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Webinar: como minimizar impactos da quarentena em Marketing e Vendas

André Siqueira, da RD, e Vitor Peçanha, da Rock Content, tiraram dúvidas do público em live com muitas boas ideias. Assista!

André Siqueira e Vitor Peçanha, co-fundadores respectivamente da Resultados Digitais e da Rock Content, fizeram um webinar ao vivo na tarde de segunda-feira, 23 de março. Eles debateram como minimizar os impactos gerados em Marketing e Vendas pela quarentena. Quem se inscreveu pôde enviar perguntas, que guiaram a conversa.

O papo foi bastante focado em ações para pequenas e médias empresas. Em diversos momentos, eles reforçaram que não há fórmula certa para o momento que passamos. A principal mensagem foi de ajudar, tanto pessoas quanto outros negócios, enquanto todos nós tomamos medidas para diminuir o impacto da pandemia de coronavírus.

Neste post, traremos um resumo das ideias debatidas na live com André Siqueira e Vitor Peçanha. A íntegra da conversa tem cerca de 1 hora e está disponível abaixo, via YouTube. Vale muito a pena assistir, pois você pode encontrar insights valiosos para o seu tipo específico de negócio, que talvez não tenha entrado nesse resumo.

Além disso, o chat da transmissão também teve uma boa troca de ideias entre pessoas do Brasil inteiro que assistiram ao vivo. Alguns participantes já até mesmo fizeram contatos e, quem sabe, saíram da live com novos parceiros para mitigar os efeitos econômicos da Covid-19. É só clicar abaixo para ver:

> Para notícias relativas à prevenção e informações confiáveis sobre os desdobramentos da crise de saúde em todo o mundo e no Brasil, acesse o site do Ministério da Saúde e o da Organização Mundial da Saúde (em inglês).

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Como evitar cancelamentos

A dúvida que mais apareceu nas mensagens enviadas pelos inscritos na live foi como evitar churns e cancelamentos de contratos. Vitor Peçanha sugeriu que a empresa avalie o que é possível flexibilizar, seja em regras de contrato, pagamentos e outras variáveis. Claro, sempre levando em conta o que o seu negócio pode oferecer, equilibrando sacrifícios.

Ele ainda contou que a Rock Content está fazendo muito Customer Marketing, ou seja, atacando as dores dos seus clientes – que conhecem bem – e oferecendo conteúdos para este período. Está rolando um webinar semanal para clientes, focando em educação e na diminuição de inseguranças e incertezas.

Para André Siqueira, uma ideia interessante, se o seu negócio tiver estofo financeiro e puder absorver, é negociar um adiamento de parcelas neste período de quarentena. Isso vai mostrar confiança e reforçar o relacionamento com os clientes. Ele lembra, também, que é importante saber comunicar que isso tudo vai passar.

Conteúdo sobre o coronavírus ou sobre o meu mercado?

O coronavírus é o assunto mais procurado e discutido em todo o mundo. Muitas empresas estão abordando os assuntos em seus blogs. Os participantes da live mandaram perguntas no sentido de saber se é válido mudar a linha editorial dos seus conteúdos totalmente para a pandemia ou se deve ser mantido o foco na normalidade.

André comentou que pode ser que você seja criticado por abordar assuntos de negócios na quarentena. “É hora de trocar o Always Be Closing pelo Esteja Sempre Ajudando” disse. Ou seja, auxiliar as pessoas dentro do que você tem conhecimento e autoridade para falar. Informações de saúde são de responsabilidade da imprensa e de órgãos oficiais, afinal.

Peçanha completou que o bom marketing é aquele que traz algo de único, o que é ainda mais importante nesse momento. Por exemplo: dicas de saúde financeira para pequenos negócios, oferecer aulas gratuitas de Crossfit no Instagram, dar orientações de comida saudável com os restaurantes fechados, enfim, algo a ver com seu produto ou serviço.

Devo pausar minhas campanhas de vendas?

Esse tema é bem controverso, mas trouxe bons insights. André lembrou o começo da Resultados Digitais: o RD Station só foi lançado 1 ano depois do lançamento do blog de conteúdo. Ou seja, não havia nada para vender. Fazendo um paralelo, agora pode ser a hora de gerar uma demanda represada. Quando isso tudo acabar, virão as vendas.

Peçanha lembra que se a sua empresa vende um produto ou serviço que pode ajudar outros negócios a terem melhor desempenho no digital, é hora de se fazer presente. Claro, sempre com empatia e tendo claro que a sua marca, agora, é mais importante que nunca. “As pessoas vão se lembrar de como você ajudou e como se comunicou”, disse.

Na mesma linha, André comentou que o assunto mais presente no RD Summit 2019 foi a humanização das marcas e do marketing. Então, está na hora de colocar em prática. Em uma dica bem acionável, Peçanha sugeriu vender um voucher, por exemplo, por 70 reais para que o cliente resgate 80 reais quando seu negócio reabrir.

O CMO da Rock Content ainda sugere repensar precificação, ofertas, margem, até ofertar algo com o valor mais baixo agora pra fazer caixa e sobreviver. “Você vai fornecer esse serviço quase sem lucro nesse período, mas vai continuar funcionando”, apontou. É melhor tentar ao máximo se pagar. Aí entram o planejamento diário e a análise de fluxo de caixa.

Como ficam o planejamento e as metas?

Com os cenários mudando praticamente todos os dias, os dois concordam que fica muito difícil fazer qualquer tipo de planejamento. Peçanha comentou que a Rock Content ainda não está fazendo remanejamento de metas, justamente por não haver uma compreensão total da situação e do que ainda vem por aí.

André comentou que o time corporativo da RD tem se reunido (à distância) para avaliar números e o que fazer. Ele comentou, ainda, que um momento crítico pode ser útil para repensar a forma como fazemos as coisas, pois seremos obrigados a nos reinventar. Mesmo assim, recomenda planejar, até para entender melhor em que pé as coisas estão.

Por fim, vale registrar duas frases de efeito citadas por eles. Peçanha lembrou Dwight Eisenhower, que foi presidente dos EUA e general na 2ª Guerra: “planos são inúteis, mas planejamento é imprescindível”. Já André lembrou o boxeador Mike Tyson: “todo mundo tem um bom plano de luta até tomar o primeiro soco na cara”.

Como manter o moral do time elevado

Muitas pessoas pediram dicas de como manter a equipe feliz e motivada, dentro do possível. Com muitos colaboradores à distância ou mesmo passando por um período de insegurança em relação à própria saúde e de seus familiares, é claro que não é algo simples. André e Peçanha pediram duas coisas: sensibilidade e humanização.

Peçanha comentou que é importante, agora sem o contato físico direto, perguntar como as pessoas estão. Começar o papo no chat virtual ou a reunião de forma mais empática, oferecendo-se para ouvir se o seu colega quiser dividir alguma coisa. Também contou que a Rock Content promoveu um happy hour virtual entre os colaboradores.

André revelou que a RD também fez um happy hour via Zoom com centenas de funcionários, com direito a apresentação musical. Ele ainda falou sobre o escritório virtual criado pelo time de Produto da RD, que simula um ambiente de trabalho. Você pode saber como funciona e como usar com o seu time, gratuitamente, no blog do RD Station.

BÔNUS: Cursos liberados gratuitamente na RD University

Durante o webinar, André Siqueira anunciou uma novidade bem legal. Dois dos cursos mais procurados e vendidos da RD University, “Fundamentos de Inbound Marketing para Gestores” e “Fundamentos de Inside Sales para Vendedores”, estão disponíveis gratuitamente neste período de quarentena.

São cursos densos e que podem ser muito úteis tanto para o momento atual, quanto para depois que isso tudo passar. Porque vai passar! Não deixe de assistir ao webinar completo, que tem muitas outras ideias interessantes, lá no começo do blogpost. E depois venha conhecer os cursos gratuitos da RD University!

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