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📊 Métricas para blog: o que medimos e como analisamos os resultados do blog da RD

Confira alguns dos indicativos que mensuramos no blog da Resultados Digitais — e por que os utilizamos

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Para manter um blog de qualidade é preciso ir além da qualidade do conteúdo: é preciso entender os resultados que esses conteúdos estão trazendo para o seu negócio. E a melhor maneira de fazer isso é metrificando esses resultados.

Como já falei em outro artigo aqui no blog, “seja um cara do conteúdo, mas aprenda a gostar de números”.

Ao contrário das ações de marketing tradicional, as estratégias de Marketing Digital podem — e devem — ser mensuradas para entendermos os resultados e podermos trabalhar em melhorias quando necessário.

Mesmo que você pense que os posts do blog de sua empresa são de ótima qualidade, você vai precisar metrificar para comprovar os resultados. Aqui entra um pouco de ciência e de “exatas” que o profissional de conteúdo precisa ter. É preciso que você encontre as métricas para identificar o sucesso dos artigos.

Mas é preciso tomar cuidado para não se prender apenas às chamadas “métricas de vaidade” — que não influenciam nos resultados da empresa — e mensurar aquilo que realmente é um indicativo importante.

Neste post, vou mostrar alguns dos indicativos que mensuramos no blog da Resultados Digitais — e por que os utilizamos.

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1. Número de posts

É a quantidade de posts que publicamos em determinado período de tempo.

No caso da RD, medimos o número de posts por mês. Essa métrica nos ajuda a controlar a produção de conteúdo e também a planejarmos o calendário e as demandas do próximo mês.

Quando percebemos que o número baixou, é preciso organizar melhor as demandas do mês para que não falte conteúdo em nenhum dos dias nos quais nos comprometemos a publicar.

2. Número de autores

É a quantidade de colaboradores/convidados que publicam no blog. Também mensuramos este dado mensalmente.

É outra métrica que ajuda a entender como está o engajamento dos colaboradores e parceiros. Um baixo número de autores pode indicar que há falta de engajamento e/ou de organização na demanda por pautas.

Fazemos essa mensuração pois temos uma cultura de out-teach muito forte aqui na Resultados Digitais. Acreditamos que o conteúdo que “vem de dentro”, aquele que parte do aprendizado e da experiência própria, é muito mais valioso do que o conteúdo “pesquisável” na internet.

Leia mais sobre isso no post Como engajar toda a empresa na produção de conteúdo.

3. Pageviews

São as visualizaçõe de páginas de um site ou blog.

Atenção: pageviews são diferentes de visitas!

Para ficar claro: em uma visita, você pode ter mais de um pageview em uma mesma página — isso vai apenas depender de quantas vezes o usuário entrou nela.

De qualquer forma, mensurar pageviews é importante para identificar, por exemplo, quais são as páginas mais acessadas.

Isso nos dá insights sobre quais tipos e temas de conteúdos devemos focar e o que podemos fazer para melhorar aqueles cujas pageviews não estão satisfatórias.

4. Usuários únicos

Usuário único é o visitante que, se já entrou em determinado site e teve um cookie instalado em seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões.

Dessa forma, é possível saber quantos visitantes um site teve sem contar o mesmo usuário mais de uma vez.

Usamos essa métrica para acompanhar o número de visitantes no blog, detectar quando há alterações bruscas e qual o motivo destas alterações.

5. Conversões

O número total de conversões que o post gerou, tanto via links internos como via pop ups.

Essas conversões variam e podem ser tanto o download de um material rico como a inscrição em nossa newsletter.

6. Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que realiza uma conversão. Por exemplo, se um post teve 100 visitantes e 20 conversões, isso significa que a taxa de conversão é de 20%.

Aqui é válido lembrar que nem todos os posts serão reis da conversão. Mas há algumas técnicas que você pode aplicar para aumentar essa taxa em seu blog.

Falamos mais sobre isso no post Content Upgrade: Como produzir posts com altas taxas de conversão + 6 dicas e exemplos reais.

7. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição — ou bounce rate — é um número expresso em porcentagem e indica quantos visitantes acessaram uma única página do site de sua empresa e em seguida saíram, sem continuar a navegação em uma próxima página. Cada vez que isso acontece é contabilizada uma rejeição.

Leia mais sobre isso nos posts:

8. Tráfego por canal

Quando alguém acessa o seu site, certamente veio de algum lugar da internet. Buscamos saber de qual canal os visitantes do blog da RD são provenientes. Isso é importante para podermos priorizar os canais que necessitam de otimização.

Aqui na RD, medimos sempre o tráfego dos seguintes canais:

  • Busca orgânica
  • Social
  • Referência
  • Email
  • Direto

Com os resultados você consegue acompanhar quais canais tiveram crescimento e quais tiveram queda, e a partir desses números traçar estratégias de otimizações.

Leia mais sobre isso no post Como aproveitar melhor cada canal de Marketing Digital

Conclusão

Essas métricas são analisadas semanalmente no Google Analytics e no RD Station e reportadas mensalmente para a diretoria de marketing. A análise é feita de forma geral (dados de todo o blog) e específica (dados de cada post publicado no mês).

Além de analisar os resultados dos posts do mês, analisamos também os melhores posts, independentemente da data de publicação. Assim, conseguimos identificar quais posts estão gerando mais tráfego orgânico, quais estão tendo uma taxa de conversão baixa (ou alta) e tirar insights para otimizações futuras.

Outra ação que realizamos aqui é, sempre no início do mês, enviar um relatório resumido para toda a empresa com os posts publicados e quantos acessos cada post teve. Assim, os colaboradores conseguem visualizar qual foi a repercussão de seus artigos.

E você? Quais métricas você usa para mensurar os resultados de um blog? Compartilhe com a gente nos comentários!

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