Mobile marketing: saiba como usar e aumentar suas conversões

Os smartphones fazem parte da vida das pessoas quase 24h por dia, então vale a pena conhecer algumas ações de mobile marketing


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Basta olhar para o lado, pode ser em uma fila, no ônibus, em um restaurante e até mesmo em casa para flagrar alguém mexendo no celular, não é mesmo? E ainda há o risco, muitas vezes, dessa pessoa ser você!

Usamos o celular a todo momento, seja para nos comunicarmos via mensagens instantâneas, utilizar aplicativos na hora de fazer exercícios, analisar contas ou para jogar.

Além disso, há o imediatismo das redes sociais, e ainda sobra tempo para fazer uma ligação de vez em quando, né?

E isso não acontece só com você e com as pessoas do seu convívio. Segundo a Teleco, em julho de 2018, o Brasil atingiu a marca de 234,7 milhões de telefones celulares!

Além disso, de acordo com as conclusões do estudo Global Consumer Insights 2018, elaborado pela PwC, 41% dos consumidores já realizaram compras através de smartphones, enquanto 30% já efetuaram transações via tablet.

Há 5 anos, essas porcentagens eram de 15% e 20% respectivamente. Segundo o mesmo relatório, entre 2014 e 2018 o número de pessoas que compram pela internet subiu de 58% para 65%.

Com todos esses dados, fica evidente por que o mobile marketing tem ganhado tanto espaço. Além de ajudar a atingir o público-alvo em meios em que ele está praticamente o tempo inteiro presente, esse tipo de marketing acaba se tornando essencial para as empresas.

Ele deixou de ser um diferencial, e, agora, é necessário incorporar o mobile marketing nas suas estratégias. Por isso, acompanhe este post e entenda como aplicar essas técnicas em seu negócio!

Manual completo de Web Personalization

Neste manual, você aprende a proporcionar uma experiência personalizada para seus clientes em potencial, aumentando a taxa de conversão e vendendo mais.

- Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses. - Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade. * Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

O que é o mobile marketing?

Sabendo que as pessoas estão cada vez mais grudadas em seus aparelhos, as empresas começaram a enxergar vantagens para se aproximar de seus consumidores. Elas estão usando esse meio tanto para tornar suas marcas mais conhecidas como também para auxiliar no aumento de vendas.

Dessa forma, pode-se dizer que o mobile marketing é um conjunto de estratégias de marketing que visa, por meio das características e funcionalidades de dispositivos móveis, interagir com clientes e Leads e influenciá-los.

É importante lembrar que é preciso contar com uma abordagem natural, sem que pareça propaganda intrusiva. Assim, elabore estratégias que estejam naturalmente ligadas a utilização desse meio no dia a dia do usuário, utilizando as funcionalidades oferecidas por esses dispositivos para gerar interação.

Aproveite a oportunidade de se destacar no mercado com as vantagens que o marketing em tempo real pode oferecer através do mobile.

7 motivos para investir em mobile marketing

Em um mundo interconectado e digital, a inclusão do conceito mobile-friendly na estratégia de Marketing Digital deixa de ser uma tendência e passa a ser a regra: quem não se preparar vai perder espaço no mercado e, consequentemente, clientes.

Abaixo, você vai entender o motivo:

1. 90% dos consumidores pesquisam na web antes de comprar

O número é de uma pesquisa realizada pela consultoria TNS Research International e deixa evidente a importância de uma presença digital forte. A pesquisa não aborda diretamente o volume dessas buscas via smartphone, mas se cruzarmos os dados de outros estudos e olharmos para o nosso comportamento enquanto consumidores, logo perceberemos que grande parte delas é feita no celular.

Quem nunca entrou em uma loja física e pesquisou o valor do produto na loja online ou na concorrência? Ou usou o smartphone para buscar mais informações sobre algum produto em vez do desktop?

Portanto, independentemente de sua empresa ter uma loja física ou virtual, apostar em uma estratégia mobile poderá contemplar todas as etapas da jornada de compra do seu público.

2. Usuários não compram quando a navegação é ruim

Quando você descobre que 30% dos consumidores abandonam uma compra se a experiência não está otimizada para smartphone, fica difícil não falar em responsividade e experiência do usuário.

Garantir a visualização correta das páginas da sua empresa, além de facilitar a navegação do usuário, vai ajudar no posicionamento orgânico do seu site, já que esse é um dos critérios para ranqueamento usados pelo Google.

Não ficou convencido? E se eu disser que 61% das pessoas têm uma melhor percepção das marcas quando elas oferecem uma boa experiência de navegação mobile?

Ao pensar no usuário mobile, você poderá evitar perda de tráfego e de vendas e melhorar a percepção das pessoas sobre a sua empresa. Que tal?

3. Sua audiência está procurando você

É muito provável que as pessoas estejam utilizando um dispositivo móvel para procurar por serviços ou produtos que sua empresa oferece. Na verdade, é o que fazem mais da metade dos usuários de internet: 60% de todas as buscas realizadas na Web acontecem por meio de celulares e tablets.

Se pensarmos em uma loja física, o potencial de alcance da sua marca pode estar sendo subaproveitado no mobile. Suponha, por exemplo, que sua empresa seja um restaurante tailandês em Florianópolis. Uma grande parte de seus clientes em potencial vai buscar no Google, em seus smartphones ou tablets, termos como “restaurante tailandês em Florianópolis”, ou serão ainda mais específicos, buscando por região ou bairro.

O princípio pode ser usado para qualquer tipo de negócio em qualquer lugar do mundo. Otimizar seu site para pesquisa local ou mesmo por geolocalização são ações de mobile marketing certeiras e ainda pouco exploradas.

Uma dica é verificar se você está listado no Google Meu Negócio com todas as informações relevantes do seu negócio, como localização, número de telefone e horário de funcionamento.

Quer anunciar de acordo com a localização do usuário? Invista na segmentação por geolocalização, que visa atrair apenas usuários que estejam próximos do estabelecimento comercial. Assim, você irá economizar no desenvolvimento de campanhas promocionais e, provavelmente, irá aumentar suas taxas de conversão.

4. O número de compras mobile está crescendo

Com o aumento no número de dispositivos móveis, a promessa de que mais consumidores passem a comprar online se torna cada vez mais real: 63% das pessoas esperam fazer mais compras em seus smartphones nos próximos anos.

No Brasil, o uso dos smartphones para compras online está crescendo também: 21.5% das transações online foram realizadas via dispositivos móveis, de acordo com o 35º relatório Webshoppers. Em 2015, o share do ecommerce foi de apenas 12%. Esse aumento é muito expressivo para que sua empresa ignore a oportunidade de atingir um público que ainda vai crescer muito.

5. Popularização dos aplicativos de mídias sociais

Muitos dos aplicativos que acessamos no cotidiano podem ser ótimas oportunidades de negócio para sua empresa. Estratégias de Marketing Digital que não consideram esses canais para comunicação simplesmente desconsideram o comportamento dos seus consumidores.

Se o seu público-alvo está em redes como Instagram e Facebook, por que não utilizar essas plataformas para construir um relacionamento próximo com seus clientes e também executar ações para aumentar a visibilidade da sua marca?

Estar presente nesses aplicativos faz sua marca presente no dia a dia dos usuários e abre mais uma porta para comunicação com sua empresa.

6. Comunicação mais ágil e assertiva com seu público

A comunicação com seu público pode ganhar agilidade quando pensada também para mobile. Se você não fica com seu aparelho próximo a você o dia inteiro, certamente está rodeado de pessoas que checam atualizações e notificações no celular várias vezes ao dia.

Sabendo disso, por que não informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos via SMS, por exemplo?

Outra ferramenta pouco utilizada pelas marcas e que pode complementar e integrar estratégias outbound com as digitais é o QR code. O recurso pode ser impresso em papel e direciona pessoas para qualquer endereço da internet de forma rápida e segura

Um outro formato de conteúdo indicado para quem está sempre com o smartphone na mão é o áudio, no estilo podcast ou mesmo na gravação de artigos e audiobooks. Com as pessoas buscando formas de otimizar o tempo, ouvir um conteúdo de valor enquanto faz outra atividade está virando uma alternativa eficaz na busca pela atenção do usuário.

7. Maior engajamento e interação com o usuário

Quantos aplicativos você tem hoje no seu celular? E quantos utiliza com alta frequência? Se mesmo com um aplicativo próprio ainda é difícil engajar seu público, o que fazer então?

A aposta da Google tem um nome: Progressive Web Apps (ou PWAs). O benefício para o usuário é não precisar baixar um aplicativo e ter uma experiência similar.

O usuário começa acessando uma aba no navegador Chrome e o PWA vai se tornando “progressivamente mais app”, conforme engaja e interage, chegando ao ponto em que tem disponíveis funções que antes eram exclusivas de aplicativos nativos, como geolocalização, notificações e até uso offline.

Se depois dessas considerações você ainda não se convenceu de que deixar de pensar no mobile pode matar sua estratégia de Marketing Digital, lembre-se do que aconteceu com Kodak, Yahoo! e Nokia. Essas empresas não se adaptaram ao smartphone e perderam uma grande fatia do mercado.

Quando você olha para os lados e vê a maioria dos seus colegas e familiares com um celular na mão, os dados apresentados aqui servem apenas para confirmar uma percepção: não investir em mobile é reduzir as possibilidades de sucesso da sua estratégia de Marketing Digital.

Se você ainda não está fazendo, muito possivelmente seu concorrente já começou ou irá começar.

Que tal sair na frente?

Como fazer uso dessa estratégia?

Agora que você conhece as vantagens de utilizar o mobile marketing como estratégia para aumentar as suas vendas, entenda de que forma pode aplicá-lo da melhor forma possível.

SMS marketing

Uma das técnicas mais importantes, e também umas das mais utilizadas, é o uso de SMS.

Para aplicá-la, é necessário contar com uma lista de contatos. Você pode utilizar o envio de mensagens para diversas finalidades, como lembrar datas de pagamento, encaminhar status de pedidos, enviar promoções, informações sobre lançamentos, convites, entre outros.

Uma das principais vantagens do SMS Marketing é que ele chega a ter taxas de abertura de aproximadamente 98%! Isso não é o máximo? Imagina só quantas pessoas você pode impactar em cada campanha!

Bluetooth Marketing

Também conhecido como Marketing de Proximidade, esse tipo de ação permite utilizar a funcionalidade do Bluetooth para compartilhar arquivos multimídia com outros aparelhos e informar sobre produtos e serviços.

É uma boa estratégia para ser utilizada por negócios locais, uma vez que o alcance do Bluetooth é relativamente pequeno. Assim, podem disponibilizar arquivos, como lista de produtos ou catálogo de compras ou até mesmo arquivos de vídeos para promoção.

A grande vantagem dessa estratégia é que ela é totalmente gratuita e não exige nenhum tipo de custo de manutenção. É importante lembrar que a maior parte dos usuários deixam seus Bluetooths desligados para poupar bateria, por exemplo. Por isso, é bom também realizar uma comunicação clara em suas dependências.

Otimize seu site com páginas responsivas

Quando você quer impactar seus usuários com o mobile marketing uma das coisas mais importantes que você precisa pensar é que seu site precisa ser mobile-first! Ou seja, ele precisa primeiro ser pensado e adaptado para dispositivos móveis.

Ninguém merece ter que dar zoom para navegar, não é mesmo? Um site não adaptado para mobile perde o cliente assim que ele entra. Além disso, o Google prioriza entregar em suas buscas sites que sejam “mobile-friendly”, ou seja, que levem em consideração as peculiaridades dessa versão.

Desenvolva conteúdo amigável

Antes de dividir seu conteúdo e de selecionar como mostrá-lo, você deve levar em consideração o espaço do celular.

Títulos curtos e persuasivos mostram que benefícios o cliente em potencial pode encontrar e, em seguida, leva-o a adquirir seu produto ou serviço.

Entenda o funil de vendas

Não se esqueça de aplicar seu funil de vendas ao elaborar a sua estratégia de mobile marketing. É uma das etapas fundamentais para fazer com que seu Lead chegue até a finalização da compra!

QR code

Já ouviu falar em QR Code? Essa é uma tecnologia que pode gerar ótimos resultados para sua estratégia. Funciona como um código de barras em 2D que o usuário pode utilizar com a câmera do celular, redirecionando-o para uma página.

Assim, você pode aumentar ainda mais o alcance de sua estratégia de marketing ao direcionar clientes de forma rápida para qualquer link na internet.

Dessa forma, você pode utilizar os QR Codes na comunicação de sua empresa, desde colocá-lo na embalagem de seus produtos, flyers e cartazes, entre outras funcionalidades.

Não se esqueça do remarketing

Em suas campanhas, crie listas de remarketing para que você possa atingir aquele cliente em potencial que já visitou seu site, mas que ainda não comprou seu produto ou serviço. Às vezes, ele só precisa de um estímulo a mais para comprar.

Google Meu Negócio

Você já ouviu falar no Google Meu Negócio? Ele facilita aos usuários, tanto de mobile quanto de desktop, a te encontrarem. Funciona como um mapa local e, uma vez que você esteja na lista, faz seu tráfego proveniente do buscador aumentar bastante.

Estar presente nele é bem simples! Entre no Google Meu Negócio e faça sua inscrição!

Invista em campanhas multicanais

Para aumentar o alcance das campanhas, é ideal pensar em estratégias que utilizem vários canais, complementando-se. O segredo está em integrar ações com apps, redes sociais, plataformas de chat, WhatsApp, display mobile, entre outros.

Monitore e analise os resultados

Talvez você possa estar de perguntando como saber se toda a sua estratégia de mobile marketing deu certo. A principal forma é que suas vendas aumentarão!

Mas é bom ressaltar que utilizando tais ações, é possível medir cada uma na vírgula! Isso mesmo, você pode saber exatamente de onde veio cada acesso, o que gerou mais compra e todas as informações pertinentes.

Por isso, é importante, definir logo no começo da estratégia qual serão os KPIs (Key Performance Indicator) ou as métricas que te ajudarão a medir o sucesso das suas campanhas.

Com isso em mente, deve-se gerar relatórios de acompanhamento para que a ações possam ser sempre direcionadas para os melhores resultados.

4 práticas para aplicar o mobile marketing com sucesso no dia a dia

Você já sabe como utilizar um bom planejamento de mobile marketing. Agora, é preciso garantir que suas ações realmente conquistem clientes e gerem o resultado esperado, não é mesmo? Para isso, fizemos uma lista com algumas dicas e práticas que devem ser levadas em consideração na hora de desenhar seu plano.

Não seja intrusivo

Sabemos que interagir com o público é essencial. Porém, antes de tudo, é preciso entender que você deve tomar cuidado para não incomodar o usuário. Sendo assim, uma palavra muito importante para isso é: planejamento!

Não esqueça de entender a rotina do seu prospect, o que o interessa, e além disso, enviar mensagens que façam sentido para ele.

Garanta que a experiência seja muito boa!

Você seria cliente de uma marca que não te proporciona experiências boas em seus canais, seja de compras, autoatendimento ou até mesmo pós-compra? A resposta é não, certo? Você não pode deixar que isso aconteça com seus prospects e clientes!

Assim, garanta a eficiência de todo o processo. E lembre-se: antes de lançar qualquer coisa, experimente! Teste para que o usuário final tenha uma boa experiência com o que você oferece.

Dessa forma, você consegue gerar empatia para novos negócios e fidelizar novos clientes!

Destaque seus diferenciais

É importante que você deixe claro para o consumidor que tipo de benefícios seu produto ou serviço traz para ele! Assim, você aumenta ainda mais a taxa de conversão.

Aproveite as suas redes sociais

No geral, as interações realizadas através de dispositivos móveis em redes sociais são bem altas. Aproveite essa informação para aumentar a eficiência de suas campanhas online!

Pense nessas características e sobre como ganhar o seu público nesse ambiente. Saiba onde ele está, o que ele faz, como se comporta e qual é a melhor forma de se comunicar com ele nesse canal!

Mãos à obra

Agora que você tem informações valiosas de como gerar lucro para a sua empresa com mobile marketing, reúna a sua equipe e mãos à obra!

Leia também o Manual Completo de Web Personalization, produzido pela Resultados Digitais! Basta preencher os dados abaixo para acessar o eBook gratuitamente.

Manual completo de Web Personalization

Neste manual, você aprende a proporcionar uma experiência personalizada para seus clientes em potencial, aumentando a taxa de conversão e vendendo mais.

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