Blog de Marketing Digital de Resultados

6 métricas que você deve acompanhar na aba de Informações do Facebook

Saiba como obter insights relevantes com as métricas do Facebook e como usá-los para gerar mais resultados para o seu negócio

Métricas do Facebook são os números relativos a uma Página na rede social. Elas são úteis para avaliação de resultados e elaboração de estratégias de marketing. Entre elas, estão curtidas, alcance, minutos de visualização de vídeos e pessoas envolvidas.


Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo

 

 

Se você já tem uma Página no Facebook sabe que, além de produzir conteúdo relevante, precisa acompanhar métricas como alcance e engajamento para gerar mais leads e conseguir resultados mais robustos em suas campanhas, certo?

Apesar de termos muitas ferramentas disponíveis no mercado para acompanhar as métricas do Facebook, o Insights também pode ser um forte aliado na mensuração e otimização de suas campanhas.

Para ajudar você a entender como extrair melhores resultados, separamos 6 tópicos do Facebook Insights (ou “Informações”, em português) para uma leitura mais fácil.



eBook gratuito: Marketing no Facebook

Um eBook para sua empresa começar a gerar resultados reais no Facebook

1 – Visão Geral

Como o próprio nome já explica, a parte de “Visão Geral” serve como um resumo das métricas de sua página. A partir desta aba, é possível ter uma noção da performance da sua página em quatro períodos: hoje, ontem, últimos 7 dias e últimos 28 dias.

métricas do facebook

Ações na Página

Indica o total de cliques dados pelas pessoas em informações como o seu número de telefone, site, instruções para chegar ou outros botões de ação. A partir dessa métrica, você pode acompanhar se houve um aumento no interesse pelo seu produto, ou se as pessoas estão mais propensas a entrar em contato, por exemplo.

Visualizações da Página

Indica o número de vezes que sua página foi visualizada pelos usuários. No detalhamento, você ainda pode ver estatísticas dos visitantes como: faixa etária, país, dispositivo ou quais as seções mais vistas da sua página, como fotos, publicações, avaliações, entre outros.

Prévias da Página

Mostra quantas pessoas passaram o mouse no nome ou foto da sua Página em busca de uma “amostra” do conteúdo dela.

Curtidas na Página

Aponta quantas novas pessoas curtiram sua Página, segmentando por curtidas pagas (em decorrência de campanhas de anúncio) e não pagas, também conhecidas como Orgânicas. Essa métrica pode ser usada como validação de uma campanha de novos seguidores (paga) ou para entender o impacto de algum lançamento ou mudança de conteúdo na Página, quando há aumento orgânico.

Alcance da Publicação

Indica quantas pessoas foram impactadas com qualquer conteúdo de sua página, detalhado por total, orgânico e Promoções (impulsionamentos de post). Vale lembrar que essa métrica não representa o seu número total de seguidores, uma vez que o algoritmo do Facebook não mostra todos os seus posts para todos os que curtem a sua Página – ele prioriza os que interagem mais com seu conteúdo e os que escolhem “Ver Primeiro”, nas configurações da parte ‘Seguir’.

O alcance pode ser determinado tanto pelas pessoas da sua base que foram impactadas, quanto pelos amigos dessas pessoas (que podem visualizar a partir da interação destas primeiras), além do resultado de anúncios feitos para fora da base de seguidores.

Além destas, a Visão Geral também apresenta métricas como:

  • Envolvimentos com a publicação (todas as interações feitas com seu conteúdo);
  • Capacidade de resposta da Página (taxa de resposta e média de qual o tempo que você leva para responder uma mensagem, com base em 90% dos tempos de resposta mais rápidos);
  • Vídeos (métricas de visualização, como minutos e retenção);
  • Seguidores da Página;
  • Pedidos (Quantos pedidos você recebeu pela Página e quais os ganhos obtidos – uma métrica interessante caso você use o recurso de Loja no Facebook).

Mais abaixo, você ainda pode ver um resumo dos seus últimos impulsionamentos, como andam suas últimas 5 publicações e indicação de Páginas que possuem um Público similar ao seu e podem servir como benchmark em performance.

2 – Curtidas

Total de curtidas na Página até hoje

Apresenta o número total de curtidas ao longo da criação da página até hoje. Ter fãs em uma página é muito importante para o reconhecimento de marca. Apesar de ser uma métrica que geralmente apresenta pouca variação de um mês para o outro, pode ser vista como um termômetro para o seu conteúdo ou da imagem da empresa.

Caso seu número de curtidas tenha uma alteração brusca, para mais ou para menos, é interessante investigar o que houve. Você pode ver quais as datas de picos de novas curtidas ou descurtidas e cruzar com os conteúdos postados nos dias, checando os comentários e reações dos posts em busca de insights.

Total líquido de curtidas

A parte vermelha do gráfico indica o número de pessoas que deixaram de curtir a página, já a linha azul com pontos indica o saldo: novos Likes menos os que deixaram de curtir. Em todos os gráficos é possível clicar e visualizar em detalhes um único item. Essa ação também vai gerar um comparativo do período atual com o anterior.

métricas do facebook

O gráfico seguinte divide um pouco mais a origem das opções “curtir”. Isso é ótimo para identificar se as ações para angariar mais fãs têm funcionado da forma esperada ou não. É interessante também tentar entender se há dependência grande em uma das formas.

métricas do facebook

Onde as curtidas em sua página ocorreram

O número de vezes que sua página foi curtida, detalhado por onde isso aconteceu. Ela pode ser comparada ao longo do período e mensurada por Anúncios, Curtidas em sua Página, Sugestões de Página, Celular sem Categoria e outros.

Como as curtidas pagas são calculadas?

Curtidas são contadas como pagas quando ocorrem em até um dia após visualizar um anúncio para sua Página ou até 28 dias após clicar em seu anúncio.

Por exemplo, se alguém visualizar um anúncio para sua Página e curti-la várias horas depois, a curtida será contada como paga porque ocorreu em até um dia após a visualização do anúncio. Se alguém clicar no seu anúncio e curtir sua Página vários dias depois, a curtida será contada como paga porque ocorreu em até 28 dias após clicar em seu anúncio.

Importante: se alguém curtir sua Página após visualizar ou clicar em seu anúncio e depois descurtir sua Página em até 5 minutos, o Facebook não considera como uma curtida ou descurtida.

3  – Alcance

Alcance é o número de pessoas que receberam impressões da publicação de uma Página. O alcance pode ser inferior às impressões, pois uma única pessoa pode ver várias vezes o mesmo conteúdo.

  • Como o alcance é definido? Alcance da publicação é o número de pessoas que viram sua publicação. Sua publicação é contabilizada como tendo alcançado alguém quando é exibida no Feed de Notícias. Os números se aplicam aos primeiros 28 dias após a criação da publicação e incluem pessoas que visualizam a sua publicação em computador desktop e no celular.
  • Qual é a diferença entre impressões e alcance? Impressões são quantas vezes uma publicação da sua Página é exibida para alguém, clicando no post ou não. Uma mesma pessoa pode receber diversas impressões da mesma publicação quando, por exemplo, ela vê em seu Feed e, depois, um amigo interage com o post e ela é novamente impactada, ou um anúncio aparece com uma frequência maior para esta pessoa. Alcance é o potencial de pessoas que foram impactadas com a sua publicação.
  • Por que a soma dos alcances pago e orgânico difere do alcance total? O alcance total é o número de pessoas que viram suas publicações, independentemente de onde a tenham visto. Se a sua publicação alcança uma pessoa de forma orgânica e por um anúncio, essa pessoa será incluída no alcance orgânico, no alcance pago e no alcance total.

Alcance das publicações

Esse gráfico representa o número de pessoas para as quais suas publicações foram exibidas. Divididas entre alcance orgânico e alcance pago, essa métrica auxilia você a comparar como está sendo o desempenho médio de sua Página ao longo do tempo.

Os índices mostram quantas pessoas efetivamente visualizaram suas publicações no feed de notícias ou na própria Fan Page, independente se interagiram ou não.

Reações, comentários, compartilhamentos e muito mais

Temos quatro linhas compondo esse gráfico. Como o nome da aba sugere, as linhas representam o número total de reações, comentários,compartilhamentos e outros tipos de interações que as publicações de suas Páginas receberam nos últimos tempos.

Nessa aba, você pode analisar como está sendo o tipo de engajamento de seu público e, se estiver em suas metas, aprimorá-lo.

Reações

Neste gráfico, podemos ver a evolução da maneira que as pessoas reagem às suas publicações. São utilizadas seis linhas neste gráfico, uma para cada reação disponível: Curtir, Amei, Uau, Haha, Triste e Grr.

Com esta parte, é possível ter um feedback do que as pessoas estão achando de seu conteúdo ou da imagem da sua marca – muitos “triste” ou “grr” podem significar uma crise! Em contrapartida, se você recebe muitos “amei”, é sinal que seu conteúdo agrada aos seguidores!

Ocultar, Denunciar como spam, e Descurtidas

Aqui, temos o oposto das métricas acima. Nessa aba encontram-se todas as interações negativas de sua audiência em sua Página, e o objetivo maior é manter essas taxas nos menores níveis possíveis.

As linhas desse gráfico representam, separadamente, os seguintes índices: Ocultar publicação; Ocultar todas as publicações; Denunciar como Spam; e Descurtir Página.

Alcance total

O último item dessa aba compreende o número total de pessoas que receberam alguma atividade da sua Página, incluindo publicações, publicações de outras pessoas na sua Página, Anúncios para curtir Página, Menções e Check-ins.

Esse item obrigatoriamente possui índices mais altos que o “Alcance das publicações”, uma vez que reúne também alcances indiretos, como os descritos no parágrafo acima.

É dividido entre alcances orgânicos e pagos.

métricas do facebook

4 – Publicações

Tipos de Publicações

Mostra o sucesso de cada formato de publicação utilizado pela sua página, baseando-se em alcance médio e envolvimento.

O envolvimento médio é formado por duas barras: cliques em publicações e Reações, Comentários e Compartilhamentos.

métricas do facebook

Principais publicações de Páginas que você acompanha

Mostra as publicações de maior sucesso feitas na última semana pelas Páginas que você acompanha. Nesta, você consegue ver apenas o envolvimento, medido pela soma de Reações, comentários e compartilhamentos.

Todas as publicações enviadas

Aqui, você consegue ver métricas mais profundas do desempenho de suas postagens. É onde é possível entender como anda o alcance orgânico/pago de seus conteúdos e o envolvimento com a publicação.

Além disso, ao clicar na publicação, você ainda tem acesso a detalhes como Pessoas Alcançadas, Cliques em publicações (divididos em Visualizações da foto, Cliques no Link e Outros cliques) e Feedback Negativo (dividido em Ocultar publicação, Ocultar todas as publicações, Denunciar como spam e Descurtir Página).

métricas do facebook

5 – Vídeos

As postagens em vídeo têm sido uma grande aposta quando falamos em formatos de conteúdo. E não é para menos: segundo estudos, cerca de 47% das pessoas assistem a mais vídeos no Facebook, versus 41% no Youtube e 8% no Instagram.

Além disso, o algoritmo do Facebook prioriza as publicações em formato vídeo (aqui, falamos dos vídeos nativos da plataforma, e não os links para o Youtube!) na distribuição de conteúdo – por isso, seu alcance orgânico pode ser maior com esse tipo de publicação!

métricas do facebook

Na aba Vídeos, há três métricas para análise: Minutos de Visualização, Visualização por pelo menos 3 segundos e Principais Vídeos.

Minutos de Visualização

Mostra quantos minutos os vídeos da sua Página foram visualizados em um determinado espaço de tempo.

Os índices são divididos entre o período atual (linha azul escuro) e a comparação com os últimos 7 dias (linha azul claro).

Visualizações do vídeo por no mínimo 3 segundos

No segundo item da aba Vídeos, há um outro gráfico interessante de ser observado. Aqui, você confere o número de vezes em que os vídeos da sua Página foram visualizados por 3 segundos ou mais durante um certo período, também divididos entre período atual e últimos 7 dias.

Esses índices tendem a ser elevados, se comparados com o tópico anterior, uma vez que o Facebook reduziu de “no mínimo 30 segundos” para “no mínimo 3 segundos”, um tempo que pode ser atingido até mesmo com a reprodução automática do Facebook, durante a rolagem do usuário pelo Feed de Notícias.

Principais Vídeos

Na última aba de informações de Vídeo, você pode conferir quais foram os vídeos mais visualizados na sua Página, assistidos por 3 segundos ou mais.

Para ver os principais vídeos em um diferente intervalo de tempo, basta ir até a parte superior da seção Vídeos e selecionar as datas de Início e Término desejadas.

6 – Pessoas

Na sessão Pessoas, você pode ter uma visão geral sobre como é a audiência da sua Página e encontrar informações como faixa etária, gênero, localização geográfica e idioma.

É subdividido em: fãs, seguidores, pessoas alcançadas e pessoas envolvidas.

Fãs

Aqui encontram-se as pessoas que efetivamente curtiram a sua página. Mesmo sendo dados muito simples, dependendo do seu negócio você pode usá-los de forma bastante efetiva. Com esses dados, você pode tirar vantagem para programar as próximas publicações baseadas em um público mais feminino ou mais masculino, se for o caso, ou de determinada região, por exemplo.

Seguidores

Aqui você verá os dados de seus seguidores da Página. Isto é, as pessoas que seguem seu conteúdo, mas não contabilizam como uma curtida. Os tipos de dados demográficos exibidos são os mesmos que na aba Fãs.

Pessoas Alcançadas

Nessa aba, aparece o número de pessoas para as quais suas publicações foram exibidas nos últimos 28 dias. Diferente dos Fãs, Pessoas Alcançadas elucida o número total de pessoas que visualizaram suas postagens. Isso inclui amigos de seus fãs que visualizaram um post compartilhado no feed ou pessoas que visualizaram postagens pagas.

Aqui você pode comparar também, em duas cores, a diferença entre seus Fãs e as Pessoas Envolvidas nos gráficos relacionados à faixa etária e gênero. Em azul estão os dados referentes aos Fãs e em cinza os dados referentes às Pessoas Envolvidas.

A grande sacada dessa aba é observar se as características de Pessoas Alcançadas batem com a dos Fãs. Se a diferença for muito alta há algumas considerações a serem levadas em conta. Pode significar que o teor de suas publicações não esteja sendo o mais adequado aos seus fãs. Por outro lado, pode mostrar também um novo público que está sendo alcançado e, se for o caso, uma nova oportunidade que pode ser explorada

Pessoas Envolvidas

Em Pessoas Envolvidas você tem uma outra vertente de público para analisar. Aqui, estão reunidas as características que de fato fazem parte das pessoas que interagiram com os seus posts. Ou seja, as pessoas que curtiram, comentaram, compartilharam suas publicações ou de certa forma se envolveram com sua Página nos últimos 28 dias.

Um simples clique em uma publicação já é o suficiente para que uma pessoas seja considerada “envolvida” e faça parte desse gráfico. Portanto, aqui encontra-se o perfil das pessoas que realmente se engajaram com o conteúdo postado pela sua página.

Assim como em Pessoas Alcançadas, há a possibilidade de cruzar os dados com os de seus fãs. O método é o mesmo: nos dados relacionados a gênero e faixa etária, em cor azul são os seus Fãs e em cinza as Pessoas Envolvidas.

Conclusão

Fazer um acompanhamento constante ajuda na velocidade da tomada de decisão e pode evitar problemas a médio e longo prazo. Acompanhe suas postagens, procure concorrentes que estão com um bom engajamento e estude seu conteúdo.

Ter todas essas informações em mãos ajuda no seu aprendizado, crescimento e faz com que suas ações possam ter resultados ainda melhores.

Além disso, mais do que saber onde estão todos os dados de desempenho e como interpretá-los, é essencial oferecer conteúdo de qualidade, para que o Facebook entenda suas publicações como relevantes e distribua para um maior número de pessoas.

Agora que você já conhece boa parte das métricas do Facebook, que tal ir além? Preencha os dados abaixo para acessar gratuitamente o eBook Marketing no Facebook!



eBook gratuito: Marketing no Facebook

Um eBook para sua empresa começar a gerar resultados reais no Facebook

Este post contém trechos de um artigo postado neste blog por Hiram Damin em 2015.

Marcadores:

Deixe seu comentário