e que deixe as metas claras e possíveis.

Divida a tarefa em pequenas entregas e dê um curto prazo para a ação. Para fazer uma divisão que funcione, estime com o time qual o tempo em horas que eles precisam para concluir cada atividade.

Qual é o ganho de ter planejamento inicial, pequenas entregas, pequenos prazos e retrospectivas semanais? Previsibilidade, organização, certeza de entrega no prazo, mais qualidade e um time menos sobrecarregado.

Abaixo temos um modelo de sprint do modelo Scrum usado por equipes de várias áreas:

3. Para dar continuidade aos projetos

Cuidado! Os efeitos colaterais de um mau planejamento podem ser irreversíveis.

No ponto acima falamos de projetos que atrasam e são empurrados para serem entregues no período ideal, certo? Mas você sabe me dizer o motivo pelo qual isso acontece?

A resposta é lógica: o número de demandas de projetos de Marketing Digital entrando é maior que o número de projetos saindo. Portanto, a equipe não consegue dar vazão devido ao número de projetos e às mudanças, que acontecem durante o processo e que não foram previstas.

E qual seria a solução? Será que contratar mais? Pegar menos projetos? Ou seria organizar a entrada e saída de projetos e ter a participação do time para validar o que deve ser priorizado e o tempo das entregas?

Se a ideia é garantir a qualidade e que o time consiga entregar no prazo, é necessário que haja um fluxo contínuo de entregas e que elas sejam monitoradas.

É necessário implementar um sistema de gestão visual, que todo o time entenda e possa dar sugestões de movimentos para garantir a entrega.

Em um Kanban voltado para o marketing você pode organizar a entrega demandada e que está no backlog por meio de uma lista de tarefas de um projeto.

Vamos usar como exemplo a criação de uma Landing Page topo de funil. Antes de mais nada, é necessário dividir o projeto em pequenas entregas, como:

Priorize as entregas por ordem de importância para o projeto acontecer e organize no to do do Kanban. Ande com as atividades pelo kanban assim que elas mudam de status: doing ou done. Garanta que todas as atividades estão sendo feitas e finalizadas seguindo o prazo e prioridades.

Com as atividades à vista, tanto o gestor como os colaboradores do time saberão como estão as atividades, quanto tempo estão levando para executá-las e se irão precisar de ajuda extra para a entregar no tempo proposto.

RD Station

Torne sua operação de Marketing Digital mais produtiva com o  RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a melhor ferramenta para automação de Marketing Digital tudo-em-um para sua empresa. Ele tem os principais recursos em um só lugar para sua operação ser mais eficaz! Faça um teste gratuito de 10 dias.

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

4. Para “prever o futuro”

Agora que você já definiu suas entregas, fez priorizações, definiu prazos e colocou tudo em um Kanban, uma das funções da metodologia ágil é garantir que nenhuma atividade fique travada.

É aqui que entra a daily meeting, um momento de até 15 minutos para o time de Marketing Digital conversar sobre o dia e relatar as atividades, como está a evolução e se existem impedimentos. Com três perguntas, cada pessoa do time fala rapidamente como está e o time se ajuda para garantir que as atividades sejam entregues.

Se você, por exemplo, tem a responsabilidade de criar Landing Page no RD Station Marketing, você precisa dizer:

  • O que você tinha que fazer ontem: “criar a Landing Page inteira”
  • O que fez: “editei a Landing Page e não fiz o formulário, pois precisava saber quais perguntas fazer”
  • E o que você vai fazer de hoje para amanhã: “marquei a reunião com o gestor e vou buscar as informações e finalizar a tarefa”.

Nesse momento, o time pode ajudar a resolver, caso exista outra solução ou se precisar de um plano B. Dessa forma, todo mundo sabe o que o outro está fazendo. Além do mais, o time pode assim se ajudar e consegue garantir todas as entregas planejadas.

5. Para deixar o time mais produtivo

O que é prioridade num projeto de Marketing? A resposta é aquilo que é essencial, traz menos esforço e entrega valor.

Na hora de planejar seus projetos, defina a prioridade de entrega pelo esforço necessário e valor gerado, e então preocupe-se com o feedback da audiência. No Marketing Digital, esse feedback vem em números.

Se o seu objetivo é gerar vendas, divida essas entregas e busque números que mostrem que você está no caminho certo antes de evoluir para próxima etapa.

Por exemplo: antes de vender, você precisa gerar Leads. E qual resultado indica que essa etapa está sendo um sucesso?

Estude, crie, teste, mensure, melhore e então execute novamente e passe para a próxima etapa assim que tiver certeza do sucesso da fase anterior. Se você conseguir validar o que é sucesso para seu negócio, você terá o próprio modelo de projeto de Marketing Digital, com menos incertezas e mais clareza para toda a equipe.

6. Para manter o planejamento

Quando entramos em um novo projeto, temos apenas uma certeza: as coisas não sairão como o planejado. Um planejamento inicial de projetos e os prazos para entregar não dão a certeza que o projeto vai ter sucesso.

Imagine essas situações: a empresa mudou de objetivo de campanha, o profissional que usa a ferramenta ficou doente, a equipe de design não entregou a arte, o computador pifou, o chefe saiu de férias e nada sai sem aprovação dele. Pensando nessas situações, o que fazer? Como prever? Como resolver?

A metodologia ágil pode ajudar monitorando e garantindo que toda atividade seja executada com o tempo planejado pela equipe de Marketing. Quando você aplica os conceitos do ágil, você evita desperdícios, impede que os problemas cheguem e que os atrasos ocorram.

Além disso, você tem um time satisfeito, trabalhando em ordem e sentindo independência e organização durante o processo.

Para facilitar a compreensão, colocamos abaixo uma imagem do post Agile Marketing para agências: como aplicar a metodologia que tornará sua equipe mais produtiva, que mostra a grande diferença de evolução de uma gestão tradicional e ágil num projeto de marketing.

Perceba que todo o ciclo do modelo acontece para cada tarefa do projeto em um tempo menor no ágil.

O fato é que, o ciclo ágil acontece com incrementos e interações, passando por toda a etapa de execução e teste de um projeto, eliminando as dúvidas e trazendo confiança do time em saber que está no caminho certo.

Por fim, para gerenciar um projeto não é preciso reinventar a roda. Temos hoje estudos e mais estudos, metodologias, técnicas e formatos diferentes para fazer isso. Para saber o que funciona para você, é necessário conhecer quais são os seus desafios e problemas que podem acontecer no caminho.

PS: Outro material que temos na Resultados Digitais e que pode te ajudar é o eBook Guia de Gestão de Marketing, disponível para você acessar gratuitamente. O eBook mostra como cortar caminhos e executar a estratégia de forma mais produtiva, complementando o trabalho de aplicação da metodologia ágil.

Guia de Gestão de Marketing: da geração de leads à conquista de brand lovers

Reunimos as principais estratégias seguidas por grandes líderes de marketing do mercado e mostramos como eles atingem seus resultados no fim do mês!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post originalmente publicado em novembro de 2017 e atualizado em outubro de 2020.

Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

Veja também

Marketing
O que é Inbound Marketing e como criar as melhores estratégias na prática
Marketing
Google Analytics: o que é e como fazer a configuração inicial
Marketing
Como ganhar curtidas no Facebook: 10 dicas para aplicar e gerar resultados com a sua página