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Mobile marketing: saiba como usar e aumentar suas conversões

Os smartphones fazem parte da vida das pessoas quase 24h por dia, então vale a pena conhecer algumas ações de mobile marketing

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Basta olhar para o lado, pode ser em uma fila, no ônibus, em um restaurante e até mesmo em casa para flagrar alguém mexendo no celular, não é mesmo? E ainda há o risco, muitas vezes, dessa pessoa ser você!

Usamos o celular a todo momento, seja para nos comunicarmos via mensagens instantâneas, utilizar aplicativos na hora de fazer exercícios, analisar contas ou para jogar.

Além disso, há o imediatismo das redes sociais, e ainda sobra tempo para fazer uma ligação de vez em quando, né?

E isso não acontece só com você e com as pessoas do seu convívio. Segundo a Teleco, em julho de 2018, o Brasil atingiu a marca de 234,7 milhões de telefones celulares!

Além disso, de acordo com as conclusões do estudo Global Consumer Insights 2018, elaborado pela PwC, 41% dos consumidores já realizaram compras através de smartphones, enquanto 30% já efetuaram transações via tablet.

Há 5 anos, essas porcentagens eram de 15% e 20% respectivamente. Segundo o mesmo relatório, entre 2014 e 2018 o número de pessoas que compram pela internet subiu de 58% para 65%.

Com todos esses dados, fica evidente por que o mobile marketing tem ganhado tanto espaço. Além de ajudar a atingir o público-alvo em meios em que ele está praticamente o tempo inteiro presente, esse tipo de marketing acaba se tornando essencial para as empresas.

Ele deixou de ser um diferencial, e, agora, é necessário incorporar o mobile marketing nas suas estratégias. Por isso, acompanhe este post e entenda como aplicar essas técnicas em seu negócio!

Manual completo de Web Personalization

Neste manual, você aprende a proporcionar uma experiência personalizada para seus clientes em potencial, aumentando a taxa de conversão e vendendo mais.

O que é o mobile marketing?

Sabendo que as pessoas estão cada vez mais grudadas em seus aparelhos, as empresas começaram a enxergar vantagens para se aproximar de seus consumidores. Elas estão usando esse meio tanto para tornar suas marcas mais conhecidas como também para auxiliar no aumento de vendas.

Dessa forma, pode-se dizer que o mobile marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visa, por meio das características e funcionalidades de dispositivos móveis, interagir com clientes e Leads e influenciá-los.

É importante lembrar que é preciso contar com uma abordagem natural, sem que pareça propaganda intrusiva. Assim, elabore estratégias que estejam naturalmente ligadas a utilização desse meio no dia a dia do usuário, utilizando as funcionalidades oferecidas por esses dispositivos para gerar interação.

Aproveite a oportunidade de se destacar no mercado com as vantagens que o marketing em tempo real pode oferecer através do mobile.

Por que investir em mobile marketing

Se você ainda está se perguntando se o mobile marketing é realmente importante para os seus negócios, saiba que:

  • Há mais aparelhos de celular do que televisores no mundo.
  • Cerca de 86% dos usuários de smartphone utilizam seus aparelhos enquanto assistem TV.
  • Aproximadamente 22 bilhões de dólares são gastos em publicidade para celulares.

Lembre-se, também, que o número de usuários de smartphones cresce a cada ano. Às vezes, as pessoas possuem mais de uma linha para uso pessoal.

Agora que você já sabe o quanto é importante estar nessa empreitada, vamos entender ainda melhor quais são os melhores motivos para investir.

As compras via mobile crescem cada vez mais

De acordo com o relatório WebShopper, as compras realizadas através de dispositivos móveis correspondem a cerca a 14,3% de todos os pedidos. E a expectativa é que esta porcentagem cresça ainda mais nos próximos anos.

Segmentação por geolocalização

Você precisa encontrar clientes que tenham características que necessitem do seu produto. Certo? Com a geolocalização do celular fica ainda mais fácil investir nessa estratégia!

Imagine: anunciar ou estar em contato com pessoas que procurem seus serviços ou produtos e que estejam próximos do seu estabelecimento.

Com isso, você consegue atrair mais clientes potenciais para sua loja física, caso esse seja o seu negócio, ou até mesmo mais clientes para o seu negócio por região.

Aposte na presença

Aplicativos como Facebook, Instagram, Twitter e o Foursquare são utilizados diariamente por milhares de usuários, seja para se comunicar ou se manter informado.

Por isso, não deixe de estar presente nesses meios e construir um relacionamento próximo com seus clientes, aumentando a visibilidade da sua marca.

Comunicação em tempo real

Com o mobile marketing, você pode se comunicar com seu público ainda mais rapidamente. Como já dissemos, as pessoas passam praticamente todo o seu dia com aparelhos móveis, checando notificações e atualizações. Assim, a eficiência de suas mensagens pode ser potencializada.

Como fazer uso dessa estratégia?

Agora que você conhece as vantagens de utilizar o mobile marketing como estratégia para aumentar as suas vendas, entenda de que forma pode aplicá-lo da melhor forma possível.

SMS marketing

Uma das técnicas mais importantes, e também umas das mais utilizadas, é o uso de SMS.

Para aplicá-la, é necessário contar com uma lista de contatos. Você pode utilizar o envio de mensagens para diversas finalidades, como lembrar datas de pagamento, encaminhar status de pedidos, enviar promoções, informações sobre lançamentos, convites, entre outros.

Uma das principais vantagens do SMS Marketing é que ele chega a ter taxas de abertura de aproximadamente 98%! Isso não é o máximo? Imagina só quantas pessoas você pode impactar em cada campanha!

Bluetooth Marketing

Também conhecido como Marketing de Proximidade, esse tipo de ação permite utilizar a funcionalidade do Bluetooth para compartilhar arquivos multimídia com outros aparelhos e informar sobre produtos e serviços.

É uma boa estratégia para ser utilizada por negócios locais, uma vez que o alcance do Bluetooth é relativamente pequeno. Assim, podem disponibilizar arquivos, como lista de produtos ou catálogo de compras ou até mesmo arquivos de vídeos para promoção.

A grande vantagem dessa estratégia é que ela é totalmente gratuita e não exige nenhum tipo de custo de manutenção. É importante lembrar que a maior parte dos usuários deixam seus Bluetooths desligados para poupar bateria, por exemplo. Por isso, é bom também realizar uma comunicação clara em suas dependências.

Otimize seu site com páginas responsivas

Quando você quer impactar seus usuários com o mobile marketing uma das coisas mais importantes que você precisa pensar é que seu site precisa ser mobile first! Ou seja, ele precisa primeiro ser pensado e adaptado para dispositivos móveis.

Ninguém merece ter que dar zoom para navegar, não é mesmo? Um site não adaptado para mobile perde o cliente assim que ele entra. Além disso, o Google prioriza entregar em suas buscas sites que sejam “mobile-friendly”, ou seja, que levem em consideração as peculiaridades dessa versão.

Desenvolva conteúdo amigável

Antes de dividir seu conteúdo e de selecionar como mostrá-lo, você deve levar em consideração o espaço do celular.

Títulos curtos e persuasivos mostram que benefícios o cliente em potencial pode encontrar e, em seguida, leva-o a adquirir seu produto ou serviço.

Entenda o funil de vendas

Não se esqueça de aplicar seu funil de vendas ao elaborar a sua estratégia de mobile marketing. É uma das etapas fundamentais para fazer com que seu Lead chegue até a finalização da compra!

QR code

Já ouviu falar em QR Code? Essa é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados para sua estratégia. Funciona como um código de barras em 2D que o usuário pode utilizar com a câmera do celular, redirecionando-o para uma página.

Assim, você pode aumentar ainda mais o alcance de sua estratégia de marketing ao direcionar clientes de forma rápida para qualquer link na internet.

Dessa forma, você pode utilizar os QR Codes na comunicação de sua empresa, desde colocá-lo na embalagem de seus produtos, flyers e cartazes, entre outras funcionalidades.

Não se esqueça do remarketing

Em suas campanhas, crie listas de remarketing para que você possa atingir aquele cliente em potencial que já visitou seu site, mas que ainda não comprou seu produto ou serviço. Às vezes, ele só precisa de um estímulo a mais para comprar.

Google Meu Negócio

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio? Ele facilita aos usuários, tanto de mobile quanto de desktop, a te encontrarem. Funciona como um mapa local e, uma vez que você esteja na lista, faz seu tráfego proveniente do buscador aumentar bastante.

Estar presente nele é bem simples! Entre no Google Meu Negócio e faça sua inscrição!

Invista em campanhas multicanais

Para aumentar o alcance das campanhas, é ideal pensar em estratégias que utilizem vários canais, complementando-se. O segredo está em integrar ações com apps, redes sociais, plataformas de chat, WhatsApp, display mobile, entre outros.

Monitore e analise os resultados

Talvez você possa estar de perguntando como saber se toda a sua estratégia de mobile marketing deu certo. A principal forma é que suas vendas aumentarão!

Mas é bom ressaltar que utilizando tais ações, é possível medir cada uma na vírgula! Isso mesmo, você pode saber exatamente de onde veio cada acesso, o que gerou mais compra e todas as informações pertinentes.

Por isso, é importante, definir logo no começo da estratégia qual serão os KPIs (Key Performance Indicator) ou as métricas que te ajudarão a medir o sucesso das suas campanhas.

Com isso em mente, deve-se gerar relatórios de acompanhamento para que a ações possam ser sempre direcionadas para os melhores resultados.

4 práticas para aplicar o mobile marketing com sucesso no dia a dia

Você já sabe como utilizar um bom planejamento de mobile marketing. Agora, é preciso garantir que suas ações realmente conquistem clientes e gerem o resultado esperado, não é mesmo? Para isso, fizemos uma lista com algumas dicas e práticas que devem ser levadas em consideração na hora de desenhar seu plano.

Não seja intrusivo

Sabemos que interagir com o público é essencial. Porém, antes de tudo, é preciso entender que você deve tomar cuidado para não incomodar o usuário. Sendo assim, uma palavra muito importante para isso é: planejamento!

Não esqueça de entender a rotina do seu prospect, o que o interessa, e além disso, enviar mensagens que façam sentido para ele.

Garanta que a experiência seja muito boa!

Você seria cliente de uma marca que não te proporciona experiências boas em seus canais, seja de compras, autoatendimento ou até mesmo pós-compra? A resposta é não, certo? Você não pode deixar que isso aconteça com seus prospects e clientes!

Assim, garanta a eficiência de todo o processo. E lembre-se: antes de lançar qualquer coisa, experimente! Teste para que o usuário final tenha uma boa experiência com o que você oferece.

Dessa forma, você consegue gerar empatia para novos negócios e fidelizar novos clientes!

Destaque seus diferenciais

É importante que você deixe claro para o consumidor que tipo de benefícios seu produto ou serviço traz para ele! Assim, você aumenta ainda mais a taxa de conversão.

Aproveite as suas redes sociais

No geral, as interações realizadas através de dispositivos móveis em redes sociais são bem altas. Aproveite essa informação para aumentar a eficiência de suas campanhas online!

Pense nessas características e sobre como ganhar o seu público nesse ambiente. Saiba onde ele está, o que ele faz, como se comporta e qual é a melhor forma de se comunicar com ele nesse canal!

Mãos à obra

Agora que você tem informações valiosas de como gerar lucro para a sua empresa com mobile marketing, reúna a sua equipe e mãos à obra!

Leia também o Manual Completo de Web Personalization, produzido pela Resultados Digitais! Basta preencher os dados abaixo para acessar o eBook gratuitamente.

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