Especialistas indicam a métrica mais relevante em 11 canais de Marketing Digital

As métricas de relacionamento trazem informações decisivas para guiar as ações de Marketing e Vendas; conheça as mais relevantes em 11 canais


Este post é baseado na palestra do CMO da Reportei, Renan Caixeiro, e do head de Conteúdo da Agência de Bolso e head de Estratégia da Reportei, Vinicius Gambeta, realizada no Esquenta RD Hostel: Relacionamento com Clientes. Garanta já o seu lugar no RD Hostel 2021, evento online e gratuito dos mesmos criadores do RD Summit.


Números, dados, estatísticas… Nenhum profissional de Marketing e Vendas consegue viver sem ouvir essas palavrinhas todo santo dia. Nossas ações e decisões são pautadas por métricas, já que elas mostram o que está dando certo, o que pode melhorar e o que deu errado nas nossas estratégias. Números não mentem, já diria o filósofo.

Existem métricas mais gerais, como a taxa de conversão de visitantes em Leads e a receita gerada em um mês. No entanto, diferentes canais de Marketing Digital podem ser avaliados de diferentes formas, naturalmente. E, como se não bastasse, diferentes profissionais podem considerar diferentes métricas como as mais relevantes.

Neste post, trazemos as métricas que os especialistas Renan Caixeiro e Vinicius Gambeta consideram mais relevantes em 11 canais de Marketing Digital, de acordo com o que disseram no Esquenta RD Hostel. Então, siga a leitura, mas antes garanta o seu lugar no evento principal do RD Hostel, gratuitamente, clicando no banner abaixo!

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11 canais de Marketing Digital e suas métricas mais relevantes

Durante o Esquenta RD Hostel, Renan e Vinicius fizeram uma dinâmica em que canais de Marketing Digital eram sorteados de uma caixa. Eles, então, tinham que apontar, sem maiores rodeios, qual métrica de relacionamento consideravam a mais relevante para cada canal.

Antes de começar, Vinicius fez questão de lembrar que – como dissemos acima – tudo depende das circunstâncias. De qualquer forma, vale ficarmos atentos às dicas desses super especialistas. Vamos aos canais!

1. Blog e site

Quando você recebe uma visita na sua casa, quer que ela fique o máximo de tempo possível, certo? Ok, nem sempre. No entanto, no caso do seu blog e/ou site – a sua casa própria na internet – isso é mesmo verdade.

Para Vinicius Gambeta, a métrica mais relevante nesse caso é a de páginas por visita. Assim, dá para ver se o seu conteúdo desperta o interesse de alguém que chegou num post específico pelo Google, por exemplo.

A métrica escolhida por Renan Caixeiro tudo a ver: a de tempo médio que os visitantes ficam no site. Então, fica a dica: receba bem as visitas, passe um cafezinho e ofereça uma boa prosa sob forma de posts interessantes.

>> Leia também: Mais métricas para blog no nosso post sobre Métricas de Marketing

2. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um excelente canal para quem tem um estabelecimento físico. É aquele “quadrinho” em destaque na página de resultados quando buscamos um local específico. Se é o seu caso, saiba que ele é gratuito e que você deve editá-lo para facilitar que seus clientes o encontrem.

A métrica mais relevante aqui é a “atividade”. Ela compila vários dados em um só número: visitas, chamadas, visualizações de fotos e solicitações de rota.

3. Google Ads

A ferramenta de anúncios do Google, como não poderia deixar de ser, oferece muitos números para que os usuários avaliem seus resultados de forma mais precisa. Para Vinicius e Renan, a métrica mais relevante é o CTR (click-through rate), ou seja, a taxa de cliques.

Renan justifica a escolha no sentido de que o CTR avalia muito bem o engajamento com as peças criadas, o texto e o criativo. É claro que conversão é importante, mas ela também depende de outros fatores, inclusive posteriores ao anúncio em si.

4. YouTube

Mais uma vez, o que vale é o tempo que o usuário dedica ao seu conteúdo. No YouTube, a métrica de relacionamento fundamental é o tempo de visualização dos vídeos. Cliques costumam gerar manchetes, mas o que importa mesmo é que a pessoa goste do que está vendo e fique até o final. O próprio YouTube confirma isso, aliás.

Os especialistas reforçam que, via de regra, a métrica mais importante de um canal é o tempo do usuário. É a moeda da internet, afinal, e o que interessa aos algoritmos.

5. TikTok

A rede social preferida dos jovens tem algumas particularidades que dificultam apontar qual é a métrica de relacionamento mais relevante: ela é muito nova e, em geral, tem uma navegação passiva. Comentários, por exemplo, não são a marca do TikTok.

Os especialistas apontam, então, o número de visualizações como o mais relevante. Como são conteúdos rápidos, muitas visualizações indicam um grande alcance e, também, que as pessoas estão vendo repetidas vezes. Vale ficar de olho nas dicas que o próprio TikTok dá para seus vídeos terem mais views.

6. Email

Embora a taxa mais popular de Email Marketing costume ser a taxa de abertura, Renan e Vinicius apontam a taxa de cliques como a métrica de relacionamento mais relevante para esse canal. Isso porque, para eles, ela indica que o objetivo do envio foi alcançado.

É claro que existem emails que cumprem sua missão se forem apenas lidos, mas, em geral, a ideia é que o destinatário abra e realize uma ação ali dentro. Por isso a importância de medir os cliques gerados pelas suas campanhas.

7. SEO

SEO não é bem um canal, no caso seria mais “tráfego orgânico”, mas é sempre estudado e analisado pelos profissionais de Marketing Digital. O Google Search Console é a ferramenta preferida dos analistas de SEO, mas para ver quais métricas de relacionamento?

Vinicius Gambeta se interessa muito pelas impressões, que mostram se o seu blog está conseguindo indexar e posicionar bem seus conteúdos. Já Renan é fã da métrica posição média, que também mostra se você está bem na fita, quer dizer, no Google.

vinicius gambeta e renan caixeiro rd hostel

8. Podcast

Se você está lendo este post com atenção, já deve imaginar qual é a métrica de relacionamento mais importante em se tratando de podcasts. Isso mesmo, você acertou: é a retenção. Quanto mais tempo o ouvinte dedicar ao seu episódio, entrevista ou comentário, mais bem sucedida é essa sua ação.

>> Leia também: Os 19 melhores podcasts de marketing, vendas e negócios para ouvir em 2021

9. Twitter

No Twitter, assim como nas outras redes sociais, o que importa é o engajamento com seus posts. Quanto mais pessoas interagirem, seja comentando, compartilhando ou o que mais for possível, melhor! Isso quer dizer que o seu conteúdo é relevante e será visto por ainda mais gente.

10. Instagram Stories

A dica aqui é para quem tem uma conta empresarial ou de creator. Vinicius Gambeta, que é também é influencer, indica olhar a métrica “ações executadas a partir deste story”. Ela reúne tudo: quantos usuários visitaram o perfil, quantos clicaram para passar ao próximo story, quantos replies, quantos arrastaram para cima e compartilhamentos.

11. Instagram

Finalizando, o Instagram. A métrica aqui é bem parecida com a anterior, por motivos óbvios: “ações executadas a partir deste post”. Ela também é entregue para quem tem conta business e agrega várias informações em um só lugar. Assim, dá para ver se um post funcionou e trouxe os resultados que você queria.

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