#Hostel: Miguel Falabella compartilha sua receita de 10 passos para viver no mundo que se transforma a cada dia

Conheça os ingredientes da receita de sucesso de um dos artistas mais renomados do Brasil, compartilhados durante o Hostel by RD Summit


No primeiro dia do Hostel by RD Summit, Miguel Falabella foi um dos keynotes convidados. Sua participação foi marcante, com a palestra Reinventando o Presente. O escritor e ator compartilhou 10 passos fundamentais que precisamos seguir para enfrentar o mundo atual que está em completa transformação.

De tanto ser perguntado sobre como faz tanta coisa ao mesmo tempo, ele criou uma receita. No entanto, essa se tornou uma receita do bem viver e do sucesso no mundo que a gente não sabe o que vai ser amanhã, mas que se apresenta de uma maneira misteriosa para nós.

“O mundo está se transformando de uma forma brutal.”

A receita é composta por esses passos:

  1. Poesia
  2. Comunicabilidade
  3. Disciplina
  4. Adaptabilidade
  5. Praticidade
  6. Agendamento
  7. Originalidade
  8. Persistência
  9. Pertencimento
  10. Generosidade

Vamos conhecer os detalhes e exemplos que ele trouxe sobre cada um?

>> Leia a cobertura completa com todos os posts sobre o Hostel by RD Summit 2020

1º ingrediente: Poesia

Falabella trouxe uma poesia para se apresentar ao público. E é justamente a Poesia que ele coloca como o 1º ingrediente da receita. Ela nos obriga a pensar e a sentir, nos faz sair do lugar comum e explorar algo novo.

2º ingrediente: Comunicabilidade

O ingrediente seguinte é a Comunicabilidade. Nas suas palavras, isso significa “olhar para o outro, mas olhar de verdade”. Permite-se a pensar de uma outra maneira nos ajuda a se colocar no lugar do outro.

Para ele, precisamos trabalhar diariamente nossa capacidade de comunicação, seja no trabalho ou nas relações pessoais. É importante exercitar essa comunicabilidade.

Miguel Falabella no Hostel

Miguel passou sua receita completa para o sucesso no mundo de transformações.

3º ingrediente: Disciplina

O próximo ingrediente é a Disciplina. Ela é fundamental, mas não precisa ser necessariamente algo chato como alguns acham.

Nas sua apresentação, Falabella contou que podemos gostar de ser disciplinado como é o caso dele, que aprendeu sobre disciplina com a Cláudia Raia, um grande exemplo de quem aplica esse ingrediente na sua vida.

4º ingrediente: Adaptabilidade

Adaptabilidade é 4º parte da receita e é também a palavra-chave para o mundo que virá. “Tenha jogo de cintura, seja uma pessoa que sabe se adaptar”.

Como exemplo, conhecemos os bastidores de um dos seus espetáculos em que nada deu certo com a cenografia na primeira noite de apresentações. Só que, com uma semana inteira de ingressos vendidos, os próprios atores tiveram que se adaptar para movimentar o cenário durante a apresentação. Mesmo fora do script planejado, o show deve continuar!

5º ingrediente: Praticidade

O próximo ingrediente para o sucesso é praticidade. O mundo exige que sejamos práticos, que decisões sejam tomadas. Essa capacidade é fundamental para dar o próximo passo nos nossos projetos pessoais, no trabalho e nos outros campos da nossa vida.

6º ingrediente: Agendamento

Agende-se! A regra é fazer o Agendamento do seu dia, o que se espera de cada momento, com uma programação completa.

Mas não precisamos ser caretas. A nossa agenda deve reforçar os pontos positivos inseridos na nossa rotina. Esse ingrediente vai ao encontro da disciplina, e reforça sua importância na receita final.

7º ingrediente: Originalidade

Ser original traz vários aspectos positivos segundo Falabella. “Você pode aplicar a originalidade ao transformar o que te incomoda em alguém em algo positivo para você”. Ter uma visão original para a vida também é uma dica importante trazida na apresentação.

8º ingrediente: Persistência

“Seja persistente, não desista do que você acredita”. O exemplo de um roteiro criado por Falabella em 1993 e que levou 25 anos para ser gravado como um filme, fato que aconteceu em 2018, mostra que nunca desistir de um sonho é parte essencial dessa construção.

9º ingrediente: Pertencimento

“Não faça das suas vitórias eventos seus, faça eventos de muitos”. Esse é o senso de pertencimento, de fazer parte de um conjunto maior segundo Falabella. O próprio Hostel, que acontece no ambiente online, traz esse pertencimento para todos os participantes mesmo que cada um esteja em locais diferentes.

Afinal, não fazemos nada sozinhos, temos várias pessoas no convívio social, no trabalho, e esse pertencimento é essencial para conhecer o mundo que se transforma a cada dia.

Apresentação de Miguel Falabella

“Não é um mundo seu, é um mundo nosso.”

10º ingrediente: Generosidade

Como último elemento da receita, Falabella traz a generosidade. “Seja generoso, que garanto a vocês que a vida dá uma guinada.”

Para exemplificar a forma que podemos seguir esse tópico, ele citou nada mais nada menos que Franz Kafka, um dos escritores mais influentes do século XX, que se passava por um “Carteiro de Bonecas” como ato de generosidade para uma criança.

E para fechar sua participação no Hostel não poderia ser diferente. Assim como fechava sua participação no antigo Vídeo Show, ele se despediu com o seu marcante “Fiquem com Deus e até a próxima!”

Gostou da receita mas ficou interessado em saber mais detalhes de como foi a palestra? Esse foi só o resumo da apresentação que o Miguel Falabella trouxe para os participantes do #HostelByRD.

Você pode conferir a gravação desta e de todas as outras apresentações do evento na íntegra, a partir do dia 07/12! É só acessar a plataforma do Hostel by RD Summit.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

Um comentário

  1. Rodrigo F.

    Talvez eu incluiria um ultimo item: Humildade, pois pelo menos para nós da geração X a humildade de saber o momento de aprender e ensinar sobre esse mundo é fundamental para pegarmos bons atalhos.