Blog de Marketing Digital de Resultados

Por que as mídias sociais são importantes para o Marketing?

A empresa pode estender seus canais de comunicação às redes sociais, possibilitando que o próprio usuário entre em contato e fale mais sobre suas necessidades.

Quando falamos em Marketing Digital hoje, muita gente já pensa diretamente nas mídias sociais. As mídias sociais estão na moda: são assunto em publicações famosas, motivo de diversas conferências e tema de inúmeros livros. Afinal, quais são as características das mídias sociais e por que elas são importantes para o Marketing?

Antes de pensar em mídias sociais, vamos lembrar primeiramente o que é mídia. A origem da palavra é do latim e significa “meios”, segundo a sábia Wikipédia.  Ela ganhou, no entanto, o sentido de meios de comunicação. Assim, nossas mídias tradicionais são TV, rádio, jornal, revistas, outdoors. Algo em comum? São meios de via única, um lado fala e o outro apenas escuta.

Com Twitter, Facebook, Youtube, blogs e tantos outros sites, ganhamos um meio de comunicação novo, bastante abrangente e com uma grande diferença dos meio tradicionais: todos têm direito a vez (como produtores de conteúdo) e voz (como consumidores). Por isso, mídias sociais é a mídia feita de todos para todos.

Gestão de midias sociais

Saiba como definir uma estratégia para sua empresa e aprenda a gerar resultados com as redes sociais

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.
* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Crie seu formulário de graça e aumente suas conversões

As pessoas se engajam mais por terem espaço e interações constantes e a mensagem ganha mais credibilidade, já que quem fala é um conhecido em quem confiamos. Não é como uma propaganda na qual a empresa tem interesse em te fazer comprar o produto dela. É alguém, normalmente sem qualquer compromisso com a empresa, fazendo uma recomendação. É o boca a boca em proporções ampliadas.

Em uma visita rápida pelo Twitter, por exemplo, percebemos que é muito comum as pessoas opinarem sobre marcas e produtos. A decisão de estar nas mídias sociais independe da empresa: as pessoas é que decidem se vão falar dela. E se falarem, são elas quem decidem se falam bem ou mal.

No entanto, uma empresa que pensa em resultados em marketing digital pode tentar otimizar sua presença na Internet. Uma definição que vi algumas vezes no curso de administração é que o papel do marketing é entender e atender o mercado. Essa definição pode ser perfeitamente aplicada no marketing digital através de mídias sociais.

Para entender, a empresa deve monitorar o que é falado sobre ela, seus produtos e seus concorrentes. A empresa pode ainda estender seus canais de comunicação às redes sociais, possibilitando que o próprio usuário entre em contato e fale mais sobre suas necessidades.

Ter um ótimo produto é a grande forma de atender o mercado. No entanto, você ainda pode atender o mercado ao fornecer conteúdo útil para o usuário através do perfil da sua empresa nas redes sociais. Dessa forma, você pode estar dando a munição que os usuários precisam para espalhar a sua mensagem.

O único problema é que cada rede social já tem suas pequenas regras e encará-las da mesma forma que as empresas encaram a mídia tradicional, embora muitas empresas o façam, aumenta bastante a chance de fracasso da ação.

Nos próximos posts falaremos mais sobre como identificar as principais mídias sociais para sua empresa ter um perfil e indicaremos algumas boas práticas para começar a agir.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

14 comentários

  1. Pedro Correia Guedes

    Apesar das leituras e dos cursos é muito bom ler um artigo que lide de maneira mais simples e generalista sobre a relação entre as mídias sociais e o marketing!

  2. simone herdina

    Olá!! Muito bom o conteúdo do blog! Vcs vão no ponto certo, simples e pontual!!! Parabéns!!! Abços e mais sucesso ainda!!!

  3. Bruno Ghisi

    Caros,

    Assunto interessantíssimo e muito bem explorado! Excelente visão!

    Já estou assinando.

    Abs.

  4. Roger "Barbosa" Cruz

    Fala Pedro!

    Muito interessante, muito mesmo. Inclusive estava falando com meu irmão Márcio sobre isso e como poderia oferecer à alguns clientes este tipo de produto. Logo depois eu li seu e-mail. Parabéns pela iniciativa!

    É um assunto que realmente me interessa, ando lendo muito sobre o assunto em seus mais diversos pontos de atuação e creio que podemos juntar esforços e oferecer soluções a clientes aqui desta região.

    Vamos combinar de falarmos sobre o assunto em alguma data nesta semana?

    Um grande abraço!

    Barbosa

    1. Pedro Bachiega

      Olá Rogério.
      Que bom que gostou dos assuntos e conteúdos tratados aqui no nosso blog. E ainda mais se está alinhado com o que você tem pensado também ;)

      Vamos sim marcar uma conversa! Eu entro em contato contigo.

      Grande abraço

  5. Halley de Oliveira

    Mais um ótimo post!

    Consegui rever alguns conceitos que foram discutidos no treinamento de Mídias Sociais, muito bom.

    Continuem assim!

    1. André Siqueira

      Oi Halley!

      Muito obrigado.

      Nesses primeiros posts devo falar bastante do que passei para vocês no treinamento mesmo. Talvez em forma de texto ajude a deixar mais organizado, dá pra voltar e ler novamente.

      Com o tempo vamos começar a falar de assuntos mais específicos e aí podem vir algumas coisas que não deu tempo de falar no treinamento.

      Legal saber que você gostou.

      Um abraço,

      André
      @AndreSiqueira

  6. Guilherme Lopes

    Andre,

    Tens escrito muito bons posts, cada vez melhor, parabéns.

    É bacana fazer esse link com idéias das administração básica para que quem tem essas noções faça a ligação (tangibilize) mais rapidamente.

    Abraços,
    Gui.

    1. André Siqueira

      Oi Gui!

      Muito obrigado pelos elogios e pelo feedback.
      Sempre que possível, vou tentar trazer os conceitos aprendidos no curso de administração.

      Quando precisar de alguma coisa pra Brava, dê um alô que pode virar um post pra gente ;)

      Abração!

      André
      @AndreSiqueira